Os estudos dos psicopatólogos do final do século XIX e início do XX distinguiram quatro subtipos de esquizofrenia. Relacione a segunda coluna à primeira:
( ) Marcada por alterações motoras e hipertonia, entre outras alterações do comportamento.
( ) Caracterizada por pensamento desorganizado, comportamento bizarro e afeto pueril.
Marque a alternativa que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:
- A) I, II, III, IV.
- B) IV, II, I, III.
- C) III, IV, II, I.
- D) II, III, I, IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I, II, III, IV.
Os estudos dos psicopatólogos do final do século XIX e início do XX distinguiram quatro subtipos de esquizofrenia. Relacione a segunda coluna à primeira:
Para o entendimento do que traz a questão dividimos a análise em duas partes:
1) Esquizofrenia e seus principais subtipos
2) Análise do quadro proposto
1) Esquizofrenia e seus principais subtipos
1.1) Definição de esquizofrenia
Segundo Carpenter & Thaker (2008):
“A esquizofrenia é uma síndrome clínica que provavelmente engloba várias doenças ainda não definidas [...] A maioria dos pacientes apresenta comprometimento sutil da cognição. Em muitos casos, os comprometimentos cognitivos e os aspectos emocionais e sociais da doença surgem precocemente na vida. Os sintomas psicóticos tipicamente se manifestam no final da adolescência ou início da fase adulta nos homens e um pouco mais tarde nas mulheres.”
1.2) Principais subtipos
Complementando o assunto Carpenter & Thaker (2008) os sumarizam da seguinte forma:
- Esquizofrenia hebefrênica: A esquizofrenia hebefrênica (hoje denominada esquizofrenia desorganizada) é caracterizada por um nível de afeto superficial e incongruente e pela desorganização do pensamento e comportamento.
- Esquizofrenia paranoide: A esquizofrenia paranoide é caracterizada por predominância masculina, aparecimento mais tardio na vida, relativa preservação da cognição e afeto, além de alucinações e ilusões frequentemente persecutórias.
- Esquizofrenia catatônica: A esquizofrenia catatônica é caracterizada por manifestações psicomotoras extremas, com estupor, posicionamento prolongado ou excitação, e deve ser diferenciada da catatonia periódica, que consiste em uma síndrome à parte, não relacionada à esquizofrenia. Por motivos desconhecidos, a esquizofrenia catatônica é rara, atualmente.
- Esquizofrenia simples: A esquizofrenia simples denota uma psicose mais branda (isto é, menos alucinações, ilusões e desorganização), em que os casos tipicamente são caracterizados por um estilo de vida com níveis reduzidos de expressão e experiência emocional, bem como de empenho e impulso social.
2) Análise do quadro proposto
Considerando as colocações supracitadas para os subtipos de esquizofrenia, temos as seguintes associações:
I - Paranoide | ( I ) Caracterizada por alucinações e ideias delirantes. |
II - Catatônica | ( II ) Marcada por alterações motoras e hipertonia, entre outras alterações do comportamento. |
III - Hebefrênica | ( III ) Caracterizada por pensamento desorganizado, comportamento bizarro e afeto pueril. |
IV - Simples | (IV) Observa-se lento e progressivo empobrecimento psíquico e comportamental. |
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que a sequência correta para o quadro proposto é “I, II, III, IV”, portanto, a alternativa LETRA “A” configura o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
Carpenter WT, Thaker GK. Schizophrenia. ACP Medicine. 2008;1-12. Tradução: Soraya Imon de Oliveira. Disponível https://bit.ly/31HCjml Acesso em 16 de fev de 2021.
Deixe um comentário