O fragmento a seguir contextualiza o tema tratado na questão.
“A atenção é o processo pelo qual a consciência é direcionada para determinado estímulo (de origem externa ou interna), que pode ser uma imagem perceptiva ou representativa, um afeto ou um pensamento. Há uma concentração da atividade mental sobre um objeto específico (ou poucos objetos) em detrimento dos demais. O que é selecionado pela atividade da atenção adquire maior clareza e nitidez. (…) Atenção e consciência são funções psíquicas muito próximas e conectadas, mas não são a mesma coisa. Se não há lucidez de consciência, a atenção não pode funcionar adequadamente, mas a atenção pode estar alterada mesmo se o nível da consciência está normal.”
(Cheniaux, 2015, p. 28.)
A atenção é uma das funções psíquicas que possuem alterações quantitativas e qualitativas. Entre as primeiras destacam-se a hipoprosexia e a aprosexia; e entre as alterações qualitativas observa-se a rigidez e a labilidade. Tendo isso em vista, associe adequadamente as colunas a seguir.
A sequência está correta em
- A) 1, 2, 3, 4.
- B) 1, 2, 4, 3.
- C) 2, 3, 4, 1.
- D) 2, 3, 1, 4.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 1, 2, 4, 3.
Para associarmos de forma correta as anormalidades aos transtornos mencionados, devemos ter conhecimento sobre as características de cada uma delas. Vejamos seus principais aspectos:
- Aprosexia = refere-se à extinção da capacidade de atenção, apesar da força e da variabilidade de estímulos apresentados;
- Hipoprosexia = refere-se à perda da capacidade de concentração, com aumento da fadiga e dificuldade de percepção dos estímulos e da compreensão;
- Labilidade = refere-se à mudanças repentinas e imotivadas de sentimentos, emoções ou humor;
- Rigidez = refere-se à falta de flexibilidade, etc.
A partir das informações acima, podemos associar os estados a cada transtorno da seguinte forma:
(1.Aprosexia) = Esquizofrenia e demência;
(2.Hipoprosexia) = Depressão e oligofrenia apática;
(4. Rigidez) = Transtornos dissociativos e epilepsia;
(3. Labilidade) = Intoxicação por anfetamina, cocaína e alucinógenos.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
Deixe um comentário