O delirium tremens é um estado neurológico causado
- A) pelo consumo excessivo de álcool e é caracterizado pela embriaguez patológica, perda da memória recente, mitomania e mentira patológica.
- B) pelo consumo excessivo e prolongado de álcool e é caracterizado por suor, ansiedade, alucinações e sintomas ligados à abstinência de álcool.
- C) pela evolução do quadro esquizofreniforme e é caracterizado por presença de delírios espetaculares e de alucinações aterrorizantes.
- D) pela presença de neurocisticercose com movimentos espasmódicos involuntários e pensamentos delirantes persecutórios.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) pelo consumo excessivo e prolongado de álcool e é caracterizado por suor, ansiedade, alucinações e sintomas ligados à abstinência de álcool.
Vejamos o que Dalgalarrondo (2008) esclarece sobre esse transtorno:
O delirium tremens é uma forma grave de abstinência ao álcool, em que ocorrem, além dos sintomas clássicos do delirium (rebaixamento do nível de consciência, confusão mental, desorientação temporoespacial, etc), intensas manifestações autonômicas (tremores, febre, sudorese profusa, etc), ilusões e alucinações visuais e táteis marcantes, principalmente com insetos e pequenos animais.
Com base no trecho acima, podemos selecionar a ALTERNATIVA B como resposta.
Erros das demais:
a) pelo consumo excessivo de álcool e é caracterizado pela embriaguez patológica, perda da memória recente, mitomania e mentira patológica.
c) pela evolução do quadro esquizofreniforme e é caracterizado por presença de delírios espetaculares e de alucinações aterrorizantes.
d) pela presença de neurocisticercose com movimentos espasmódicos involuntários e pensamentos delirantes persecutórios.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
Deixe um comentário