O contexto da escola abrange diversidades e diferenças. Nesse cenário, é importante destacar a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em relação ao TEA, marque a afirmativa INCORRETA.
- A) O modelo Denver de intervenção precoce baseia-se na Psicanálise e prioriza a espontaneidade e as interações sociais da criança, contribuindo para o seu engajamento com o outro.
- B) A Análise Aplicada do Comportamento (ABA) apresenta contribuições para a área da educação e elaboração de estratégias educacionais com crianças com TEA.
- C) No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais- DSM-V da American Psychiatric Association – APA (2014), o Transtorno do Espectro Autista – TEA engloba o transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância, o transtorno de Rett e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação do DSM-IV.
- D) Entre as intervenções mais difundidas dentro da abordagem Comportamental, encontramos ABA, TEACCH, PECS e SON RISE.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O modelo Denver de intervenção precoce baseia-se na Psicanálise e prioriza a espontaneidade e as interações sociais da criança, contribuindo para o seu engajamento com o outro.
Na questão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a afirmativa correta é a letra A. As outras alternativas estão corretas em relação às contribuições de diferentes abordagens para o entendimento e intervenção no TEA, como a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) (alternativa B) e a descrição dos transtornos que compõem o espectro autista no DSM-V (alternativa C).
Entretanto, a alternativa D apresenta uma afirmação incorreta ao afirmar que o modelo Denver de intervenção precoce é uma abordagem comportamental. Na verdade, o modelo Denver baseia-se na teoria psicanalítica e enfatiza a importância da espontaneidade e das interações sociais da criança, o que difere da abordagem comportamental. Portanto, a alternativa A é a única incorreta, pois atribui erroneamente uma base comportamental ao modelo Denver de intervenção precoce para crianças com TEA.
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