Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O uso de drogas não leva, necessariamente, ao abuso ou dependência, sendo possível identificar diferentes tipos de usuários (BRASÍLIA, 2016).

 

Desse modo, o usuário frequente ou funcional é aquele que:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) faz uso habitual de uma ou mais drogas de modo controlado. Pode ocorrer, de forma esporádica, algum prejuízo nas relações sociais, familiares e profissionais.

   

O uso de drogas não leva, necessariamente, ao abuso ou dependência, sendo possível identificar diferentes tipos de usuários (BRASÍLIA, 2016).

 

Desse modo, o usuário frequente ou funcional é aquele que:

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"1. O usuário experimental ou experimentador: é aquele que experimenta uma ou mais drogas por curiosidade, por pressão do grupo de amigos, ou por qualquer outro motivo, sem dar continuidade ao uso. Como exemplo pode ser o caso de um adolescente que fumou maconha uma ou duas vezes, pela facilidade de acesso ao produto passado tranquilamente numa festinha por amigos, sem que essa experiência casual tenha se repetido.

 

2. O usuário ocasional ou recreativo: é 0 que utiliza uma ou mais substâncias, quando disponíveis, em ambiente favorável ( em situações específicas ou de lazer, sem que esse uso eventual tenha qualquer efeito negativo nas suas relações sociais, afetivas ou profissionais. Podemos incluir aqui os chamados bebedores sociais, que ingerem bebidas alcoólicas nos finais de semana ou em ocasiões especiais, como festas, jantares e datas comemorativas.

 

3. O usuário freqüente ou funcional: é aquele que faz uso habitual de uma ou mais drogas de modo controlado. Pode ocorrer, de forma esporádica, algum prejuízo nas relações sociais, familiares, profissionais em função de um comportamento que começa a se tornar sistemático e repetitivo, seguindo um certo ritual que passa a chamar a atenção pela importância que o consumo adquire na rotina do usuário.

 

4. O usuário abusivo: é aquele que já apresenta problemas pelo consumo excessivo de uma ou mais drogas em uma das esferas de sua vida, mas ainda está se mantendo nas demais. Os problemas que surgem já são identificados por terceiros, mas são negados pelo usuário.

 

5. O usuário dependente: para definirmos é se alguém é dependente de drogas, seguimos o critério da Organização Mundial da Saúde - OMS, que considera dependente de uma droga a pessoa que apresenta três ou mais das seguintes manifestações:

 

- Forte desejo de consumir a droga;

 

- Dificuldade de controlar o consumo (por exemplo, a hora em que começa ou pára de fazê-lo, a quantidade e o número de vezes que faz uso);

 

- Utilização persistente da droga apesar das suas conseqüências prejudiciais;

 

- Maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades ou obrigações;

 

- Aumento da tolerância à droga (necessidade de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito);

 

- Síndrome de abstinência (sintomas corporais como dores, tremores, dentre outras que ocorrem quando o consumo da droga interrompido ou diminuído)."

 

Fonte: "A Prevenção do uso de Drogas e a Terapia Comunitária" (Brasil)

 

Portanto, a alternativa que descreve o usuário frequente ou funcional é a Letra C.

 

a) fumou maconha uma ou duas vezes, por exemplo, pela facilidade de acesso ao produto, sem que essa experiência casual tenha se repetido. (O usuário experimental ou experimentador)

 

b) utiliza uma ou mais substâncias, quando disponíveis, em ambiente favorável e em situações específicas ou de lazer, sem que esse uso eventual tenha qualquer efeito negativo na suas relações sociais, afetivas ou profissionais. (O usuário ocasional ou recreativo) 

 

c) faz uso habitual de uma ou mais drogas de modo controlado. Pode ocorrer, de forma esporádica, algum prejuízo nas relações sociais, familiares e profissionais.

 

d) o organismo já se acostumou com a droga e passa a exigir doses maiores para obter o mesmo efeito. (O usuário dependente) 

 

e) já apresenta problemas no âmbito das relações sociais, familiares e profissionais por conta do consumo excessivo de uma ou mais drogas. Os problemas que surgem já são identificados por terceiros, mas são negados pelo usuário. (O usuário abusivo) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *