Pacientes em abstinência sistematicamente descrevem dificuldade em sentir ou expressar seus sentimentos de uma forma mais intensa e genuína, sem a facilitação percebida pela utilização de álcool. É importante que o terapeuta esteja a par dessa aparente “piora”, uma vez que esta irá se expressar de diversas formas no ambiente clínico, desde recaídas e outras situações práticas até uma completa dificuldade de expressão de emoções.O sintoma que leva o paciente a produzir respostas lacônicas, superficiais e sem componente afetivo é:
- A) alexitimia.
- B) embotamento.
- C) autorregulação.
- D) sublimação.
- E) autocorreção.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) alexitimia.
Gabarito: Letra A
Pacientes em abstinência sistematicamente descrevem dificuldade em sentir ou expressar seus sentimentos de uma forma mais intensa e genuína, sem a facilitação percebida pela utilização de álcool. É importante que o terapeuta esteja a par dessa aparente “piora”, uma vez que esta irá se expressar de diversas formas no ambiente clínico, desde recaídas e outras situações práticas até uma completa dificuldade de expressão de emoções. O sintoma que leva o paciente a produzir respostas lacônicas, superficiais e sem componente afetivo é:
a) alexitimia.
b) embotamento.
c) autorregulação.
d) sublimação.
e) autocorreção.
O texto do enunciado foi retirado de Cordioli, veja:
“Pacientes em abstinência sentem falta desse mecanismo e sistematicamente descrevem dificuldade em sentir ou expressar seus sentimentos de uma forma mais intensa e genuína, sem a facilitação percebida pela utilização de álcool. É importante que o terapeuta esteja a par dessa aparente “piora”, uma vez que esta irá se expressar de diversas formas no ambiente clínico, desde recaídas e outras situações práticas, incluindo atuações, até uma completa dificuldade de expressão de emoções. Tal sintoma é a expressão de alexitimia (Sifneos, 1973). O paciente tende a produzir respostas lacônicas, superficiais e sem componente afetivo. Ainda não está claro na literatura se este fenômeno é causa ou conseqüência do abuso de substâncias.”
Como vimos, esse sintoma é a alexitimia. A alexitimia é definida como a dificuldade de identificar sentimentos e falar sobre eles, e consequentemente há a produção de respostas lacônicas e superficiais.
“Denomina-se alexitimia a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais, assim como a dificuldade de falar sobre as próprias emoções e a tendência a ter um estilo de pensamento orientado para o externo. A alexitimia parece ser mais freqüente em alguns grupos sociais e culturais e possivelmente se associa a certos traços de personalidade, como introversão, isolamento e piores relações interpessoais. Embora tenha sido postulado anteriormente, nos dias atuais considera-se polêmico se há relação entre a alexitimia e a maior ocorrência de somatizações (revisão sobre alexitimia em Páez; Casullo, 2000).”
Nosso gabarito é Letra A
Referência
CORDIOLI, A.V. Psicoterapias – Abordagens Atuais. 3. ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2008
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008
Deixe um comentário