O conhecimento da psicopatologia é em grande parte devido à psicanálise. Sem pensar no comportamento, você não pode mais se concentrar na doença mental e não pode pensar em perspectivas dinâmicas. Ambos estão sujeitos a um sistema dual que depende do próprio organismo. Claude Bernard propôs um princípio geral: “Primeiro, é preciso colocar a questão médica na observação da doença, e depois analisar o fenômeno patológico, buscando uma explicação fisiológica para isso. Isso traduz que:
- A) A patologia descarta a explicação muito mais do que provoca.
- B) As doenças mentais são fenômenos fisiológicos em novas condições que é preciso determinar.
- C) As doenças mentais ignoram a fisiologia que conhecem e por isso não determinam e não ensinam nada.
- D) O estado patológico e o estado de saúde são os mesmos, diferindo exclusivamente nas condições e em sua essência.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) As doenças mentais são fenômenos fisiológicos em novas condições que é preciso determinar.
Gabarito: Letra B
O conhecimento da psicopatologia é em grande parte devido à psicanálise. Sem pensar no comportamento, você não pode mais se concentrar na doença mental e não pode pensar em perspectivas dinâmicas. Ambos estão sujeitos a um sistema dual que depende do próprio organismo. Claude Bernard propôs um princípio geral: "Primeiro, é preciso colocar a questão médica na observação da doença, e depois analisar o fenômeno patológico, buscando uma explicação fisiológica para isso. Isso traduz que:
a) A patologia descarta a explicação muito mais do que provoca.
Errado. A patologia acolhe a explicação mais do que a provoca.
b) As doenças mentais são fenômenos fisiológicos em novas condições que é preciso determinar.
Certo!
“O fato patológico acolhe a explicação muito mais do que a provoca. Isso é mais evidente ainda no texto seguinte: "No fundo, as doenças nada mais são que fenômenos fisiológicos em novas condições que é preciso determinar" [6, 346]. Para quem conhece fisiologia, as doenças confirmam a fisiologia que ele já conhece, mas, no fundo, não lhe ensinam nada; os fenômenos são os mesmos no estado patológico e no estado de saúde, diferindo apenas nas condições. Como se fosse possível determinar uma essência do fenômeno, não levando em conta as condições! Como se as condições fossem uma máscara ou uma moldura que não mudassem nem o rosto nem o quadro! Comparando esta afirmação à de Leriche, já citada, sentiremos toda a importância significativa de uma nuança verbal: "Há em nós, a cada instante, muito mais possibilidades fisiológicas do que a fisiologia nos faz crer. Mas é preciso a doença para que elas nos sejam reveladas."”
c) As doenças mentais ignoram a fisiologia que conhecem e por isso não determinam e não ensinam nada.
Errado. As doenças confirmam a fisiologia.
d) O estado patológico e o estado de saúde são os mesmos, diferindo exclusivamente nas condições e em sua essência.
Errado. As diferenças são apenas nas condições.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário