Paciente esquizofrênico acredita que sua mãe não é mais ela mesma, pois seus perseguidores fizeram uma espécie de “clone” dela, que apresenta exatamente a mesma aparência externa, mas é uma pessoa diferente “por dentro”.
Esse quadro psicopatológico corresponde a síndrome de:
- A) Otelo;
- B) Charcot;
- C) Capgras;
- D) Cotard;
- E) Goldstein.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Capgras;
Gabarito Letra C
a) Otelo;
Errado. Síndrome de Otelo se refere ao delírio de ciúmes.
b) Charcot;
Errado. Síndrome de Charcot afeta os nervos.
c) Capgras;
Certo!
“ Na síndrome de Capgras, o paciente afirma que uma pessoa próxima e familiar que o visitou dizendo ser seu pai ou sua mãe é, na verdade, um sósia quase idêntico, uma falsa cópia. Aquele que afirma ser o pai é um duplo, um impostor, uma falsificação quase perfeita que o substituiu e quer que o paciente acredite tratar-se do seu verdadeiro pai. Um caso recentemente descrito por nós (Dalgalarrondo; Fujisawa; Banzato, 2002) foi o de uma jovem cega com a síndrome de Capgras que reconhecia seu marido (real) como se ele fosse um sósia. Esse falso reconhecimento ocorria não pela aparência física visual (pois a paciente era completamente cega), mas pelo tato e pelo odor. Ela dizia que a pele e o cheiro deles (marido e sósia) eram muito parecidos, mas, de fato, não era o verdadeiro marido que a visitava, era um impostor, uma cópia quase idêntica. Tal caso corrobora a idéia de que, na síndrome de Capgras, o ponto central não é a questão perceptiva (visual ou de outra modalidade) ou de memória, mas a alteração delirante implicada no reconhecimento de alguém significativo para o paciente. Na chamada síndrome de Capgras inversa (reverse Capgras), o sujeito acredita que houve transformação radical em si mesmo, que ele próprio é um impostor. E esse impostor passou a habitar seu corpo, não reconhecendo o corpo como sendo o seu próprio e verdadeiro. O paciente afirma: “Este sujeito aqui é, na verdade, um sósia, uma cópia quase idêntica de mim mesmo””
d) Cotard;
Errado. Síndrome de Cotard se refere a alucinações cenestésicas.
e) Goldstein.
Errado. Não há uma síndrome psiquiátrica com esse nome.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
Deixe um comentário