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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido alvo de debates e preocupação também no campo educacional. Apesar de ainda envolto com polêmicas, seu diagnóstico tem se expandido para a idade adulta. Leia atentamente os itens abaixo.

 

I. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.

 

II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

 

III. Os sintomas devem se tornar plenamente manifestos antes dos três anos de idade.

 

IV. Os sintomas devem causar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.

 

V. Essas perturbações não devem ser mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.

 

Conforme o DSM V, são critérios diagnósticos do TEA:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Somente os itens I, II, IV e V.

 
 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido alvo de debates e preocupação também no campo educacional. Apesar de ainda envolto com polêmicas, seu diagnóstico tem se expandido para a idade adulta. Leia atentamente os itens abaixo.

 

I. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.

CORRETA. Segundo o DSM 5 (2014, pp. 31-32):

O transtorno do espectro autista caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.”

 

 

II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

CORRETA. Conforme o DSM 5 (2014, pp. 31-32):

“Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.”

 

III. Os sintomas devem se tornar plenamente manifestos antes dos três anos de idade.

CORRETA. O DSM 5 não estabelece o critério supracitado, mas destaca o seguinte:

Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida). DSM 5 (2014, p. 50)”

 

IV. Os sintomas devem causar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.

CORRETA. Segundo o DSM 5 (2014, pp. 31-32):

“Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Considerando que os sintomas mudam com o desenvolvimento, podendo ser mascarados por mecanismos compensatórios, os critérios diagnósticos podem ser preenchidos com base em informações retrospectivas, embora a apresentação atual deva causar prejuízo significativo.”

  

V. Essas perturbações não devem ser mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.

CORRETA. De acordo com o DSM 5 (2014, p. 51):

Essas perturbações não são mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.”

 

 

Conforme o DSM V, são critérios diagnósticos do TEA somente os itens I, II, IV e V, portanto, LETRA “D”.

 

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Fonte consultada:

Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 

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