Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1121) Segundo Grunspun (2003), assinale a alternativa INCORRETA quanto aos principais distúrbios de alimentação.
- A) A anorexia simples é o comportamento de rejeição alimentar ou seleção de alimentos.
- B) A ruminação é um dos principais distúrbios da alimentação.
- C) A aerofagia é um dos principais distúrbios da alimentação.
- D) A etiologia da obesidade não é associada à compensação.
- E) Apetite pervertido é quando a criança passa a comer substâncias sem valor nutritivo.
A alternativa correta é letra D) A etiologia da obesidade não é associada à compensação.
Gabarito: Letra D
Segundo Grunspun (2003), assinale a alternativa INCORRETA quanto aos principais distúrbios de alimentação.
a) A anorexia simples é o comportamento de rejeição alimentar ou seleção de alimentos.
Certo! Anorexia simples também é chamada de rejeição da alimentação.
“É a diminuição da aceitação da mesma quantidade de comida anteriormente aceita. A seleção da alimentação também é incluida na rejeição, seja quanto à consistência, aparência, gosto, ou quanto à maneira de ser fornecido o alimento.
A rejeição de alimentos é um aspecto peculiar da civilização moderna; não existe ou pelo menos é muito esporádica nas culturas primitivas.
Para distinguir da anorexia nervosa, transtorno grave da alimentação, chamamos de anorexia simples o comportamento de rejeição alimentar ou à seleção de alimentos (Chatoor e col., 1988, Herzog e col, 1996).”
b) A ruminação é um dos principais distúrbios da alimentação.
Certo! A ruminação é a regurgitação do alimento a boca, e é um dos principais distúrbios da alimentação, apesar de ser um transtorno mais raro.
c) A aerofagia é um dos principais distúrbios da alimentação.
Certo! Aerofagia significa engolir ar, e é considerada pelo autor como um dos principais transtornos da alimentação.
d) A etiologia da obesidade não é associada à compensação.
Errado. A obesidade é multicausal, mas a compensação faz parte da etiologia apresentada pelo autor:
“A obesidade pode ter causa única ou as causas podem ser associadas:
a) compensação-possivelmente oral, por falta de outras compensações. A obesidade, tão comum em crianças adotivas, se explicaria pelo fato de, sentindo-se aceitas pela primeira vez na vida, compensa riam de forma oral os anos de privação afetiva. Confirmaria esta compensação a frequência da obesidade em crianças imigrantes, em virtude das dificuldades iniciais de adaptação ao meio social;
b) meio de obter a aprovação dos pais. na verdade, especialmente da mãe. Esta é uma das características psicológicas mais freqüentes. Com crianças que não se sentem amadas, não aceitas no ambiente, não desejadas, o sentimento de culpa materno faz da alimentação um acontecimento especial. A criança, percebendo a importância que a mãe dá à alimentação e esperando obter sua aprovação, sujeita-se à superalimentação para agradá-la:
c) grande número das crianças, 70% das casos, são filhos únicos ou segundos filhos. Quando existem dois filhos, freqüentemente o primeiro apresenta rejeição de alimentação e o segundo, superalimentação. O primeiro apresentaria, por ciúmes, os problemas caracteristicos da rejeição e o segundo, para se sentir aprovado, aceita a superalimentação. De regra, a atitude familiar em relação ao primeiro é de ansiedade e em relação ao segundo de abandono;
d) muito comumente crianças que foram prematuras sujeitam-se à superalimentação para obterem aprovação constante da mãe e preocupação exagerada por seu estado fisico.
Aceitos estes aspectos etiológicos, verificariamos que as crianças rejeitadas aos seis anos seriam muito gordas, e aos 13 anos, muito magras, muitas das vezes culminando em sintomas de colorido histérico, com verdadeira caquexia nervosa
e) casos de crianças operadas e que se sentiam rejeitadas, com problemas anteriores de rejeição alimentar, a partir da cirurgia passam a apresentar superalimentação devido à atenção, carinho, desvelo e solicitude da mãe, o que os leva a aceitar mais os alimentos, sentindo-se aprovadas.”
e) Apetite pervertido é quando a criança passa a comer substâncias sem valor nutritivo.
Certo! Apetite pervertido é outro nome para o transtorno que conhecemos no DSM como pica.
Nosso gabarito é Letra D.
Fonte: Distúrbios da conduta alimentar. Disponível em: https://itgt.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Cap-7.-Dist%C3%BArbios-da-Conduta-Alimentar.pdf
1122) Font (In: SANCHEZ-CANO; BONALS, 2008) esclarece que o enfoque multidimensional da deficiência mental possui cinco dimensões. Qual das alternativas abaixo NÃO é uma das dimensões da deficiência mental de acordo com esse enfoque?
- A) Habilidades Mentais.
- B) Conduta Adaptativa.
- C) Habilidade intrapsíquica.
- D) Saúde.
- E) Contextos.
A alternativa correta é letra C) Habilidade intrapsíquica.
Gabarito: Letra C
Font (In: SANCHEZ-CANO; BONALS, 2008) esclarece que o enfoque multidimensional da deficiência mental possui cinco dimensões. Qual das alternativas abaixo NÃO é uma das dimensões da deficiência mental de acordo com esse enfoque?
a) Habilidades Mentais.
b) Conduta Adaptativa.
c) Habilidade intrapsíquica.
d) Saúde.
e) Contextos.
As dimensões da deficiência mental são: habilidades mentais, ou habilidades intelectuais, conduta adaptativa, ou comportamento adaptativo, participação, interações e papéis sociais, saúde e contextos. Vamos relembrar:
“A definição proposta e o modelo teórico multidimensional da AAMR (2002), explicam a deficiência mental segundo cinco dimensões, que envolvem aspectos relacionados à pessoa; ao seu funcionamento individual no ambiente físico e social; ao contexto e aos sistemas de apoio. São caracterizadas como se segue:
Dimensão I: Habilidades Intelectuais
A inteligência é concebida como capacidade geral, incluindo “raciocínio, planejamento, solução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de idéias complexas, rapidez de aprendizagem e aprendizagem por meio da experiência” (Luckasson, op. cit., p. 40). (...)
Dimensão II: Comportamento Adaptativo
O comportamento adaptativo é definido como o “conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa para corresponder às demandas da vida cotidiana.” (Luckasson e cols., 2002, p. 14). Limitações nessas habilidades podem prejudicar a pessoa nas relações com o ambiente e dificultar o convívio no dia a dia.
Dimensão III: Participação, interações, papéis sociais
Essa dimensão ressalta a importância da participação na vida comunitária. Em relação ao diagnóstico da deficiência mental, dirige-se à avaliação das interações sociais e dos papéis vivenciados pela pessoa, bem como sua participação na comunidade em que vive. A observação e o depoimento são procedimentos de avaliação indicados para essa dimensão, tendo em vista a consideração dos múltiplos contextos envolvidos e a possibilidade diversificada de relações estabelecidas pelo sujeito no mundo físico e social.
Dimensão IV: Saúde
As condições de saúde física e mental influenciam o funcionamento de qualquer pessoa. Facilitam ou inibem suas realizações. A AAMR (2002) indica a necessidade de contemplar, na avaliação diagnóstica da deficiência mental, elementos mais amplos, de modo a incluir fatores etiológicos e de saúde física e mental.
Dimensão V: Contextos
A dimensão contextual considera as condições em que a pessoa vive, relacionando-as com qualidade da vida. Os níveis de contexto considerados estão de acordo com a concepção de Bronfenbrenner (1979), incluindo: (a) o microssistema – o ambiente social imediato, envolvendo a família da pessoa e os que lhe são próximos; (b) o mesossistema – a vizinhança, a comunidade e as organizações educacionais e de apoio; (c) o macrossistema – o contexto cultural, a sociedade, os grupos populacionais.”
Habilidade intrapsíquica não é uma dimensão.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: de Carvalho, Erenice Natália Soares, & Maciel, Diva Maria Moraes de Albuquerque. (2003). Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental Retardation-AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia, 11(2), 147-156. Recuperado em 31 de outubro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2003000200008&lng=pt&tlng=pt
1123) O TDAH é, atualmente, um dos transtornos mais diagnosticados. Parte dos teóricos afirma ser ele um transtorno mental de origem neurobiológica, enquanto outra parte argumenta que se trata de uma forma de rotular e medicar crianças agitadas. É sintoma frequente no TDAH:
- A) baixo índice de inteligência
- B) facilidade para realizar as tarefas
- C) facilidade nos relacionamentos
- D) baixo desempenho escolar
- E) autoestima elevada
A alternativa correta é letra D) baixo desempenho escolar
O TDAH é, atualmente, um dos transtornos mais diagnosticados. Parte dos teóricos afirma ser ele um transtorno mental de origem neurobiológica, enquanto outra parte argumenta que se trata de uma forma de rotular e medicar crianças agitadas. É sintoma frequente no TDAH:
Observe os critérios diagnósticos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, segundo o DSM-V:
"A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):
1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
C. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).
e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).
f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).
g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).
2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvímènto é tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar). Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado.
d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.
e. Com frequência "não para", agindo como se estivesse "com o motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver O indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).
f. Frequentemente fala demais.
g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).
i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).
B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.
C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).
D. Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.
E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância)."DSM-V
Também veja um trecho do artigo "Mau desempenho escolar: uma visão atual" (Siqueira e Gurgel-Giannetti):
"Além dos transtornos específicos de aprendizagem, citam-se o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e transtorno de desenvolvimento de coordenação (TDC) como entidades relacionadas ao mau desempenho escolar."
"Mau desempenho escolar: uma visão atual" (Siqueira e Gurgel-Giannetti)
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra D.
a) baixo índice de inteligência
b) facilidade para realizar as tarefas
c) facilidade nos relacionamentos
d) baixo desempenho escolar
e) autoestima elevada
1124) Apesar de não constar na literatura científica, Reis e Santana dizem que alguns dados mostram que a maior incidência de TDAH ocorre em meninos do que em meninas. Isso ocorre porque:
- A) meninos, em geral, apresentam maior incidência de sintomas hiperativos e comportamentos diruptivos
- B) meninas costumam se mostrar mais introspectivas, apesar do comportamento agressivo
- C) meninas, em geral, mostram comportamento mais impulsivo, embora não diruptivo
- D) meninos costumam ser mais quietos e apresentar menor incidência de comportamento agressivo
- E) meninas, em geral, incomodam menos na escola e são menos encaminhadas à avaliação
A alternativa correta é letra A) meninos, em geral, apresentam maior incidência de sintomas hiperativos e comportamentos diruptivos
(questionável)
Apesar de não constar na literatura científica, Reis e Santana dizem que alguns dados mostram que a maior incidência de TDAH ocorre em meninos do que em meninas. Isso ocorre porque:
Veja um trecho do texto de Reis e Santana:
"Ocorre com maior incidência em meninos, a partir de pesquisas pode-se constatar que de dois meninos existe uma menina com TDAH, e em estudos antigos acreditava-se que para cada menina existiam pelo menos quatro meninos com o diagnóstico.
'A razão da diferença na proporção de meninos/meninas entre os estudos antigos e recentes é simples: as meninas tendem a apresentar mais TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; portanto, incomodam menos na escola e em casa do que os meninos, sendo então menos levadas a avaliação em serviços de saúde mental. Por isso os estudos recentes são realizados com crianças e adolescentes da população em geral ou das escolas. (ROHDE e BENCZIK, 1999, p. 45)'."
"Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - O que é isso?" (Reis e Santana)
Também veja o texto de Seabra:
"De acordo com Smith e Strick (2001), durante muito tempo foi considerado que este transtorno afetava mais gênero masculino do que o gênero feminino; entretanto, pesquisadores tem apontado que ambos são afetados na mesma proporção, embora com características diferentes. Segundo as citadas pesquisadoras, enquanto os meninos tendem a apresentar comportamentos mais agressivos ou disruptivos, as meninas tendem a apresentarem comportamentos silenciosos e retraídos."
"Distúrbios e transtornos de aprendizagem: aspectos teóricos, metodológicos e educacionais" (Seabra)
Com base nesses textos, é possível perceber que tanto a Letra A quanto a Letra E estão corretas.
Portanto, é uma questão com possibilidade de recurso.
a) meninos, em geral, apresentam maior incidência de sintomas hiperativos e comportamentos diruptivos
b) meninas costumam se mostrar mais introspectivas, apesar do comportamento agressivo
c) meninas, em geral, mostram comportamento mais impulsivo, embora não diruptivo
d) meninos costumam ser mais quietos e apresentar menor incidência de comportamento agressivo
e) meninas, em geral, incomodam menos na escola e são menos encaminhadas à avaliação
1125) Segundo Bleger, as condutas defensivas não existem apenas nas patologias. O que caracteriza o normal e o patológico não são essas condutas em si, mas sim o seu grau de aparecimento e a rigidez ou plasticidade na sua dinâmica. A conduta defensiva que se manifesta no corpo denomina-se:
- A) inibição
- B) isolamento
- C) repressão
- D) regressão
- E) conversão
A alternativa correta é letra E) conversão
Sobre o mecanismo de CONVERSÃO, Zimerman (2008, p. 90) menciona:
“FREUD estudou o fenômeno conversivo em suas pacientes marcadamente histéricas. Como diz o nome, conversão consiste no fato de que afetos reprimidos e proibidos de emergirem no consciente, tal como acontece com a deformação simbólica dos sonhos, aparecem disfarçados, convertendo-se em sintomas corporais, sob duas vias: a) através dos órgãos dos sentidos (caso da cegueira histérica, surdez, perda de tacto, etc.); b) por manifestações no sistema nervoso voluntário (contraturas musculares, paralisias motoras, hipo ou hiperestesias, etc.).”
a) inibição
INCORRETA. Para Zimerman (2008, p. 215) a INIBIÇÃO na perspectiva freudiana seria assim compreendida:
“FREUD, em “Inibições, sintomas e angústia” (1926), afirma que se pode dar o nome de inibição a uma considerável limitação de uma função, quando causada por fatores psíquicos. FREUD considera que determinada função do ego fica inibida na mesma proporção que adquire uma significação sexual.”
b) isolamento
INCORRETA. Explicando sobre a defesa ISOLAMENTO Silva (2010) destaca:
“Isolamento: Mecanismo no qual o indivíduo separa a idéia do afeto pelo qual ela estaria unida, assim, a idéia torna-se inócuo, neutro. O afeto pode acabar aparecendo sem a idéia – o sujeito experimenta crises de angústia sem saber por que – e vice e versa. É um mecanismo comum em pacientes terminais onde a pessoa sabe que vai morrer, mas narra sua doença como se não ocorresse com ela.”
c) repressão
INCORRETA. De acordo com Silva (2010):
“Repressão – recalque Considerado um dos mais comuns mecanismos de defesa do Ego, consiste em afastar uma determinada coisa do consciente, mantendo-a a distância – no inconsciente – manipular o conflito, impulsos em competição, tendências a atos que constitui uma ameaça é imagem que fazemos de nós mesmos, afastar-se ou recalcar a consciência um afeto, uma idéia ou apelo do instinto. Resumindo, é o mecanismo que consiste em manter afastado da consciência alguma idéia penosa.”
d) regressão
INCORRETA. Conforme Silva (2010):
“Regressão: é o retorno a atitudes passadas que provaram ser seguras e gratificantes, e às quais a pessoa busca voltar para fugir de um presente angustiante. Devaneios e memórias que se tornam recorrentes, repetitivas. Ex: uma abordagem infantil e imatura do mundo que pode ter permanecido latente por muitos anos pode ser despertada por uma experiência ou situação frustrante numa fase posterior. Adulto dando birra, fazendo pirraça.”
e) conversão
CORRETA. A alternativa é compatível com o que traz a descrição do enunciado e corroborada pela literatura de Zimerman (2008), portanto, opção CERTA.
______________
Fonte consultada:
Silva, E. B. T. (2010). Mecanismos de defesa do ego. Psicologia. PT: O Portal dos psicólogos. Minas Gerais, 7(1), 1-5.
Zimerman, David. Vocabulário contemporâneo de psicanálise [recurso eletrônico] / David Zimerman. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2008.
1126) A atenção é um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado. Em Cunha e cols. (2000), são descritos alguns transtornos de atenção, dentre os quais pode-se citar a
- A) Agnosia.
- B) Confusão.
- C) Aliteração.
- D) Aprosexia.
- E) Alucinação.
A alternativa correta é letra D) Aprosexia.
Gabarito Letra D
A atenção é um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado. Em Cunha e cols. (2000), são descritos alguns transtornos de atenção, dentre os quais pode-se citar a
a) Agnosia.
Errado. A agnosia é uma alteração do reconhecimento.
b) Confusão.
Errado. Desorientação confusional é uma alteração da orientação.
c) Aliteração.
Errado. Aliteração é um recurso de escrita.
d) Aprosexia.
Certo!
“São habitualmente deferidas como transtornos de atenção: a) aprosexia (ausência de atenção; p.ex., demências graves); b) hipoprosexia (diminuição da atenção; p.ex., demência), c) hiperprosexia (atenção espontânea exagerada; p.ex., mania), d) distraibilidade (atenção excitável, inconstante; p.ex., síndrome hipercinética).”
e) Alucinação.
Errado. A alucionação é uma alteração da sensopercepção.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.
1127) A linguagem falada é o meio de comunicação verbal entre as pessoas. A palavra é o envoltório material do pensamento e manifesta a dimensão perceptível das ideias. Em Cunha e cols. (2000), são apresentados quadros patológicos da linguagem falada, de causa predominantemente psíquica, dentre os quais destacam-se:
- A) logorreia, neologismo e disfonia.
- B) estereotipia verbal, parafrasia e disartria.
- C) disfonia, neologismo e mutismo.
- D) parafrasia, mutismo e estereotipia verbal.
- E) disfonia, silogismo e afasia.
A alternativa correta é letra D) parafrasia, mutismo e estereotipia verbal.
Gabarito Letra D
A linguagem falada é o meio de comunicação verbal entre as pessoas. A palavra é o envoltório material do pensamento e manifesta a dimensão perceptível das ideias. Em Cunha e cols. (2000), são apresentados quadros patológicos da linguagem falada, de causa predominantemente psíquica, dentre os quais destacam-se:
a) logorreia, neologismo e disfonia.
Errado. A disfonia não se encaixa nessa classificação, uma vez que tem causa orgânica.
b) estereotipia verbal, parafrasia e disartria.
Errado. A disartria também tem causa orgânica.
c) disfonia, neologismo e mutismo.
Errado. Como dissemos, a disfonia tem causa orgânica.
d) parafrasia, mutismo e estereotipia verbal.
Certo!
“Os principais quadros patológicos da linguagem falada de causa predominantemente psíquica são: a) mutismo; b) logorréia: fluxo incessante, com comprometimento da coesão lógica; o estado mais grave é a chamada fuga de idéias, e ocorre porque a velocidade do fluxo do pensamento ultrapassa as possibilidades de expressão das idéias); c) jargonofasia: as palavras são pronunciadas corretamente, mas não combinam de forma lógica (“salada de palavras”); d) parafrasia: quando são inseridas, numa frase corretamente construída, uma ou várias palavras, sem o mínimo significado com as demais; e) neologismo: formação de uma palavra nova, que passa a ser utilizada em lugar de outra, e cujo significado somente o paciente sabe qual é; f) coprolalia: uso habitual e incontrolável de linguagem obscena e grosseira, fora do contexto adequado, devendo ser analisados a intencionalidade e o automatismo do ato; g) verbigeração ou estereotipia verbal: repetição de sílabas, vocábulos, palavras e até frases inteiras de forma incontrolável e monótona; h) pararrespostas: quando a resposta dada a uma pergunta não guarda a mínima relação com o que foi perguntado”
e) disfonia, silogismo e afasia.
Errado. A disfonia e a afasia tem causa orgânica. Silogismo é uma forma de raciocínio e não uma alteração da linguagem.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.
1128) De acordo com Kaplan, Sadock e Grebb (1997), sobre o e transtorno esquizofreniforme, é correto afirmar que
- A) é idêntico em todos os aspectos à esquizofrenia, exceto pela duração dos sintomas, que são de, no mínimo, duas semanas, porém menos de um mês.
- B) parentes de pacientes com transtorno esquizofreniforme estão menos propensos a terem transtornos do humor do que os parentes dos pacientes com esquizofrenia.
- C) a presença de sintomas afetivos pode predizer um curso favorável, já um afeto embotado pode predizer um curso desfavorável.
- D) a prevalência do transtorno entre os sexos é maior em homens, principalmente em adultos com idade mais avançada.
- E) os bons aspectos de prognóstico incluem um início lento, ausência de prejuízo cognitivo e sintomas afetivos, ainda que deficitários.
A alternativa correta é letra C) a presença de sintomas afetivos pode predizer um curso favorável, já um afeto embotado pode predizer um curso desfavorável.
Gabarito Letra C
De acordo com Kaplan, Sadock e Grebb (1997), sobre o e transtorno esquizofreniforme, é correto afirmar que
a) é idêntico em todos os aspectos à esquizofrenia, exceto pela duração dos sintomas, que são de, no mínimo, duas semanas, porém menos de um mês.
Errado. O transtorno esquizofreniforme dura entre 1 e 6 meses.
b) parentes de pacientes com transtorno esquizofreniforme estão menos propensos a terem transtornos do humor do que os parentes dos pacientes com esquizofrenia.
Errado. Na verdade, eles estão mais propensos.
“Vários estudos mostraram que parentes de indivíduos com transtorno esquizofreniforme têm alto risco de ter outros transtornos psiquiátricos, mas a distribuição destes difere daquela vista nos parentes de pessoas com esquizofrenia e transtornos bipolares. Especificamente, os parentes de pacientes com transtorno esquizofreniforme são mais propensos a apresentar transtornos do humor do que os parentes de daqueles com esquizofrenia, e mais propensos a ter diagnóstico de transtorno do humor psicótico do que os parentes daqueles com transtornos bipolares.”
c) a presença de sintomas afetivos pode predizer um curso favorável, já um afeto embotado pode predizer um curso desfavorável.
Certo!
“Os sinais e sintomas clínicos e o exame do estado mental de um paciente com transtorno esquizofreniforme são idênticos aos de um paciente com esquizofrenia. Entretanto, a presença de sintomas afetivos pode predizer um curso favorável. Em contrapartida, um afeto plano ou embotado pode predizer um curso desfavorável.”
d) a prevalência do transtorno entre os sexos é maior em homens, principalmente em adultos com idade mais avançada.
Errado. Pouco se sabe a respeito da incidência, da prevalência e da proporção entre os sexos do transtorno esquizofreniforme, mas há indicativos que ele é mais frequente entre homens, entretanto, esse transtorno é bem mais comum em adolescentes e adultos jovens.
e) os bons aspectos de prognóstico incluem um início lento, ausência de prejuízo cognitivo e sintomas afetivos, ainda que deficitários.
Errado. Os bons aspectos de prognóstico incluem um rápido início, um grau de prejuízo cognitivo, bom ajuste pré-mórbido e ausência de sintomas afetivos deficitários.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Sadock, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre : Artmed, 2017.
1129) De acordo com Kaplan, Sadock e Grebb (1997), dentre os transtornos de personalidade, qual deles apresenta como característica clínica central a hipersensibilidade à rejeição?
- A) Esquizoide.
- B) Dependente.
- C) Esquizotípica.
- D) Esquiva.
- E) Narcisista.
A alternativa correta é letra D) Esquiva.
Gabarito Letra D
a) Esquizoide.
Errado. Pessoas com personalidade esquizoide não aparentam se importar com a opinião dos outros.
“Pessoas com transtorno da personalidade esquizoide parecem frias e indiferentes; exibem um retraimento distante e demonstram falta de envolvimento com eventos diários e com as preocupações de terceiros. Parecem caladas, distantes, isoladas e insociáveis. Podem viver suas vidas com extraordinariamente pouca necessidade ou vontade de formar laços afetivos e são as últimas a perceber mudanças na moda popular.”
b) Dependente.
Errado. A característica central da personalidade dependente é um padrão global de comportamento dependente e submisso.
c) Esquizotípica.
Errado. Veja as características clínicas da personalidade esquizotípica:
“Indivíduos com transtorno da personalidade esquizotípica exibem perturbação de pensamento e comunicação. Embora não haja transtorno do pensamento totalmente manifesto, sua fala pode ser distinta ou peculiar, pode fazer sentido apenas para eles mesmos e com frequência necessita de interpretação. Assim como ocorre com os afetados por esquizofrenia, o indivíduo com transtorno da personalidade esquizotípica pode desconhecer seus próprios sentimentos e ainda assim ter extrema sensibilidade e consciência a respeito dos sentimentos dos outros, sobretudo os negativos, como de raiva. Esses indivíduos podem ser supersticiosos ou alegar poderes de clarividência e acreditar ser dotados de poderes especiais de pensamento e insight. Seu mundo interior pode estar cheio de relacionamentos imaginários vívidos e temores e fantasias infantis. Eles podem admitir ilusões da percepção ou macropsia e confessar que outras pessoas parecem ser feitas de madeira e todas iguais.”
d) Esquiva.
Certo!
“A hipersensibilidade à rejeição por outros é a característica clínica fundamental do transtorno da personalidade evitativa, e o traço principal da personalidade é a timidez. Essas pessoas desejam o afeto e a segurança da companhia humana, mas justificam sua esquiva a relacionamentos por meio de seu suposto medo de rejeição. Ao conversar com alguém, elas expressam incerteza, demonstram falta de autoconfiança e podem falar de modo discreto. Visto serem hipervigilantes quanto a rejeição, temem falar em público ou fazer pedidos a outras pessoas. Têm inclinação a interpretar mal os comentários dos outros como depreciativos ou ridicularizadores. A recusa de qualquer pedido as leva ao retraimento e se sentirem magoados. Na esfera profissional, pacientes com transtorno da personalidade evitativa costumam assumir empregos que recebem pouca atenção. Eles raramente alcançam muito avanço pessoal ou exercem muita autoridade, mas parecem tímidos e ansiosos por agradar. Essas pessoas, em geral, não estão dispostas a começar relacionamentos a menos que recebam uma forte garantia de aceitação sem críticas. Por consequência, costumam não ter amigos íntimos nem confidentes.”
e) Narcisista.
Errado. A característica central da personalidade narcisista é um sentimento de autoimportância grandioso; consideram-se especiais e esperam tratamento especial.
Nosso gabarito é Letra D.
Fonte: Sadock, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre : Artmed, 2017.
1130) De acordo com Cunha e cols. (2000), com relação ao conteúdo do pensamento existem diversos transtornos, dentre os quais:
- A) desagregação e inibição do pensamento.
- B) delirium e ideias supervalorizadas.
- C) desagregação e fuga de ideias.
- D) ideias supervalorizadas e perseveração.
- E) delirium e inibição do pensamento.
A alternativa correta é letra B) delirium e ideias supervalorizadas.
Gabarito Letra B
De acordo com Cunha e cols. (2000), com relação ao conteúdo do pensamento existem diversos transtornos, dentre os quais:
a) desagregação e inibição do pensamento.
Errado. A desagregação e a inibição do pensamento são alterações do curso do pensamento.
b) delirium e ideias supervalorizadas.
Certo!
“No exame do conteúdo do pensamento, encontra-se, historicamente, o maior acervo de estudos sobre essa função psíquica, sendo os principais transtornos nessa área os delírios, as idéias supervalorizadas e o delirium.
Os delírios (do latim de, fora, e liros, sulco; sair da trilha arada, desviar o arado do sulco) podem ser classificados de diversas maneiras: a) conforme a sua temática (de desconfiança, de perseguição, de influência, de prejuízo, de referência, de autopreferência, de ciúme, de grandeza, de descendência ou de linhagem ilustre [genealógico], de invenção, de transformação cósmica, de prestígio, de missão divina, de reforma social, de possessão diabólica ou divina, de natureza hipocondríaca, de negação e transformação, de culpa, de auto-acusação, de ruína e vários outros, de acordo com a plasticidade da trama delirante); b) conforme o grau de elaboração (sistematizados e não-sistematizados); c) conforme o curso evolutivo (agudos e crônicos).
As idéias supervalorizadas são aquelas situações em que a alteração afetiva do paciente causa uma perturbação da capacidade de ajuizar, sem a gravidade e a convicção dos delírios. A esta tendência, determinada mais por fatores afetivos do que por fatores lógicos, denomina-se clinicamente de inclinação das idéias, e, quando tal idéia absorve a personalidade do indivíduo e passa a determinar sua conduta, temos o que se denomina de idéia sobrevalorizada ou juízo desviado. Quando tais manifestações se tornam irredutíveis, quando o indivíduo perde a capacidade de estabelecer o confronto entre o objetivo e o subjetivo, então já se fala em juízos delirantes.
Quanto ao delirium, emprega-se esta forma latina para caracterizar uma alteração da consciência-vigilância de natureza orgânica, com a presença de delírios, por exemplo, delirium tremens, delirium febril.”
c) desagregação e fuga de ideias.
Errado. Essas também são alterações do curso do pensamento.
d) ideias supervalorizadas e perseveração.
Errado. A perseveração também é uma alteração do curso do pensamento.
e) delirium e inibição do pensamento.
Errado. Como dissemos, a inibição do pensamento é uma alteração do curso do pensamento.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.