O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV-TR aponta que uma característica essencial do Transtorno de Pânico é a presença de Ataques de Pânico recorrentes e inesperados, sendo que nos Critérios para Ataque de Pânico encontra-se que ele corresponde a um período distinto de intenso temor ou desconforto, no qual quatro (ou mais) sintomas desenvolveram-se abruptamente e alcançaram um pico em 10 minutos. Estão entre eles:
- A) palpitações ou taquicardia, sudorese, tremores ou abalos e sensações de asfixia.
- B) sensações de realidade, vontade de perder o controle ou enlouquecer, ondas de frio e sensação de extremo desconforto interpessoal.
- C) tensão muscular, irritabilidade, dificuldade em concentrar-se e perturbação do sono.
- D) fatigabilidade, inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, enrijecimento muscular e sono insatisfatório e inquieto.
- E) temores de deter uma doença grave, prejuízo no funcionamento ocupacional, insight pobre e raciocínio de intensidade delirante.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) palpitações ou taquicardia, sudorese, tremores ou abalos e sensações de asfixia.
Análise das alternativas:
a) Correta. Conforme vemos na figura acima, palpitações ou taquicardia, sudorese, tremores ou abalos e sensações de asfixia são alguns dos sintomas de ataque de pânico.
b) Incorreta. A alternativa colocou o contrário dos sintomas de ataque de pânico. O certo seria: sensações de irrealidade, medo de perder o controle ou enlouquecer, ondas de calor e dor ou desconforto torácico.
c) Incorreta. Os sintomas citados pela alternativa se referem ao Transtorno de Ansiedade Generalizada.
d) Incorreta. Aqui também são descritos sintoma do Transtorno de Ansiedade Generalizada.
e) Incorreta. A alternativa descreve o Transtorno Delirante.
Fonte: http://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/sub_index.htm
Deixe um comentário