Observe os seguintes sintomas. Um paciente descreve delírios, embora mantenha um nível funcional de organização de seu comportamento. Marque a alternativa correta a que esse conjunto de sintomas se refere:
- A) Transtorno delirante.
- B) Depressão.
- C) Ansiedade.
- D) Transtorno Esquizoafetivo.
- E) Esquizofrenia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Transtorno delirante.
Observe os seguintes sintomas. Um paciente descreve delírios, embora mantenha um nível funcional de organização de seu comportamento. Marque a alternativa correta a que esse conjunto de sintomas se refere:
Base teórica para a compreensão da questão
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o que expressa o DSM-5 (2014, pp.92-93), no que concerne ao Transtorno delirante, atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“A característica essencial do transtorno delirante é a presença de um ou mais delírios que persistem por pelo menos um mês. [...] Uma característica comum dos indivíduos com transtorno delirante é a aparente normalidade de seu comportamento e aparência quando não estão sendo discutidas ou acionadas suas ideias delirantes.”
Análise das alternativas
a) Transtorno delirante.
CORRETA. A descrição trazida pelo enunciado de que “um paciente descreve delírios, embora mantenha um nível funcional de organização de seu comportamento”, encontra correspondência com a característica essencial do transtorno delirante, já que um aspecto comum dos indivíduos com transtorno delirante é a aparente normalidade de seu comportamento e aparência quando não estão sendo discutidas ou acionadas suas ideias delirantes, portanto, opção CERTA.
b) Depressão.
INCORRETA. Sobre a nomenclatura “depressão”, Dalgalarrondo (2008, p.164) destaca:
“[...] nas últimas décadas, o termo genérico depressão, significando tristeza patológica, tornou-se uma designação consagrada, que vem substituindo o termo clássico distimia hipotímica ou melancólica”
c) Ansiedade.
INCORRETA. No que tange aos Transtornos de Ansiedade, o DSM-5 (2014, p.189) apresenta uma distinção bastante pertinente entre “medo” vs. “ansiedade”, acompanhe:
“Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura.”
d) Transtorno Esquizoafetivo.
INCORRETA. Diferentemente do Transtorno Delirante em que o indivíduo pode manter um nível funcional de organização de seu comportamento, no Transtorno Esquizoafetivo o diagnóstico baseia-se em uma avaliação de um período ininterrupto da doença. Sobre o assunto, o DSM-5 (2014, p.106) informa:
“O diagnóstico de transtorno esquizoafetivo baseia-se em uma avaliação de um período ininterrupto da doença durante o qual o indivíduo continua a exibir sintomas ativos ou residuais da doença psicótica.”
e) Esquizofrenia.
INCORRETA. Diferenciando a Esquizofrenia do Transtorno Delirante, o DSM-5 (2014, p.104) explica:
“O transtorno delirante pode ser diferenciado da esquizofrenia pela ausência dos demais sintomas característicos de esquizofrenia (p. ex., delírios, alucinações auditivas ou visuais proeminentes, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico, sintomas negativos).”
_______________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário