Os estudos da psicopatologia sobre a incongruência de gênero (CID-11) ou disforia de gênero (DSM- 5) conceptualizam esse fenômeno ressaltando questões relacionadas ao sexo e ao gênero. Baseado nisso, escolha a alternativa correta:
- A) Sexo e gênero são sinônimos e são atribuídos biologicamente. A disforia de gênero se constitui em fantasias dos sujeitos sobre estereótipos masculinos e femininos, os quais devem ser esclarecidos pelo terapeuta.
- B) Sexo é uma dimensão biológica, mas o gênero é construído socialmente e se refere a aspectos comportamentais, psicológicos e culturais. A disforia de gênero é uma condição relacionada à identidade de gênero e se baseia na incongruência entre o gênero designado e a experiência de gênero.
- C) Sexo e gênero são dimensões construídas social e culturalmente. A disforia de gênero se refere ao temor que possuem as mulheres por não conseguirem mais desenvolver atividades tradicionais. Nesse sentido, se aproxima da noção de histeria.
- D) Sexo é uma dimensão biológica, mas o gênero é construído socialmente e se refere a aspectos comportamentais, psicológicos e culturais. A disforia de gênero está associada a um equívoco de interpretação do sujeito sobre seu sexo.
- E) Sexo e gênero são características inerentes ao biológico. A disforia de gênero é algo hereditário e, portanto, deve ser tratada e medicalizada.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Sexo é uma dimensão biológica, mas o gênero é construído socialmente e se refere a aspectos comportamentais, psicológicos e culturais. A disforia de gênero é uma condição relacionada à identidade de gênero e se baseia na incongruência entre o gênero designado e a experiência de gênero.
Os estudos da psicopatologia sobre a incongruência de gênero (CID-11) ou disforia de gênero (DSM- 5) conceptualizam esse fenômeno ressaltando questões relacionadas ao sexo e ao gênero. Baseado nisso, escolha a alternativa correta:
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"A CID-11, publicada em 2018, apresentou um grande avanço em direção à despatologização da transgeneridade. Agora a transgeneridade é classificada como “incongruência de gênero”, alocada sob o grupo “condições relacionadas à saúde sexual”. Ainda diferencia o diagnóstico em três variáveis: Incongruência de gênero na adolescência e em adultos; incongruência de gênero na infância; e incongruência de gênero não-especificada.
(...)
Já o DSM-V, organizado pela Associação Americana de Psiquiatras, cuja quinta edição foi publicado em 2013, mantém a transgeneridade como “disforia de gênero”, mas retirou o nome de “distúrbio de identidade de gênero”. Segundo o próprio manual, disforia de gênero pode ser compreendida como o “descontentamento afetivo/cognitivo de um indivíduo com o gênero designado”, este último entendido como a “designação inicial como homem ou mulher”.
(...)
Não sendo, portanto, uma verdade biológica, o gênero é imposto às pessoas desde muito cedo, de modo a se tornar algo natural. É um símbolo, um significado socialmente construído e constantemente reiterado, para que continue a existir e possua validade e significado."
Fonte: "Direito de (trans)cender: o direito humano à identidade de gênero na Convenção Americana de Direitos Humanos" (Taques)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Sexo e gênero são sinônimos e são atribuídos biologicamente. A disforia de gênero se constitui em fantasias dos sujeitos sobre estereótipos masculinos e femininos, os quais devem ser esclarecidos pelo terapeuta.
b) Sexo é uma dimensão biológica, mas o gênero é construído socialmente e se refere a aspectos comportamentais, psicológicos e culturais. A disforia de gênero é uma condição relacionada à identidade de gênero e se baseia na incongruência entre o gênero designado e a experiência de gênero.
c) Sexo e gênero são dimensões construídas social e culturalmente. A disforia de gênero se refere ao temor que possuem as mulheres por não conseguirem mais desenvolver atividades tradicionais. Nesse sentido, se aproxima da noção de histeria.
d) Sexo é uma dimensão biológica, mas o gênero é construído socialmente e se refere a aspectos comportamentais, psicológicos e culturais. A disforia de gênero está associada a um equívoco de interpretação do sujeito sobre seu sexo.
e) Sexo e gênero são características inerentes ao biológico. A disforia de gênero é algo hereditário e, portanto, deve ser tratada e medicalizada.
Deixe um comentário