Os pacientes que apresentam picafagia têm uma tendência a ingerir materiais atóxicos, como papel, argila, terra, cabelo, giz, barbante ou lã. Em crianças com menos de 2 anos, esse comportamento não é considerado inadequado para o desenvolvimento, pois é comum que crianças nessa faixa etária ingiram uma variedade de objetos. A picafagia é mais prevalente durante a gestação.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A resposta correta desta questão é:
A alternativa correta é letra B) Errado.A picafagia é um comportamento caracterizado pela ingestão repetida e compulsiva de substâncias não alimentares e não nutritivas, como papel, argila, terra, cabelo, giz, barbante ou lã. Este comportamento não é considerado normal em nenhuma faixa etária, incluindo crianças com menos de 2 anos. Embora seja verdade que crianças pequenas possam explorar o mundo através da boca e, portanto, ocasionalmente ingerir objetos, a picafagia vai além desse comportamento exploratório e é considerada um sintoma de transtorno psicológico, como o transtorno de ingestão de pica.
Além disso, não há evidências que sugiram que a picafagia seja mais prevalente durante a gestação. Embora existam várias teorias sobre as causas da picafagia, como deficiências nutricionais ou fatores psicológicos, sua relação com a gestação não é uma conclusão estabelecida na literatura científica.
Deixe um comentário