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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1171) Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). São subdivisões dos Transtornos Esquizofreniformes:

  • A) Apenas I.
  • B) Apenas II e IV.
  • C) Apenas II, III e IV.
  • D) Apenas I, II e III.
  • E) I, II, III e IV.

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A alternativa correta é letra E) I, II, III e IV.

Explicação:

Os Transtornos Esquizofreniformes são caracterizados por apresentarem sintomas semelhantes aos da esquizofrenia, porém com uma duração mais curta. As subdivisões desses transtornos incluem:

  • I. Transtornos delirantes ou paranoides: Estes transtornos envolvem a presença de delírios como sintoma predominante, podendo incluir preocupações persecutórias ou grandiosas sem a presença de alucinações significativas.
  • II. Transtornos breves: Refere-se a transtornos com duração breve, geralmente de algumas semanas a alguns meses, caracterizados por sintomas psicóticos.
  • III. Transtornos acompanhados de sintomas afetivos proeminentes: Estes transtornos apresentam sintomas de humor, como depressão ou mania, como parte significativa da apresentação clínica, juntamente com sintomas psicóticos.
  • IV. Transtornos sem todos os sintomas exigidos para esquizofrenia: Esta categoria inclui transtornos com sintomas psicóticos que não preenchem todos os critérios necessários para um diagnóstico de esquizofrenia, mas ainda assim apresentam uma sintomatologia significativa.

Portanto, a alternativa correta (letra E) indica que todas essas subdivisões são características dos Transtornos Esquizofreniformes.

1172) A respeito da dislexia, analise as afirmativas a seguir.

  • A) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

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A alternativa correta é letra D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Gabarito: Letra D

I. A dislexia afeta em torno de 15% das crianças em idade escolar.

Errado. A dislexia afeta de 3 a 5% das crianças em idade escolar.

Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que acomete em torno de 3% a 5% dos escolares. Dificuldade na aquisição e fluência da leitura e escrita, desenvolvimento cognitivo dentro dos padrões de normalidade, déficit no processamento fonológico e baixo desempenho em algumas habilidades cognitivas são as principais características encontradas nesse transtorno.” 

 

II. As crianças com problemas de aprendizagem têm, muitas vezes, inteligência média ou acima da média.

Certo! Veja:

Muitas crianças com deficiência de aprendizagem tem inteligência média ou acima da média; algumas, de fato, são extremamente brilhantes. É esse paradoxo que muitas vezes alerta os médicos da possível presença de uma deficiência de aprendizagem. O problema não é simplesmente que a criança tem dificuldade em acompanhar seus colegas. O que acontece é que seu desempenho não é compatível com seu próprio potencial.” 

 

III. A dislexia tem a ver com o processamento de informações sensórias

Certo! A dificuldade com processamento de informações é uma característica comum da dislexia.

“A dislexia é um transtorno que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. Ela tem as suas raízes em sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico. Essa diferença no processamento fonológico faz com que pessoas com dislexia tenham dificuldade para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequência de letras que os representam. Outras características comuns da dislexia incluem dificuldades com nomeação rápida, memória de trabalho e processamento de informações. Representando um déficit na capacidade de simbolizar, começa a se definir a partir da necessidade que tem a criança de lidar receptivamente ou expressivamente com a representação da realidade, ou antes, com a simbolização da realidade, ou também dizer, com a nomeação do poder-se no mundo. (POPOVIC, 1968, apud SEMKIV, 2013, p. 29591) “

 

Assim, apenas II e III estão corretas.

Gabarito: Letra D

 

Fonte:

Rodrigues, Sônia das Dores, & Ciasca, Sylvia Maria. (2016). Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Revista Psicopedagogia33(100), 86-97. Recuperado em 02 de dezembro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000100010&lng=pt&tlng=pt.

1173) Uma psicóloga atende a uma criança do sexo feminino, de 8 anos de idade, encaminhada por estar apresentando problemas de comportamento em sala de aula.

  • A) Dislexia.
  • B) Transtorno de déficit de atenção.
  • C) Deficiência intelectual.
  • D) Transtorno de ajustamento.
  • E) Transtorno de conduta.

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A alternativa correta é letra B) Transtorno de déficit de atenção.

Gabarito: Letra B

 

Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto.
a)  Dislexia.

Errado. Não há, no relato, indícios de dificuldade na leitura.


b)  Transtorno de déficit de atenção.

Certo! Os sintomas apresentados por essa criança são compatíveis com um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

““A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):

1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades

b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas

c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente

d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho

e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades

f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado

g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades

h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).

i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas

 

2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

.

a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.

b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado

c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)

d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.

e. Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado”

f. Frequentemente fala demais.

g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída

h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez

i. Frequentemente interrompe ou se intromete

 

c)  Deficiência intelectual.

Errado. No relato a criança não apresenta déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência.


d)  Transtorno de ajustamento.

Errado. No transtorno de ajustamento há apresentações que se dão em resposta a um estressor identificável mas não satisfazem os critérios para qualquer outro transtorno específico. Não há indicativo de estressores no relato.


e)  Transtorno de conduta.

Errado. O transtorno de conduta se caracteriza por comportamentos que violam os direitos básicos de terceiros, como assédio e furtos. A criança do relato não apresenta esses comportamentos.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

1174) A presença dos sintomas relacionados abaixo, por um período determinado, são característicos de um transtorno. Analise-os.

  • A) Depressão profunda.
  • B) Transtorno bipolar com predomínio maníaco.
  • C) Neurose pós-traumática.
  • D) Distimia.
  • E) Esquizofrenia.

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Resposta Correta:

E) Esquizofrenia

Explicação:

Os sintomas listados (embotamento afetivo, desorganização da linguagem, desorganização do comportamento e delírios bizarros ou alucinações) são características da esquizofrenia, um transtorno mental grave que afeta a percepção, o pensamento e o comportamento.

1175) O considerado “normal” em psicopatologia é uma questão controversa, na medida em que suas definições dependem da abordagem teórica do profissional, suas opções filosóficas e ideológicas. Uma das definições de normalidade, na qual tal conceito identifica norma e frequencia, sendo considerado normal o que pode ser observado com maior frequencia é o conceito conhecido como normalidade                                     é o conjunto de técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos e empiricamente observáveis.

  • A) estatística.
  • B) como processo.
  • C) funcional.
  • D) ideal.

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A alternativa correta é letra A) estatística.

Gabarito: Letra A

O considerado “normal” em psicopatologia é uma questão controversa, na medida em que suas definições dependem da abordagem teórica do profissional, suas opções filosóficas e ideológicas. Uma das definições de normalidade, na qual tal conceito identifica norma e frequencia, sendo considerado normal o que pode ser observado com maior frequencia é o conceito conhecido como normalidade                                     é o conjunto de técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos e empiricamente observáveis.

 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
a)  estatística.

Certo! É na normalidade estatística que o que se observa com mais frequência é o considerado normal.

Normalidade estatística identifica norma e freqüência. Trata-se de um conceito de normalidade que se aplica especialmente a fenômenos quantitativos, com determinada distribuição estatística na população geral (como peso, altura, tensão arterial, horas de sono, quantidade de sintomas ansiosos, etc.). O normal passa a ser aquilo que se observa com mais freqüência. Os indivíduos que se situam estatisticamente fora (ou no extremo) de uma curva de distribuição normal passam, por exemplo, a ser considerados anormais ou doentes. É um critério muitas vezes falho em saúde geral e mental, pois nem tudo o que é freqüente é necessariamente “saudável”, e nem tudo que é raro ou infreqüente é patológico. Tomem-se como exemplo fenômenos como as cáries dentárias, a presbiopia, os sintomas ansiosos e depressivos leves, o uso pesado de álcool, fenômenos estes que podem ser muito freqüentes, mas que evidentemente não podem, a priori, ser considerados normais ou saudáveis.”


b)  como processo.

Errado. Esse critério considera aspectos dinâmicos, não apenas a frequência.

“. Nesse caso, mais que uma visão estática, consideram-se os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo, de crises, de mudanças próprias a certos períodos etários. Esse conceito é particularmente útil na chamada psicopatologia do desenvolvimento relacionada a psiquiatria e psicologia clínica de crianças, adolescentes e idosos.”


c)  funcional.

Errado. A questão apresenta um critério baseado em aspectos quantitativos, que não é o que a normalidade funcional analisa.

Tal conceito baseia-se em aspectos funcionais e não necessariamente quantitativos. O fenômeno é considerado patológico a partir do momento em que é disfuncional e produz sofrimento para o próprio indivíduo ou para seu grupo social.”


d)  ideal.

Errado. A normalidade ideal é um dado arbitrário, não baseado em estatísticas.

“A normalidade aqui é tomada como certa “utopia”. Estabelece-se arbitrariamente uma norma ideal, aquilo que é supostamente “sadio”, mais “evoluído”. Tal norma é, de fato, socialmente constituída e referendada. Depende, portanto, de critérios socioculturais e ideológicos arbitrários e, às vezes, dogmáticos e doutrinários. Exemplos de tais conceitos de normalidade são aqueles com base na adaptação do indivíduo às normas morais e políticas de determinada sociedade (como nos casos do macarthismo nos Estados Unidos e do pseudodiagnóstico de dissidentes políticos como doentes mentais na antiga União Soviética).”

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

1176) O CID-10, composto pela classificação de transtornos mentais e de comportamento, apresenta descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Em relação ao CID-10, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

  • A) F, V, F, F
  • B) V, V, V, F
  • C) V, F, F, V
  • D) F, F, V, V

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Resposta:

D) F, F, V, V

Explicação:

  • (F) Esquizofrenia e transtornos psicóticos agudos não estão classificados como transtornos mentais orgânicos no CID-10.
  • (F) Transtorno fóbico-ansioso e transtorno obsessivo-compulsivo não estão classificados como transtornos do humor no CID-10.
  • (V) Transtornos alimentares, transtornos não orgânicos de sono e disfunção sexual não orgânica estão classificados como transtornos comportamentais associados a perturbações fisiológicas e fatores físicos no CID-10.
  • (V) Transtornos de identidade sexual e transtornos de hábitos e impulsos estão classificados como transtornos de personalidade e de comportamentos em adultos no CID-10.

1177) Nos últimos anos, numerosos estudos têm apresentado contribuições à compreensão do autismo.

  • A) O diagnóstico de autismo só é feito a partir de 3 anos de idade.
  • B) A criança autista é especialmente sensível à voz humana.
  • C) A criança autista não é afetada por mudanças no meio ambiente.
  • D) O gesto da criança de apontar objetos para os pais ou cuidadores é fundamental para o diagnóstico diferencial do autismo.
  • E) A criança autista apresenta comportamentos muito diversificados.

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A alternativa correta é letra D) O gesto da criança de apontar objetos para os pais ou cuidadores é fundamental para o diagnóstico diferencial do autismo.

Gabarito: Letra D

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
a)  O diagnóstico de autismo só é feito a partir de 3 anos de idade.

Errado. Não há idade fixa para diagnóstico do autismo, em algumas vezes ele pode ser percebido pelos pais antes mesmo da criança completar um ano de idade.


b)  A criança autista é especialmente sensível à voz humana.

Errado. É comum que crianças autistas sequer deem atenção a voz humana, por não serem gratificantes, ou emocionalmente interessantes. Alguns estudos indicam que há uma anomalia no reconhecimento da voz em indivíduos com autismo.


c)  A criança autista não é afetada por mudanças no meio ambiente.

Errado. Crianças autistas são muito apegadas as suas rotinas, e as mudanças no meio ambiente em que elas estão inseridas podem gerar desconfortos muito maiores que em indivíduos sem o transtorno.


d)  O gesto da criança de apontar objetos para os pais ou cuidadores é fundamental para o diagnóstico diferencial do autismo.

Certo. Uma criança com desenvolvimento normal, por volta dos doze meses, tem o comportamento de apontar objetos que deseja ou para mostrar a outras pessoas. Se uma criança nessa idade não demonstra esse comportamento, há um indicativo de autismo.


e)  A criança autista apresenta comportamentos muito diversificados.

Errado. A criança autista apresenta comportamentos estereotipados e com repertório reduzido.

 

Nosso gabarito é Letra D

1178) O número de adolescentes que apresentam distúrbios do comportamento alimentar tem aumentado significativamente nos últimos anos.

  • A) O diagnóstico de bulimia é feito exclusivamente com base no comportamento do adolescente que força o vômito após a ingestão de alimentos.
  • B) A anorexia nervosa é um quadro presente exclusivamente em adolescentes do sexo feminino.
  • C) Os pacientes bulímicos costumam apresentar problemas dentários e estomacais.
  • D) A bulimia é um quadro pouco comum em mulheres adultas.
  • E) Os quadros de bulimia não sofrem influência de aspectos culturais.

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A alternativa correta é letra C) Os pacientes bulímicos costumam apresentar problemas dentários e estomacais.

Gabarito: Letra C

 

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
a)  O diagnóstico de bulimia é feito exclusivamente com base no comportamento do adolescente que força o vômito após a ingestão de alimentos.

Errado. Para diagnóstico de bulimia são necessários episódios de compulsão alimentar associados a comportamentos compensatórios, como o vômito autoinduzido. 


b)  A anorexia nervosa é um quadro presente exclusivamente em adolescentes do sexo feminino.

Errado. Esse é o público mais atingido pela anorexia, mas não é o único.


c)  Os pacientes bulímicos costumam apresentar problemas dentários e estomacais.

Certo! Os comportamentos compensatórios da bulimia podem causar esses efeitos.

“Não existe, atualmente, teste diagnóstico específico para bulimia nervosa. Entretanto, diversas anormalidades laboratoriais podem ocorrer em conseqüência da purgação e aumentar a certeza diagnóstica, incluindo anormalidades eletrolíticas, como hipocalemia (que pode provocar arritmias cardíacas), hipocloremia e hiponatremia. A perda de ácido gástrico pelo vômito pode produzir alcalose metabólica (nível sérico de bicarbonato elevado), e a indução freqüente de diarréia ou desidratação devido a abuso de laxantes e diuréticos pode causar acidose metabólica. Alguns indivíduos com bulimia nervosa exibem níveis ligeiramente elevados de amilase sérica, provavelmente refletindo aumento na isoenzima salivar. O exame físico geralmente não revela achados físicos. Entretanto, a inspeção da boca pode revelar perda significativa e permanente do esmalte dentário, em especial das superfícies linguais dos dentes da frente devido aos vômitos recorrentes. Esses dentes podem lascar ou parecer desgastados, corroídos e esburacados. A frequência de cáries dentárias também pode ser maior.”


d)  A bulimia é um quadro pouco comum em mulheres adultas.

Errado. Mulheres com 30, 40, 50 anos de idade também podem ter bulimia.


e)  Os quadros de bulimia não sofrem influência de aspectos culturais.

Errado. A pressão estética das mídias sociais é um fator de risco para bulimia.

“Observou-se que a internalização de um ideal corporal magro aumenta o risco de desenvolver preocupações com o peso, o que, por sua vez, aumenta o risco de desenvolver bulimia nervosa. Indivíduos que sofreram abuso sexual ou físico na infância têm um risco maior de desenvolver o transtorno.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

1179) No caso de síndromes ansiosas, analise as afirmativas a seguir.

  • A) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

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A alternativa correta é letra C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

Gabarito: Letra C

Certo! Esses são sintomas característicos das crises de pânico.

“As crises de pânico são crises intensas de ansiedade, nas quais ocorre importante descarga do sistema nervoso autônomo. Assim, ocorrem sintomas como: batedeira ou taquicardia, suor frio, tremores, desconforto respiratório ou sensação de asfixia, náuseas, formigamentos em membros e/ou lábios. Nas crises intensas, os pacientes podem experimentar diversos graus da chamada despersonalização. Essa se revela como sensação de a cabeça ficar leve, de o corpo ficar estranho, sensação de perda do controle, estranhar-se a si mesmo. Pode ocorrer também a desrealização (sensação de que o ambiente, antes familiar, parece estranho, diferente, não-familiar). Além disso, ocorre com freqüência nas crises de pânico um considerável medo de ter um ataque do coração, um infarto, de morrer e/ou enlouquecer. As crises são de início abrupto (chegam ao pico em 5 a 10 minutos) e de curta duração (duram geralmente não mais que uma hora). São muitas vezes desencadeadas por determinadas condições, como: aglomerados humanos, ficar “preso” (ou com dificuldade para sair) em congestionamentos no trânsito, supermercados com muita gente, shopping centers, situações de ameaça, etc. (Costa Pereira, 1997).” 

No DSM, temos os seguintes critérios:

“A. Ataques de pânico recorrentes e inesperados. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas:

Nota: O surto abrupto pode ocorrer a partir de um estado calmo ou de um estado ansioso.

1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia.

2. Sudorese.

3. Tremores ou abalos.

4. Sensações de falta de ar ou sufocamento.

5. Sensações de asfixia.

6. Dor ou desconforto torácico.

7. Náusea ou desconforto abdominal.

8. Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio.

9. Calafrios ou ondas de calor.

10. Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento).

11. Desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distanciado de si mesmo).

12. Medo de perder o controle ou “enlouquecer”.

13. Medo de morrer

 

Certo! Veja:

“O quadro de ansiedade de origem orgânica é constituído por uma síndrome ansiosa (em crises ou generalizada) que é claramente resultante de uma doença, uso de fármacos ou outra condição orgânica. Nesses casos, a síndrome ansiosa segue-se à instalação de uma doença orgânica (p. ex., hipertireoidismo, lúpus eritematoso sistêmico, etc.) ou condição orgânica (uso de medicamentos como corticóides; medicamentos para o tratamento da hepatite C, como o interferon; ou ainda de substâncias tóxicas, como o chumbo ou o mercúrio). As síndromes ansiosas também são comuns nos quadros psicopatológicos associados ao período pré-menstrual. Na ansiedade de base orgânica, é particularmente freqüente a presença da irritabilidade e da labilidade do humor.” 

 

Errado. Os dois transtornos podem estar associados, mas não necessariamente.

“Denomina-se o quadro de transtorno de pânico caso as crises sejam recorrentes, com desenvolvimento de medo de ter novas crises, preocupações sobre possíveis implicações da crise (perder o controle, ter um ataque cardíaco ou enlouquecer) e sofrimento subjetivo significativo. A síndrome do pânico pode ou não ser acompanhada de agorafobia, ou seja, fobia de lugares amplos e aglomerações (Nardi; Valença, 2005).”

 

Assim, apenas I e II estão corretas.

Gabarito Letra C

Referência

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

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1180) A Síndrome de Tourette é um quadro psicopatológico de baixa incidência, que afeta profundamente o desenvolvimento da criança e tem profundas repercussões sobre seus familiares.

  • A) Os sintomas da Síndrome de Tourette podem ser reconhecidos desde os primeiros anos de vida.
  • B) O principal sintoma da Síndrome de Tourette são os distúrbios verbais.
  • C) A Síndrome de Tourette é mais comum em crianças do sexo feminino.
  • D) A Síndrome de Tourette não costuma estar associada a distúrbios obssessivo‐compulsivos.
  • E) A Síndrome de Tourette é diagnosticada devido à identificação de sintomas motores e verbais.

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A alternativa correta é letra E) A Síndrome de Tourette é diagnosticada devido à identificação de sintomas motores e verbais.

Gabarito: Letra E

 

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
a)  Os sintomas da Síndrome de Tourette podem ser reconhecidos desde os primeiros anos de vida.

Errado. Os sintomas geralmente aparecem por volta dos cinco anos de idade.


b)  O principal sintoma da Síndrome de Tourette são os distúrbios verbais.

Errado. A síndrome de Tourette é um transtorno de tique, caracterizada por múltiplos tiques motores e pelo menos um tique vocal.


c)  A Síndrome de Tourette é mais comum em crianças do sexo feminino.

Errado. A proporção estimada é de haver 3 crianças do sexo masculino com Tourette para 1 do sexo feminino.


d)  A Síndrome de Tourette não costuma estar associada a distúrbios obssessivo‐compulsivos.

Errado. Essa associação é bem comum.

“Os sintomas do transtorno de Tourette são piorados por estresse e um ciclo vicioso pode se desenvolver no qual os sintomas resultam em estresse soda!, que, por sua vez, aumenta a propensão dos sintomas, O transtorno geralmente aparece por volta dos 7 anos, e fende três vezes mais a ocorrer no sexo masculino do que no feminino e dura por toda a fase adulta (Comings, 1990), Os indivíduos com o transtorno de Tourette freqüentemente também apresentam sintomas do transtorno de déficit de atenção hiperatividade e do transtorno obsessivo-compulsivo (Comings & Comings, 1990).”


e)  A Síndrome de Tourette é diagnosticada devido à identificação de sintomas motores e verbais.

Certo!

“O transtorno de Tourette envolve tiques, como no transtorno no de tique, mas frequentemente envolvem mais e maiores grupos musculares, de modo que os movimentos motores são mais pronunciados, Mais importante, o transtorno de Tourette envolve tiques vocais que resultam em grunhidos, ganidos, latidos e palavras, Tantos quantos 30% dos indivíduos com o transtorno de Tourette têm um tique verbal que envolve a elocução involuntária de obscenidades (Comings, 1990), Por exemplo, na ausência de qualquer razão para fazê-lo, o individuo poderia gritar palavras que a maioria das outras pessoas considera chocante, Esta síndrome conhecida como coprolalia pode obviamente ser muito disruptiva do funcionamento psicossocial normal. Os tiques observados no transtorno de Tourette podem ser voluntariamente suprimidos durante breves períodos de tempo, mas logo que a atenção é divergida, eles retornam.”

“Transtorno de Tourette 307.23 (F95.2)

A. Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo.

B. Os tiques podem aumentar e diminuir em frequência, mas persistiram por mais de um ano desde o início do primeiro tique.

C. O início ocorre antes dos 18 anos de idade.

D. A perturbação não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., cocaína) ou a outra condição médica (p. ex., doença de Huntington, encefalite pós-viral).”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Holmes, David. Psicologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 1997

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