Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1301) Com relação à problematização e conceituação de Canguilhem (2015) acerca dos processos de saúde e doença, dos estados normais e patológicos, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
- A) F, V, V, F, V
- B) V, F, V, V, V
- C) V, V, F, F, V
- D) V, V, F, F, F
- E) F, F, V, V, F
A alternativa correta é letra A) F, V, V, F, V
Gabarito: Letra A
(F) A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.
Falso. Essa é a concepção de saúde para a OMS, não para Canguilhem. O autor fala em um contínuo entre o normal e o patológico.
(V) A fronteira entre o normal e o patológico é imprecisa para diversos indivíduos considerados simultaneamente, mas é precisa para um único indivíduo considerado sucessivamente, sendo que este indivíduo é quem deve avaliá-la.
Verdadeiro! Veja:
“A fronteira entre o normal e o patológico é imprecisa para diversos indivíduos considerados simultaneamente, mas é perfeitamente precisa para um único e mesmo indivíduo considerado sucessivamente. Aquilo que é normal, apesar de ser normativo em determinadas condições, pode se tornar patológico em outra situação, se permanecer inalterado. O indivíduo é que avalia essa transformação porque é ele que sofre suas conseqüências, no próprio momento em que se sente incapaz de realizar as tarefas que a nova situação lhe impõe. Certa ama, que cumpria perfeitamente os deveres inerentes a seu cargo, só veio a saber de sua hipotensão pelos distúrbios neurove-getativos que sentiu, no dia em que a levaram para passar férias na montanha. Sem dúvida, ninguém é obrigado a viver em elevadas altitudes.”
(V) Patológico remete a um sentimento direto e concreto de sofrimento, impotência e vida contrariada.
Verdadeiro! Veja:
“O anormal não é o patológico. Patológico implica pathos, sentimento direto e concreto de sofrimento e de impotência, sentimento de vida contrariada. Mas o patológico é realmente o anormal. Rabaud distingue anormal de doente, porque, segundo o uso recente e incorreto, faz de anormal o adjetivo de anomalia, e, nesse sentido, fala em anormais doentes [97, 481]; no entanto, como, por outro lado, ele distingue muito nitidamente, segundo o critério fornecido pela adaptação e pela viabilidade, a doença da anomalia [97, 477], não vemos nenhuma razão para modificarmos nossas distinções de vocábulos e de sentido.”
(F) A cura refere-se à recuperação de um estado de normas individuais saudáveis anteriores ao processo patológico.
Falso. Essa não é a definição de cura para o autor.
“A cura é a reconquista de um estado de estabilidade das normas fisiológicas. Ela estará mais próxima da doença ou da saúde na medida em que essa estabilidade estiver mais ou menos aberta a eventuais modificações. De qualquer modo, nenhuma cura é uma volta à inocência biológica. Curar é criar para si novas normas de vida, às vezes superiores às antigas. Há uma irreversibilidade da normatividade biológica.”
(V) A vida é uma atividade normativa, caracterizada, assim, pela capacidade de instituir normas ante as condições do meio.
Verdadeiro! Veja:
“A atribuição de um valor de "normal" às constantes cujo conteúdo é determinado cientificamente pela fisiologia reflete a relação da ciência da vida com a atividade normativa da vida e, no que se refere à ciência da vida humana, com as técnicas biológicas de produção e de instauração do normal, mais especificamente com a medicina.”
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: 6.ed.O normal e o patológico / Georges Canguilhem; tradução de Mana Thereza Redig de Carvalho Barrocas; revisão técnica Manoel Barros da Motta; tradução do posfácio de Piare Macherey e da apresentação de Louis Althusser, Luiz Otávio Ferreira Barreto Leite. - 6.ed. rev. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
1302) Sobre o caso clínico descrito a seguir, responda a questão.
- A) Transtorno de Personalidade Borderline.
- B) Esquizofrenia .
- C) Transtorno Delirante Persistente.
- D) Transtorno Somatoforme.
A alternativa correta é letra B) Esquizofrenia .
Gabarito: Letra B
Qual o diagnóstico psiquiátrico do paciente descrito no caso clínico?
O paciente apresenta delírios, alucinações visuais e auditivas, sintomas presentes na esquizofrenia. Excluímos o transtorno delirante por haver a presença de delírios. A personalidade borderline não apresenta esses sintomas, e o quadro não pode ser explicado simplesmente como somatoforme.
a) Transtorno de Personalidade Borderline. b) Esquizofrenia . c) Transtorno Delirante Persistente. d) Transtorno Somatoforme.
Nosso gabarito é Letra B
1303) “__________________ consiste em uma alteração da consciência da identidade do eu, que se caracteriza por sentimentos persistentes de irrealidade, distanciamento ou estranheza em relação a si mesmo ou ao próprio corpo. Na _________________, os mesmos sentimentos se referem ao ambiente. Muitas vezes, a síndrome __________________ se acompanha de neotimias (alteração da afetividade). Essa síndrome é encontrada no transtorno de pânico (durante os ataques de pânico), no transtorno depressivo maior, na esquizofrenia (em uma fase conhecida como trema) e no transtorno do estresse pós-traumático.”
- A) Desrealização/ despersonalização/ desrealização-despersonalização
- B) Delírio/ alucinação/ delirante-alucinatória
- C) Despersonalização/ desrealização/ despersonalização- desrealização
- D) Apatia/ abulia/ síndrome apático-abúlica
A alternativa correta é letra C) Despersonalização/ desrealização/ despersonalização- desrealização
Base teórica para a compreensão da questão
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o recorte textual a seguir, extraído da obra de Cheniaux (2017), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“Despersonalização consiste em uma alteração da consciência da identidade do eu, que se caracteriza por sentimentos persistentes de irrealidade, distanciamento ou estranheza em relação a si mesmo ou ao próprio corpo. Na desrealização, os mesmos sentimentos se referem ao ambiente. Muitas vezes a síndrome de despersonalização-desrealização se acompanha de neotimias (alteração da afetividade). Essa síndrome é encontrada no transtorno de despersonalização, no transtorno de pânico (durante os ataques de pânico), no transtorno depressivo maior, na esquizofrenia (em uma fase conhecida como trema) e no transtorno de estresse pós-traumático.”
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” (Despersonalização/ desrealização/ despersonalização- desrealização) preenche corretamente o que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
CHENIAUX, Elie. Manual de Psicopatologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2017.
1304) “Prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritivos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário”.
- A) síndrome de Rett.
- B) mutismo seletivo.
- C) transtorno do espectro autista.
- D) transtorno do movimento estereotipado.
A alternativa correta é letra C) transtorno do espectro autista.
Essas características são critérios para o diagnóstico de:
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"O transtorno do espectro autista um novo transtorno do DSM-5 que engloba o transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância, o transtorno de Rett e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação do DSM-IV. Ele é caracterizado por déficits em dois domínios centrais: 1) déficits na comunicação social e interação social e 2) padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades."
Fonte: DSM-V
Agora vamos analisar as alternativas.
a) síndrome de Rett.
Conforme vimos, o Transtorno do Espectro Autista engloba esse transtorno (segundo a classificação do DSM-V).
Assertiva Falsa.
b) mutismo seletivo.
A questão não citou sintomas específicos da fala.
Assertiva Falsa.
c) transtorno do espectro autista.
Essa é a alternativa que está de acordo com os sintomas apresentados.
Assertiva Correta.
d) transtorno do movimento estereotipado.
Veja o diagnóstico diferencial:
"Movimentos estereotipados podem ser um sintoma de apresentação de transtorno do espectro autista e devem ser considerados quando movimentos e comportamentos repetitivos estão sendo avaliados. Déficits na comunicação social e na reciprocidade, que se manifestam no transtorno do espectro autista, costumam estar ausentes no transtorno do movimento estereotipado; assim, interações sociais, comunicação social e comportamentos e interesses repetitivos e rígidos constituem aspectos distintivos. Quando o transtorno do espectro autista está presente, o transtorno do movimento estereotipado somente é diagnosticado quando há autolesão, ou quando os comportamentos estereotipados são suficientemente graves para tomarem-se foco de tratamento."
Fonte: DSM-V
Assertiva Falsa.
Portanto, a alternativa correta é a Letra C.
1305) Alguns alcoolatras apresentam desorientação espacial e temporal com alucinações durante a abstinência ou em casos de infecção ou lesão cerebral.
- A) fase destrutiva.
- B) fragmentação do self.
- C) deterioração cerebral.
- D) deliriun tremens.
- E) perda de controle.
A alternativa correta é letra D) deliriun tremens.
Este quadro denomina-se
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"O delirium tremens é uma forma grave de síndrome de abstinência ao álcool, em que ocorrem, além dos sintomas clássicos do delirium (rebaixamento do nível de consciência, confusão mental, desorientação temporoespacial, etc.), intensas manifestações autonômicas (como tremores, febre, sudorese profusa, etc.), ilusões e alucinações visuais e táteis marcantes, principalmente com insetos e pequenos animais (zoopsias)."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) fase destrutiva.
b) fragmentação do self.
c) deterioração cerebral.
d) deliriun tremens.
e) perda de controle.
1306) Josué, garoto de sete anos de idade diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) aos seis anos de idade, no início de sua vida escolar, apresenta dificuldades na aprendizagem, reação aversa ao toque, déficit significativo na manutenção do foco e da atenção, comportamento hiperativo, agnosia e dificuldades na coordenação motora ampla e fina. Ele faz uso de medicação e tem acompanhamento psicopedagógico.
- A) O comprometimento do desempenho escolar de Josué pode estar associado a uma anosognosia.
- B) Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento.
- C) Defensividade tátil não é uma característica do quadro apresentado por Josué.
- D) É recomendável que a família de Josué supervisione o comportamento dele no contexto domiciliar, porém a responsabilidade pelas intervenções deve ser delegada à escola, pois as principais repercussões do transtorno se manifestam no âmbito escolar.
- E) A agnosia apresentada por Josué está associada a um quadro de falso desconhecimento.
A alternativa correta é letra B) Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento.
Vejamos o trecho que justifica a escolha pela ALTERNATIVA B:
b) Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento.
Justificativa:
"A integridade da modulação sensorial permite que o sistema nervoso responda a alguns estímulos, ignore outros, possibilitando uma resposta adaptativa adequada para cada situação. Segundo Dunn e Bennett, crianças com TDAH podem não receber e nem processar adequadamente as informações sensoriais, apresentando, consequentemente, dificuldades em gerar respostas apropriadas em casa, na escola e na comunidade."
Erros das demais opções:
a) O comprometimento do desempenho escolar de Josué pode estar associado a uma anosognosia.
c) Defensividade tátil não é uma característica do quadro apresentado por Josué.
d) É recomendável que a família de Josué supervisione o comportamento dele no contexto domiciliar, porém a responsabilidade pelas intervenções deve ser delegada à escola, pois as principais repercussões do transtorno se manifestam no âmbito escolar.
e) A agnosia apresentada por Josué está associada a um quadro de falso desconhecimento.
Fonte: SHIMIZU, Vitoria et al. Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão da literatura, 2012.
1307) Todos experimentamos ansiedade de tempos em tempos. É uma reação natural e comum a muitas dificuldades da vida. Para algumas pessoas, no entanto, a ansiedade torna-se um problema crônico. Elas experimentam altos níveis de ansiedade com regularidade perturbadora. Transtornos de ansiedade são uma classe de transtornos marcados por sentimentos de excessiva apreensão e ansiedade. São considerados os principais transtornos de ansiedade:
- A) I, II, III e IV.
- B) I, II e III, apenas.
- C) I, II e IV, apenas.
- D) II, III e IV, apenas.
A alternativa correta é letra A) I, II, III e IV.
A questão poderia ser contestada, pois no DSM 5 houve uma atualização quanto à classificação de alguns transtornos mencionados. Embora Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) estejam relacionados com transtornos de ansiedade, não são considerados como tais nesse manual..
Os transtornos de ansiedade são:
- Transtorno de ansiedade de separação;
- Mutismo seletivo;
- Fobia específica;
- Transtorno de ansiedade social;
- Transtorno de pânico;
- Agorafobia;
- Transtorno de ansiedade generalizada;
- Transtorno de ansiedade induzido por substância.
TOC está classificado no capítulo Transtorno obsessivo compulsivo e transtornos relacionados. TEPT está categorizado na parte Transtornos relacionados a trauma e estressores.
A banca considerou a ALTERNATIVA A como correta. Porém, como dito no início, a questão poderia ter tido seu gabarito contestado.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
1308) Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.
- A) I, II e III.
- B) III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) II e III, apenas.
A alternativa correta é letra A) I, II e III.
GABRITO: LETRA A
Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.
Segundo Boffoni (2013, pp. 1-2):
“De acordo com Johnson e Myklebust, terapeutas de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem:
Distúrbios de memória auditiva: a criança não consegue ouvir os enunciados que lhes são passados oralmente. Sendo assim, não consegue guardar os fatos, o que a incapacita para resolver os problemas matemáticos; problemas de reorganização auditiva: a criança reconhece o número quando ouve, mas tem dificuldade de lembrar-se do número com rapidez.
Distúrbios de leitura: os dislexos e outras crianças com distúrbios de leitura apresentam dificuldade em ler o enunciado do problema, mas podem fazer cálculos quando o problema é lido em voz alta. É bom lembrar que os dislexos podem ser excelentes matemáticos, tendo habilidade de visualização em três dimensões, o que os ajuda a assimilar conceitos, podendo resolver cálculos mentalmente mesmo sem os decompor. Podem apresentar dificuldade na leitura do problema, mas não na interpretação.
Distúrbios de percepção visual: a criança pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5, por exemplo. Por não conseguir se lembrar da aparência, ela tem dificuldade em realizar cálculos.
Distúrbios de escrita: crianças com disgrafia têm dificuldade de escrever letras e números.”
Considerando a literatura supracitada, ratifica-se que estão CORRETAS as alternativas I, II e III, portanto, LETRA “A”.
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Fonte consultada:
Boffoni, T. M. G. (2013). Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem-Parte 1: Discalculia. Temas & Conexões, (1).
1309) A respeito de disartria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- A) V, V, F, F.
- B) V, F, V, F.
- C) V, V, F, V.
- D) F, F, V, V.
A alternativa correta é letra C) V, V, F, V.
Sampaio (2009, p. 7) define “Disartria” da seguinte forma:
“é a má coordenação dos músculos da fala ocasionada, principalmente por lesões do sistema nervoso central e periférico ou apenas por perturbações musculares”
Considerando as opções apresentadas, vamos a análise das afirmativas:
( V ) Pode ter origem em lesões no sistema nervoso, o que altera o controle dos nervos provocando uma má articulação.
VERDADEIRA. Segundo Pinto (2009, p. 27):
“A disartria pode ter origem em lesões no sistema nervoso o que altera o controle dos nervos provocando uma má articulação.”
( V ) A de origem muscular é resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação.
VERDADEIRA. De acordo com Pinto (2009, p. 27):
“As primeiras definições consideravam a disartria como uma alteração da articulação da fala. A disartria de origem muscular é resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação.
( F ) No caso de lesões cerebrais, os exames clínicos mostram que as alterações
FALSA. Conforme Pinto (2009, p. 27):
“No caso de lesões cerebrais, os exames clínicos mostram que as alterações não se manifestam isoladamente estando associada geralmente a outros distúrbios tais como gnósio-apráxicos ou transtornos disfásicos.”
( V ) Tem como característica principal a fala lenta e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que coordenam os órgãos responsáveis pela fonação.
VERDADEIRA. Sampaio (2009, p. 7) destaca que a característica mais comum deste distúrbio seria:
“a fala lenta, nasalada e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que coordenam os órgãos responsáveis pela fonação”
Conforme a análise das opções apresentadas ratifica-se que a sequência está correta em "V, V, F, V", portanto, LETRA "C".
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Fonte consultada:
PINTO, S. A. T. (2009). O psicopedagogo e a sua intervenção nas dificuldades de aprendizagem. Disponível em https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/C204284.pdf
SAMPAIO, Simaia. 2009. Dificuldades de aprendizagem. Disponível em: Acesso em 22 de mar. 2012.
1310) A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Sobre as características dessa confusão de letras; analise.
- A) I, II e III.
- B) I, apenas.
- C) III, apenas.
- D) I e II, apenas.
A alternativa correta é letra A) I, II e III.
Gabarito: Letra A
A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Sobre as características dessa confusão de letras; analise.
Vamos, antes, relembrar um pouco sobre a disortografia:
“Disortografia
Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia.
A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.Características
Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta.
Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
Adições: ventitilador.
Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
Fragmentações: en saiar, a noitecer.
Inversões: pipoca/picoca.
Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.”
I. Confusão de sílabas como “encontraram” / “encontrarão”.
Certo! Essa é uma característica da disortografia.
II. A troca de letras que se parecem sonoramente (faca/vaca).
Certo! Essa é uma característica da disortografia
III. Adições (ventilador); omissões (cadeira/cadera); fragmentações (a noitecer), inversões (pipoca/picoca) e junções (maistarde).
Certo! Essa também é uma característica da disortografia
Assim, I, II e III estão corretas.
Gabarito Letra A
Fonte: Disgrafia e Disortografia. Disponível em: https://cristianofreire.com.br/disgrafia-e-disortografia/