Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os programas de acolhimento familiar são preferenciais ao acolhimento institucional, sobretudo quando se trata de crianças em sua primeira infância.


O DSM-V descreve o Transtorno de Apego Reativo, no qual se identifica:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) vivência de mudanças repetidas de cuidadores, limitando as oportunidades de formar vínculos estáveis;

Gabarito Letra C

 

A questão pergunta qual alternativa sobre o Transtorno do Apego Reativo está correta, de acordo com o DSM-V, então vamos recorrer ao manual para respondê-la.

Vamos ver as alternativas:

 

a)  surgimento de sintomas de perturbação de vínculo a partir do ingresso no ambiente escolar;

O manual trás que as características clínicas aparecem entre os 9 meses e 5 anos de idade, e não com vínculo ao ingresso ou não ao ambiente escolar. Alternativa incorreta.


b)  etiologia multifatorial com predisposição genética potencializada pela carência de cuidados perinatais;

Vejamos o que está escrito em “Fatores de risco e prognóstico” deste transtorno:

 

“Negligência social grave é um critério diagnóstico necessário para o transtorno de apego reativo e é também o único fator de risco conhecido para o transtorno. Entretanto, a maioria das crianças gravemente negligenciadas não desenvolve esse transtorno. O prognóstico parece depender da qualidade do ambiente de cuidados depois da negligência grave.”

 

Não há nenhuma evidência de predisposição genética para o transtorno de apego reativo, sendo a negligência o único causador do transtorno conhecido. Alternativa incorreta.


c)  vivência de mudanças repetidas de cuidadores, limitando as oportunidades de formar vínculos estáveis;

Correto! Este é, inclusive, um critério diagnóstico.

C. A criança vivenciou um padrão de extremos de cuidado insuficiente evidenciado por pelo menos um dos seguintes aspectos:

1. Negligência ou privação social na forma de ausência persistente do atendimento às necessidades emocionais básicas de conforto, estimulação e afeição por parte de cuidadores adultos.

 2. Mudanças repetidas de cuidadores, limitando as oportunidades de formar vínculos estáveis (p. ex., trocas frequentes de lares adotivos temporários).

3. Criação em contextos peculiares que limitam gravemente oportunidades de formar vínculos seletivos (p. ex., instituições com alta proporção de crianças por cuidador).”

 

Alternativa correta.
 

Letra D)  localização no espectro de transtorno autista sem etiologia definida;

O transtorno do apego reativo está sob o título “transtornos relacionados a trauma e estressores” e, apesar de poder apresentar sintomas semelhantes aos transtornos do espectro autista, um elemento determinante no diagnóstico diferencial é a presença de histórico de negligência grave. Esta é, inclusive, a etiologia do transtorno, que é definida. Alternativa incorreta.
 

Letra E)  discrição reduzida ou ausente em abordar e interagir com adultos desconhecidos.

Esse é, na verdade, um critério diagnóstico do transtorno de interação social desinibida, outro transtorno causado por padrão extremo de cuidados insuficientes, porém com características diferentes. Alternativa incorreta.

 

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 09 de junho de 2019.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *