O código F84-5 configura um transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado pelo mesmo tipo de anormalidades qualitativas de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com o repertório de interesses e de atividades restrito, estereotipado e repetitivo. O transtorno difere do autismo primariamente por não haver nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem. (CID 10 – transtornos mentais e de comportamento – transtornos do desenvolvimento psicológico F80 a F89).
Esta é a definição da síndrome de:
- A) Heller.
- B) Kanner.
- C) Hett.
- D) Asperger.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Asperger.
Gabarito: Letra D
O código F84-5 configura um transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado pelo mesmo tipo de anormalidades qualitativas de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com o repertório de interesses e de atividades restrito, estereotipado e repetitivo. O transtorno difere do autismo primariamente por não haver nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem. (CID 10 – transtornos mentais e de comportamento – transtornos do desenvolvimento psicológico F80 a F89).
Esta é a definição da síndrome de:
a) Heller.
b) Kanner.
c) Hett.
d) Asperger.
O transtorno semelhante ao autismo mas que se difere dele pela ausência de atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo e de linguagem é a síndrome de Asperger. Importante ressaltar que o DSM-V não diferencia esse transtorno, incluindo-o nos transtornos do espectro autista.
“Apesar da concepção de superdotação estar intimamente relacionada aos pontos fortes que uma pessoa possa apresentar, é possível encontrar casos em que é também diagnosticado algum transtorno, como a Síndrome de Asperger. Devido este estudo ter iniciado antes do lançamento do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5a Edição (DSM-5, American Psychiatric Association – APA, 2014), em que a Síndrome de Asperger não existe mais como diagnóstico distinto, o termo e sua descrição serão utilizados nesse estudo. Ressalta-se que a Síndrome de Asperger ainda aparece na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (World Health Organization Geneva – WHO, 1993), sendo descrita como:
Um transtorno de validade nosológica incerta, caracterizada pelo mesmo tipo de anormalidades qualitativa de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. O transtorno difere do autismo primariamente por não haver nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem. A maioria dos indivíduos é de inteligência global normal, mas é comum que seja marcadamente desajeitada; a condição ocorre predominantemente em meninos (em uma proporção de cerca de oito garotos para uma menina) (p. 252).”
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Vilarinho-Rezende, Daniela, de Souza Fleith, Denise, & Lima Soriano Alencar, Eunice Maria. (2016). Desafios no diagnóstico de dupla excepcionalidade: um estudo de casoChallenges in dual exceptionality’s diagnosis: a case studyDesafíos en el diagnóstico de doble excepcionalidad: un estudio de caso. Revista de Psicología (PUCP), 34(1), 61-84.
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