O impulso patológico de destruir os objetos que circundam o indivíduo denomina-se:
- A) dipsomania.
- B) poriomania.
- C) negativismo.
- D) cleptomania.
- E) frango filia.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) frango filia.
Gabarito Letra E
O impulso patológico de destruir os objetos que circundam o indivíduo denomina-se:
a) dipsomania.
Errado. Dipsomania vem do termo dipsy, que significa “alcoolizado” em inglês.
“Dipsomania. Ocorre como impulso ou compulsão periódica para ingestão de grandes quantidades de álcool. O indivíduo bebe seguidamente até ficar inconsciente; a crise é superada, voltando o paciente à situação anterior, havendo geralmente amnésia retrógrada para o ocorrido. Atualmente, tem-se utilizado o termo binge drinking para a ingestão de grandes quantidades de álcool”
b) poriomania.
Errado. Veja a definição de poriomania:
“Poriomania. É o impulso e o comportamento de andar a esmo, viajar, “desaparecer de casa”, “ganhar o mundo”, como se diz na linguagem popular. Ocorre em pacientes esquizofrênicos (às vezes, por imaginar que está sendo perseguido e precisar “sumir do mapa”), em pessoas com quadros psico-orgânicos e nos deficientes mentais, etc.”
c) negativismo.
Errado. Veja a definição de negativismo:
“Negativismo. É a oposição do indivíduo às solicitações do meio ambiente. Verifica-se uma resistência automática e obstinada a todos ou quase todos os pedidos que a equipe médica ou a família faz ao paciente. O indivíduo nega-se a colaborar nas condutas diagnósticas ou terapêuticas, opõe-se ao contato nas tentativas de relacionamento interpessoal. “
d) cleptomania.
Errado. Veja a definição de cleptomania:
“Cleptomania ou roubo patológico. É o ato impulsivo ou compulsivo de roubar, precedido geralmente de intensa ansiedade e apreensão, que apenas se alivia quando o indivíduo realiza o roubo. O valor econômico do objeto roubado não é o mais importante. O fundamental é o ato de roubar e a excitação e o prazer que isso produz no indivíduo.”
e) frango filia.
Certo! Veja:
“Frangofilia. Impulso patológico de destruir os objetos que circundam o indivíduo. Está associado geralmente a estados de excitação impulsiva intensa e agressiva. Ocorre nas psicoses (principalmente esquizofrenia e mania), em alguns quadros de intoxicação por psicotrópicos, em indivíduos com transtornos da personalidade (explosiva, borderline, sociopática, etc.) e em alguns deficientes mentais.”
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008
Deixe um comentário