Os transtornos da personalidade se caracterizam por um conjunto de comportamentos e reações afetivas claramente desarmônicos, que se reflete tanto no plano intrapsiquico como no das relações interpessoais. Segundo as Classificações Internacionais CID-10 e DSM-IV, os transtornos da personalidade se dividem em três grandes subgrupos ou agrupamentos.
Numere a COLUNA II de acordo coma COLUNA I relacionando cada agrupamento ao tipo de personalidade a que se refere.
COLUNA I
1. Agrupamento A
2. Agrupamento B
3. Agrupamento C
COLUNA II
( ) Ansiedade e/ou controle
( ) Esquisitice e/ou desconfiança
( ) Impulsividade e/ou manipulação
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
- A) (3) (1) (2)
- B) (1) (2) (3)
- C) (2) (1) (3)
- D) (3) (2) (1)
Resposta:
A alternativa correta é letra A) (3) (1) (2)
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que acompanhe o que menciona Santiago (2018), atentando-se para os grifos em azul:
“Diferente de outras áreas da medicina, a piscologia e psiquiatria não trata doenças e sim transtornos, pois os transtornos mentais e as alterações de comportamento não possuem um fator etiológico único. O diagnóstico em si é feito, principalmente, com base em dois manuais, o CID 10 (Classificação Internacional de Doenças – 10ª edição) e o DSM V (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – 5ª edição).”
ATENÇÃO: tanto o DSM-IV, quanto a CID10 encontram-se desatualizados, tendo sido substituídos por suas respectivas versões mais recentes.
Análise das alternativas
Relacionando cada um dos agrupamentos mencionados as definições apresentadas, enumerando-as de acordo com a descrição correspondente, tem-se a seguinte associação:
Coluna I | Coluna II |
( 3 ) Ansiedade e/ou controle | |
( 1 ) Esquisitice e/ou desconfiança | |
( 2 ) Impulsividade e/ou manipulação |
Considerando a associação apresentada, ratifica-se que a alternativa que corresponde à sequência correta é “(3) (1) (2)”, portanto, LETRA “A”.
_______________
Fonte consultada:
SANTIAGO, J. (2018). Como é feito o diagnóstico de transtorno mental? Disponível em https://bit.ly/3w2HJI3
Deixe um comentário