O paciente A. B. C., de 25 anos de idade, buscou atendimento e contou que estava com moleza no corpo, que não sentia mais fome, que sentia tristeza e vontade constante de chorar e que não conseguia trabalhar como antes, apesar de não ter apresentado nenhum quadro de adoecimento conhecido. Ao ser perguntado a respeito da própria percepção do respectivo estado, relatou que, na comunidade onde nasceu e vive até hoje, aquilo era considerado “mau-olhado”, por ser “irradiações de energia negativa maléfica”, produzidas por um vizinho maldoso, invejoso.
Considerando esse caso hipotético como uma síndrome relacionada à cultura, assinale a alternativa correta.
- A) Em psicopatologia, no que tange aos estudos culturais, as chamadas síndromes culturalmente relacionadas, como no referido caso, são formas de simulação.
- B) É preciso saber reconhecer, como no mencionado caso, formas patológicas de alteração do juízo vindas desses diferentes modos de representação do sofrimento mental inseridos na cultura.
- C) Crenças culturalmente sancionadas são descritas como partilhadas por um grupo cultural, e é esse partilhar o elemento diferencial básico das ideias delirantes. Por isso, estas não devem ser confundidas com sintomas psicopatológicos, a não ser que tal crença seja bizarra ou absurda, como no caso descrito.
- D) O paciente refere-se ao universo cultural dele, que inclui um conjunto de valores, símbolos, atitudes e modos de sentir e de sofrer, enfim, formas de organizar a subjetividade, que são fundamentais na constituição do sujeito, das respectivas relações pessoais e do próprio
adoecer, como no caso em questão.
- E) No caso em questão, observem-se, nessa síndrome cultural, evidências de parassonias, que precisam ser confirmadas por meio de polissonografia, com avaliação que inclua pelo menos monitoramento de narcolepsia.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O paciente refere-se ao universo cultural dele, que inclui um conjunto de valores, símbolos, atitudes e modos de sentir e de sofrer, enfim, formas de organizar a subjetividade, que são fundamentais na constituição do sujeito, das respectivas relações pessoais e do próprio
adoecer, como no caso em questão.
O paciente A. B. C., de 25 anos de idade, buscou atendimento e contou que estava com moleza no corpo, que não sentia mais fome, que sentia tristeza e vontade constante de chorar e que não conseguia trabalhar como antes, apesar de não ter apresentado nenhum quadro de adoecimento conhecido. Ao ser perguntado a respeito da própria percepção do respectivo estado, relatou que, na comunidade onde nasceu e vive até hoje, aquilo era considerado “mau-olhado”, por ser “irradiações de energia negativa maléfica”, produzidas por um vizinho maldoso, invejoso.
Considerando esse caso hipotético como uma síndrome relacionada à cultura, assinale a alternativa correta.
a) Em psicopatologia, no que tange aos estudos culturais, as chamadas síndromes culturalmente relacionadas, como no referido caso, são formas de simulação.
Há um tempo a psicopatologia tem discutido sobre as questões culturais. Veja o que Dalgalarrondo fala sobre isso:
"Há muitas décadas, os pesquisadores em psicopatologia têm se interessado vivamente pela relação entre os transtornos mentais e a cultura. Têm sido descritas algumas “síndromes culturalmente relacionadas”, ou seja, determinados quadros sintomáticos que ocorrem em apenas certos grupos culturais"
Por isso, a assertiva está equivocada ao afirmar que são formas de simulação. Afirmar isso é desprezar a importância dos fenômenos culturais.
Assertiva Falsa.
b) É preciso saber reconhecer, como no mencionado caso, formas patológicas de alteração do juízo vindas desses diferentes modos de representação do sofrimento mental inseridos na cultura.
O enunciado diz que é para considerarmos o que foi trazido como uma síndrome relacionada à cultura. O que cabe é compreendermos os sentidos específicos da cultura dados ao sofrimento. Não seria o caso de buscar formas patológicas de alteração do juízo.
Assertiva Falsa.
c) Crenças culturalmente sancionadas são descritas como partilhadas por um grupo cultural, e é esse partilhar o elemento diferencial básico das ideias delirantes. Por isso, estas não devem ser confundidas com sintomas psicopatológicos, a não ser que tal crença seja bizarra ou absurda, como no caso descrito.
Só por acreditarmos que são bizarras, não podemos classificar crenças típicas de uma cultura como sintomas psicopatológicos. Há diferenças significativas entre culturas e a diferença não é, por si, psicopatológica.
Assertiva Falsa.
d) O paciente refere-se ao universo cultural dele, que inclui um conjunto de valores, símbolos, atitudes e modos de sentir e de sofrer, enfim, formas de organizar a subjetividade, que são fundamentais na constituição do sujeito, das respectivas relações pessoais e do próprio adoecer, como no caso em questão.
Esta é a alternativa que considera como fundamentais os aspectos culturais para a constituição do sujeito. A psicopatologia deve dar esse grau de importância à cultura e, portanto, esta alternativa está Correta.
e) No caso em questão, observem-se, nessa síndrome cultural, evidências de parassonias, que precisam ser confirmadas por meio de polissonografia, com avaliação que inclua pelo menos monitoramento de narcolepsia.
Como a questão traz um caso em que a cultura é um fator importante para a produção do sofrimento, não seria bom tentar buscar sintomas e diagnósticos com base na psicopatologia tradicional. É relevante perceber como aquele grupo dá sentido ao adoecimento.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
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