Os transtornos alimentares têm apresentado crescimento de incidência e prevalência em adolescentes. Na prática clínica, observa-se que os transtornos alimentares se apresentam muitas vezes associados com outras doenças psiquiátricas, a saber,
- A) problemas escolares.
- B) deficiência mental.
- C) sociopatias.
- D) psicoses.
- E) síndromes depressivas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) síndromes depressivas.
Gabarito: Letra E
Os transtornos alimentares têm apresentado crescimento de incidência e prevalência em adolescentes. Na prática clínica, observa-se que os transtornos alimentares se apresentam muitas vezes associados com outras doenças psiquiátricas, a saber,
a) problemas escolares.
b) deficiência mental.
c) sociopatias.
d) psicoses.
e) síndromes depressivas.
A anorexia e a bulimia, principais transtornos alimentares entre adolescentes, aparecem muitas vezes em comorbidade com transtornos de ansiedade, bipolar e depressivos. Importante destacar também que problemas escolares não são doenças psiquiátricas.
“Transtornos bipolares, depressivos e de ansiedade em geral ocorrem concomitantemente com anorexia nervosa. Muitos indivíduos com anorexia nervosa relatam a presença de um transtorno de ansiedade ou de sintomas previamente ao aparecimento de seu transtorno alimentar. O TOC é descrito em alguns indivíduos com anorexia nervosa, especialmente naqueles com o tipo restritivo. O transtorno por uso de álcool e outras substâncias pode também ser comórbido à anorexia nervosa, sobretudo entre aqueles com o tipo compulsão alimentar purgativa.”
“A comorbidade com transtornos mentais é comum em indivíduos com bulimia nervosa, com a maioria sofrendo de pelo menos um outro transtorno mental e muitos sofrendo de múltiplas comorbidades. A comorbidade não se limita a algum subgrupo especial, mas passa por uma ampla gama de transtornos mentais. Existe uma frequência maior de sintomas depressivos (p. ex., sentimentos de desvalia) e transtornos bipolares e depressivos (sobretudo transtornos depressivos) em indivíduos com bulimia nervosa. Em muitos, a perturbação do humor começa concomitantemente ou em seguida ao desenvolvimento de bulimia nervosa, e os indivíduos afetados muitas vezes atribuem suas perturbações do humor a esse transtorno. Entretanto, em algumas pessoas, a perturbação do humor claramente precede o desenvolvimento de bulimia nervosa. Pode haver também frequência maior de sintomas de ansiedade (p. ex., medo de situações sociais) ou transtornos de ansiedade. Essas perturbações do humor e ansiedade com frequência cedem depois do tratamento efetivo para bulimia nervosa. A prevalência ao longo da vida de uso de substâncias, particularmente álcool ou estimulantes, é de pelo menos 30% entre indivíduos com bulimia nervosa. O uso de estimulantes começa com frequência como uma tentativa de controlar o apetite e o peso. Uma porcentagem substancial de indivíduos com bulimia nervosa também apresenta aspectos da personalidade que safisfazem os critérios de um ou mais transtornos da personalidade, com mais frequência transtorno da personalidade borderline.”
Nosso gabarito é Letra E
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário