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Os primeiros casos de crianças com autismo revelavam uma significativa quando não total redução das respostas ao ambiente. Notaram-se graus, às vezes acentuados, de ausência de interesse por seres humanos e, de forma muito importante, evitação do contato ocular com outras pessoas. Também foi percebido que tais crianças preferiam brincar sozinhas a brincar acompanhadas. Com o tempo, passaram a ser percebidas as marcantes dificuldades das crianças com autismo tanto em expressar comportamento não verbal como em entender os sinais não verbais emitidos pelas pessoas que buscavam interagir com elas.

(Dalgalarrondo, 2019).

Sobre o autismo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.

( ) Crianças com autismo raramente possuem déficits no reconhecimento facial e da expressão emocional em faces.

( ) Pessoas com autismo apresentam com frequência comportamentos repetitivos (estereotipias motoras) como balanceio do tronco, andar na ponta dos pés, balançar as mãos como bater asas (flapping), emissão de ruídos e estalos com a boca ou as mãos.

( ) Indivíduos com autismo tendem a apresentar contato ocular ausente ou inconsistente. Esse é um dos déficits de comportamento não verbal mais frequente nesse transtorno. Os sorrisos socialmente dirigidos podem não existir ou ser apenas frustros e descompassados.

( ) Crianças com autismo geralmente iniciam interações com seus pares por meio do mostrar, pegar ou trazer coisas para que os outros vejam ou, ainda, apontar para objetos de interesse e se certificar de que o outro também se interessa por isso (expressão da chamada atenção conjunta).

A sequência correta é

Resposta:

A alternativa correta é letra D) (F); (V); (V); (F).

 

Gabarito Letra D

(F) Crianças com autismo raramente possuem déficits no reconhecimento facial e da expressão emocional em faces.

Falso. Muitos estudos indicam que essas dificuldades são características do autismo.

“Muitas pesquisas indicam que indivíduos com autismo têm déficits no reconhecimento facial e da expressão emocional em faces, os quais não correspondem a um simples atraso no desenvolvimento, mas tendem a ser persistentes (sobretudo naqueles que não recebem tratamento especializado e adequado). Em casos de maior gravidade, a compreensão de expressões faciais, vocais e corporais pode estar gravemente reduzida. Ao que parece, o reconhecimento de emoções mais complexas, como orgulho ou constrangimento, é bem mais difícil que o de emoções simples, como alegria e tristeza (McGee; Morrier, 2003).”

 

(V) Pessoas com autismo apresentam com frequência comportamentos repetitivos (estereotipias motoras) como balanceio do tronco, andar na ponta dos pés, balançar as mãos como bater asas (flapping), emissão de ruídos e estalos com a boca ou as mãos.

Verdadeiro. Esses comportamentos estereotipados são característicos do autismo.

“Pode-se notar também ausência de postura antecipatória ao contato (estender os braços para o abraço) e, às vezes, resistência ao toque ou abraço. Pessoas com autismo apresentam com frequência comportamentos repetitivos (estereotipias motoras), como balanceio do tronco, andar na ponta dos pés, balançar as mãos como bater asas (flapping), emissão de ruídos e estalos com a boca ou mãos

 

(V) Indivíduos com autismo tendem a apresentar contato ocular ausente ou inconsistente. Esse é um dos déficits de comportamento não verbal mais frequente nesse transtorno. Os sorrisos socialmente dirigidos podem não existir ou ser apenas frustros e descompassados.

Verdadeiro. Veja:

“Indivíduos com autismo tendem a apresentar dificuldades importantes em CNV que regulam a interação social, tanto em exprimir como em compreender a CNV dos outros. Assim, apresentam um contato ocular ausente ou inconsistente. Esse é um dos déficits de CNV mais frequentes nesse transtorno. Os sorrisos socialmente dirigidos podem não existir ou ser apenas frustros e descompassados. Observa-se, na interação com os pares, que as crianças com autismo, quando caminham em ambiente com várias outras, parecem “atravessar” o grupo, como se as demais crianças não estivessem aí.”

 

(F) Crianças com autismo geralmente iniciam interações com seus pares por meio do mostrar, pegar ou trazer coisas para que os outros vejam ou, ainda, apontar para objetos de interesse e se certificar de que o outro também se interessa por isso (expressão da chamada atenção conjunta).

Falso. As crianças com autismo geralmente não iniciam esse tipo de interação.

“Também se nota que pessoas com autismo podem não expressar esforço e/ou habilidade em compartilhar a alegria por algo de bom que eventualmente acontece. Têm dificuldades em expressar seus interesses e conquistas para os outros. Crianças com autismo geralmente não iniciam interações com seus pares por meio do mostrar, pegar ou trazer coisas para que os outros vejam ou, ainda, apontar para objetos de interesse e se certificar de que o outro também se interessa por isso (expressão da chamada atenção conjunta). Enfim, tais crianças parecem não ter o interesse e as habilidades para responder efetivamente às aproximações sociais feitas pelos outros.”

 

A sequência correta é, então, F V V F

 

Gabarito Letra D.

   

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

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