“O tema comum compartilhado é uma perda parcial ou completa da integração normal entre as memórias do passado, consciência de identidadee sensações imediatas e controle dos movimentos corporais. [Nestes casos,] (…) presume-se que essa capacidade de exercer um controle consciente e seletivo está comprometida, em um grau que pode variar de dia para dia ou mesmo de hora para hora” (Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10, 1993, p. 149).
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
- A) no transtorno psicótico agudo e transitório, não especificado
- B) na reação aguda a estresse grave
- C) pelos transtornos de ajustamento
- D) pelos transtornos somatoformes
- E) pelos transtornos dissociativos
Resposta:
A alternativa correta é letra E) pelos transtornos dissociativos
“O tema comum compartilhado é uma perda parcial ou completa da integração normal entre as memórias do passado, consciência de identidadee sensações imediatas e controle dos movimentos corporais. [Nestes casos,] (...) presume-se que essa capacidade de exercer um controle consciente e seletivo está comprometida, em um grau que pode variar de dia para dia ou mesmo de hora para hora” (Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10, 1993, p. 149).
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
a) no transtorno psicótico agudo e transitório, não especificado
Incorreto. Veja mais sobre esse transtorno:
"Transtornos psicóticos agudos e transitórios (F23 - CID10)
Informação clínica sistemática, que daria uma orientação definitiva na classificação de transtornos psicóticos agudos, ainda não é disponível e os dados limitados e a tradição clínica que, portanto, devem ser usados não produzem conceitos que podem ser claramente definidos e separados entre si. Na ausência de um sistema multiaxial tentado e testado, o método usado aqui para evitar confusão diagnostica é construir uma sequência diagnostica que reflita a ordem de prioridade dada aos aspectos-chave selecionados do transtorno.
A ordem de prioridade usada aqui é:
(a) um início agudo (dentro de duas semanas) como O aspecto definidor de todo o grupo;
(b) a presença de síndromes típicas;
(c) a presença de estresse agudo associado.(...)"
Fonte: CID-10
b) na reação aguda a estresse grave
Incorreto. Veja mais sobre esse transtorno:
"F43.0 Reação aguda ao "stress"
Transtorno transitório que ocorre em indivíduo que não apresenta nenhum outro transtorno mental manifesto, em seguida a um "stress" físico e/ou psíquico excepcional, e que desaparece habitualmente em algumas horas ou em alguns dias. A ocorrência e a gravidade de uma reação aguda ao "stress" são influenciadas por fatores de vulnerabilidade individuais e pela capacidade do sujeito de fazer face ao traumatismo. A sintomatologia é tipicamente mista e variável e comporta de início um estado de aturdimento caracterizado por um certo estreitamento do campo da consciência e dificuldades de manter a atenção ou de integrar estímulos, e uma desorientação. Este estado pode ser seguido quer por um distanciamento do ambiente (podendo tomar a forma de um estupor dissociativo - ver F44.2) ou de uma agitação com hiperatividade (reação de fuga). O transtorno se acompanha freqüentemente de sintomas neurovegetativos de uma ansiedade de pânico (taquicardia, transpiração, ondas de calor). Os sintomas se manifestam habitualmente nos minutos que seguem a ocorrência do estímulo ou do acontecimento estressante e desaparecem no espaço de dois a três dias (freqüentemente em algumas horas). Pode haver uma amnésia parcial ou completa (F44.0) do episódio. Quando os sintomas persistem, convém considerar uma alteração do diagnóstico (e do tratamento)."
Fonte: CID-10
c) pelos transtornos de ajustamento
Incorreto. Veja a definição dessa categoria:
"Reação a estresse grave e transtornos de ajustamento
Essa categoria difere de outras por incluir transtornos identificáveis não somente com base em sintomatologia e curso, mas também em uma ou outra de duas influências causais um evento de vida excepcionalmente estressante produzindo uma reação aguda de estresse ou uma mudança de vida significativa levando a circunstâncias desagradáveis continuadas que resultam em um transtorno de ajustamento. Estresses psicossociais menos graves ("eventos de vida") podem precipitar o início ou contribuir para a apresentação de uma variedade muito ampla de transtornos classificados em outros locais deste trabalho, mas a importância etiológica de tais estresses não é sempre clara em cada caso se percebe que depende da vulnerabilidade individual, frequentemente idiossincrásica. Em outras palavras, o estresse não é necessário nem suficiente para explicar a ocorrência e a forma do transtorno. Em contraste, os transtornos agrupados nessa categoria são supostos como surgindo sempre como uma consequência direta de grave estresse agudo ou de trauma continuado. O evento estressante ou contínuo desprazer de circunstâncias é fator causal primário e determinante e o transtorno não teria ocorrido sem seu impacto. Reações a estresse grave e transtornos de ajustamento em todos os grupos etários, incluindo e crianças e adolescentes, são incluídos nessa categoria.
Embora cada sintoma individual dos quais ambas, a reação aguda a estresse e a reação de ajustamento, são compostas possa correr outros transtornos, há alguns aspectos especiais na forma pela qual os sintomas se manifestam que justificam a inclusão desses estados como uma entidade clínica. A terceira condição esta seção transtorno de estresse pós-traumático tem aspectos clínicos relativamente específicos e característicos.
Esses transtornos podem, portanto, ser considerados como respostas mal-adaptáveis a estresse grave ou continuado, porque eles interferem com mecanismos de adaptação bem-sucedidos e assim levam a problemas no funcionamento social.
Fonte: CID-10
d) pelos transtornos somatoformes
Incorreto. Essa afirmativa também não está de acordo com o texto citado pela questão.
"F45 Transtornos somatoformes
A característica essencial diz respeito à presença repetida de sintomas físicos associados à busca persistente de assistência médica, apesar que os médicos nada encontram de anormal e afirmam que os sintomas não têm nenhuma base orgânica. Se quaisquer transtornos físicos estão presentes, eles não explicam nem a natureza e a extensão dos sintomas, nem o sofrimento e as preocupações do sujeito."
Fonte: CID-10
e) pelos transtornos dissociativos
Correto. Essa é a afirmativa que está de acordo com o CID-10. Veja:
"Transtornos Dissociativos (F44)
O tema comum compartilhado pelos transtornos dissociativos (ou conversivos) é uma perda parcial ou completa da integração normal entre as memórias do passado, consciência de identidade e sensações imediatas e controle dos movimentos corporais. Há normalmente um grau considerável de controle consciente sobre as memórias e sensações que podem ser selecionadas para a atenção imediata e sobre os movimentos que podem ser realizados. Nos transtornos dissociativos, presume-se que essa capacidade de exercer um controle consciente e seletivo está comprometida, em um grau que pode variar de dia para dia ou mesmo hora para hora. E usualmente muito difícil avaliar a extensão de quanto de perda de funções pode estar sob controle voluntário."
Fonte: CID-10
Portanto, a alternativa correta é a Letra E.

Deixe um comentário