O Transtorno de Tourette se trata de um Transtornos do Neurodesenvolvimento associado a Transtornos de Tique. Tiques são caracterizados como movimento motor ou vocalização repentino, rápido, recorrente e não ritmado.
De acordo com o DSM-V, é um critério de diagnóstico do Transtorno de Tourette:
- A) A apresentação de tiques vocais é suficiente para a caracterização do Transtorno de Tourette.
- B) A frequência dos tiques deve manter-se a mesma ao longo dos anos, necessariamente, para que se atenda aos critérios de diagnóstico.
- C) O diagnóstico de Transtorno de Tourette é possível mesmo que outras condições médicas possam ser atribuídas aos tiques.
- D) Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo.
- E) O início dos tiques pode acontecer tanto na infância como na vida adulta, pois o período do início dos sintomas não é relevante no processo de diagnóstico.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo.
Gabarito: Letra D
De acordo com o DSM-V, é um critério de diagnóstico do Transtorno de Tourette:
Vamos relembrar os critérios diagnósticos do Tourette:
“Transtorno de Tourette 307.23 (F95.2)
A. Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo.
B. Os tiques podem aumentar e diminuir em frequência, mas persistiram por mais de um ano desde o início do primeiro tique.
C. O início ocorre antes dos 18 anos de idade.
D. A perturbação não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., cocaína) ou a outra condição médica (p. ex., doença de Huntington, encefalite pós-viral).”
a) A apresentação de tiques vocais é suficiente para a caracterização do Transtorno de Tourette.
Errado. É necessário apresentação de tiques motores e vocais para caracterizar o transtorno.
b) A frequência dos tiques deve manter-se a mesma ao longo dos anos, necessariamente, para que se atenda aos critérios de diagnóstico.
Errado. Os tiques podem aumentar e diminuir em frequência.
c) O diagnóstico de Transtorno de Tourette é possível mesmo que outras condições médicas possam ser atribuídas aos tiques.
Errado. Se outras condições médicas puderem ser atribuídas o diagnóstico não é possível.
d) Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo.
Certo!
e) O início dos tiques pode acontecer tanto na infância como na vida adulta, pois o período do início dos sintomas não é relevante no processo de diagnóstico.
Errado. O início deve ocorrer antes dos 18 anos.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
Deixe um comentário