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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1381) As alterações na área da senso-percepção estão presentes como sintomas de muitos transtornos mentais, sendo critérios importantes na avaliação clínica, diagnóstico e orientação dos tratamentos.

  • A) Os delírios auditivos na esquizofrenia paranoide são de cunho predominantemente persecutório.
  • B) O paciente com Transtorno de Déficit de Atenção tem a percepção hipovigil e hipertenaz.
  • C) As esquizoidias táteis são comuns em pacientes com síndrome de abstinência do álcool.
  • D) As substâncias sintéticas perturbadoras, como o LSD, são capazes de promover alucinações nos usuários.
  • E) A característica essencial de um ataque de pânico é uma alucinose de catástrofe ou perigo iminente.

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A alternativa correta é letra D) As substâncias sintéticas perturbadoras, como o LSD, são capazes de promover alucinações nos usuários.

Gabarito Letra D

 

Sobre as alterações na senso-percepção, assinale a afirmativa correta.
a)  Os delírios auditivos na esquizofrenia paranoide são de cunho predominantemente persecutório.
Errado. Os delírios são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Ou seja, não existem “delírios auditivos”. Os delírios persecutórios são, de fato comuns na esquizofrenia paranoide, mas não são “delírios auditivos”.

 

b)  O paciente com Transtorno de Déficit de Atenção tem a percepção hipovigil e hipertenaz.

Errado. No TDAH ocorrem hipotenacidade e hipermobilidade da atenção, não da percepção. Vigilância e tenacidade são características da atenção.


c)  As esquizoidias táteis são comuns em pacientes com síndrome de abstinência do álcool.
Errado. As alucinações táteis podem estar presentes, mas as alucinações mais comuns são as visuais na síndrome de abstinência alcoolica. Esquizoidia não é sinônimo de alucinação.

 

d)  As substâncias sintéticas perturbadoras, como o LSD, são capazes de promover alucinações nos usuários.

Certo!

Perturbadores ou Alucinógenos sintéticos são substâncias fabricadas (sintetizadas) em laboratório, não sendo, portanto, de origem natural, e que são capazes de promover alucinações no ser humano. Vale a pena recordar um pouco o significado de alucinação: "é uma percepção sem objeto". Isto significa que, mesmo sem ter um estímulo (objeto) a pessoa pode sentir, ver, ouvir. Como exemplo, se uma pessoa ouve uma sirene tocando e há mesmo uma sirene perto, esta pessoa está normal; agora se ela ouve a sirene e não existe nenhuma tocando, então a pessoa está alucinando ou tendo uma alucinação auditiva. Da mesma maneira, sob a ação de uma droga alucinógena ela pode ver um animal na sala (por exemplo um elefante) sem que, logicamente, exista o elefante; ou seja, a pessoa está tendo uma alucinação visual.”


e)  A característica essencial de um ataque de pânico é uma alucinose de catástrofe ou perigo iminente.

Errado. A característica essencial de um ataque de pânico é um período distinto de intenso medo ou desconforto com sintomas somáticos ou cognitivos.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Perturbadores sintéticos. Disponível em: https://www2.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/perturbadores_.htm

1382) Com base no DSM-5 e em relação aos transtornos de ansiedade, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A) E - E - E.

  • B) C - C - C.

  • C) C - E - E.

  • D) E - C - E.

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A alternativa correta é letra B) C - C - C.

Gabarito Letra B

Com base no DSM-5 e em relação aos transtornos de ansiedade, marcar para as afirmativas Certas, para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(C) Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e de perturbações comportamentais relacionados.

Certo!

Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura. Obviamente, esses dois estados se sobrepõem, mas também se diferenciam, com o medo sendo com mais frequência associado a períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga, e a ansiedade sendo mais frequentemente associada a tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou esquiva. Às vezes, o nível de medo ou ansiedade é reduzido por comportamentos constantes de esquiva. Os ataques de pânico se destacam dentro dos transtornos de ansiedade como um tipo particular de resposta ao medo. Não estão limitados aos transtornos de ansiedade e também podem ser vistos em outros transtornos mentais.”

 

(C) Os transtornos de ansiedade diferem entre si nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva, e na ideação cognitiva associada.

Certo!

“Os transtornos de ansiedade diferem entre si nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva e na ideação cognitiva associada. Assim, embora os transtornos de ansiedade tendam a ser altamente comórbidos entre si, podem ser diferenciados pelo exame detalhado dos tipos de situações que são temidos ou evitados e pelo conteúdo dos pensamentos ou crenças associados.” 

 

(C) As características principais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação persistentes e excessivas acerca de vários domínios, incluindo desempenho no trabalho e escolar, que o indivíduo encontra dificuldade em controlar.

Certo!

“As características principais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação persistentes e excessivas acerca de vários domínios, incluindo desempenho no trabalho e escolar, que o indivíduo encontra dificuldade em controlar. Além disso, são experimentados sintomas físicos, incluindo inquietação ou sensação de “nervos à flor da pele”; fatigabilidade; dificuldade de concentração ou “ter brancos”; irritabilidade; tensão muscular; e perturbação do sono.”

 

Assim, a sequência correta é C C C.

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 07 de setembro de 2020

1383) Segundo DSM-5, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

  • A) 4 a 6

  • B) 3 a 5

  • C) 2 a 4

  • D) 2 a 5

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A alternativa correta é letra C) 2 a 4

Gabarito Letra C

Segundo DSM-5, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

 

Os familiares de primeiro grau de indivíduos com transtorno depressivo maior têm risco _______ vezes mais elevado de desenvolver a doença.

a)  4 a 6

b)  3 a 5

c)  2 a 4

d)  2 a 5

 

Esse risco é de duas a quatro vezes maior em familiares de primeiro grau.

Genéticos e fisiológicos. Os familiares de primeiro grau de indivíduos com transtorno depressivo maior têm risco 2 a 4 vezes mais elevado de desenvolver a doença que a população em geral. Os riscos relativos parecem ser mais altos para as formas de início precoce e recorrente. A herdabilidade é de aproximadamente 40%, e o traço de personalidade neuroticismo representa uma parte substancial dessa propensão genética”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 07 de setembro de 2020

1384) No curso dos episódios de transtorno mental há quatro termos utilizados.

  • A) remissão.
  • B) recuperação.
  • C) recaída.
  • D) recorrência.

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A alternativa correta é letra D) recorrência.

Gabarito Letra D
 

No curso dos episódios de transtorno mental há quatro termos utilizados.


Aquele que diz respeito ao surgimento de um novo episódio é a


a) remissão.

Errado. Remissão é quando os sintomas cessam, mas não é considerado cura porque os sintomas podem retornar eventualmente ou é preciso controla-los com medicação.

“1. Remissão (remission). É o retorno ao estado normal tão logo acaba o episódio agudo. Fala-se em remissão espontânea quando o paciente se recupera sem o auxílio de intervenção terapêutica.”


b) recuperação.

Errado. Ao contrário do que a questão diz, a recuperação é quando não há novos episódios em um período considerável de tempo.

“Recuperação (recovery). É o retorno e a manutenção do estado normal, já tendo passado um bom período de tempo (geralmente se considera um ano) sem que o paciente apresente recaída do quadro.”


c) recaída.

Errado. Não é o surgimento de um novo episódio, é a piora de um mesmo episódio depois que houve alguma melhora.

“Recaída ou recidiva (relapse). É o retorno dos sintomas logo após haver ocorrido uma melhora parcial do quadro clínico ou quando o estado assintomático é ainda recente (não tendo passado um ano do episódio agudo).”


d) recorrência.

Certo!

“Recorrência (recurrence). É o surgimento de um novo episódio, tendo o indivíduo estado assintomático por um bom período (pelo menos por cerca de um ano). Pode-se dizer que a recorrência é um novo episódio da doença.”

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

1385) Há inúmeras alterações no quadro depressivo.

  • A) ideativa.
  • B) instintiva e neurovegetativa.
  • C) volitiva e psicomotora.
  • D) cognitiva.

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A alternativa correta é letra C) volitiva e psicomotora.

Gabarito Letra C

 

Há inúmeras alterações no quadro depressivo.


Dentre elas, temos o mutismo que se apresenta como uma alteração
a) ideativa.

Errado. Alterações ideativas são alterações na forma de pensar. Veja:

“– Ideação negativa, pessimismo em relação a tudo

– Idéias de arrependimento e de culpa

– Ruminações com mágoas antigas

– Visão de mundo marcada pelo tédio (“A vida é vazia, sem sentido; nada vale a pena.”)

– Idéias de morte, desejo de desaparecer, dormir para sempre

– Ideação, planos ou atos suicidas”


b) instintiva e neurovegetativa.

Errado. Veja as alterações instintivas e neurovegetativas:

“– Anedonia (incapacidade de sentir prazer em várias esferas da vida)

– Fadiga, cansaço fácil e constante (sente o corpo pesado)

– Desânimo, diminuição da vontade (hipobulia; “Não tenho pique para mais nada.”)

– Insônia ou hipersomnia

– Perda ou aumento do apetite

– Constipação, palidez, pele fria com diminuição do turgor

– Diminuição da libido (do desejo sexual)

– Diminuição da resposta sexual (disfunção erétil, orgasmo retardado ou anorgasmia)”


c) volitiva e psicomotora.

Certo! É uma alteração na vontade e no interesse, veja todas as outras alterações volitivas e psicomotoras:

“– Tendência a permanecer na cama por todo o dia (com o quarto escuro, recusando visitas, etc.)

– Aumento na latência entre as perguntas e as respostas

– Lentificação psicomotora até o estupor

– Estupor hipertônico ou hipotônico

– Diminuição da fala, redução da voz, fala muito lenta

– Mutismo (negativismo verbal)

– Negativismo (recusa à alimentação, à interação pessoal, etc.)”


d) cognitiva.

Errado. As alterações cognitivas são:

“– Déficit de atenção e concentração

– Déficit secundário de memória

– Dificuldade de tomar decisões

– Pseudodemência depressiva”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

1386) O diagnóstico psicopatológico, com exceção dos quadros psico-orgânicos, não é, de modo geral, baseado em possíveis mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador.

  • A) laboratoriais.
  • B) sintomáticos.
  • C) evolutivos.
  • D) caracteriais.

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A alternativa correta é letra B) sintomáticos.

Gabarito Letra B

 

O diagnóstico psicopatológico, com exceção dos quadros psico-orgânicos, não é, de modo geral, baseado em possíveis mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador.


Esse diagnóstico é quase sempre emitido com base, preponderantemente, nos dados pessoais
a) laboratoriais.
b) sintomáticos.
c) evolutivos.
d) caracteriais.

 

O diagnóstico psicopatológico se baseia principalmente nos sinais e sintomas que o indivíduo apresenta. Ou seja, nos dados pessoais sintomáticos.

 

Veja:

“O diagnóstico psicopatológico, com exceção dos quadros psicoorgânicos (delirium, demências, síndromes focais, etc.), não é, de modo geral, baseado em possíveis mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador. Baseia-se principalmente no perfil de sinais e sintomas apresentados pelo paciente na história da doença e no momento da entrevista. Por exemplo, ao ouvir do paciente ou familiar uma história de vida repleta de sofrimentos, fatos emocionalmente dolorosos ocorridos pouco antes do eclodir dos sintomas, a tendência natural é estabelecer o diagnóstico de um transtorno psicogênico, como “psicose psicogênica”, “histeria”, “depressão reativa”, etc. Mas isso pode ser um equívoco. A maioria dos quadros psiquiátricos, sejam eles de etiologia “psicogênica”, “endogenética” ou mesmo “orgânica”, surge após eventos estressantes da vida. Além disso, é freqüente que o próprio eclodir dos sintomas psicopatológicos contribua para o desencadeamento de eventos da vida (como perda do cônjuge, separações, perda de emprego, brigas familiares, etc.). Muitas vezes o raciocínio diagnóstico baseado em pressupostos etiológicos mais confunde que esclarece. Deve-se, portanto, manter duas linhas paralelas de raciocínio clínico; uma linha diagnóstica, baseada fundamentalmente na cuidadosa descrição evolutiva e atual dos sintomas que de fato o paciente apresenta, e uma linha etiológica, que busca, na totalidade de dados biológicos, psicológicos e sociais, uma formulação hipotética plausível sobre os possíveis fatores etiológicos envolvidos no caso.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

1387) Sobre o uso abusivo do álcool, da maconha e da cocaína, analise as afirmações abaixo:

  • A) I, apenas.
  • B) I e II, apenas
  • C) III, apenas.
  • D) II e III, apenas.
  • E) I, II e III.

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A alternativa correta é letra D) II e III, apenas.

Gabarito: Letra D

 

I.  O sintoma clássico da abstinência do álcool é o tremor, embora possa incluir condições psicóticas e alterações da percepção (delírio e alucinação), convulsões e sintomas de delirium tremens.

Errado. Para o diagnóstico de síndrome de abstinência alcoolica, é preciso dois sintomas entre insônia, náusea, ansiedade, alucinações ou ilusões, convulsões, tremores. Os tremores não necessariamente estarão presentes, eles são um possível sintoma. O delirium tremens é uma forma grave de síndrome de abstinência.

A. Cessação (ou redução) do uso pesado e prolongado de álcool.

B. Dois (ou mais) dos seguintes sintomas, desenvolvidos no período de algumas horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso de álcool descrita no Critério A:

1. Hiperatividade autonômica (p. ex., sudorese ou frequência cardíaca maior que 100 bpm).

2. Tremor aumentado nas mãos.

3. Insônia.

4. Náusea ou vômitos.

5. Alucinações ou ilusões visuais, táteis ou auditivas transitórias.

6. Agitação psicomotora.

7. Ansiedade.

8. Convulsões tônico-clônicas generalizadas.

C. Os sinais ou sintomas do Critério B causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

D. Os sinais ou sintomas não são atribuíveis a outra condição médica nem são mais bem explicados por outro transtorno mental, incluindo intoxicação por ou abstinência de outra substância.”


II.  Em doses elevadas, o usuário de maconha (cannabis) pode experimentar o aumento da sensibilidade a estímulos externos e a vivência de sentimentos de despersonalização.

Certo.

“Após uma dose elevada de maconha, os pacientes podem ficar confusos e desenvolver sentimentos de despersonalização e desrealização, alucinações visuais e auditivas e ideação paranóide. Essa síndrome é mais comum após a ingestão oral de maconha, talvez porque possa envolver doses mais elevadas de THC”


III.  Na intoxicação com cocaína, observamos sintomas, como perda de peso, agitação ou retardo psicomotor, sudorese ou calafrios e o comprometimento do julgamento da realidade.

Certo.

 

“A intoxicação por estimulantes produz taquicardia, hipertensão, aumento da temperatura corpórea, midríase, tremor de extremidades e vasoconstrição, calafrios, náuseas e/ou vômitos. Os efeitos psíquicos mais comuns são humor eufórico ou irritado, hipervigilância, ansiedade, medo, tensão, comprometimento da capacidade de julgamento, comportamentos estereotipados e agitação psicomotora (retardo psicomotor é bem menos frequente). Pode haver também ideias autorreferentes e de conteúdo persecutório, alucinações, crises de pânico e heteroagressividade. O uso de altas doses de cocaína (overdose) pode levar a eventos potencialmente fatais, como crises convulsivas, delirium, depressão respiratória, acidentes vasculares cerebrais, alterações cardiovasculares (angina pectoris, arritmias, infarto agudo do miocárdio), entre outros. O tratamento é fundamentalmente sintomático, visando a manutenção das funções vitais básicas até que ocorra a eliminação da droga. Devem-se monitorar os sinais vitais, com atenção especial a medidas de temperatura corpórea e glicemia. Pode-se usar betabloqueadores (sintomas adrenérgicos muito intensos), benzodiazepínicos (disforia, ansiedade e convulsões) e antipsicóticos (agitação psicomotora e sintomas psicóticos).”

 

Assim, apenas II e III estão corretas.

 

Gabarito Letra D

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Dependência de Substâncias Psicoativas. Disponível em: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1545/dependencia_de_substancias_psicoativas.htm

1388) Considere a seguinte descrição:

  • A) Transtorno bipolar
  • B) Transtorno da personalidade
  • C) Esquizofrenia
  • D) Demência
  • E) Transtorno de ansiedade generalizada

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A alternativa correta é letra C) Esquizofrenia

Gabarito: Letra C

 

“João, aos 35 anos, viveu um episódio no qual tinha a ideia constante e repetitiva de que seus pensamentos eram controlados por seres que denominava de IZIGORDOS. Também os escutava, especialmente as ordens que não cessavam em dar: mate e morra. Algumas vezes consegui vê-los, mas foram poucas”.


Dessa forma, segundo os dados apresentados, assinale a alternativa que melhor identifica um possível diagnóstico para João.
a)  Transtorno bipolar

Errado. O transtorno bipolar é caracterizado por episódios depressivos e maníacos, que não podem ser identificados no relato.


b)  Transtorno da personalidade
Errado. Um transtorno de personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, que afeta principalmente a cognição, a afetividade, o funcionamento interpessoal e o controle de impulsos. O transtorno descrito vai além de um desvio de comportamento.

 

c)  Esquizofrenia

Certo! O paciente apresenta delírios, alucinações majoritariamente auditivas, mas também visuais e neologismos, sintomas característicos da esquizofrenia.

 
d)  Demência

Errado. Demência é o declínio geral das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio. Não é o caso do paciente.

 

e)  Transtorno de ansiedade generalizada

Errado. O TAG consiste em nervosismo e preocupação excessivos em relação a diversas atividades ou acontecimentos. Também não é compatível com a descrição do caso.

 

Nosso gabarito é Letra C

1389) Atenção: Para responder à questão considere o trecho abaixo.

  • A) dificuldade para sustentar a atenção por períodos prolongados, seguir instruções, completar as lições e organizar tarefas.
  • B) tendência a perder objetos, esquecer compromissos e distrair-se com estímulos externos.
  • C) agitação motora, inquietude e tendência a falar excessivamente.
  • D) dificuldade de aguardar sua vez, tendência de interromper os outros ou intrometer-se em assuntos alheios.
  • E) inabilidade acadêmica específica como leitura, expressão escrita e trocas de letras ou números

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A alternativa correta é letra E) inabilidade acadêmica específica como leitura, expressão escrita e trocas de letras ou números

 

Atenção: Para responder à questão considere o trecho abaixo.


A professora B. expressa:


“...a classe dele, a cadeira dele nunca ficava no lugar (...); aquele caderno dele, às vezes, estava virado pra ele, às vezes estava pro lado (...); a mochila nunca estava do lado da cadeira dele, ela estava pelo meio do corredor...” Esse é um trecho de uma descrição feita por uma professora a respeito de um aluno diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), num artigo de Landskron e Sperb (2008).


Portadores de TDAH reúnem um conjunto de sintomas, mas vale destacar que NÃO são considerados sintomas típicos da síndrome TDAH:

 

A questão está baseada no seguinte artigo de Landskron e Sperb:

 

"Em 1987, a revisão do DSM III utilizou o termo Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) para denominar o transtorno, o qual foi subdividido em 1994 pelo então DSM IV em três subtipos: o TDAH com predomínio de sintomas de desatenção, o TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e o TDAH combinado.

 

Os sintomas deste transtorno abrangem três categorias: desatenção (dificuldade para sustentar a atenção por períodos prolongados, seguir instruções, completar as lições e organizar tarefas; tendência a perder objetos, esquecer compromissos e distrair-se com estímulos externos); hiperatividade (agitação motora, inquietude e tendência a falar excessivamente); e impulsividade (dificuldade de aguardar sua vez e tendência de interromper os outros ou intrometer-se em assuntos alheios).

 

Para inabilidades acadêmicas específicas como leitura, expressão escrita ou matemática, o DSM IV reservou o termo Transtornos de Aprendizagem."

 

Nota-se, portanto, que a única alternativa que não está relacionada ao TDAH, mas aos Transtornos de Aprendizagem é a Letra E.


a)  dificuldade para sustentar a atenção por períodos prolongados, seguir instruções, completar as lições e organizar tarefas.
b)  tendência a perder objetos, esquecer compromissos e distrair-se com estímulos externos.
c)  agitação motora, inquietude e tendência a falar excessivamente.
d)  dificuldade de aguardar sua vez, tendência de interromper os outros ou intrometer-se em assuntos alheios.

e)  inabilidade acadêmica específica como leitura, expressão escrita e trocas de letras ou números

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1390) Durante uma visita da escola ao parque local para entrevistar moradores da região, a professora de história desconfiou de que algo se passava com Ana: apesar do forte calor, ela se manteve com o agasalho de mangas compridas, mesmo após o pedido para que o tirasse e ficasse mais confortável. No dia seguinte, na escola, outro dia quente, Ana estava novamente de mangas compridas. A professora deu um jeito de se aproximar dela ao final a aula e perguntou-lhe, gentilmente, se estava escondendo alguma coisa debaixo das mangas compridas. Ana começou a chorar, levantou a manga e mostrou seu antebraço com diversos cortes paralelos e superficiais.

  • A) um quadro grave de depressão endógena, que mantém o sujeito isolado do convívio social saudável.
  • B) tristeza profunda, relacionada a uma prática para reduzir a angústia para aliviar e localizar a dor.
  • C) uma tentativa mal sucedida de suicídio, em função de um estado de desamparo extremo.
  • D) carência de afeto e necessidade de aparecer, com os cortes superficiais, perante amigos ou familiares.
  • E) sintoma de doença socioemocional típico da adolescência, que afeta mais as meninas do que os meninos.

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A alternativa correta é letra B) tristeza profunda, relacionada a uma prática para reduzir a angústia para aliviar e localizar a dor.

Gabarito Letra B

Em conversa com o psicólogo escolar, a professora ficou sabendo que a automutilação significa
a)  um quadro grave de depressão endógena, que mantém o sujeito isolado do convívio social saudável.
b)  tristeza profunda, relacionada a uma prática para reduzir a angústia para aliviar e localizar a dor.
c)  uma tentativa mal sucedida de suicídio, em função de um estado de desamparo extremo.
d)  carência de afeto e necessidade de aparecer, com os cortes superficiais, perante amigos ou familiares.
e)  sintoma de doença socioemocional típico da adolescência, que afeta mais as meninas do que os meninos.

 

O DSM traz a autolesão (automutilação) não suicida como uma condição para estudo posterior. Veja como ele a descreve:

“A. No último ano, o indivíduo se engajou, em cinco ou mais dias, em dano intencional autoinfligido à superfície do seu corpo provavelmente induzindo sangramento, contusão ou dor (p. ex., cortar, queimar, fincar, bater, esfregar excessivamente), com a expectativa de que a lesão levará somente a um dano físico menor ou moderado (i.e., não há intenção suicida).

Nota: A ausência de intenção suicida foi declarada pelo indivíduo ou pode ser inferida por seu engajamento repetido em um comportamento que ele sabe, ou aprendeu, que provavelmente não resultará em morte.

B. O indivíduo se engaja em comportamento de autolesão com uma ou mais das seguintes expectativas:

1. Obter alívio de um estado de sentimento ou de cognição negativos.

2. Resolver uma dificuldade interpessoal.

3. Induzir um estado de sentimento positivo.

Nota: O alívio ou resposta desejada é experimentado durante ou logo após a autolesão, e o indivíduo pode exibir padrões de comportamento que sugerem uma dependência em repetidamente se envolver neles.

C. A autolesão intencional está associada a pelo menos um dos seguintes:

1. Dificuldades interpessoais ou sentimentos ou pensamentos negativos, tais como depressão, ansiedade, tensão, raiva, angústia generalizada ou autocrítica, ocorrendo no período imediatamente anterior ao ato de autolesão.

2. Antes do engajamento no ato, um período de preocupação com o comportamento pretendido que é difícil de controlar.

3. Pensar na autolesão que ocorre frequentemente, mesmo quando não é praticada.

D. O comportamento não é socialmente aprovado (p. ex., piercing corporal, tatuagem, parte de um ritual religioso ou cultural) e não está restrito a arrancar casca de feridas ou roer as unhas.

E. O comportamento ou suas consequências causam sofrimento clinicamente significativo ou interferência no funcionamento interpessoal, acadêmico ou em outras áreas importantes do funcionamento”

 

Ou seja, é um comportamento que está relacionado a sentimentos negativos, como a tristeza profunda, e que busca um alívio para ela.

Gabarito Letra B

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 17 de fevereiro de 2020

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