Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(OMS, 2013) Uma família mostra um relatório neuropsicológico com a seguinte orientação à escola:

 O aluno apresenta diagnóstico de transtorno hipercinético (F90 – CID-10). Sugere-se a adaptação das atividades educativas às necessidades específicas do aluno.

É esperado que o aluno apresente características como:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Falta de perseverança nas atividades que exigem um envolvimento cognitivo e uma tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, ambas associadas a uma atividade global desorganizada.

   

  

  

É esperado que o aluno apresente características como:

 

Observe o texto do CID-10:

 

"F90 Transtornos hipercinéticos


Grupo de transtornos caracterizados por início precoce (habitualmente durante os cinco primeiros anos de vida), falta de perseverança nas atividades que exigem um envolvimento cognitivo, e uma tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, associadas a uma atividade global desorganizada, incoordenada e excessiva. Os transtornos podem se acompanhar de outras anomalias. As crianças hipercinéticas são freqüentemente imprudentes e impulsivas, sujeitas a acidentes e incorrem em problemas disciplinares mais por infrações não premeditadas de regras que por desafio deliberado. Suas relações com os adultos são freqüentemente marcadas por uma ausência de inibição social, com falta de cautela e reserva normais. São impopulares com as outras crianças e podem se tornar isoladas socialmente. Estes transtornos se acompanham freqüentemente de um déficit cognitivo e de um retardo específico do desenvolvimento da motricidade e da linguagem. As complicações secundárias incluem um comportamento dissocial e uma perda de auto-estima."

 

Fonte: CID-10

 

Com isso, encontramos as características do transtorno hipercinenético na Letra B.


a)  Diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. (Depressão)


b)  Falta de perseverança nas atividades que exigem um envolvimento cognitivo e uma tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, ambas associadas a uma atividade global desorganizada.


c)  Comportamento provocador, desobediente ou perturbador e não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves. (Distúrbio desafiador e de oposição)


d)  Nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico. (Ansiedade generalizada)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *