[…] Os transtornos mentais estão entre as primeiras causas de afastamento no trabalho, de baixa produtividade laboral, de aposentadoria precoce e de acidentes.
(RAZZOUK; LIMA; CORDEIRO, 2015, p.19).
A esse respeito, é correto afirmar que
- A) o trabalhador com depressão moderada deve ser afastado, readaptado ou aposentado, pois suas condições cognitivas comprometem a viabilidade de cumprimento de tarefas corriqueiras.
- B) a depressão no ambiente de trabalho é sempre oriunda dos sentidos atribuídos ao trabalho e das relações patológicas estabelecidas pelo trabalhador.
- C) a depressão leve é um indicador de sofrimento psíquico do trabalhador que deve ser observada e tratada somente quando passar a ser classificada como moderada e estiver comprometendo a capacidade laboral.
- D) os transtornos depressivos possuem sinais e sintomas comuns, tais como alterações do humor, somáticas e cognitivas, entretanto diferem em duração e etiologia; dependendo de sua intensidade podem interferir parcial ou totalmente na produtividade laboral.
- E) o episódio depressivo está relacionado a situações vivenciais e contingenciais, não comprometendo a produtividade laboral.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) os transtornos depressivos possuem sinais e sintomas comuns, tais como alterações do humor, somáticas e cognitivas, entretanto diferem em duração e etiologia; dependendo de sua intensidade podem interferir parcial ou totalmente na produtividade laboral.
Gabarito: Letra D.
A questão é relativamente tranquila se nos atentarmos para a forma como são apresentadas as alternativas e utilizarmos o bom senso para respondê-la. Vejamos:
a) o trabalhador com depressão moderada deve ser afastado, readaptado ou aposentado, pois suas condições cognitivas comprometem a viabilidade de cumprimento de tarefas corriqueiras.
INCORRETA. A depressão moderada, embora seja uma psicopatologia que deverá receber cuidados, não exige o afastamento do funcionário de seu trabalho. Pode ser tratada com medicamentos e psicoterapia.
b) a depressão no ambiente de trabalho é sempre oriunda dos sentidos atribuídos ao trabalho e das relações patológicas estabelecidas pelo trabalhador.
INCORRETA. Cuidado com as afirmações que contém os termos "sempre" ou "nunca". Não podemos generalizar sobre a origem dessa psicopatologia.
c) a depressão leve é um indicador de sofrimento psíquico do trabalhador que deve ser observada e tratada somente quando passar a ser classificada como moderada e estiver comprometendo a capacidade laboral.
INCORRETA. A depressão deve ser tratada no início dos seus sintomas para evitar que haja agravamento da doença.
d) os transtornos depressivos possuem sinais e sintomas comuns, tais como alterações do humor, somáticas e cognitivas, entretanto diferem em duração e etiologia; dependendo de sua intensidade podem interferir parcial ou totalmente na produtividade laboral.
CORRETA. É a única alternativa que apresenta uma afirmação sensata sobre a doença. Logo, será nossa resposta.
e) o episódio depressivo está relacionado a situações vivenciais e contingenciais, não comprometendo a produtividade laboral.
INCORRETA. O episódio depressivo pode comprometer a produtividade laboral.
Deixe um comentário