Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O consumo mundial de álcool, tabaco e outras substâncias regulamentadas está aumentando rapidamente e cooperando de forma importante para a carga das doenças em todo o mundo. O tabagismo está se espalhando consideravelmente em países em desenvolvimento e, ainda, entre mulheres. Atualmente, 50% dos homens e 9% das mulheres em países em desenvolvimento fumam, em comparação com 35% dos homens e 22% das mulheres em países desenvolvidos. A China colabora essencialmente para a epidemia em países em desenvolvimento. De fato, o consumo per capita de cigarros na Ásia e no Extremo Oriente é superior ao de demais partes do mundo, seguido de muito perto pelas Américas e pelos países do leste europeu. Sobre o consumo mundial de substâncias psicoativas e danos à saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A dependência é uma doença da função cerebral ocasionada pelo consumo excessivo de substâncias psicoativas, que afetam os processos cerebrais normais, deixando-os anormais, causando, assim, prejuízo da senso-percepção, das emoções e da motivação.

Gabarito: Letra C

O consumo mundial de álcool, tabaco e outras substâncias regulamentadas está aumentando rapidamente e cooperando de forma importante para a carga das doenças em todo o mundo. O tabagismo está se espalhando consideravelmente em países em desenvolvimento e, ainda, entre mulheres. Atualmente, 50% dos homens e 9% das mulheres em países em desenvolvimento fumam, em comparação com 35% dos homens e 22% das mulheres em países desenvolvidos. A China colabora essencialmente para a epidemia em países em desenvolvimento. De fato, o consumo per capita de cigarros na Ásia e no Extremo Oriente é superior ao de demais partes do mundo, seguido de muito perto pelas Américas e pelos países do leste europeu. Sobre o consumo mundial de substâncias psicoativas e danos à saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

Primeiro, vamos ver a justificativa da banca para o gabarito:

“A questão elaborada justifica-se por estar no conteúdo programático do concurso. Dentre as afirmativas a letra C apresenta incoerência nos dados. O correto seria dizer que; “A dependência é um transtorno da função cerebral ocasionado pelo consumo de substâncias psicoativas. Estas substâncias afetam os processos cerebrais normais da senso-percepção das emoções e da motivação” e não a dependência é uma “doença da função cerebral ... “. As demais informações aonde constam enunciado e outras alternativas estão coerentes com a bibliografia citada e disponível para apreciação do candidato.”


a)  O consumo de substâncias ilícitas é uma atividade predominantemente masculina, muito mais do que o consumo de cigarros e de álcool.

Certo. Veja essa informação na bibliografia indicada pela banca:

“O consumo de substâncias ilícitas é uma atividade predominantemente masculina, muito mais do que o consumo de cigarros e de álcool. O consumo de substâncias é também mais prevalecente entre jovens do que em grupos etários mais velhos. Os dados da Tabela 2 mostram que, entre 2000 e 2001, 2,7% da população mundial e 3,9% das pessoas com 15 anos ou mais consumiram cânabis pelo menos uma vez. Em muitos países desenvolvidos, por exemplo Canadá, EUA e países europeus, mais de 2% dos jovens indicaram ter consumido heroína e quase 5% fumado cocaína durante a sua vida. De fato, 8% dos jovens da Europa ocidental e mais de 20% dos jovens dos EUA informaram ter consumido pelo menos um tipo de substância ilícita além de cânabis. Há evidências de um rápidos crescimento do consumo de estimulantes do tipo anfetamina entre adolescentes na Ásia e na Europa. O consumo de substâncias por injeção é também um fenômeno crescente, comimplicações para o alastramento da infecção por HIV num número crescente de países”


b)  Existe, atualmente, uma tendência crescente de se avaliar a contribuição do consumo de álcool, tabaco e substâncias ilícitas à carga global das doenças.

Certo. Veja essa informação na bibliografia indicada pela banca:

Há atualmente uma tendência crescente de se avaliar a contribuição do consumo de álcool, tabaco e substâncias ilícitas à carga global das doenças. A primeira tentativa importante teve lugar no âmbito do projeto da OMS sobre carga global das doenças e traumatismos (6). Com base num padrão de medida conhecido como Anos de Vida Ajustados por Incapacidade (DALY), avaliou-se a carga imposta à sociedade por mortes prematuras e anos vividos com incapacidades. O projeto sobre a carga global das doenças mostrou que o tabaco e o álcool eram causas importantes de mortalidade e incapacidade em países desenvolvidos, com o aumento previsto do impacto do tabaco em outras partes do mundo.”


c)  A dependência é uma doença da função cerebral ocasionada pelo consumo excessivo de substâncias psicoativas, que afetam os processos cerebrais normais, deixando-os anormais, causando, assim, prejuízo da senso-percepção, das emoções e da motivação.

Errado. Como vimos na justificativa da banca, o erro do item é sutil.

“A dependência é um transtorno da função cerebral ocasionado pelo consumo de substâncias psicoativas. Estas substâncias afetam os processos cerebrais normais da senso-percepção, das emoções e da motivação. Contudo, tal como com qualquer transtorno específico a um órgão ou sistema, é preciso primeiro compreender a função normal de tal órgão ou sistema para compreender a sua disfunção. Como o cérebro controla o comportamento e os pensamentos, os seus transtornos podem resultar em sintomas de comportamento muitíssimo complexos. O cérebro pode sofrer de muitos tipos de doenças e traumas, desde afecções neurológicas como acidentes cerebrovasculares e epilepsia, a doenças neurodegenerativas como as doenças de Parkinson e Alzheimer, e lesões infecciosas ou traumáticas. Em cada um destes casos, o comportamento é considerado como fazendo parte do transtorno.”


d)  Na maioria dos casos, as pessoas consomem substâncias psicoativas porque acreditam nos benefícios desse consumo, seja por prazer, ou para evitar dores, incluindo o consumo social. Mas o seu consumo também implica potencial de dano, a curto ou a longo prazo.

Certo. Veja essa informação na bibliografia indicada pela banca:

“Na maioria dos casos, as pessoas consomem substâncias psicoativas porque esperam tirar benefício de tal consumo, seja por prazer ou para evitar dores, incluindo o consumo social. Mas o seu consumo também implica potencial de dano, a curto ou a longo prazo. Os principais efeitos nocivos do consumo de substâncias podem ser divididos em quatro categorias (ver Figura 2). Em primeiro lugar, temos os efeitos crônicos para a saúde. No caso do álcool, isto inclui cirrose do fígado e uma série de outras doenças crônicas; no caso do tabaco fumado sob a forma de cigarro, inclui câncer do pulmão, enfisema e outras doenças crônicas. O consumo de heroína injetável, com a partilha de agulhas, é um vetor importante da transmissão de agentes infecciosos tais como o HIV (ver Quadro 1) e os vírus das hepatites B e C em muitos países. Em segundo lugar, temos os efeitos biológicos, agudos ou a curto prazo, da substância sobre a saúde, que incluem principalmente dose excessiva (overdose), para drogas tais como os opióides e o álcool,”

   

Nosso gabarito é Letra C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *