Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicólogo de uma empresa foi abordado por um gestor que lhe pediu que conversasse com um dos seus colaboradores, o qual nos últimos meses vem apresentando comportamentos de evitação de atividades sociais e preocupação excessiva em ser criticado ou rejeitado em público. Após a entrevista com este colaborador, o psicólogo identificou, além dos comportamentos mencionados pelo gestor, os seguintes traços: sentimentos persistentes e invasivos de tensão e apreensão; crença de ser socialmente inepto, pessoalmente desinteressante ou inferior aos outros; relutância em se envolver com pessoas, a não ser com certeza de ser apreciado e restrições no estilo de vida devido à necessidade de segurança física. Diante das características mencionadas, esse colaborador apresenta um transtorno de personalidade

Resposta:

A alternativa correta é letra C) ansiosa.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. De acordo com a CID-10, o Transtorno de Personalidade Anancástica atende os seguintes critérios: sentimentos de dúvida e de cautela excessivas; preocupação com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou esquemas; perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas; consciencioso em excesso, escrupulosidade e preocupação indevida com produtividade com exclusão do prazer e das relações interpessoais; pedantismo e aderência excessivos às convenções sociais; rigidez e teimosia; insistência não razoável por parte do paciente para que os outros se submetam exatamente à sua maneira de fazer as coisas ou relutância não razoável em permitir que os outros façam as coisas; intrusão de pensamentos ou impulsos insistentes e inoportunos.

 

b) Incorreta. Segundo a CID-10, o Transtorno de Personalidade Dependente é caracterizado por: encorajar ou permitir a outros tomarem a maioria das importantes decisões da vida do indivíduo; subordinação de suas próprias necessidades àquelas dos outros dos quais é dependente e aquiescência aos desejos desses; relutância em fazer exigências ainda que razoáveis às pessoas das quais depende; sentir-se desconfortável ou desamparado quando sozinho por causa de medos exagerados de incapacidade de se autocuidar; preocupações com medos de ser abandonado por uma pessoa com a qual tem um relacionamento íntimo e de ser deixado para cuidar de si próprio; capacidade limitada de tomar decisões cotidianas sem um excesso de conselhos e reasseguramento pelos outros.

 

c) Correta. De acordo com a CID-10, o Transtorno de Personalidade Ansiosa é caracterizado por: sentimentos persistentes e invasivos de tensão e apreensão; crença de ser socialmente inepto, pessoalmente desinteressante ou inferior aos outros; preocupação excessiva em ser criticado ou rejeitado em situações sociais; relutância em se envolver com pessoas, a não ser com certeza de ser apreciado; restrições no estilo de vida devido à necessidade de segurança física; evitação de atividades sociais e ocupacionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de críticas, desaprovação ou rejeição. Constatamos que os sintomas do colaborador condizem com os apresentados anteriormente. Portanto, seu diagnóstico é Transtorno de Personalidade Ansiosa.

 

d) Incorreta. Não foi encontrado na literatura o Transtorno de Personalidade Compulsiva. No DSM-IV, o que mais se aproxima desse termo é Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva, cuja característica essencial é uma preocupação com organização, perfeccionismo e controle mental e interpessoal, às custas da flexibilidade, abertura e eficiência. Este padrão começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

 

e) Incorreta. Não foi encontrado na literatura o Transtorno de Personalidade Obsessiva. Apenas o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva, cuja descrição foi feita na alternativa anterior.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *