O comportamento de reasseguramento contribui para a manutenção dos seguintes transtornos mentais:
- A) hipocondria e bulimia
- B) anorexia e tricotilomania
- C) transtorno bipolar e depressão maior
- D) transtorno de ansiedade generalizada e transtorno obsessivo-compulsivo
Resposta:
A alternativa correta é letra D) transtorno de ansiedade generalizada e transtorno obsessivo-compulsivo
Gabarito: Letra D
O comportamento de reasseguramento contribui para a manutenção dos seguintes transtornos mentais:
O comportamento de reasseguramento é aquele comportamento de ficar checando constantemente se fez ou deixou de fazer algo, carregado de perfeccionismo. É um comportamento fortemente relacionado com os transtornos de ansiedade generalizada e TOC.
“Conclui-se do exposto acima, e assim o fizeram também Guilhardi e Queiroz (2001), que através do controle aversivo, as culturas conseguem assegurar que seus membros se sintam “responsáveis” pelos seus atos. Os comportamentos “perfeccionistas” no TPOC, como o reasseguramento constante através da checagem do desempenho e o seguimento extenuante das regras, parecem similares aos comportamentos observados nas contingências montadas no experimento de Laudoucer et al. (1997). Riggs e Foa (1999) afirmam que as compulsões têm o objetivo não somente de evitar a ansiedade relacionada às obsessões ou aos estímulos desencadeantes, mas também evitar ou reduzir o sofrimento ou evitar alguma situação temida. Porque então não considerar os comportamentos recorrentes no TPOC também como sendo compulsões, já que sua função, sobretudo, está voltada para a esquiva dos estímulos aversivos com o conseqüente alívio da ansiedade? A função das esquivas encontradas na classe de respostas relacionada às sugeridas “compulsões no TPOC” se mostra semelhante à função das esquivas compulsivas encontradas no TOC.”
a) hipocondria e bulimia
b) anorexia e tricotilomania
c) transtorno bipolar e depressão maior
d) transtorno de ansiedade generalizada e transtorno obsessivo-compulsivo
Nosso gabarito é Letra D.
Fonte: Abreu, Paulo Roberto, & Prada, Cynthia Granja. (2004). Transtorno de ansiedade obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC): um “diagnóstico” analítico-comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 6(2), 212-220.
Deixe um comentário