O uso e o abuso de substâncias psicoativas na adolescência são uma preocupação séria à juventude. Leia com atenção as cinco proposições abaixo sobre esse tema.
I ( ) Sobre o abuso de substâncias na adolescência, estudos mostram que crianças em famílias com as medidas mais baixas de supervisão e monitoramento parental iniciaram uso de álcool, tabaco e outras drogas mais cedo do que aquelas pertencentes a famílias com mais supervisão.
II ( ) Estudos sobre filhos de alcoolistas criados longe de seus lares biológicos revelaram que tais filhos não tinham chance de se tornarem alcoolistas.
III ( ) A A s medidas de prevenção em saúde podem ser classificadas em primária, secundária e terciária. Em geral, as metas da prevenção são: atrasar o início do uso da droga; reduzir a quantidade de droga consumida; reduzir os riscos associados ao uso; e detectar e tratar precocemente o uso/abuso de substâncias.
IV ( ) O O potencial de dependência de uma droga está relacionado à velocidade com que a substância chega ao cérebro. A via de consumo da droga não exerce influência nesse potencial.
V ( ) A A longo prazo e em caso de uso precoce (antes dos 16 anos), a maconha pode ocasionar prejuízos cognitivos mais graves, particularmente na atenção e na memória, podendo afetar também outras habilidades cognitivas, como a flexibilidade mental.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
- A) I, III e V.
- B) I, II, III e V.
- C) I, II e IV.
- D) I, II, III, IV e V.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I, III e V.
Gabarito Letra A
I ( V ) Sobre o abuso de substâncias na adolescência, estudos mostram que crianças em famílias com as medidas mais baixas de supervisão e monitoramento parental iniciaram uso de álcool, tabaco e outras drogas mais cedo do que aquelas pertencentes a famílias com mais supervisão.
Verdadeiro! O monitoramento e supervisão parental reduz as chances do uso de substâncias, se tornando um fator de proteção.
II ( F ) Estudos sobre filhos de alcoolistas criados longe de seus lares biológicos revelaram que tais filhos não tinham chance de se tornarem alcoolistas.
Falso. Dizer que “não tem chance” já é muito forte, uma vez que não está sendo levado em conta qual o ambiente que estes filhos viveram. Além disso, o alcoolismo sofre influência genética, então mesmo que sejam criados longe dos lares biológicos, os filhos de alcoolistas já tem maior predisposição a doença.
III ( V ) As medidas de prevenção em saúde podem ser classificadas em primária, secundária e terciária. Em geral, as metas da prevenção são: atrasar o início do uso da droga; reduzir a quantidade de droga consumida; reduzir os riscos associados ao uso; e detectar e tratar precocemente o uso/abuso de substâncias.
Verdadeiro! A prevenção primária busca eliminar fatores de risco e causas de determinado problema de saúde, a secundária já tem como objetivo detectar o problema em fase inicial, e por fim a terciária objetiva reduzir os prejuízos consequentes. Estes são objetivos da prevenção relacionada ao uso de drogas, e eles podem ser divididos entre essas três modalidades.
IV ( F ) O potencial de dependência de uma droga está relacionado à velocidade com que a substância chega ao cérebro. A via de consumo da droga não exerce influência nesse potencial.
Falso. Justamente porque o potencial de dependência está relacionado com a velocidade que a substancia chega ao cérebro que a via de consumo exerce forte influência nesse potencial.
V ( V ) A longo prazo e em caso de uso precoce (antes dos 16 anos), a maconha pode ocasionar prejuízos cognitivos mais graves, particularmente na atenção e na memória, podendo afetar também outras habilidades cognitivas, como a flexibilidade mental.
Verdadeiro. Estas são possíveis consequências do uso precoce de cannabis.
Dessa forma, estão corretas I, III e V, gabarito letra A.
Deixe um comentário