Os quadros de intoxicação, abuso e dependência de álcool e outras substâncias psicoativas se caracterizam por uma forma particular de relação do indivíduo com substância que produzem alterações no sistema nervoso central.
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
- A) a fissura é o termo que se dá ao uso mal adaptativo de álcool com mudanças comportamentais e psicológicas. Essas alterações são acompanhadas por evidências de prejuízo no funcionamento do organismo e na capacidade de julgamento de suas ações.
- B) não há relação entre diminuição da autoestima e uso de substâncias psicoativas. O consumo de substâncias psicoativas não interfere diretamente nas questões emocionais do indivíduo, apenas o corpo reage de forma patológica a esse consumo.
- C) os sintomas de abstinência de álcool ajudam a perpetuar o comportamento de restrição da substância contribuindo como inibidor de recaídas.
- D) a intoxicação é definida como uma síndrome irreversível com alterações comportamentais, prejuízos do nível de consciência e alteração de humor.
- E) a síndrome de abstinência de álcool se desenvolve no período de várias horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso prolongado de álcool e inclui sintomas como hiperatividade autonômica, ansiedade, tremor, insônia entre outros.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a síndrome de abstinência de álcool se desenvolve no período de várias horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso prolongado de álcool e inclui sintomas como hiperatividade autonômica, ansiedade, tremor, insônia entre outros.
Os quadros de intoxicação, abuso e dependência de álcool e outras substâncias psicoativas se caracterizam por uma forma particular de relação do indivíduo com substância que produzem alterações no sistema nervoso central.
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
a) a fissura é o termo que se dá ao uso mal adaptativo de álcool com mudanças comportamentais e psicológicas. Essas alterações são acompanhadas por evidências de prejuízo no funcionamento do organismo e na capacidade de julgamento de suas ações.
A afirmativa está falando sobre a intoxicação. Veja o que diz o DSM-V:
"A característica essencial da intoxicação por álcool consiste na presença de alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e problemáticas (p. ex., comportamento sexual ou agressivo inadequado, humor instável, julgamento prejudicado e comprometimento no funcionamento social ou profissional) que se desenvolvem durante ou logo após a ingestão de álcool (Critério B). Essas alterações são acompanhadas por evidências de prejuízo no funcionamento e no julgamento e, caso a intoxicação seja intensa, podem resultar em coma potencialmente letal."
A fissura é um forte desejo de usar a substância.
Assertiva Falsa.
b) não há relação entre diminuição da autoestima e uso de substâncias psicoativas. O consumo de substâncias psicoativas não interfere diretamente nas questões emocionais do indivíduo, apenas o corpo reage de forma patológica a esse consumo.
As substâncias psicoativas interferem, sim, nas questões emocionais. O álcool, por exemplo, é uma substância depressora do sistema nervoso central. O humor de quem tem esse transtorno pode ser prejudicado pelo abuso de álcool.
Assertiva Falsa.
c) os sintomas de abstinência de álcool ajudam a perpetuar o comportamento de restrição da substância contribuindo como inibidor de recaídas.
Os sintomas de abstinência não inibem a recaída, e, sim, aumentam a probabilidade de ela acontecer. Veja o que diz o DSM-V:
"Sintomas de abstinência podem ajudar a perpetuar o comportamento de ingestão alcoólica e contribuir para recaída, resultando em prejuízo persistente no funcionamento social e profissional."
Assertiva Falsa.
d) a intoxicação é definida como uma síndrome irreversível com alterações comportamentais, prejuízos do nível de consciência e alteração de humor.
Na verdade, a intoxicação é uma síndrome reversível.
Assertiva Falsa.
e) a síndrome de abstinência de álcool se desenvolve no período de várias horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso prolongado de álcool e inclui sintomas como hiperatividade autonômica, ansiedade, tremor, insônia entre outros.
Observe que essa alternativa está de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-V para a Abstinência de Álcool:
"A. Cessação (ou redução) do uso pesado e prolongado de álcool.
B. Dois (ou mais) dos seguintes sintomas, desenvolvidos no período de algumas horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso de álcool descrita no Critério A:
1. Hiperatividade autonômica (p. ex., sudorese ou frequência cardíaca maior que 100 bpm).
2. Tremor aumentado nas mãos.
3. Insônia.
4. Náusea ou vômitos.5. Alucinações ou ilusões visuais, táteis ou auditivas transitórias.
6. Agitação psicomotora.
7. Ansiedade.
8. Convulsões tônico-clônicas generalizadas.
C. Os sinais ou sintomas do Critério B causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
D. Os sinais ou sintomas não são atribuíveis a outra condição médica nem são mais bem explicados por outro transtorno mental, incluindo intoxicação por ou abstinência de outra substância."
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
Deixe um comentário