O transtorno caracterizado por um prejuízo severo e persistente na interação social, mas que exclui atrasos clinicamente significativos na linguagem, é designado de
- A) Asperger.
- B) Autismo.
- C) Esquizofrenia.
- D) Demência Vascular.
- E) Obsessivo-Compulsivo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Asperger.
Gabarito Letra A
O transtorno caracterizado por um prejuízo severo e persistente na interação social, mas que exclui atrasos clinicamente significativos na linguagem, é designado de
a) Asperger.
b) Autismo.
c) Esquizofrenia.
d) Demência Vascular.
e) Obsessivo-Compulsivo.
Antigamente, dava-se o nome de síndrome de Asperger para esse quadro:
“Para abarcar as variações no autismo, os pesquisadores atuais referem-se ao transtorno do espectro autista. Uma variação nesse espectro é a síndrome de Asperger, uma forma de “alto funcionamento" do autismo. A síndrome de Asperger é caracterizada por inteligência normal, quase sempre acom panhada por habilidade ou talento excepcionais em uma área específica, mas por deficiência em habilidades sociais e de comunicação (e, portanto, uma incapacidade de formar relacionamentos normais com pares)”
Atualmente, o transtorno do espectro autista engloba o que antes era chamado de Asperger, e essa nomenclatura não existe mais.
“A categoria mais genérica “transtorno específico da aprendizagem” substituiu o que eram transtornos separados, como o das habilidades matemáticas. O termo de melhor aceitação “deficiência intelectual” substituiu o termo “retardo mental”. “transtorno do espectro autista” substituiu o transtorno autista, e o termo “transtorno de Asperger” foi completamente eliminado. As pessoas que recebiam o diagnóstico desse transtorno são agora incluídas no espectro autista”
“Fusão de transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento no transtorno do espectro autista. Os sintomas desses transtornos representam um continuum único de prejuízos com intensidades que vão de leve a grave nos domínios de comunicação social e de comportamentos restritivos e repetitivos em vez de constituir transtornos distintos. Essa mudança foi implementada para melhorar a sensibilidade e a especificidade dos critérios para o diagnóstico de transtorno do espectro autista e para identificar alvos mais focados de tratamento para os prejuízos específicos observados.”
Então, se essa prova tivesse sido aplicada hoje, o gabarito seria Letra B.
Deixe um comentário