Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1061) As seguintes alternativas são critérios diagnósticos do DSM-V (American Psychiatric Association, 2014) para Transtorno do Espectro Autista, EXCETO:
- A) Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.
- B) Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
- C) Os sintomas devem estar precocemente no período do desenvolvimento.
- D) Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.
- E) Presença de um delírio com duração de um mês ou mais.
A alternativa correta é letra E) Presença de um delírio com duração de um mês ou mais.
Gabarito Letra E
As seguintes alternativas são critérios diagnósticos do DSM-V (American Psychiatric Association, 2014) para Transtorno do Espectro Autista, EXCETO:
a) Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.
b) Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
c) Os sintomas devem estar precocemente no período do desenvolvimento.
d) Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.
e) Presença de um delírio com duração de um mês ou mais.
Vamos ver todos os critérios diagnósticos do transtorno do espectro autista no DSM-V:
“A. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, conforme manifestado pelo que segue, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):
1. Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.
2. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal pouco integrada a anormalidade no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso gestos, a ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal.
3. Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldade em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos a dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos, a ausência de interesse por pares. Especificar a gravidade atual: A gravidade baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões de comportamento restritos e repetitivos
B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme manifestado por pelo menos dois dos seguintes, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):
1. Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (p. ex., estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).
2. Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente).
3. Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (p. ex., forte apego a ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos).
4. Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (p. ex., indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento).
Especificar a gravidade atual: A gravidade baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões restritos ou repetitivos de comportamento (ver Tabela 2).
C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida).
D. Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.”
Todas as letras apresentam critérios diagnósticos, menos a letra E, Presença de um delírio com duração de um mês ou mais.
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 28 de agosto de 2020
1062) Levando em conta os critérios diagnósticos do DSM-V (American Psychiatric Association, 2014) para Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, o início dos sintomas ocorre:
- A) Precocemente, no período do desenvolvimento.
- B) Durante o ensino médio.
- C) Durante o período de maior socialização na infância.
- D) Na adolescência.
- E) Devido a um trauma emocional.
A alternativa correta é letra A) Precocemente, no período do desenvolvimento.
Gabarito Letra A
Levando em conta os critérios diagnósticos do DSM-V (American Psychiatric Association, 2014) para Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, o início dos sintomas ocorre:
a) Precocemente, no período do desenvolvimento.
b) Durante o ensino médio.
c) Durante o período de maior socialização na infância.
d) Na adolescência.
e) Devido a um trauma emocional.
Veja os critérios diagnósticos do transtorno do desenvolvimento da coordenação no DSM:
“A. A aquisição e a execução de habilidades motoras coordenadas estão substancialmente abaixo do esperado considerando-se a idade cronológica do indivíduo e a oportunidade de aprender e usar a habilidade.
As dificuldades manifestam-se por falta de jeito (p. ex., derrubar ou bater em objetos), bem como por lentidão e imprecisão no desempenho de habilidades motoras (p. ex., apanhar um objeto, usar tesouras ou facas, escrever a mão, andar de bicicleta ou praticar esportes).
B. O déficit nas habilidades motoras do Critério A interfere, significativa e persistentemente, nas atividades cotidianas apropriadas à idade cronológica (p. ex., autocuidado e automanutenção), causando impacto na produtividade acadêmica/escolar, em atividades pré-profissionais e profissionais, no lazer e nas brincadeiras.
C. O início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento.
D. Os déficits nas habilidades motoras não são mais bem explicados por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por deficiência visual e não são atribuíveis a alguma condição neurológica que afete os movimentos (p. ex., paralisia cerebral, distrofia muscular, doença degenerativa).”
De acordo com o DSM, o início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento.
Gabarito Letra A.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 28 de agosto de 2020
1063) São quadros patológicos que NÃO são indicados para realização de avaliação neuropsicológica,
- A) Epilepsias e demências.
- B) Desordens tóxicas, endócrinas, metabólicas e de deficiência de vitamínicas.
- C) Traumatismos cranioencefálicos, tumores cerebrais e acidentes vasculares cerebrais.
- D) Transtorno de humor em fase maníaca, com sintomatologia psicótica e agitação psicomotora.
A alternativa correta é letra D) Transtorno de humor em fase maníaca, com sintomatologia psicótica e agitação psicomotora.
São quadros patológicos que NÃO são indicados para realização de avaliação neuropsicológica,
Note que nas alternativas “A”, “B” e “C” são elencadas desordens de cunho patológico eminentemente orgânicas, sendo a única alternativa que destoa desta temática a LETRA “D” que traz um quadro de desordem mental, e cuja a avaliação mais apropriada é a de uma análise psiquiatra.
a) Epilepsias e demências.
INCORRETA. Segundo Almeida & Cols. (2009):
“Epilepsia e demência são comuns em pacientes idosos e a sobreposição entre as duas condições é considerável”
b) Desordens tóxicas, endócrinas, metabólicas e de deficiência de vitamínicas.
INCORRETA. As desordens trazem relação, principalmente, com distúrbios no metabolismo.
c) Traumatismos cranioencefálicos, tumores cerebrais e acidentes vasculares cerebrais.
INCORRETA. Quadros decorrentes, principalmente, de lesões cerebrais.
d) Transtorno de humor em fase maníaca, com sintomatologia psicótica e agitação psicomotora.
CORRETA. Vide comentário no início da questão.
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Fonte consultada:
Almeida, Mariana Alves de, Fonseca, Simone Rios, Santos, Ana Paula Borges, Guimarães, Henrique Cerqueira, Corrêa, Thiago André Fuscaldi, Beato, Rogério Gomes, & Caramelli, Paulo. (2009). Epilepsia e demência em uma amostra de pacientes idosos acompanhados em serviço terciário. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, 15(2), 61-64. https://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492009000200003
1064) Sobre o exame clínico do paciente psiquiátrico, Sadock et al. (2009) NÃO concordam com a seguinte afirmativa:
- A) O pensamento pode ser dividido em processo (ou forma) e conteúdo. O processo refere-se àquilo que o indivíduo realmente pensa sobre ideias, crenças, preocupações e obsessões. O conteúdo se refere à maneira como o indivíduo reúne ideias e associações à forma do pensamento.
- B) O exame mental de um paciente deve contemplar informações sobre aparência; fala; humor; pensamento; percepções; sensório e cognição (atenção, orientação, concentração, memória, cálculos, conhecimentos gerais e raciocínio abstrato); controle de impulsos; insight (grau de consciência em relação a estar doente) e discernimento social.
- C) No exame clínico do paciente psiquiátrico, é importante pesquisar sua história pessoal, incluindo dados sobre história pré-natal e perinatal; primeira infância; infância média; infância tardia; idade adulta (história ocupacional, de relacionamentos, militar, educacional, religião, atividades sociais, história legal, história sexual, sonhos, fantasias e valores).
- D) Alguns termos utilizados para descrever o nível de consciência do paciente são: turvação, sonolência, esturpor, coma, letargia, alerta e estado de fuga.
A alternativa correta é letra A) O pensamento pode ser dividido em processo (ou forma) e conteúdo. O processo refere-se àquilo que o indivíduo realmente pensa sobre ideias, crenças, preocupações e obsessões. O conteúdo se refere à maneira como o indivíduo reúne ideias e associações à forma do pensamento.
Sobre o exame clínico do paciente psiquiátrico, Sadock et al. (2009) NÃO concordam com a seguinte afirmativa:
A literatura de Sadock et al. (2009) constitui um dos compêndios de psiquiatria mais recomendados na atualidade em razão da consistência científica contida da obra. Considerando uma das edições mais atuais, no caso, Sadock et al. (2017), vamos a análise das alternativas disponíveis.
a) O pensamento pode ser dividido em processo (ou forma) e conteúdo. O processo refere-se àquilo que o indivíduo realmente pensa sobre ideias, crenças, preocupações e obsessões. O conteúdo se refere à maneira como o indivíduo reúne ideias e associações à forma do pensamento.
Alternativa INCORRETA. Analisando a literatura de Sadock et al. (2017, pp. 1113-1114) tem-se a seguinte divisão para o Pensamento: Forma (coerência e interação) e Conteúdo, sendo este último dividido entre “Ideacional” (preocupações, ideias supervalorizadas, delírios) e “Perceptivo” (alucinações), denotando, portanto, NÃO correspondência com a divisão trazida pela afirmativa. Complementando o assunto, para estes autores a avaliação de tais aspectos relacionados ao pensamento, pode ser feita da seguinte maneira:
“A avaliação da forma de pensamento deve levar em conta os seguintes fatores: afrouxamento das associações, pensamento mágico excessivo, perseverança, ecolalia, capacidade para distinguir fantasia de realidade, coerência nas frases e capacidade para racionar de uma forma lógica. A avaliação do conteúdo do pensamento deve considerar os seguintes fatores: delírios, obsessões, temas, medos, desejos, preocupações e interesses” (Sadock et al., 2017, pp. 1113-1114)
b) O exame mental de um paciente deve contemplar informações sobre aparência; fala; humor; pensamento; percepções; sensório e cognição (atenção, orientação, concentração, memória, cálculos, conhecimentos gerais e raciocínio abstrato); controle de impulsos; insight (grau de consciência em relação a estar doente) e discernimento social.
Alternativa CORRETA. Segundo Sadock et al. (2017, p. 141) sobre o exame mental de um paciente:
“Os componentes do exame do estado mental padronizado incluem cooperação, aparência e comportamento, fala, afeto, processo de pensamento, conteúdo do pensamento, cognição, insight e julgamento.”
c) No exame clínico do paciente psiquiátrico, é importante pesquisar sua história pessoal, incluindo dados sobre história pré-natal e perinatal; primeira infância; infância média; infância tardia; idade adulta (história ocupacional, de relacionamentos, militar, educacional, religião, atividades sociais, história legal, história sexual, sonhos, fantasias e valores).
Alternativa CORRETA. Tais informações concernentes a aspectos históricos do paciente, de fato, são destacadas por Sadock et al. (2017, p. 200) no exame clínico do paciente; considerando-se isto, tem-se o seguinte comentário da literatura mencionada:
“Qualquer informação disponível relativa à história pré-natal e do parto e aos marcos do desenvolvimento deve ser anotada. Para a grande maioria dos pacientes adultos, tal informação não é obtida com facilidade e, quando é, pode não ser totalmente precisa. A história da infância comportará o ambiente doméstico da infância englobando membros da família e ambiente social, incluindo o número e a qualidade das amizades. [...] A história de casamento e relacionamentos, as preferências sexuais e a estrutura familiar atual devem ser exploradas. [...] A história legal também é relevante, de modo especial quaisquer acusações ou ações judiciais. A história social também inclui passatempos, interesses, animais de estimação e atividades nos momentos de lazer e como isso tem oscilado ao longo do tempo.”
d) Alguns termos utilizados para descrever o nível de consciência do paciente são: turvação, sonolência, esturpor, coma, letargia, alerta e estado de fuga.
Alternativa CORRETA. Sobre isso, Sadock et al. (2017, p. 213) mencionam os seguintes termos:
“...consciência do ambiente, duração da atenção, turvação da consciência, flutuações nos níveis de consciência, sonolência, estupor, letargia, estado de fuga, coma”
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Fonte consultada:
Sadock, B. J; Sadock, V. A; Ruiz, P. (2017). Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica, 11 ed. Porto Alegre: Artmed.
1065) Analise as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA:
- A) Nos transtornos factícios, não há incentivos externos para o comportamento (por exemplo, vantagens econômicas, esquiva de responsabilidades legais ou melhora no bem-estar físico) como na simulação.
- B) Existem cinco tipos de transtornos somatoformes específicos: de somatização, conversivo, hipocondria, dismórfico corporal e transtorno doloroso.
- C) São considerados transtornos de ansiedade: pânico com e sem agorafobia; agorafobia sem histórico de pânico; fobias específicas e social; transtorno obsessivo-compulsivo; transtorno de estresse póstraumático; transtorno de estresse agudo; transtorno de ansiedade generalizada.
- D) Pacientes com transtorno de adaptação apresentam comprometimento do funcionamento social, não chegando a comprometer o funcionamento ocupacional e demonstram sintomas para além da reação normal e esperada ao estressor.
A alternativa correta é letra D) Pacientes com transtorno de adaptação apresentam comprometimento do funcionamento social, não chegando a comprometer o funcionamento ocupacional e demonstram sintomas para além da reação normal e esperada ao estressor.
a) Nos transtornos factícios, não há incentivos externos para o comportamento (por exemplo, vantagens econômicas, esquiva de responsabilidades legais ou melhora no bem-estar físico) como na simulação.
CORRETA. O que traz a assertiva constitui a distinção trazida pelo DSM-V entre simulação e transtorno factício, acompanhe:
“A simulação difere do transtorno factício no sentido de que a motivação para a produção de sintomas, na simulação, é um incentivo externo, ao passo que no transtorno factício esse incentivo está ausente (DSM-V, 2014, p.727)”
b) Existem cinco tipos de transtornos somatoformes específicos: de somatização, conversivo, hipocondria, dismórfico corporal e transtorno doloroso.
CORRETA. A afirmativa baseou-se no DSM-IV-Tr que incluía na classificação cinco transtornos somatoformes: transtorno de somatização, transtorno conversivo, hipocondria, transtorno dismórfico corporal e transtorno doloroso. OBS: o Transtorno Dismórfico Corporal foi removido do capítulo dos Transtornos Somatoformes
c) São considerados transtornos de ansiedade: pânico com e sem agorafobia; agorafobia sem histórico de pânico; fobias específicas e social; transtorno obsessivo-compulsivo; transtorno de estresse póstraumático; transtorno de estresse agudo; transtorno de ansiedade generalizada.
CORRETA. Segundo o DSM.IV os Transtornos de Ansiedade podem ser classificados em: Agorafobia; Ataque de Pânico; Transtorno do Pânico; Transtorno de Pânico Sem Agorafobia; Transtorno de Pânico Com Agorafobia; Agorafobia Sem História de Transtorno de Pânico; Fobia Específica; Fobia Social; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Transtorno de Estresse Agudo; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Transtorno de Ansiedade Devido a uma Condição Médica Geral; Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância; Transtorno de Ansiedade Sem Outra Especificação
d) Pacientes com transtorno de adaptação apresentam comprometimento do funcionamento social, não chegando a comprometer o funcionamento ocupacional e demonstram sintomas para além da reação normal e esperada ao estressor.
INCORRETA. O DSM-V (2014, p.287) inclui entre os critérios diagnósticos para o Transtornos de Adaptação:
“1. Sofrimento intenso desproporcional à gravidade ou à intensidade do estressor, considerando-se o contexto cultural e os fatores culturais que poderiam influenciar a gravidade e a apresentação dos sintomas. 2. Prejuízo significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo”
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Fontes consultadas:
DSM – IV- Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 4a.ed., Porto Alegre, 1995.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-IV. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre : ARTMED, 2002, 4a. ed.
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1066) Sobre os sintomas psicopatológicos, marque a alternativa CORRETA:
- A) A forma dos sintomas pode ser identificada como a estrutura básica, totalmente diferente nos pacientes que apresentam uma mesma patologia, vivenciado por meio de alucinações, delírio, labilidade afetiva, etc.
- B) A forma dos sintomas independe da doença mental da qual o paciente sofre portanto, pouco contribui para o processo de diagnóstico.
- C) Os conteúdos dos sintomas estão relacionados aos temas centrais da existência humana, tais como segurança, sexualidade, temores básicos (morte, doença, miséria, etc.), religiosidade, entre outros.
- D) O conteúdo dos sintomas geralmente é impessoal e independe da história de vida do paciente, de seu universo cultural e da personalidade prévia ao adoecimento.
- E) O conteúdo dos sintomas psicopatológicos não podem ser identificados por aquilo que preenche a alteração estrutural, vivenciado por meio do conteúdo de culpa, religioso, de perseguição, etc.
A alternativa correta é letra C) Os conteúdos dos sintomas estão relacionados aos temas centrais da existência humana, tais como segurança, sexualidade, temores básicos (morte, doença, miséria, etc.), religiosidade, entre outros.
Os sintomas psicopatológicos muitas vezes refletem preocupações profundas e universais da experiência humana. Eles estão enraizados nos temas essenciais da vida, como segurança, sexualidade, medo da morte e da doença, além de questões existenciais e religiosas. Esses conteúdos dos sintomas podem variar de acordo com a cultura, história de vida e personalidade do indivíduo, mas tendem a tocar em aspectos fundamentais da condição humana. Compreender esses conteúdos pode ser crucial para o diagnóstico e o tratamento adequado, pois eles oferecem insights sobre as preocupações e conflitos subjacentes ao sofrimento psicológico do paciente.
1067) Com relação ao Transtorno do jogo pela internet, marque a alternativa CORRETA:
- A) O Transtorno do jogo pela internet tem sido identificado apenas pelo uso persistente da internet para envolver-se em jogos.
- B) O Transtorno do jogo pela internet é um padrão de jogo pela internet excessivo e pouco prolongado que resulta em um grupo de sintomas cognitivos e comportamentais.
- C) Existem diversos subtipos adequadamente pesquisados para o transtorno do jogo pela internet.
- D) Os indivíduos com transtorno do jogo pela internet mais grave exibem menos sintomas e menor perturbação em suas vidas.
- E) O transtorno do jogo pela internet pode levar a fracasso escolar, perda de emprego ou fracasso conjugal.
A alternativa correta é letra E) O transtorno do jogo pela internet pode levar a fracasso escolar, perda de emprego ou fracasso conjugal.
Essa alternativa está correta porque o Transtorno do Jogo pela Internet, também conhecido como Transtorno de Jogo Online, é caracterizado pelo uso excessivo e compulsivo da internet para jogos, levando a consequências negativas significativas na vida do indivíduo. Essas consequências podem incluir problemas acadêmicos, como fracasso escolar devido à negligência dos estudos em prol do jogo, perda de emprego devido à falta de produtividade ou ausências relacionadas ao jogo, e problemas conjugais devido ao isolamento social e negligência das relações pessoais em favor do jogo.
1068) Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, marque a alternativa CORRETA:
- A) A característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção elou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento.
- B) Pesquisas demonstram que há marcador biológico que seja diagnóstico de TDAH. Um exemplo são os casos da Síndrome do X- frágil, onde a apresentação do TDAH deve ser diagnosticada.
- C) O TDAH é caracterizado por medo do abandono, autolesão, ambivalência externa, humor elevado e pensamentos de grandiosidade.
- D) O TDAH não pode ser associado a desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzido, rejeição social e, nos adultos, a piores desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional.
- E) O TDAH não é frequente em parentes biológicos de primeiro grau com o transtorno. A herdabilidade do TDAH é muito baixa.
A alternativa correta é letra A) A característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento.
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A característica essencial é a presença de um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere significativamente no funcionamento ou no desenvolvimento da pessoa.
Os indivíduos com TDAH podem apresentar dificuldade em prestar atenção a detalhes, cometer erros por descuido em atividades escolares ou de trabalho, ter dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades, parecer não estar ouvindo quando lhes dirigem a palavra diretamente, entre outros sintomas de desatenção. Além disso, podem ser excessivamente ativos, agitados ou impulsivos, tendo dificuldade em permanecer sentados em situações nas quais isso é esperado, interrompendo outras ou falando em momentos inadequados, por exemplo.
Portanto, a caracterização do TDAH está relacionada a esses padrões comportamentais persistentes e não aos sintomas mencionados nas outras alternativas, como medo do abandono, autolesão, ambivalência externa, humor elevado, pensamentos de grandiosidade, marcadores biológicos específicos ou baixa herdabilidade.
1069) Sobre o Transtorno do Espectro Autista, marque a alternativa CORRETA:
- A) O espectro autista tem como única característica para a sua identificação o prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social.
- B) Os padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades não são identificados como características essenciais do espectro autista.
- C) O transtorno do espectro autista engloba transtornos antes chamados de transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e transtorno de Asperger.
- D) A idade e o padrão de início não devem ser observados para o transtorno do espectro autista, visto que as relações interpessoais após o segundo ano de vida são mais significativas.
- E) Todos indivíduos com transtorno do espectro autista também apresentam comprometimento intelectual elou da linguagem.
A alternativa correta é letra C) O transtorno do espectro autista engloba transtornos antes chamados de transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e transtorno de Asperger.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação social, juntamente com padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Ele abrange uma ampla gama de sintomas e níveis de gravidade, variando desde casos leves até severos.
Essa condição engloba transtornos que anteriormente eram diagnosticados separadamente, como o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno de Asperger. A unificação desses transtornos sob o termo "Transtorno do Espectro Autista" reflete uma compreensão mais abrangente e atualizada da diversidade e complexidade do quadro clínico.
1070) Sobre as Síndromes Psicóticas, marque a alternativa CORRETA:
- A) Predominam os temores e as preocupações intensas com a ideia de ter uma doença grave. Essas ideias surgem geralmente a partir de sensações corporais ou sinais físicos insignificantes.
- B) Caracterizam-se principalmente por medos intensos e irracionais, por situações, objetos ou animais que objetivamente não oferecem ao indivíduo perigo real e proporcional à intensidade de tal medo.
- C) Caracterizam-se principalmente por sintomas típicos como alucinações e delirios, pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivados.
- D) A atitude geral do paciente é alegre, brincalhão ou irritada, arrogante. Além das alterações propriamente do humor (euforia, elação) e do ritmo psíquico (aceleração).
- E) Caracteriza-se principalmente por tensão, preocupação, nervosismo ou irritação. São frequentes sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, angustia constante, irritabilidade aumentada.
A alternativa correta é letra C) Caracterizam-se principalmente por sintomas típicos como alucinações e delírios, pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivados.
As síndromes psicóticas são caracterizadas por uma série de sintomas distintivos que incluem alucinações (percepções sensoriais sem estímulo externo), delírios (crenças falsas e inabaláveis), pensamento desorganizado e comportamento bizarro. Esses sintomas refletem uma perda de contato com a realidade e podem ser observados em condições como esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme, transtorno esquizoafetivo, entre outros. O comportamento peculiar e desorganizado, incluindo fala e risos sem motivo aparente, é uma característica marcante dessas condições.