O Transtorno do Pânico é caracterizado por todas as situações abaixo, EXCETO:
- A) Ocorrência de ataques espontâneos e inesperados de ansiedade, medo ou terror intensos, associados à sensação de morte iminente ou perda de controle, duranto geralmente de 10 a 20 minutos;
- B) É caracterizado por dispnéia, tonturas, palpitações, tremores, náusea, medo de morrer;
- C) Por sensação de que vai enlouquecer ou perder o contrle, muitas vezes acompanhado de agorafobia, que é evitação de lugares ou situações em que o indivíduo teme ter o ataque de pânico e ficar desassistido, como praças públicas, aglomerações, engarrafamento de trânsito e túneis;
- D) Para o diagnóstico de transtorno de pânico, basta que o paciente refira temor, ansiedade antecipatória, esquiva fóbica apenas uma vez.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Para o diagnóstico de transtorno de pânico, basta que o paciente refira temor, ansiedade antecipatória, esquiva fóbica apenas uma vez.
O Transtorno do Pânico é caracterizado por ataques de ansiedade súbitos e recorrentes, conhecidos como ataques de pânico. Esses ataques são geralmente acompanhados por sintomas físicos intensos, como dispneia, tonturas, palpitações, tremores e náusea, e também por um medo avassalador de morte iminente ou de perder o controle. Além disso, é comum que os pacientes desenvolvam comportamentos de esquiva fóbica, evitando lugares ou situações onde acreditam que podem ter um ataque de pânico. No entanto, para o diagnóstico de Transtorno do Pânico, é necessário que esses sintomas ocorram de forma recorrente e causem sofrimento significativo, não bastando apenas uma ocorrência isolada.
Deixe um comentário