O delirium é caracterizado pelo rebaixamento da consciência, que pode ser verificado pela presença das seguintes alterações:
- A) agitação, inconsciência, bizarria
- B) hipertimia, confusão, fuga de ideias
- C) hipovigília, desorientação, ideias incoerentes
- D) dissociação egoica, apragmatismo, sonolência
Resposta:
A alternativa correta é letra C) hipovigília, desorientação, ideias incoerentes
Gabarito: Letra C
O delirium é caracterizado pelo rebaixamento da consciência, que pode ser verificado pela presença das seguintes alterações:
Vamos relembrar um pouco sobre o delirium:
“Delirium é o termo atual mais adequado para designar a maior parte das síndromes confusionais agudas (o termo “paciente confuso”, muito usado em serviços de emergência e enfermarias médicas, refere-se a tais síndromes confusionais). Cabe ressaltar que esses termos (síndrome confusional e paciente confuso) dão ênfase ao aspecto confuso do pensamento e do discurso do paciente (fala incongruente, com conteúdos absurdos e sem articulação lógica), um dos traços do delirium, mas não necessariamente o mais importante ou mais freqüente. Daí a opção de utilizar o termo delirium em vez de síndrome confusional. O delirium é uma das síndromes mais freqüentes na prática clínica diária, principalmente em pacientes com doenças somáticas (emergências e enfermarias médicas) e em idosos (Trzepacz; Meagher; Wise, 2006). O delirium diz respeito, portanto, aos vários quadros com rebaixamento leve a moderado do nível de consciência, acompanhados de desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais. Trata-se de um quadro que oscila muito ao longo do dia.”
a) agitação, inconsciência, bizarria
b) hipertimia, confusão, fuga de ideias
c) hipovigília, desorientação, ideias incoerentes
d) dissociação egoica, apragmatismo, sonolência
A única afirmativa que traz apenas sintomas relacionados com o rebaixamento da consciência é a Letra C
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019
Deixe um comentário