Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1071) A mãe de um menino de sete anos conta à psicóloga à qual foi encaminhada que seu filho, há aproximadamente oito meses, parece não ouvir o que ela lhe fala, o que a deixa muito brava. Também refere que ele evita tarefas ou atividades que requeiram esforço mental contínuo, esquece-se frequentemente das atividades diárias, fala sem parar e comete erros nas tarefas da escola, como se por descuido. A profissional, a partir de tal relato, deveria investigar, de modo mais aprofundado, a possibilidade de qual transtorno?
- A) Síndrome de Rett.
- B) Transtorno misto de linguagem receptiva-expressiva.
- C) Transtorno global do desenvolvimento.
- D) Síndrome de Tourette.
- E) Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
A alternativa correta é letra E) Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
A mãe de um menino de sete anos conta à psicóloga à qual foi encaminhada que seu filho, há aproximadamente oito meses, parece não ouvir o que ela lhe fala, o que a deixa muito brava. Também refere que ele evita tarefas ou atividades que requeiram esforço mental contínuo, esquece-se frequentemente das atividades diárias, fala sem parar e comete erros nas tarefas da escola, como se por descuido. A profissional, a partir de tal relato, deveria investigar, de modo mais aprofundado, a possibilidade de qual transtorno?
A questão refere que a criança apresenta o seguinte:
- parece não ouvir o que a mãe fala;
- evita atividades que exigem esforço mental contínuo;
- esquecimento de atividades
- fala excessiva
- erros em tarefas escolares por descuido
Com base nisso, vamos analisar as alternativas.
a) Síndrome de Rett.
Segundo o CID-10:
"F84.2 Síndrome de Rett
Transtorno descrito até o momento unicamente em meninas, caracterizado por um desenvolvimento inicial aparentemente normal, seguido de uma perda parcial ou completa de linguagem, da marcha e do uso das mãos, associado a um retardo do desenvolvimento craniano e ocorrendo habitualmente entre 7 e 24 meses. A perda dos movimentos propositais das mãos, a torsão estereotipada das mãos e a hiperventilação são características deste transtorno. O desenvolvimento social e o desenvolvimento lúdico estão detidos enquanto o interesse social continua em geral conservado. A partir da idade de quatro anos manifesta-se uma ataxia do tronco e uma apraxia, seguidas freqüentemente por movimentos coreoatetósicos. O transtorno leva quase sempre a um retardo mental grave."
Portanto, não tem relação com os sintomas apresentados pela questão.
Assertiva Falsa.
b) Transtorno misto de linguagem receptiva-expressiva.
Segundo o DSM-V:
"Capacidade expressiva refere-se à produção de sinais vocálicos, gestuais ou verbais, enquanto capacidade receptiva refere-se ao processo de receber e compreender mensagens lingüísticas."
Os diferentes sintomas apresentados parecem ir além de uma questão da capacidade expressiva e receptiva da linguagem.
Assertiva Falsa.
c) Transtorno global do desenvolvimento.
Observe o texto do DSM-V:
"Atraso Global do Desenvolvimento
Este diagnóstico está reservado a indivíduos com menos de 5 anos de idade, quando o nível de gravidade clínica não pode ser avaliado de modo confiável durante a primeira infância. Esta categoria é diagnosticada quando um indivíduo fracassa em alcançar os marcos do desenvolvimento esperados em várias áreas da função intelectual, sendo aplicada a pessoas que não são capazes de passar por avaliações sistemáticas do funcionamento intelectual, incluindo crianças jovens demais para participar de testes padronizados. É uma categoria que requer reavaliações após um período de tempo."
A questão fala de erros nas atividades escolares por descuido e evitação de atividades que requerem esforço mental contínuo. Isso parece estar mais relacionado com a atenção do que com problemas em alcançar os marcos do desenvolvimento esperado.
Assertiva Falsa.
d) Síndrome de Tourette.
A Síndrome de Tourette está relacionada a tiques motores e vocais.
Assertiva Falsa.
e) Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Essa é a hipótese que tem maior relação com o caso trazido.
Veja os sintomas, segundo o DSM-V:
A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):
1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).
e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).
f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).
g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).
i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistenté com o nível dõ desenvolvímènto é tém impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)
d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.
e. Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).
f. Frequentemente fala demais.
g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).
h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).
i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
1072) Certas características observadas em quadros psicopatológicos, como o autismo, psicoses e demências graves, confundem-se com as da deficiência mental. Diversamente dos quadros de doença mental, os portadores de deficiência mental
- A) geralmente apresentam dificuldades no contato social.
- B) frequentemente têm o relacionamento interpessoal prejudicado.
- C) raramente requerem o uso de medicação psicotrópica.
- D) usualmente necessitam da participação familiar para sua melhor adaptação.
- E) via de regra revelam embotamento afetivo.
A alternativa correta é letra C) raramente requerem o uso de medicação psicotrópica.
Gabarito Letra C
Certas características observadas em quadros psicopatológicos, como o autismo, psicoses e demências graves, confundem-se com as da deficiência mental. Diversamente dos quadros de doença mental, os portadores de deficiência mental
a) geralmente apresentam dificuldades no contato social.
Errado. É muito comum no autismo, psicoses e demências as dificuldades no contato social.
b) frequentemente têm o relacionamento interpessoal prejudicado.
Errado. Seguindo a linha da alternativa anterior, o contato social e o relacionamento interpessoal comumente são prejudicados nesses quadros de doença mental.
c) raramente requerem o uso de medicação psicotrópica.
Certo! Essas doenças mentais quase sempre exigem o uso de medicação psicotrópica, enquanto a deficiência mental geralmente não tem essa exigência.
d) usualmente necessitam da participação familiar para sua melhor adaptação.
Errado. Isso é algo comum nos quadros de doença mental e deficiência mental, principalmente casos mais graves.
e) via de regra revelam embotamento afetivo.
Errado. Não é uma característica da deficiência mental.
1073) Os pacientes que crescem com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH, frequentemente
- A) superam todos os sintomas relacionados ao transtorno à medida que crescem e o seu sistema nervoso amadurece.
- B) evoluem para um quadro clínico que afeta não só as funções cognitivas, mas impede a experiência emocional.
- C) apresentam um conjunto de déficits sutis, que afetam comumente a memória, a percepção e as habilidades motoras.
- D) compensam suas dificuldades por meio de uma atitude extremamente colaborativa e empática em relação às pessoas.
- E) conseguem melhoras no seu funcionamento sintético- integrativo, que ajudam a lidar com ideias contraditórias.
A alternativa correta é letra C) apresentam um conjunto de déficits sutis, que afetam comumente a memória, a percepção e as habilidades motoras.
Gabarito Letra C
Os pacientes que crescem com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH, frequentemente
a) superam todos os sintomas relacionados ao transtorno à medida que crescem e o seu sistema nervoso amadurece.
Errado. É frequente que, na idade adulta, os sintomas diminuam, mas não desapareçam.
b) evoluem para um quadro clínico que afeta não só as funções cognitivas, mas impede a experiência emocional.
Errado. A tendência é os sintomas se arrefecerem com o desenvolvimento, e não piorarem.
c) apresentam um conjunto de déficits sutis, que afetam comumente a memória, a percepção e as habilidades motoras.
Certo!
d) compensam suas dificuldades por meio de uma atitude extremamente colaborativa e empática em relação às pessoas.
Errado. Pelo contrário, é comum a comorbidade de TDAH com transtorno de oposição desafiante.
e) conseguem melhoras no seu funcionamento sintético- integrativo, que ajudam a lidar com ideias contraditórias.
Errado.
Nosso gabarito é Letra C.
1074) No DSM-V, foram introduzidas algumas alterações quanto aos critérios e classificação do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) presentes no DSM-IV. O DSM-V
- A) inclui a presença de depressão infantil como critério para o diagnóstico de TDAH.
- B) classifica o TDAH como um transtorno de desenvolvimento.
- C) aceita a ocorrência dos sintomas em um único ambiente como critério diagnóstico.
- D) descarta a ocorrência de problemas de aprendizagem como critério diagnóstico.
- E) abandona o quociente de inteligência (QI) como critério de exclusão para o diagnóstico.
A alternativa correta é letra B) classifica o TDAH como um transtorno de desenvolvimento.
No DSM-V, foram introduzidas algumas alterações quanto aos critérios e classificação do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) presentes no DSM-IV. O DSM-V
Observe os critérios do DSM-V para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade:
"A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):
1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:(...)2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistenté com o nível dõ desenvolvímènto é tém impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais: (...)
B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.
C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).
D. Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.
E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância)."
Agora vamos analisar as alternativas.
a) inclui a presença de depressão infantil como critério para o diagnóstico de TDAH.
Não há esse critério para o diagnóstico de TDAH, conforme vimos acima.
Assertiva Falsa.
b) classifica o TDAH como um transtorno de desenvolvimento.
Essa é a afirmativa que está de acordo com o DSM-V.
Assertiva Correta.
c) aceita a ocorrência dos sintomas em um único ambiente como critério diagnóstico.
De acordo com o DSM-V, os sintomas estão presentes em dois ou mais ambientes.
Assertiva Falsa.
d) descarta a ocorrência de problemas de aprendizagem como critério diagnóstico.
O DSM-V inclui os impactos negativos sobre as atividades acadêmicas como fazendo parte dos critérios. Os problemas para aprender surgem da desatenção e hiperatividade.
Além disso, o DSM-V informa que os transtornos de aprendizagem são comórbidos com o TDAH. Veja:
"Transtorno específico da aprendizagem comumente é comórbido com TDAH"
Assertiva Falsa.
e) abandona o quociente de inteligência (QI) como critério de exclusão para o diagnóstico.
Observe as mudanças entre o DSM-IV e o DSM-V:
"Várias modificações foram feitas para os critérios diagnósticos do transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH).
Foram acrescentados exemplos aos itens dos critérios para facilitar a aplicação ao longo da vida; a descrição da idade de início foi modificada (de 'alguns sintomas de hiperatividade/ impulsividade ou sintomas de desatenção que causaram prejuízo estavam presentes antes dos 7 anos' para 'diversos sintomas de desatenção ou hiperatividade/impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos');
os subtipos foram substituídos por especificadores de apresentação que mapeiam diretamente os subtipos anteriores; um diagnóstico comórbido com o transtorno do espectro autista é permitido agora; e foi feita uma modificação no limiar dos sintomas para adultos, para refletir as evidências substanciais de prejuízo clinicamente significativo do TDAH, com o ponto de corte de cinco sintomas em vez dos seis requeridos para TDAH em pessoas mais jovens, tanto para desatenção quanto para hiperatividade e impulsividade."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
1075) Assinale a alternativa que indica a principal anormalidade da Psicopatologia da sensopercepção.
- A) Ilusão.
- B) Pareidolia.
- C) Catatonia.
- D) Dissociação.
- E) Alucinação.
A alternativa correta é letra E) Alucinação.
Assinale a alternativa que indica a principal anormalidade da Psicopatologia da sensopercepção.
Observe o que Dalgalarrondo fala sobre a temática:
"As alterações qualitativas da sensopercepção são as mais importantes em psicopatologia. Compreendem as ilusões,
as alucinações, a alucinose e a pseudoalucinação."
O autor, portanto, não cita apenas uma alteração como a mais importante.
Contudo, como as alucinações são pontos fundamentais nas discussões sobre as psicoses, a banca considerou a Letra E como correta.
a) Ilusão. (ilusão = percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente.)
b) Pareidolia. (pareidolia = imagens visualizadas voluntariamente a partir de estímulos imprecisos do ambiente)
c) Catatonia. (catatonia = alterações motoras, hipertonia, flexibilidade cerácea e alterações da vontade)
d) Dissociação. (dissociação = fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano)
e) Alucinação.
1076) No curso do processo de adoecimento e até mesmo de internação é comum a evidenciação das defesas psíquicas dos pacientes. Isso se constata pelo fato de o sujeito viver a iminência de perda, com uma angústia própria de aniquilação e que desencadeia em experiências traumáticas, transcritas nos mecanismos de defesa diversos, dos mais primitivos aos secundários. Porém, é importante salientar que tais vivências psíquicas somente são compreensíveis se avaliadas em associação com aspectos biográficos, de personalidade e sociais, sobretudo por envolverem comorbidades em pacientes crônicos. Sobre a depressão como comorbidade psiquiátrica, assinale a alternativa correta.
- A) É facilmente identificada, devido ao quadro orgânico de uma doença crônica sugerir a ocorrência de um quadro depressivo caracterizado por fadiga, perda de apetite, tristeza, concentração diminuída e perda de interesse em atividades cotidianas.
- B) Embora possua difícil diagnóstico, a depressão enquanto comorbidades somente pode ser compreendida como um quadro de situações de tristeza profunda, com extrema lentidão dos processos psíquicos, anedonia, perda do tônus emocional e inibição psicomotora.
- C) Embora de difícil diagnóstico pela sobreposição de sintomas, é identificada pelos sintomas subjetivos como culpabilidade excessiva, vivência punitiva frente a doença, incapacidade de melhora do humor pela expressão de dor emocional intensa, tristeza, desesperança e ideação suicida.
- D) É facilmente identificada, devido a interação entre quadro orgânico e psíquico desencadeada pelo quadro crônico, uma vez que os sintomas concentram-se em tristeza profunda, fadiga, perda de apetite, incapacidade na melhora do humor, concentração diminuída e perda de interesse nas atividades rotineiras.
A alternativa correta é letra C) Embora de difícil diagnóstico pela sobreposição de sintomas, é identificada pelos sintomas subjetivos como culpabilidade excessiva, vivência punitiva frente a doença, incapacidade de melhora do humor pela expressão de dor emocional intensa, tristeza, desesperança e ideação suicida.
Gabarito Letra C
Sobre a depressão como comorbidade psiquiátrica, assinale a alternativa correta.
a) É facilmente identificada, devido ao quadro orgânico de uma doença crônica sugerir a ocorrência de um quadro depressivo caracterizado por fadiga, perda de apetite, tristeza, concentração diminuída e perda de interesse em atividades cotidianas.
Errado. A depressão pode ter causas orgânicas, mas nem sempre terá. Também pode ser crônica, mas esse seria outro diagnóstico. Além disso, esses sintomas podem aparecer em outros transtornos e portanto, não é facilmente identificada.
b) Embora possua difícil diagnóstico, a depressão enquanto comorbidades somente pode ser compreendida como um quadro de situações de tristeza profunda, com extrema lentidão dos processos psíquicos, anedonia, perda do tônus emocional e inibição psicomotora.
Errado. De fato, a depressão como comorbidade é de difícil diagnóstico, mas vários desses sintomas podem ser devidos à outros transtornos, como por exemplo abstinência de algumas substâncias, só para citar um.
c) Embora de difícil diagnóstico pela sobreposição de sintomas, é identificada pelos sintomas subjetivos como culpabilidade excessiva, vivência punitiva frente a doença, incapacidade de melhora do humor pela expressão de dor emocional intensa, tristeza, desesperança e ideação suicida.
Certo! Esse conjunto de sintomas é característico da depressão, e pode ajudar na identificação da depressão em comorbidade com outros transtornos.
d) É facilmente identificada, devido a interação entre quadro orgânico e psíquico desencadeada pelo quadro crônico, uma vez que os sintomas concentram-se em tristeza profunda, fadiga, perda de apetite, incapacidade na melhora do humor, concentração diminuída e perda de interesse nas atividades rotineiras.
Errado. Como visto, não é facilmente identificada e esses sintomas podem ser característicos também de outros transtornos.
Nosso gabarito é Letra C.
1077) Atualmente existem Leis, Decretos e Portarias que regulamentam a inclusão escolar. Assim, os alunos que possuem transtornos globais devem ser incluídos nas Instituições de Ensino de todas as instâncias (fundamental, médio e superior). Conforme aponta Barlow e Durand (2008) todas as pessoas com transtornos globais do desenvolvimento possuem problemas:
- A) Com comportamentos antissociais.
- B) Com comportamentos com desvio de condutas.
- C) Com a linguagem, socialização e cognição.
- D) Com a memória, pensamento e percepção.
A alternativa correta é letra C) Com a linguagem, socialização e cognição.
Gabarito Letra B
Atualmente existem Leis, Decretos e Portarias que regulamentam a inclusão escolar. Assim, os alunos que possuem transtornos globais devem ser incluídos nas Instituições de Ensino de todas as instâncias (fundamental, médio e superior). Conforme aponta Barlow e Durand (2008) todas as pessoas com transtornos globais do desenvolvimento possuem problemas:
a) Com comportamentos antissociais.
b) Com comportamentos com desvio de condutas.
c) Com a linguagem, socialização e cognição.
d) Com a memória, pensamento e percepção.
Os transtornos globais do desenvolvimento hoje são classificados como transtornos do espectro autista. A principal característica desses transtornos são os déficits na comunicação e socialização, bem como na cognição. Veja:
“O transtorno do espectro autista, antes conhecido por transtornos globais do desenvolvimento, é um grupo fenotipicamente heterogêneo de síndromes neuroevolutivas, com hereditariedade poligênica, que se caracteriza por uma ampla gama de problemas na comunicação social e por comportamentos restritos e repetitivos.”
“Os TEA referem-se a três das condições que compõem os transtornos globais do desenvolvimento – transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação –, as quais têm em comum os desvios qualitativos da interação social e da comunicação, além da ocorrência de comportamentos repetitivos e estereotipados (Herold & Connors, 2012). A manifestação sintomatológica é bastante heterogênea nos TEA e muito associada ao nível de desenvolvimento intelectual do indivíduo”
“Algumas condições, reunidas dentro do conceito de transtornos globais do desenvolvimento, merecem descrição sucinta:
A) Transtorno de Asperger: descrito pela primeira vez por Asperger. em 1944, sob o nome de psicopatia autística, é o quadro caracterizado por déficit social, interesses circunscritos, alterações de linguagem e de comunicação (Bowman, 1988; Szatmari, 1991). Sua relação com o autismo é discutível, com a possibilidade de enquadrá-la dentro do espectro autístico descrito por Wing (1988).
B) Transtornos desintegrativos: incluem condições em que ocorre desenvolvimento normal (ou próximo ao normal) nos primeiros anos de vida, seguido por piora dos padrões sociais e de linguagem, juntamente com alterações nas emoções e no relacionamento interpessoal, acompanhadas, após breve intervalo, por estereotipias e hiperatividade. O comprometimento intelectual pode surgir, mas não é obrigatório.
C) Transtorno de Rett: quadro genético associado a retardo mental profundo. afeta especificamente o sexo feminino. com o desenvolvimento de múltiplos déficits específicos, também após período de desempenho normal durante os primeiros anos de vida. Surgem associadas estereotipias gestuais características. redução progressiva do desenvolvimento do perímetro cefálico e convulsões”
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
NETO, Mário Rodrigues Louzã; ELKIS, Helio. Psiquiatria Básica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KAPLAN, Harold I., SADOCK, Benjamin J. Trad. Maria Cristina Monteiro, Daise Batista. Compêndio de psiquiatria. 11.ed. Porto Alegre : ArtMed, 2017.
1078) A doença mental pode provocar sintomas como
- A) fortalecimento da memória.
- B) desequilíbrio emocional.
- C) aumento da lucidez.
- D) diminuição da ansiedade.
A alternativa correta é letra B) desequilíbrio emocional.
Gabarito: Letra B
A doença mental pode provocar sintomas como
a) fortalecimento da memória.
Errado. As doenças mentais podem causar um aumento anormal da memória, em quadros de hipermnésia, mas o fortalecimento da memória em si não é um sintoma de doença mental.
b) desequilíbrio emocional.
Certo! Desequilíbrio emocional é um sintoma muito frequente em quadros psicopatológicos.
c) aumento da lucidez.
Errado. As doenças mentais podem causar a diminuição da lucidez.
d) diminuição da ansiedade.
Errado. As doenças mentais podem causar o aumento da ansiedade.
Nosso gabarito é Letra B
1079) Assinale a alternativa que corresponde ao ramo da medicina que tem como objetivo fornecer a referência, a classificação e a explicação para as modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo
- A) Psicopatologia
- B) Psicologia institucional
- C) Psicologia social
- D) Psicoterapia
Explicação:
O ramo da medicina que tem como objetivo fornecer a referência, a classificação e a explicação para as modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo é a Psicopatologia. A Psicopatologia é responsável pelo estudo dos transtornos mentais, investigando suas causas, sintomas e tratamentos.
Resposta correta: letra A) Psicopatologia.
1080) Não é um dos sintomas da esquizofrenia:
- A) Alucinações visuais.
- B) Alteração no contato com a realidade.
- C) Paranoia.
- D) Tom de voz baixo e pausado.
A alternativa correta é letra D) Tom de voz baixo e pausado.
Gabarito Letra D
Não é um dos sintomas da esquizofrenia:
a) Alucinações visuais.
b) Alteração no contato com a realidade.
c) Paranoia.
d) Tom de voz baixo e pausado.
A esquizofrenia envolve sintomas de alteração no contato com a realidade, que podem se expressar por alucinações visuais e paranoia, por exemplo. Tom de voz baixo e pausado, no entanto, não pode ser considerado um sintoma de esquizofrenia.
“Os sintomas característicos da esquizofrenia envolvem uma gama de disfunções cognitivas, comportamentais e emocionais, mas nenhum sintoma é patognomônico do transtorno. O diagnóstico envolve o reconhecimento de um conjunto de sinais e sintomas associados a um funcionamento profissional ou social prejudicado. Indivíduos com o transtorno apresentarão variações substanciais na maior parte das características, uma vez que a esquizofrenia é uma síndrome clínica heterogênea. Pelo menos dois sintomas do Critério A devem estar presentes durante parte significativa do tempo em um mês ou mais. Pelo menos um desses sintomas deve ser a presença clara de delírios (Critério A1), alucinações (Critério A2) ou discurso desorganizado (Critério A3). Comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico (Critério A4) e sintomas negativos (Critério A5) podem também estar presentes. Nas situações em que ocorre remissão dos sintomas da fase ativa em um mês em resposta ao tratamento, o Critério A ainda é satisfeito se o médico avalia que eles teriam persistido na ausência de tratamento.”
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2020
