Os transtornos do espectro autista (TEA) são um grupo de transtornos do neurodesenvolvimento. Durante as décadas de 1940 e 1950, a crença mais comum era a de que o autista fosse um transtorno psicológico causados por pais emocionalmente não responsivos aos seus filhos. Sobre o transtorno do espectro autista (TEA) é incorreto afirmar:
- A) Os TEA possuem alta hereditariedade. Apesar da forte correlação entre autismo e fatores genéticos estarem bem estabelecidas, o exato mecanismo genético envolvido no transtorno permanece incerto.
- B) O risco de recorrência em irmãos de crianças afetadas é de 15 a 20 vezes maior em comparação a população em geral. Estudos prévios com gêmeos mostravam 90% de concordância em homozigóticos contra 10% em dizigóticos.
- C) Os fatores pré-natais associados com TEA encontrados na metanálise de Gardner e colaboradores foram os seguintes: idade materna e paternas avançadas, diabetes gestacional, sangramento materno, gestão múltipla, primeiro na ordem de nascimento e imigração materna.
- D) É um distúrbio complexo que pode estar associado a sintomas com características fora do domínio social, como dificuldade na coordenação motora ampla e fina, no equilíbrio e anormalidades sensoriais.
- E) No que concerne às dificuldades de socialização, observa-se que as crianças com TEA tem maior restrição com adultos e crianças maiores, preferindo a interação com seus iguais.
Resposta:
A resposta correta desta questão é:
A alternativa correta é letra E) No que concerne às dificuldades de socialização, observa-se que as crianças com TEA têm maior restrição com adultos e crianças maiores, preferindo a interação com seus iguais.
Explicação:
As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente enfrentam desafios na interação social. Uma característica comum do TEA é a dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos sociais, o que inclui interações com adultos e crianças mais velhas. Em vez disso, eles podem preferir interagir com pessoas da mesma faixa etária ou com interesses semelhantes, o que pode ser mais confortável para eles.
Portanto, a alternativa correta é a letra E), que descreve corretamente essa característica do TEA em relação às dificuldades de socialização.
Deixe um comentário