Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os transtornos alimentares clínicos como a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar são causas de morbidade física e psicossocial considerável entre meninas adolescentes e mulheres adultas jovens, sendo muito menos comum entre homens. Geralmente, têm início na adolescência e podem desenvolver um curso crônico. Seu efeito é difuso, porque prejudicam o funcionamento psicológico, físico e social. Uma vez estabelecidos, são difíceis de tratar e impõe um fardo significativo aos serviços de saúde A estrutura do DSM-5 para classificar e diagnosticar transtornos alimentares reconhece três transtornos específicos: anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno de compulsão alimentar. Além disso, existem duas categorias residuais chamadas outro transtorno alimentar especificado e transtorno alimentar não especificado, respectivamente (American Psychiatric Association, 2013).

Em essência, três características precisam estar presentes para formar um diagnóstico de Anorexia Nervosa:

Marque a alternativa que NÃO condiz com uma das três características.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Comportamento de controle de peso extremo, como restrições alimentares rígidas, vômitos autoinduzidos recorrentes ou uso frequente e indevido de laxantes.

    

  

Em essência, três características precisam estar presentes para formar um diagnóstico de Anorexia Nervosa:

 

Marque a alternativa que NÃO condiz com uma das três características.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A estrutura do DSM-5 para classificar e diagnosticar transtornos alimentares reconhece três transtornos es- pecíficos: anorexia nervosa, bulimia nervosa e trans- torno de compulsão alimentar. Além disso, existem duas categorias residuais chamadas outro transtorno alimentar especificado e transtorno alimentar não especificado, respectivamente (American Psychiatric Association, 2013).

 

Em essência, três características precisam estar presentes para formar um diagnóstico de anorexia nervosa:

 

1. A superestimação da forma e do peso, ou seja, julgar a si próprio, em grande parte ou, até mesmo, exclusivamente, em termos de forma e peso.

 

2. Isso se expressa muitas vezes como um forte desejo de ser magro combinado com um medo intenso de ganhar peso e ficar gordo.

 

3. A manutenção ativa de um peso corporal indevido (p. ex., menos de 85% do esperado ou um índice de massa corporal ≤ 17,5).

 

(...)

 

Três características também devem estar presentes para se fazer um diagnóstico de bulimia nervosa:

 

1. Superestimação de forma e peso, como na anorexia nervosa.

 

2. Compulsão alimentar recorrente. Um episódio de compulsão é ingerir uma quantidade objetivamente grande de comida e ter uma sensação de perda de controle no momento.

 

3. Comportamento de controle de peso extremo, como restrições alimentares rígidas, vômitos autoinduzidos recorrentes ou uso frequente e indevido de laxantes."

 

Fonte: "Manual clínico dos transtornos psicológicos" (Barlow)

 

Portanto, a única alternativa que não está relacionada com a Anorexia Nervosa é a Letra D.


a)  A superestimação da forma e do peso, ou seja, julgar a si próprio, em grande parte ou, até mesmo, exclusivamente, em termos de forma e peso.


b)  Isso se expressa muitas vezes como um forte desejo de ser magro combinado com um medo intenso de ganhar peso e ficar gordo.


c)  A manutenção ativa de um peso corporal indevido (p. ex., menos de 85% do esperado ou um índice de massa corporal le 17,5).


d)  Comportamento de controle de peso extremo, como restrições alimentares rígidas, vômitos autoinduzidos recorrentes ou uso frequente e indevido de laxantes. (Bulimia Nervosa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *