O desenvolvimento das neurociências tem sido um desafio para a compreensão das bases biológicas da mente humana (processos encefálicos), mediante as quais o ser humano expressa suas emoções, seu comportamento, sua memória e seu aprendizado.
“Acredita-se que os antidepressivos possam alterar a responsividade do cérebro a diversos estímulos cognitivos e emocionais por influenciarem, direta e indiretamente, os receptores dos neurônios” (HYMAN; COHEN, 2014, p. 1229).
Sobre a ação dos antidepressivos, assinale a alternativa correta.
- A) Os antidepressivos decorrem no Sistema Nervoso Central, alterando o estado do humor. Esses medicamentos atuam, principalmente, quando o estado do humor é normal, semelhante aos psicoestimulantes.
- B) Os antidepressivos produzem dependência física e química, sendo a sua ação terapêutica resultante de um desequilíbrio da perturbação depressiva.
- C) Os antidepressivos têm ação perseverante e atuam de forma rápida, imediatamente à tomada do medicamento. Eles agem nos sintomas depressivos atenuando a gravidade, de acordo com a evolução e reação do doente à depressão.
- D) Os antidepressivos modificam e corrigem a transmissão neuroquímica em áreas do Sistema Nervoso que regulam o estado do humor (o nível da vitalidade, energia, interesse, emoções e a variação entre alegria e tristeza), quando o humor está afetado negativamente num grau significativo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Os antidepressivos modificam e corrigem a transmissão neuroquímica em áreas do Sistema Nervoso que regulam o estado do humor (o nível da vitalidade, energia, interesse, emoções e a variação entre alegria e tristeza), quando o humor está afetado negativamente num grau significativo.
Sobre a ação dos antidepressivos, assinale a alternativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"O que são os antidepressivos?
São medicamentos cuja acção decorre no Sistema Nervoso Central, normalizando o estado do humor, quando se encontra deprimido (o que equivale para o doente a tristeza, angústia, desinteresse, desmotivação, falta de energia, alterações do sono e do apetite e muitos outros sintomas).
Os medicamentos antidepressivos não actuam quando o estado do humor é normal, distinguindo-se dos psico-estimulantes.Como actuam os antidepressivos?
Actuam no cérebro, modificando e corrigindo a transmissão neuro-química em áreas do Sistema Nervoso que regulam o estado do humor (o nível da vitalidade, energia, interesse, emoções e a variação entre alegria e tristeza), quando o humor está afectado negativamente num grau significativo.Os antidepressivos são drogas?
Não. Os antidepressivos são medicamentos que não produzem dependência, sendo a sua acção terapêutica resultante de um reequilíbrio da perturbação depressiva.
Diferem, pois, das substâncias psico-estimulantes que produzem dependência e cujo interesse terapêutico é muito menor condicionado.Quanto tempo demoram os antidepressivos a começar a actuar?
Em geral, a acção terapêutica dos antidepressivos é relativamente lenta. Depois de iniciada a toma do medicamento. Com a dose correcta, deve-se esperar o começo da melhoria dos sintomas de depressão ao fim de cerca de 15 dias, mas a recuperação pode tardar um mês.
É importante saber esperar, confiar no médico e no tratamento."Fonte: "Antidepressivos" (adeb.pt)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Os antidepressivos decorrem no Sistema Nervoso Central, alterando o estado do humor. Esses medicamentos atuam, principalmente, quando o estado do humor é normal, semelhante aos psicoestimulantes.
b) Os antidepressivos produzem dependência física e química, sendo a sua ação terapêutica resultante de um desequilíbrio da perturbação depressiva.
c) Os antidepressivos têm ação perseverante e atuam de forma rápida, imediatamente à tomada do medicamento. Eles agem nos sintomas depressivos atenuando a gravidade, de acordo com a evolução e reação do doente à depressão.
d) Os antidepressivos modificam e corrigem a transmissão neuroquímica em áreas do Sistema Nervoso que regulam o estado do humor (o nível da vitalidade, energia, interesse, emoções e a variação entre alegria e tristeza), quando o humor está afetado negativamente num grau significativo.
Deixe um comentário