O diagnóstico de transtorno de fala pode ser dirigido à criança que apresente dificuldade para falar, desde que
- A) se recuse a falar especificamente na escola, o que a levará a prejuízos acadêmicos.
- B) apresente dificuldades persistentes para produção da fala que interferirão na inteligibilidade da fala ou impedirão a comunicação verbal de mensagens.
- C) o fracasso para falar se deva a um desconhecimento ou um desconforto com o idioma exigido pela situação social.
- D) as dificuldades sejam atribuídas a condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina ou outras condições médicas ou neurológicas.
- E) apresente um padrão temporal da fala inapropriado para a idade, como prolongamentos sonoros das consoantes e das vogais e palavras interrompidas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) apresente dificuldades persistentes para produção da fala que interferirão na inteligibilidade da fala ou impedirão a comunicação verbal de mensagens.
O diagnóstico de transtorno de fala pode ser dirigido à criança que apresente dificuldade para falar, desde que
Observe os critérios diagnósticos para o Transtorno da Fala, segundo o DSM-V:
"Transtorno da Fala
Critérios Diagnósticos
A. Dificuldade persistente para produção da fala que interfere na inteligibilidade da fala ou impede a comunicação verbal de mensagens.
B. A perturbação causa limitações na comunicação eficaz, que interferem na participação social, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional, individualmente ou em qualquer combinação.
C. O início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento.
D. As dificuldades não são atribuíveis a condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina, surdez ou perda auditiva, lesão cerebral traumática ou outras condições médicas ou neurológicas."
Fonte: "DSM-V"
Com isso, a única alternativa que apresenta o principal critério diagnóstico é a Letra B.
a) se recuse a falar especificamente na escola, o que a levará a prejuízos acadêmicos.
b) apresente dificuldades persistentes para produção da fala que interferirão na inteligibilidade da fala ou impedirão a comunicação verbal de mensagens.
c) o fracasso para falar se deva a um desconhecimento ou um desconforto com o idioma exigido pela situação social.
d) as dificuldades sejam atribuídas a condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina ou outras condições médicas ou neurológicas.
e) apresente um padrão temporal da fala inapropriado para a idade, como prolongamentos sonoros das consoantes e das vogais e palavras interrompidas.
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