Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1341) “Síndrome caracterizada por rebaixamento de consciência e da atenção voluntária, é sempre causada por alguma disfunção orgânica. Bastante frequente em hospital geral, acometendo 10% dos pacientes internados” (ISMAEL 2010).
- A) Delirium.
- B) Autismo.
- C) Demência.
- D) Estresse.
A alternativa correta é letra A) Delirium.
Gabarito Letra A
“Síndrome caracterizada por rebaixamento de consciência e da atenção voluntária, é sempre causada por alguma disfunção orgânica. Bastante frequente em hospital geral, acometendo 10% dos pacientes internados” (ISMAEL 2010).
O trecho acima refere-se ao quadro de:
a) Delirium.
Certo! O delirium é caracterizado pelo rebaixamento de consciência.
“Delirium. Por definição, o delirium é um quadro agudo que se caracteriza por um prejuízo cognitivo global, com rebaixamento do nível de consciência. Todas as demais alterações psicopatológicas são decorrentes do rebaixamento da consciência. Ao longo do dia, o nível da consciência flutua amplamente, piorando à noite. Os quadros de delirium ocorrem em função de uma perturbação difusa no metabolismo cerebral, que pode ser causado por: intoxicações por drogas (álcool, anticolinérgicos); abstinência a drogas (álcool, benzodiazepínicos); encefalopatias metabólicas (cetoacidose diabética, uremia, coma hepático); infecções (septicemia, meningoencefalites); epilepsia; traumatismo cranioencefálico; doenças cerebrovasculares; tumores intracranianos; doenças degenerativas cerebrais etc”
b) Autismo.
Errado. O autismo caracteriza-se por um comprometimento global no desenvolvimento infantil. Há grave prejuízo na interação social e na comunicação, além de padrão de comportamento bastante restrito e repetitivo. Não se refere a rebaixamento na consciência.
c) Demência.
Errado. Na demência não há rebaixamento do nível da consciência.
d) Estresse.
Errado. O estresse também não envolve rebaixamento da consciência.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Cheniaux Junior, Elie, 1965 Manual de psicopatologia / Elie Cheniaux. - 5. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
1342) Com relação à descrição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) acerca dos Transtornos de Personalidade, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
- A) V F V F V
- B) V V F V F
- C) V F F V V
- D) F V V V F
- E) F F V F F
A alternativa correta é letra D) F V V V F
Gabarito Letra D
Com relação à descrição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) acerca dos Transtornos de Personalidade, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
(F) As características de um transtorno da personalidade costumam se tornar reconhecíveis durante a infância ou no começo da adolescência.
Falso. Isso costuma acontecer durante a adolescência ou no começo da vida adulta.
“As características de um transtorno da personalidade costumam se tornar reconhecíveis durante a adolescência ou no começo da vida adulta. Por definição, um transtorno da personalidade é um padrão persistente de pensamento, sentimento e comportamento que é relativamente estável ao longo do tempo”
(V) Alguns tipos de transtorno da personalidade tendem a ficar menos evidentes ou a desaparecer com o envelhecimento, o que parece não valer para alguns outros tipos.
Verdadeiro. Os transtornos antissocial e borderline costumam ficar menos evidentes.
“Alguns tipos de transtorno da personalidade (notadamente os transtornos da personalidade antissocial e borderline) tendem a ficar menos evidentes ou a desaparecer com o envelhecimento, o que parece não valer para alguns outros tipos (p. ex., transtornos da personalidade obsessivo-compulsiva e esquizotípica).”
(V) Por definição, um transtorno da personalidade é um padrão persistente de pensamento, sentimento e comportamento que é relativamente estável ao longo do tempo.
Verdadeiro. Essa informação está no trecho apresentado na letra A.
( V ) Os transtornos da personalidade estão reunidos em três grupos, com base em semelhanças descritivas: A, B e C. O Grupo A descreve indivíduos que, frequentemente, parecem esquisitos ou excêntricos; o Grupo B inclui indivíduos que costumam parecer dramáticos, emotivos ou erráticos e o Grupo C inclui indivíduos que, com frequência, parecem ansiosos ou medrosos.
Verdadeiro.
“Os transtornos da personalidade estão reunidos em três grupos, com base em semelhanças descritivas. O Grupo A inclui os transtornos da personalidade paranoide, esquizoide e esquizotípica. Indivíduos com esses transtornos frequentemente parecem esquisitos ou excêntricos. O Grupo B inclui os transtornos da personalidade antissocial, borderline, histriônica e narcisista. Indivíduos com esses transtornos costumam parecem dramáticos, emotivos ou erráticos. O Grupo C inclui os transtornos da personalidade evitativa, dependente e obsessivo-compulsiva. Indivíduos com esses transtornos com frequência parecem ansiosos ou medrosos. Deve-se observar que esse sistema de agrupamento, embora útil em algumas pesquisas e situações educacionais, apresenta sérias limitações e não foi consistentemente validado. Além disso, é frequente as pessoas apresentarem transtornos da personalidade de grupos diferentes concomitantemente. Estimativas de prevalência para os diferentes grupos sugerem 5,7% para os transtornos do Grupo A, 1,5% para os do Grupo B e 6% para os do Grupo C, com 9,1% para qualquer transtorno da personalidade, indicando concomitância frequente de transtornos de grupos diferentes. Dados do National Epidemiologic Survey on Alcohol and Related Conditions de 2001-2002 sugerem que cerca de 15% dos adultos dos Estados Unidos apresentam pelo menos um transtorno da personalidade.”
( F ) O diagnóstico de transtornos da personalidade exige avaliação dos padrões de funcionamento de curto prazo do indivíduo e as características particulares da personalidade devem estar evidentes no começo da infância. Os traços de personalidade que definem esses transtornos devem também ser diferenciados das características que surgem em resposta a estressores disposicionais específicos ou estados mentais mais duradouros.
Falso. Para diagnóstico de transtorno de personalidade, é necessário que haja avaliação dos padrões de funcionamento de longo prazo, que devem estar evidentes no começo da fase adulta.
“O diagnóstico de transtornos da personalidade exige avaliação dos padrões de funcionamento de longo prazo do indivíduo, e as características particulares da personalidade devem estar evidentes no começo da fase adulta. Os traços de personalidade que definem esses transtornos devem também ser diferenciados das características que surgem em resposta a estressores situacionais específicos ou estados mentais mais transitórios (p. ex., transtornos bipolar, depressivo ou de ansiedade; intoxicação por substância). O clínico deve avaliar a estabilidade dos traços de personalidade ao longo do tempo e em diversas situações. Embora uma única entrevista com o indivíduo seja algumas vezes suficiente para fazer o diagnóstico, é frequentemente necessário realizar mais de uma entrevista e espaçá-las ao longo do tempo. A avaliação pode ainda ser complicada pelo fato de que as características que definem um transtorno da personalidade podem não ser consideradas problemáticas pelo indivíduo (i.e., os traços são com frequência egossintônicos). Para ajudar a superar essa dificuldade, informações suplementares oferecidas por outros informantes podem ser úteis.”
Assim, a sequência correta é FVVVF
Nosso gabarito é Letra D.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013
1343) Associe as duas colunas relacionando PATOLOGIA com SINTOMATOLOGIA.
- A) 4 – 1 – 3 – 5 – 2.
- B) 1 – 3 – 5 – 2 – 4.
- C) 2 – 4 – 1 – 3 – 5.
- D) 3 – 5 – 1 – 2 – 4.
- E) 5 – 2 – 4 – 1 – 3.
A alternativa correta é letra C) 2 – 4 – 1 – 3 – 5.
Gabarito: Letra C
- Depressão.
- Histeria dissociativa.
- Neurose obsessiva compulsiva.
- Fobia.
- Psicose.
(2) Desmaios, desligamentos, ataques do tipo epiléptico, estado de “belle indiference”, sensações de despersonalização e estranheza, estados crepusculares, “personalidade múltipla”, entre outros.
Esses sintomas são compatíveis com o quadro de histeria dissociativa.
“Os sintomas clínicos mais comuns que caracterizam esses quadros dissociativos consistem numa espécie de dissociação da mente consciente sob a forma de desmaios, desligamentos tipo ausências, ataques que representam um simulacro de crises epilépticas, estados de belle indiference, sensações de despersonalização e de estranheza, estados crepusculares e, mais tipicamente, os conhecidos casos de personalidade múltipla (como aparece nas “Três faces de Eva”), escrita automática, etc. Esses últimos casos devem-se ao fato de que diversas representações distintas coexistem dentro do ego, dissociadas entre si, e que emergem separadamente na consciência, de acordo com determinadas necessidades e circunstâncias.”
(4) Medo excessivo, persistente e irracional na presença de um objeto, ou situação que causa ansiedade, taquicardia, sudorese, tremores, vertigens ou desmaios, mal estar gástrico, calafrios, dificuldade psicomotora.
Quando um objeto causa medo desproporcional, há um quadro de fobia.
“São medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais e incompatíveis com as possibilidades de perigo real oferecidas pelos desencadeantes, chamados de objetos ou situações fobígenas. Assim, o indivíduo tem um medo terrível e desproporcional de entrar em um elevador, de gatos ou de contato com pessoas desconhecidas. No indivíduo fóbico, o contato com os objetos ou situações fobígenas desencadeia, muito freqüentemente, intensa crise de ansiedade.”
(1) Impossibilidade angustiante de cumprir tarefas diárias, “vazio” interior, tristeza persistente e perda continua de motivação e de interesse, fadiga, insônia, baixa autoestima, hipotonia generalizada, astenia, inibição psicomotora.
Esses são sintomas da depressão.
(3) Ideias obsedantes, compulsão a realizar atos indesejáveis, luta contra estes pensamentos e estas tendências, ritos esconjuratórios.
É na neurose obsessiva que essas ideias obsessivas e atos compulsivos aparecem.
“Neurose obsessiva — esse tipo de conflito psíquico leva a comportamentos compulsivos (por exemplo, lavar a mão com freqüência não usual); ter idéias obsedantes, por exemplo, de que alguém pode estar perseguindo-o e, ao mesmo tempo, ocorre uma luta contra esses pensamentos e dúvidas quanto ao que faz ou fez”
(5) Incapacidade de adaptação social, gravidade maior ou menor dos sintomas, perturbação da faculdade de comunicação, ausência de consciência do estado mórbido, perda de contato com a realidade, alterações mais ou menos profundas e irreversíveis do ego.
Esses sintomas compõem um quadro de psicose.
Assim, a sequência correta é 2 – 4 – 1 – 3 – 5.
Gabarito Letra C
Referência
BOCK, a. m. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. são Paulo: saraiva, 2001.
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008
1344) No hospital geral, a avaliação psicológica envolve a avaliação do estado mental do paciente. Em estados de delirium, alteram-se algumas funções mentais, como: atenção, sensopercepção e orientação.
- A) a presença de alucinações indica alteração na sensopercepção, pois há percepção sensorial mesmo na ausência de estímulo externo.
- B) a ocorrência de desorientação quanto ao tempo, espaço ou ao próprio indivíduo indica alteração na sensopercepção.
- C) a incapacidade de voltar o foco para um determinado estímulo indica ocorrência de alteração na orientação.
- D) alucinações e ilusões são indicativos de alteração da orientação.
A alternativa correta é letra A) a presença de alucinações indica alteração na sensopercepção, pois há percepção sensorial mesmo na ausência de estímulo externo.
No hospital geral, a avaliação psicológica envolve a avaliação do estado mental do paciente. Em estados de delirium, alteram-se algumas funções mentais, como: atenção, sensopercepção e orientação.
Com relação aos estados de delirium, é correto afirmar que:
a) a presença de alucinações indica alteração na sensopercepção, pois há percepção sensorial mesmo na ausência de estímulo externo.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Dalgalarrondo, no livro "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais":
"As alterações qualitativas da sensopercepção são as mais importantes em psicopatologia. Compreendem as ilusões, as alucinações, a alucinose e a pseudo-alucinação.
(...)
Define-se alucinação como a percepção de um objeto, sem que este esteja presente, sem o estímulo sensorial respectivo."
Assertiva Correta.
b) a ocorrência de desorientação quanto ao tempo, espaço ou ao próprio indivíduo indica alteração na sensopercepção.
De acordo com Dalgalarrondo, isso faz parte das alterações da orientação e não da sensopercepção.
Assertiva Falsa.
c) a incapacidade de voltar o foco para um determinado estímulo indica ocorrência de alteração na orientação.
Essa incapacidade indica alteração na atenção.
Assertiva Falsa.
d) alucinações e ilusões são indicativos de alteração da orientação.
Conforme vimos acima, alucinações e ilusões fazem parte da alteração da sensopercepção.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
1345) O transtorno depressivo na infância e na adolescência é uma condição clínica grave e ocasiona prejuízos na relação do jovem com escola, família e sociedade. A esse respeito, analise as alternativas seguintes.
- A) 1, 2 e 3.
- B) 2, 3 e 4.
- C) 1, 2 e 4.
- D) 3, 4 e 5.
- E) 1, 2 e 5.
A alternativa correta é letra E) 1, 2 e 5.
Gabarito Letra E
O transtorno depressivo na infância e na adolescência é uma condição clínica grave e ocasiona prejuízos na relação do jovem com escola, família e sociedade. A esse respeito, analise as alternativas seguintes.
1) Estudos indicam, na história de adultos deprimidos, a presença de episódios ou quadros depressivos já presentes na infância.
Certo! Veja:
“Crianças e adolescentes podem apresentar diagnóstico de transtorno depressivo. Porém, este é um diagnóstico que deve ser feito com muita cautela, pois é uma condição reservada aos casos de considerável morbidade e mortalidade e, também, porque esses jovens têm risco aumentado para o suicídio1 . Trabalhos indicam, na história de adultos deprimidos, a presença de episódios ou quadros depressivos já presentes na infância , considerando a possibilidade de continuidade na vida adulta.”
2) Os sintomas depressivos podem ter outras formas de apresentação em crianças, e o exame psíquico pode necessitar de adaptações.
Certo! Veja:
“Os sintomas depressivos podem ter outras formas de apresentações em crianças1 , e o exame psíquico pode necessitar de adaptações. Embora depressão e mania tenham sido descritas em crianças e adolescentes, Kraepelin, em 1906, já havia descrito um quadro de psicose maníaco-depressivo em um menino de apenas 6 anos de idade, muitos, ainda, duvidam de sua existência, pelo fato de crianças e adolescentes possuírem “estruturas de personalidade imaturas”, e, por isso, não poderem experimentar extremos de humor5 e os sustentar por muito tempo.”
s
3) Não há distinção entre o sentido atribuído à depressão na criança e à depressão no adulto.
Errado. O sentido da depressão não é o mesmo pra criança e pro adulto.
“Depressão na criança ou depressão infantil é um termo que não possui o mesmo sentido no adulto. Seu conteúdo é diferente e representa uma experiência de acordo com a idade em que se manifesta6 . É considerada como parte do desenvolvimento normal e até necessária para alguns, é um fenômeno patológico para outros. Assim, foram criados termos como afeto depressivo, momento depressivo e equivalentes depressivos, para se distinguir o fenômeno depressivo, que faz parte do ciclo vital, daqueles que se referem à depressão patológica.”
4) A expressão clínica da depressão infantil pode passar despercebida ou ser confundida com uma fase normal do desenvolvimento.
Errado. A depressão pode ser confundida com uma fase de temperamento difícil, e não como uma fase normal do desenvolvimento.
“A expressão clínica da depressão infantil pode passar despercebida ou ser confundida com uma fase de temperamento difícil ou retraído da criança. Muitas vezes, o comportamento da criança ou do adolescente é alvo de críticas ou até mesmo de punições14. As formas de apresentação da depressão dependem da fase em que ocorrem, e encontramos características próprias do Transtorno Depressivo Maior (TDM) em crianças menores, pré-puberes (9-12 anos) e em adolescentes.”
5) Crianças pré-escolares podem manifestar depressão através de sintomatologia quase exclusivamente psicossomática.
Certo! Veja:
“Nissen verificou que as crianças pré-escolares manifestam depressão através de sintomatologia quase exclusivamente psicossomática. Nos escolares, predominam sintomas tais como inibição afetiva e, também, sintomas físicos como: enurese, onicofagia, manipulações genitais, terrores noturnos, crises de choro e de gritos. Nos pré-adolescentes, a sintomatologia, sobretudo, refere-se à esfera cognitiva, com ruminações, ideias e impulsos suicidas e sentimentos de inferioridade e opressão”
Assim, apenas 1, 2 e 5 estão corretas.
Gabarito Letra E
Fonte: Depressão na infância e adolescência. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/download/8851/6730
1346) Sobre alguns conceitos psicopatológicos, analise as assertivas a seguir.
- A) 1, 3 e 5.
- B) 1, 2 e 4.
- C) 1, 4 e 5.
- D) 2, 3 e 4.
- E) 2, 3 e 5.
A alternativa correta é letra B) 1, 2 e 4.
Gabarito Letra B
Sobre alguns conceitos psicopatológicos, analise as assertivas a seguir.
1) Sintoma é compreendido como um estado de sofrimento que o paciente acusa, e do qual está querendo livrar-se, porquanto o sente como um corpo estranho a si.
Certo!
“Quando falamos em sintoma, estamos nos referindo a um estado de sofrimento que o paciente acusa, e do qual está querendo livrar-se, porquanto o sente como um corpo estranho a si. É evidente que existe a possibilidade, nada rara, de que a pessoa manifeste claramente um sintoma facilmente observável pelos outros (alcoolismo, mudança de conduta, alguma evitação fóbica, etc.), porém que está tão egossintônica que o paciente, aparentemente, não o está percebendo e está sofrendo.”
2) Inibição é um estado que tanto pode ser a preliminar de um sintoma que está se organizando, como também pode já estar constituído por um permanente traço de caráter.
Certo!
“A inibição é um estado que tanto pode ser a preliminar de um sintoma que está se organizando como também pode já estar constituído por um permanente traço de caráter, como pode ser, por exemplo, uma timidez aceitável que possa já estar expressando uma “fobia social””
3) Por caráter entende-se um estado – organizado – da mente e da conduta, que pode resultar harmônico e saudável, sem condições de prevalência de uma egossintonia.
Errado. O caráter sempre prevalece uma egossintonia.
“O termo caráter designa um estado – organizado – da mente e da conduta que pode resultar harmônico e saudával, mas também pode acontecer que, por mais sofrimentos que ele possa estar causando aos outros e cometendo prejuízos para si próprio, muitas vezes mutilando suas capacidades latentes e reais, sempre prevalece uma egossintonia, escudada em racionalizações muito bem engendradas. Para dar um único exemplo, pode ser um caráter obsessivo de uma pessoa bem adaptada e até bem-sucedida, mas que sofre um enorme desgaste pelo seu medo de cometer algum erro, por mínimo que este seja, ao mesmo tempo em que impõe igual intolerância às falhas dos outros.”
4) Repressão se processa como uma forma de defesa contra a ameaça de irrupção da angústia, mais especificamente, a angústia de castração.
Certo!
“Freud estudou a angústia em dois momentos diferentes de sua obra. Na primeira formulação, a angústia seria conseqüente à repressão, o que provocaria uma libido acumulada que funcionaria de uma maneira “tóxica” no organismo. A partir de sua monografia Inibições, sintomas e angústia (1926) ele conceituou de forma inversa, ou seja, é a repressão que se processa como uma forma de defesa contra a ameaça de irrupção da angústia, mais especificamente, a angústia de castração.”
5) A neurose de angústia consiste em um transtorno clínico que se manifesta por meio de uma angústia livre, e que se caracteriza como um quadro permanente.
Errado. A neurose de angústia pode tanto ser permanente quanto surgir em momentos de crise;
“A neurose de angústia consiste em um transtorno clínico que se manifesta por meio de uma angústia livre, quer sob uma forma permanente, quer pelo surgimento em momentos de crise. Em outras palavras, a ansiedade do paciente expressa-se tanto por equivalentes somáticos (como uma opressão pré-cordial, taquicardia, dispnéia suspirosa, sensação de uma “bola no peito”, etc.), como por uma indefinida e angustiante sensação do medo de que possa vir a morrer, enlouquecer, ou da iminência de alguma tragédia”
Assim, apenas 1, 2 e 4 estão corretos.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Zimerman, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica : uma abordagem didática – Porto Alegre : Artmed, 2007
1347) Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. Diante do largo espectro clínico dos estados depressivos, torna-se indispensável que se reconheça a distinção que há entre melancolia, luto, tristeza, posição depressiva e depressão. Correlacione os tipos de manifestação depressiva às suas respectivas descrições.
- A) 5, 3, 2, 1, 4.
- B) 4, 1, 2, 5, 3.
- C) 5, 4, 1, 2, 3.
- D) 1, 2, 3, 5, 4.
- E) 3, 4, 1, 2, 5.
A alternativa correta é letra C) 5, 4, 1, 2, 3.
Gabarito Letra C
1) Indica um estado de humor afetivo que pode estar presente ou não nos estados depressivos
Essa é a definição de tristeza.
2) Corresponde a um período necessário para a elaboração da perda de um objeto amado que foi introjectado no ego, sem maiores conflitos.
Essa é a definição de luto.
3) Designa que a introjeção do objeto perdido (por morte, abandono etc.) processou-se de forma muito ambivalente e conflitada.
Esse é o conceito de melancolia.
4) É um termo que expressa uma constelação de relações objetais e ansiedades que constituem um estado psíquico, no qual prevalece a
tríade: objeto total; assunção da responsabilidade e de eventuais culpas e presença de sentimentos de consideração e de intentos de
reparação frente aos objetos.
Essa é a definição de posição depressiva.
5) Refere-se ao fato de que todo indivíduo, em grau maior ou menor, é portador de núcleos melancólicos da personalidade.
Esse é o conceito de Depressão subjacente às neuroses e psicoses
(5) Depressão
“Depressão subjacente às neuroses e psicoses refere-se ao fato de que todo indivíduo, em grau maior ou menor, é portador de núcleos melancólicos da personalidade.”
(4) Posição depressiva
“Posição depressiva é um termo de Melanie Klein (1934, p.262) que expressa uma constelação de relações objetais e ansiedades que constituem um estado psíquico no qual prevalece a tríade: objeto total ( integração das suas partes dissociadas), assunção da responsabilidade e de eventuais culpas, presença de sentimentos de consideração e de intentos de reparação frente aos objetos.”
(1) Tristeza
“O conceito de tristeza, indica um estado de humor afetivo que pode estar presente ou não nos estados depressivos.”
(2) Luto
“O luto corresponde a um período necessário para a elaboração da perda de um objeto amado que foi introjetado no ego, sem maiores conflitos.”
(3) Melancolia
“Melancolia designa que a introjeção do objeto perdido (por morte, abandono etc.) processou-se de forma ambivalente e com conflitos. Essa "sombra do objeto recaído sobre o ego" (Freud, 1927 p.128) pode estar absorvida no próprio núcleo do ego e aí permanecer por toda a vida, assim se constituindo em luto patológico crônico.”
Assim, a sequência correta é 54321.
Gabarito Letra C
Fonte: RUBIO, Helena. Relações entre qualidade de vida e estrutura de personalidade em pessoas deprimidas. Psic, São Paulo , v. 3, n. 1, p. 58-85, jun. 2002 .
1348) O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido alvo de debates e preocupação também no campo educacional. Apesar de ainda envolto com polêmicas, seu diagnóstico tem se expandido para a idade adulta. Leia atentamente os itens abaixo.
- A) Somente os itens I, II e III.
- B) Somente os itens I, IV e V.
- C) Somente os itens I, II, III e V
- D) Somente os itens I, II, IV e V.
- E) Todos os itens.
A alternativa correta é letra D) Somente os itens I, II, IV e V.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido alvo de debates e preocupação também no campo educacional. Apesar de ainda envolto com polêmicas, seu diagnóstico tem se expandido para a idade adulta. Leia atentamente os itens abaixo.
I. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.
CORRETA. Segundo o DSM 5 (2014, pp. 31-32):
“O transtorno do espectro autista caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.”
II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
CORRETA. Conforme o DSM 5 (2014, pp. 31-32):
“Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.”
III. Os sintomas devem se tornar plenamente manifestos antes dos três anos de idade.
CORRETA. O DSM 5 não estabelece o critério supracitado, mas destaca o seguinte:
“Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida). DSM 5 (2014, p. 50)”
IV. Os sintomas devem causar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.
CORRETA. Segundo o DSM 5 (2014, pp. 31-32):
“Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Considerando que os sintomas mudam com o desenvolvimento, podendo ser mascarados por mecanismos compensatórios, os critérios diagnósticos podem ser preenchidos com base em informações retrospectivas, embora a apresentação atual deva causar prejuízo significativo.”
V. Essas perturbações não devem ser mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.
CORRETA. De acordo com o DSM 5 (2014, p. 51):
“Essas perturbações não são mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.”
Conforme o DSM V, são critérios diagnósticos do TEA somente os itens I, II, IV e V, portanto, LETRA “D”.
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Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1349) A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEe) é uma das entidades que participa do “Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade”. Esse Fórum desenvolve diversas ações, mobilizações e eventos e produções acadêmicas.
- A) O diagnóstico de dislexia é feito basicamente por exames neurológicos específicos.
- B) Críticos do diagnóstico de Dislexia afirmam que a escrita/leitura especular são encontradas em pessoas normais, principalmente, em pessoas que estão se alfabetizando ou foram mal alfabetizadas.
- C) A dislexia é, para os que defendem sua existência, classificada como um transtorno específico da aprendizagem que possui origem neurobiológica, no entanto, a intervenção é de natureza psicopedagógica.
- D) A construção das noções de Dislexia e TDAH estão intimamente relacionadas uma vez que o TDAH surge por modificações da noção de Disfunção Cerebral Mínima que possuía na dislexia seu mais frequente distúrbio.
- E) A ideia de dislexia remonta ao contestado conceito de Lesão Cerebral Mínima considerado como uma lesão de pequeno porte que afetaria apenas o comportamento/aprendizagem sem acometer outras funções neurológicas.
A alternativa correta é letra A) O diagnóstico de dislexia é feito basicamente por exames neurológicos específicos.
Gabarito: Letra A
Uma das preocupações iniciais desse Fórum foi com a proliferação de laudos assinalando a Dislexia e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) como explicações para as vicissitudes escolares de diversos alunos. Nessa perspectiva, marque a opção incorreta.
a) O diagnóstico de dislexia é feito basicamente por exames neurológicos específicos.
Errado. O diagnóstico de dislexia é feito por análise clinica.
b) Críticos do diagnóstico de Dislexia afirmam que a escrita/leitura especular são encontradas em pessoas normais, principalmente, em pessoas que estão se alfabetizando ou foram mal alfabetizadas.
Certo!
“Interessante que, mesmo sem qualquer comprovação científica, por Orton ou por qualquer outro autor, a leitura — especular é apresentada até hoje como um dos principais sinais — e critérios diagnósticos — de dislexia. Na literatura, em contrapartida, abundam pesquisas mostrando que todos fazemos leitura especular, em determinadas situações, especialmente quando cansados ou estressados; no processo de alfabetização, isso se torna ainda mais frequente.”
c) A dislexia é, para os que defendem sua existência, classificada como um transtorno específico da aprendizagem que possui origem neurobiológica, no entanto, a intervenção é de natureza psicopedagógica.
Certo!
“A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.”
d) A construção das noções de Dislexia e TDAH estão intimamente relacionadas uma vez que o TDAH surge por modificações da noção de Disfunção Cerebral Mínima que possuía na dislexia seu mais frequente distúrbio.
Certo!
“Conclusão óbvia: não havia lesãô mínima! O erro de Strauss, porém, era apenas conceitual: se não havia lesão, só podia ser uma disfunção! Assim, nascia a famosa Disfunção Cerebral Mínima (DCM). Suas características: a) acometimento apenas do comportamento e aprendizagem, justamente as áreas mais complexas e de maior complexidade à avaliação no ser humano; b) enitérios subjetivos, vagos, sem definição (por exemplo: hiperatividade, agressividade, baixa tolerância a frustrações, entre inúmeros outros) e sem número mínimo de sinais, de modo que preencher um critério apenas já era suficiente para fazer o diagnóstico; c) ausência de sinais ao exame físico e neurológico; d) ausência de alterações em qualquer exame laboratorial, incluídos radiografia e eletroencefalograma.”
e) A ideia de dislexia remonta ao contestado conceito de Lesão Cerebral Mínima considerado como uma lesão de pequeno porte que afetaria apenas o comportamento/aprendizagem sem acometer outras funções neurológicas.
Certo!
Nosso gabarito é Letra A
1350) O transtorno de personalidade paranoide caracteriza-se pela tendência à desconfiança, seja de estar sendo explorado, passado para trás ou traído, mesmo que não haja motivos razoáveis para pensar assim. O sujeito vive, de certa forma, refém desses medos e dessas suspeitas. Analise as afirmativas abaixo sobre alguns aspectos essenciais referentes a esse transtorno:
- A) Apenas I, II, IV.
- B) Apenas II, III, IV, V.
- C) Apenas I, III, V.
- D) Nenhuma das alternativas.
A alternativa correta é letra A) Apenas I, II, IV.
Gabarito Letra A
O transtorno de personalidade paranoide caracteriza-se pela tendência à desconfiança, seja de estar sendo explorado, passado para trás ou traído, mesmo que não haja motivos razoáveis para pensar assim. O sujeito vive, de certa forma, refém desses medos e dessas suspeitas. Analise as afirmativas abaixo sobre alguns aspectos essenciais referentes a esse transtorno:
Vamos, primeiro, relembrar a personalidade paranoide:
“TRANSTORNO DA PERSONALIDADE PARANÓIDE
1. Sensibilidade excessiva a rejeições e a contratempos
2. Tendência a guardar rancores persistentemente
3. Desconfiança excessiva e tendência exagerada a distorcer as experiências por interpretar erroneamente as ações neutras ou amistosas de outros como hostis ou depreciativas
4. Obstinado senso de direitos pessoais e sensação de estar sendo injustiçado em relação a esses direitos, em desacordo com a situação real
5. Suspeitas recorrentes, sem justificativa, com respeito à fidelidade sexual do parceiro
6. Tendência a experimentar autovalorização excessiva, manifesta por meio de atitude persistente de auto-referência
7. Preocupação com explicações “conspiratórias”, sem fundamento em dados reais”
I- Excessiva sensibilidade em ser desprezado.
Certo!
II-Tendência a guardar rancores recusando-se a perdoar insultos, injúrias ou injustiças cometidas.
Certo!
III- Frieza emocional, afetividade distante.
Errado. Essa é uma característica da personalidade esquizóide.
IV- Combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desproporção à situação real.
Certo!
V- Tendência a voltar para sua vida introspectiva e fantasias pessoais.
Errado. Essa também é uma característica da personalidade esquizóide.
Assim, apenas I, II e IV estão corretas.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.