Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1401) Rodrigo é aluno do terceiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma criança alegre, esperta, comunicativa, entretanto, apresenta rendimento escolar bastante abaixo do esperado. Sua professora notou que seu comportamento é marcado pela desatenção, inquietude motora e impulsividade. Além dessas características, Rodrigo apresenta grande dificuldade em manter o foco em uma atividade que exija esforço mental prolongado, bem como nas que precisem ser desempenhadas com regras, prazos predeterminados; tem, ainda, dificuldade para começar e terminar as tarefas.
- A) transtorno de conduta e comportamento antissocial (TCCA).
- B) transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
- C) transtorno mental e de comunicação (TMC).
- D) transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
- E) transtorno desafiador opositivo (TDO).
A alternativa correta é letra B) transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Rodrigo é aluno do terceiro ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma criança alegre, esperta, comunicativa, entretanto, apresenta rendimento escolar bastante abaixo do esperado. Sua professora notou que seu comportamento é marcado pela desatenção, inquietude motora e impulsividade. Além dessas características, Rodrigo apresenta grande dificuldade em manter o foco em uma atividade que exija esforço mental prolongado, bem como nas que precisem ser desempenhadas com regras, prazos predeterminados; tem, ainda, dificuldade para começar e terminar as tarefas.
A questão cita os seguintes sintomas:
Baixo rendimento escolar; desatenção; inquietude motora; impulsividade; dificuldade em manter o foco; dificuldade em fazer atividades com regras e prazos; e dificuldade em começar e terminar tarefas.
Essas são características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Veja o texto do DSM-V:
"1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).
e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).
f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).
g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).
h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).
i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)
d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.
e. Com frequência 'não para', agindo como se estivesse 'com o motor ligado' (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).
f. Frequentemente fala demais.
g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).
h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).
i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo)."
Agora, vamos analisar as alternativas.
Diante do comportamento observado pela professora, um psicopedagogo pode suspeitar que Rodrigo apresenta
a) transtorno de conduta e comportamento antissocial (TCCA).
Observe os critérios para esse diagnóstico, segundo o CID-10:
"Os transtornos de conduta são caracterizados por padrões persistentes de conduta dissocial, agressiva ou desafiante. Tal comportamento deve comportar grandes violações das expectativas sociais próprias à idade da criança; deve haver mais do que as travessuras infantis ou a rebeldia do adolescente e se trata de um padrão duradouro de comportamento (seis meses ou mais). Quando as características de um transtorno de conduta são sintomáticos de uma outra afecção psiquiátrica, é este último diagnóstico o que deve ser codificado.
O diagnóstico se baseia na presença de condutas do seguinte tipo: manifestações excessivas de agressividade e de tirania; crueldade com relação a outras pessoas ou a animais; destruição dos bens de outrem; condutas incendiárias; roubos; mentiras repetidas; cabular aulas e fugir de casa; crises de birra e de desobediência anormalmente freqüentes e graves. A presença de manifestações nítidas de um dos grupos de conduta precedentes é suficiente para o diagnóstico mas atos dissociais isolados não o são."
Assertiva Falsa.
b) transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Essa é a alternativa correta, conforme vimos.
Assertiva Correta.
c) transtorno mental e de comunicação (TMC).
Os sintomas apresentados pela questão não tem como foco a comunicação, mas a atenção e a hiperatividade.
Assertiva Falsa.
d) transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
Veja os sintomas do TOC, segundo o CID-10:
"Transtorno caracterizado essencialmente por idéias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. As idéias obsessivas são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo e estereotipado. Em regra geral, elas perturbam muito o sujeito, o qual tenta, freqüentemente resistir-lhes, mas sem sucesso. O sujeito reconhece, entretanto, que se trata de seus próprios pensamentos, mas estranhos à sua vontade e em geral desprazerosos. Os comportamentos e os rituais compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas. O sujeito não tira prazer direto algum da realização destes atos os quais, por outro lado, não levam à realização de tarefas úteis por si mesmas. O comportamento compulsivo tem por finalidade prevenir algum evento objetivamente improvável, freqüentemente implicando dano ao sujeito ou causado por ele, que ele(a) teme que possa ocorrer. O sujeito reconhece habitualmente o absurdo e a inutilidade de seu comportamento e faz esforços repetidos para resistir-lhes. O transtorno se acompanha quase sempre de ansiedade. Esta ansiedade se agrava quando o sujeito tenta resistir à sua atividade compulsiva."
Assertiva Falsa.
e) transtorno desafiador opositivo (TDO).
Observe os sintomas, segundo o CID-10:
"Transtorno de conduta manifestando-se habitualmente em crianças jovens, caracterizado essencialmente por um comportamento provocador, desobediente ou perturbador e não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves. Para que um diagnóstico positivo possa ser feito, o transtorno deve responder aos critérios gerais citados em F91.-; mesmo a ocorrência de travessuras ou de desobediência sérias não justifica, por si próprio, este diagnóstico. Esta categoria deve ser utilizada com prudência, em particular nas crianças com mais idade, dado que os transtornos de conduta que apresentam uma significação clínica se acompanham habitualmente de comportamentos dissociais ou agressivos que ultrapassam o quadro de um comportamento provocador, desobediente ou perturbador."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
1402) Leia o enunciado a seguir para responder a questão.
- A) antropométrica.
- B) psicológica.
- C) nutricional.
- D) postural.
- E) social.
A alternativa correta é letra B) psicológica.
Leia o enunciado a seguir para responder a questão.
Os distúrbios de aprendizagem são condições que envolvem uma incapacidade de adquirir, reter ou usar habilidades ou informações gerais, o que afeta o desempenho acadêmico.
O diagnóstico dos distúrbios de aprendizagem inclui avaliações psicopedagógica, médica e
Observe o texto de Uhlman et al.:
"Quando remetemos às dificuldades ou problemas de aprendizagem, alguns aspectos tem que ser levados em conta como : a constituição do sujeito (física, psicológica, necessidades especiais, afecções cerebrais – lesões herdadas ou adquiridas por distúrbios metabólicos, cromossômicos, etc); o desejo do sujeito (motivação pessoal, familiar ou social); a família do sujeito (estrutura e dinâmica familiar, nível de autonomia na família, nível sociocultural, relação da família com a escola e papéis assumidos na configuração familiar); e a escola (estrutura, organização material, de conteúdo e pessoal).
Dessa forma o cabe ao psicopedagogo vasculhar cada 'canto' da pessoa, enxergando não apenas o que a criança mostra, mas saber perceber que a mesma pode ter algum problema imperceptível que está dificultando sua aprendizagem e saber conduzi-la a outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, etc., com intuito de investigar múltiplos fatores que influenciam o não aprender dessa criança"
Com base nisso, a única alternativa que está de acordo com o texto acima é a Letra B.
a) antropométrica.
b) psicológica.
c) nutricional.
d) postural.
e) social.
1403) Diversas são as dificuldades de aprendizagem que podem ser encontradas em escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Uma delas relaciona- se à articulação e pronúncia de palavras: a criança omite, acrescenta, troca ou distorce os fonemas. Por
- A) afasia.
- B) dislalia.
- C) disartria.
- D) gagueira.
- E) distúrbio específico de linguagem (DEL).
A alternativa correta é letra B) dislalia.
Diversas são as dificuldades de aprendizagem que podem ser encontradas em escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Uma delas relaciona- se à articulação e pronúncia de palavras: a criança omite, acrescenta, troca ou distorce os fonemas. Por exemplo: em vez de “bola”, pronuncia “póla”; em vez de “tomei”, fala “omei”; diz “Kato” em vez de “Gato”.
Esse distúrbio recebe o nome de
a) afasia.
Observe a definição de Afasia, segundo Dalgalarrondo (livro "Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais"):
"Afasia
É a perda da linguagem, falada e escrita, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais (revisões em Engelhardt; Laks; Rozenthal, 1996; Madalozzo; Tognola, 2006)."
Assertiva Falsa.
b) dislalia.
Essa é a afirmativa que está de acordo com a questão. Veja o texto de Dalgalarrondo:
"Dislalia
É a alteração da linguagem falada que resulta da deformação, da omissão ou da substituição dos fonemas, não havendo alterações identificáveis nos movimentos dos músculos que participam da articulação e da emissão das palavras."
Assertiva Correta.
c) disartria.
Observe o que diz Dalgalarrondo:
"Disartria
É a incapacidade de articular corretamente as palavras devido a alterações neuronais referentes ao aparelho fonador, alterações estas que produzem paresias, paralisias ou ataxias da musculatura da fonação. A fala é pastosa, aparentemente 'embriagada'; a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa, tornando, às vezes, difícil a compreensão.
Assertiva Falsa.
d) gagueira.
Veja o texto de Dalgalarrondo:
"A gagueira é um tipo freqüente de disfemia. Trata-se da dificuldade ou da impossibilidade de pronunciar certas sílabas, no começo ou ao longo de uma frase, com repetição ou intercalação de fonemas (ga, gue, qui, que, etc.) ou somente trepidação na elocução (chamada gagueira clônica), conseguindo o paciente, ao final, terminar a frase normalmente. Em outro tipo de gagueira, o paciente não consegue pronunciar determinada palavra, manifestando evidente esforço, acabando por dizê-la de forma expulsiva ou sibilante e rápida (gaguez tônica)."
Assertiva Falsa.
e) distúrbio específico de linguagem (DEL).
Observe a definição presente no artigo de Crestani et al.:
"Segundo a literatura, o distúrbio específico de linguagem (DEL) é caracterizado por importantes prejuízos, que se configuram como atrasos e alterações persistentes na aquisição da linguagem, na ausência de patologia que desencadeie tal atraso ou alteração."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
1404) O campo da psicopatologia inclui um grande número de fenômenos humanos especiais, associados ao que se denominou historicamente de doença mental. Sobre os transtornos psicopatológicos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) V-V-V-V-F
- B) F-V-V-V-V
- C) V-V-F-V-F
- D) F-V-F-V-F
A alternativa correta é letra D) F-V-F-V-F
Gabarito: Letra D
(F) No Transtorno da Personalidade Esquizoide, os déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. Os sintomas mais comuns são: ideias de referência excluindo delírios de referência); crenças bizarras ou pensamento mágico que influenciam o comportamento e não estão de acordo com as normas, da subcultura do indivíduo; experiências perceptivas incomuns, incluindo ilusões somáticas; pensamento e discurso bizarros; desconfiança ou ideação paranoide; afeto inadequado ou constrito; aparência ou comportamento esquisito, peculiar ou excêntrico; não tem amigos íntimos ou confidentes, exceto parentes em primeiro grau; e ansiedade social excessiva que não diminui com a familiaridade e tende a estar associada com temores paranoides, em vez de julgamentos negativos acerca de si próprio.
Falso. Essa é a personalidade esquizotípica. A esquizóide:
“A. Um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem no início da vida adulta e estão presentes em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes:
1. Não deseja nem desfruta de relações íntimas, inclusive ser parte de uma família.
2. Quase sempre opta por atividades solitárias.
3. Manifesta pouco ou nenhum interesse em ter experiências sexuais com outra pessoa.
4. Tem prazer em poucas atividades, por vezes em nenhuma.
5. Não tem amigos próximos ou confidentes que não sejam os familiares de primeiro grau.
6. Mostra-se indiferente ao elogio ou à crítica de outros.
7. Demonstra frieza emocional, distanciamento ou embotamento afetivo.”
(V) No Transtorno da Personalidade Histriônica, há excessiva emotividade e busca de atenção, que se manifesta no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. Os sintomas mais comuns são: desconforto em situações nas quais não é o centro das atenções; a interação com os outros freqüentemente se caracteriza por um comportamento inadequado, sexualmente provocante ou sedutor; mudanças rápidas e superficialidade na expressão das emoções; constante utilização da aparência física para chamar a atenção sobre si próprio; estilo de discurso excessivamente impressionista e carente de detalhes; dramaticidade, teatralidade e expressão emocional exagerada; sugestionabilidade, ou seja, é facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias; e considerar os relacionamentos mais íntimos do que realmente são.
Verdadeiro! Veja como esse transtorno aparece no DSM:
“Um padrão difuso de emocionalidade e busca de atenção em excesso que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Desconforto em situações em que não é o centro das atenções.
2. A interação com os outros é frequentemente caracterizada por comportamento sexualmente sedutor inadequado ou provocativo.
3. Exibe mudanças rápidas e expressão superficial das emoções.
4. Usa reiteradamente a aparência física para atrair a atenção para si.
5. Tem um estilo de discurso que é excessivamente impressionista e carente de detalhes.
6. Mostra autodramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções.
7. É sugestionável (i.e., facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias).
8. Considera as relações pessoais mais íntimas do que na realidade são.”
(F) Nos transtornos psico-orgânicos, as funções psíquicas mais afetadas são: nível de consciência, atenção, orientação, memória, linguagem, psicomotricidade e pensamento.
Falso. Segundo Dalgalarrondo, as funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psico-orgânicos são Nível de consciência, Atenção, Orientação, Memória, Inteligência e Linguagem. Psicomotricidade e pensamento não estão incluídos. A psicomotricidade é mais afetada em transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade e o pensamento em transtornos psicóticos.
(V) No centro de todas as neuroses está a angústia. O indivíduo neurótico vive os conflitos humanos fundamentais de forma particularmente dolorosa e recorrente.
Verdadeiro! Veja:
“No centro de todas as neuroses, está a angústia. O homem neurótico vive os conflitos humanos fundamentais de forma particularmente dolorosa e recorrente. Ainda segundo o psiquiatra holandês Van Den Berg, a neurose também pode ser vista como uma forma particular de relação do indivíduo com os outros, com a corporeidade própria e a dos outros, com os objetos (materiais e simbólicos) do mundo, fonte de uso e de gozo. Para esse autor, quem não atribui importância particular ao contato com outros, à existência corporal própria e alheia, e às disponibilidades úteis e gozosas não pode ficar neurótico.”
(F) A esquizofrenia é a principal forma de psicose. Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia, particularmente os sintomas de primeira ordem, que são: percepção delirante, vivência de empobrecimento afetivo, alucinações auditivas características e alterações de ânimo.
Falso. Os sintomas “de primeira ordem” são percepção delirante, alucinações auditivas características, Eco do pensamento ou sonorização do pensamento, Difusão do pensamento, Roubo do pensamento e Vivências de influência na esfera corporal ou ideativa.
Assim, a sequência correta é F V F V F
Nosso gabarito é Letra B
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
1405) De acordo com com o DSM V, os critérios diagnósticos para a intoxicação por álcool desenvolvidas durante ou logo após o uso da substância contemplam essencialmente alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e problemáticas.
- A) o nistagmo.
- B) o embotamento afetivo.
- C) a fala acelerada.
- D) a preservação da atenção e da memória.
A alternativa correta é letra A) o nistagmo.
De acordo com o DSM V, os critérios diagnósticos para a intoxicação por álcool desenvolvidas durante ou logo após o uso da substância contemplam essencialmente alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e problemáticas.
Um critério diagnóstico é
a) o nistagmo.
A alternativa está de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-V sobre a intoxicação por álcool. Veja:
C. Um (ou mais) dos seguintes sinais ou sintomas, desenvolvidos durante ou logo após o uso de álcool:
1. Fala arrastada.
2. Incoordenação.
3. Instabilidade na marcha.
4. Nistagmo.
5. Comprometimento da atenção ou da memória.
6. Estupor ou coma.
O nistagmo é a oscilação involuntária de um ou dos dois olhos. Segundo o DSM-V, isso está presente na intoxicação por álcool.
Assertiva Correta.
b) o embotamento afetivo.
Embotamento afetivo, como vimos, não faz parte dos critérios diagnósticos para intoxicação por álcool.
Assertiva Falsa.
c) a fala acelerada.
O correto, segundo o DSM-V, seria fala arrastada.
Assertiva Falsa.
d) a preservação da atenção e da memória
É critério da intoxicação por álcool o comprometimento da atenção e da memória, não a preservação.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
1406) Marque a alternativa correta que representa o quadro psicológico mencionado no texto abaixo.
- A) O paciente demonstra estar em quadro de tolerância devido ter feito uso intensivo da substância psicoativa.
- B) O paciente apresenta um quadro de dependência de substâncias psicoativas. O relato da família indica que o paciente está em síndrome de abstinência devido ao afastamento da substância.
- C) O paciente apresenta um quadro de abstinência. O relato da família indica que o paciente estava sofrendo de psicose induzida pelo consumo de substâncias psicoativas.
- D) O paciente apresenta um quadro de dependência de substâncias psicoativas manifestado pela tolerância às substâncias tóxicas.
A alternativa correta é letra B) O paciente apresenta um quadro de dependência de substâncias psicoativas. O relato da família indica que o paciente está em síndrome de abstinência devido ao afastamento da substância.
Marque a alternativa correta que representa o quadro psicológico mencionado no texto abaixo.
O paciente chegou à instituição de saúde mental relatando que, após anos de consumo intensivo de substâncias psicoativas, sente um forte desejo de usá-las. Seus familiares relataram que, recentemente, o paciente resolveu tentar se afastar das drogas. No entanto, após alguns dias de afastamento, ele apresentou dificuldade de controlar o consumo devido sentir reações físicas e psicológicas como ansiedade, tremores, dificuldade para dormir e um forte desejo de consumi-las.
a) O paciente demonstra estar em quadro de tolerância devido ter feito uso intensivo da substância psicoativa.
Em um quadro de dependência, há o desenvolvimento da tolerância à substância. Contudo, o relato presente na questão não enfatizou a tolerância, mas a abstinência.
Assertiva Falsa.
b) O paciente apresenta um quadro de dependência de substâncias psicoativas. O relato da família indica que o paciente está em síndrome de abstinência devido ao afastamento da substância.
Veja o que Dalgalarrondo fala sobre dependência:
"A dependência a substâncias psicoativas é definida como um padrão mal adaptativo de uso de substâncias em que há repercussões psicológicas, físicas e sociais que resultam da interação entre o ser humano e uma substância psicoativa.
Além de tais repercussões, a dependência inclui fenômenos como a tolerância, sintomas de abstinência, uso contínuo ou muito freqüente de quantidades significativas da substância (geralmente maiores que as pretendidas pelo sujeito). Há, na dependência, um grande envolvimento do sujeito com a substância; ele gasta muito tempo (e interesse afetivo) em atividades que implicam a obtenção ou o consumo da substância".
Em relação à abstinência, Dalgalarrondo diz:
"A síndrome de abstinência é o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância que vinha sendo consumida geralmente de forma pesada e contínua (APA, 2002).
Para cada substância ou grupo de substâncias, há diferentes sinais e sintomas de abstinência; no entanto, observam-se com certa freqüência os seguintes sintomas gerais de abstinência: ansiedade, inquietação, náuseas, tremor, sudorese, podendo, nos casos muito graves, ocorrer convulsões, coma e morte"
Percebemos, portanto, que a dificuldade do paciente de se afastar das substâncias e as reações que ele teve ao tentar se afastar caracterizam a dependência e a síndrome de abstinência. Por isso, a alternativa está certa.
Assertiva Correta.
c) O paciente apresenta um quadro de abstinência. O relato da família indica que o paciente estava sofrendo de psicose induzida pelo consumo de substâncias psicoativas.
Apesar de estar correto falar que há um quadro de abstinência, o paciente não apresenta sintomas de psicose induzida pelo consumo de substâncias psicoativas (alucinações, delírios, etc.).
Assertiva Falsa.
d) O paciente apresenta um quadro de dependência de substâncias psicoativas manifestado pela tolerância às substâncias tóxicas.
Como vimos na alternativa "a", a questão enfatizou a abstinência, não a tolerância.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
1407) Segundo Cordiolli (1998), os transtornos do controle dos impulsos estão entre as patologias menos estudadas na psiquiatria. Porém, dados atuais mostram o crescimento de sua prevalência, incluindo novos diagnósticos. Isso provavelmente está ocorrendo devido a mudanças sociais e culturais decorrentes do próprio desenvolvimento do homem e das tecnologias. O prejuízo para o indivíduo e a sociedade é conhecido e significativo.
- A) Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)
- B) Anorexia nervosa e bulimia.
- C) Comprar compulsivo, tricotilomania e automultilações.
- D) Cleptomania, hipocondria e transtorno de personalidade Boderline.
A alternativa correta é letra C) Comprar compulsivo, tricotilomania e automultilações.
Gabarito: Letra C
São conhecidos como transtornos do controle dos impulsos:
a) Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)
Errado. O TAG é um transtorno de ansiedade e o TOC tem uma categoria própria.
b) Anorexia nervosa e bulimia.
Errado. Esses são transtornos alimentares.
c) Comprar compulsivo, tricotilomania e automultilações.
Certo! O transtorno de jogo, a cleptomania, o transtorno explosivo intermitente e a piromania são outros exemplos.
d) Cleptomania, hipocondria e transtorno de personalidade Boderline.
Errado. A hipocondria é um transtorno de sintomas somáticos.
Nosso gabarito é Letra C
1408) Sobre os transtornos de aprendizagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os sinais ao seu respectivo transtorno de aprendizagem.
- A) 3 2 1
- B) 1 2 3
- C) 2 1 3
- D) 1 3 2
A alternativa correta é letra A) 3 2 1
Gabarito Letra A
Sobre os transtornos de aprendizagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os sinais ao seu respectivo transtorno de aprendizagem.
COLUNA I
1. Transtorno de expressão escrita
2. Transtorno da matemática
3. Transtorno de leitura
COLUNA II
( ) Não compreensão da leitura, dificuldade em aprender letra–som, dificuldade em identificação de letras e imaturidade fonológica.
( ) Dificuldade para ler números com muitos dígitos, dificuldade com sinais operacionais e memória restrita para fatos numéricos básicos.
( ) Disgrafia e disortografia.
Mesmo se você não estudou o transtorno específico de aprendizagem e suas especificações, essa questão é bem simples de se resolver.
O primeiro item fala sobre não compreensão da leitura, ou seja, transtorno de leitura (ou transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na leitura, como o DSM-V apresenta).
Se há dificuldade com números e sinais operacionais, obviamente dentre as opções apresentadas, o prejuízo é na matemática.
Agora, nos casos de problemas com a grafia e o traçado na escrita (disgrafia) e dificuldade com organização e produção de texto (disortografia), o prejuízo é na expressão escrita.
A título de aprofundamento, vamos ver como o DSM aborda esse transtorno:
“A. Dificuldades na aprendizagem e no uso de habilidades acadêmicas, conforme indicado pela presença de ao menos um dos sintomas a seguir que tenha persistido por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades:
1. Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço (p. ex., lê palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta ou lenta e hesitante, frequentemente adivinha palavras, tem dificuldade de soletrá-las).
2. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido (p. ex., pode ler o texto com precisão, mas não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido).
3. Dificuldades para ortografar (ou escrever ortograficamente) (p. ex., pode adicionar, omitir ou substituir vogais e consoantes).
4. Dificuldades com a expressão escrita (p. ex., comete múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprega organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza).
5. Dificuldades para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (p. ex., entende números, sua magnitude e relações de forma insatisfatória; conta com os dedos para adicionar números de um dígito em vez de lembrar o fato aritmético, como fazem os colegas; perde-se no meio de cálculos aritméticos e pode trocar as operações).
6. Dificuldades no raciocínio (p. ex., tem grave dificuldade em aplicar conceitos, fatos ou operações matemáticas para solucionar problemas quantitativos).
Especificar se:
315.00 (F81.0) Com prejuízo na leitura:
- Precisão na leitura de palavras
- Velocidade ou fluência da leitura
- Compreensão da leitura
315.2 (F81.81) Com prejuízo na expressão escrita:
- Precisão na ortografia
- Precisão na gramática e na pontuação
- Clareza ou organização da expressão escrita
315.1 (F81.2) Com prejuízo na matemática:
- Senso numérico
- Memorização de fatos aritméticos
- Precisão ou fluência de cálculo
- Precisão no raciocínio matemático”
A sequência correta fica, então 321.
A alternativa que traz essa sequência é a Letra A.
Letra A é, então, nosso gabarito.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 04 de outubro de 2019.
1409) Todos podem definir normalidade. O conceito de normal e patológico é extremamente relativo. Não é possível discutir a questão da normalidade e da patologia sem retomar as contribuições de Freud para a questão. Para a Psicanálise, o que é normalidade?
- A) Normalidade como ausência de sintomas, de sinais ou de doenças. Neste sentido, normal é o indivíduo não portador de um transtorno mental definido.
- B) Completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como ausência de doença.
- C) A definição se fundamenta sobre o conceito de normal e seu oposto, anormal (lido como patológico), a verdade é que o problema de conceituação desses termos não foi resolvido, nem ao menos ficou delineada a fronteira que os delimita e, por condição, define.
- D) O que numa sociedade é considerado normal, adequado, aceito ou mesmo valorizado, em outra sociedade ou em outro momento histórico pode ser considerado anormal, desviante ou patológico.
- E) É uma questão de grau e não de natureza, isto é, nos indivíduos normais e nos anormais existem as mesmas estruturas de personalidade e de conteúdo, que, se mais, ou menos, ativadas, são responsáveis pelos distúrbios no indivíduo.
A alternativa correta é letra E) É uma questão de grau e não de natureza, isto é, nos indivíduos normais e nos anormais existem as mesmas estruturas de personalidade e de conteúdo, que, se mais, ou menos, ativadas, são responsáveis pelos distúrbios no indivíduo.
Gabarito Letra E
Assinale a alternativa que melhor define normalidade para Freud.
a) Normalidade como ausência de sintomas, de sinais ou de doenças. Neste sentido, normal é o indivíduo não portador de um transtorno mental definido.
Errado. Essa é a normalidade como ausência de doença.
b) Completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como ausência de doença.
Errado. Esse é o conceito de saúde para a OMS.
c) A definição se fundamenta sobre o conceito de normal e seu oposto, anormal (lido como patológico), a verdade é que o problema de conceituação desses termos não foi resolvido, nem ao menos ficou delineada a fronteira que os delimita e, por condição, define.
Errado. Aqui, sequer é apresentado um conceito.
d) O que numa sociedade é considerado normal, adequado, aceito ou mesmo valorizado, em outra sociedade ou em outro momento histórico pode ser considerado anormal, desviante ou patológico.
Errado. Essa é uma perspectiva cultural do normal e do patológico.
e) É uma questão de grau e não de natureza, isto é, nos indivíduos normais e nos anormais existem as mesmas estruturas de personalidade e de conteúdo, que, se mais, ou menos, ativadas, são responsáveis pelos distúrbios no indivíduo.
Certo! Veja:
“Não é possível discutir a questão da normalidade e da patologia sem retomar as contribuições de Freud para a questão. Para a Psicanálise, o que distingue o normal do anormal é uma questão de grau e não de natureza, isto é, nos indivíduos “normais” e nos “anormais” existem as mesmas estruturas de personalidade e de conteúdos, que, se mais, ou menos, “ativadas”, são responsáveis pelos distúrbios no indivíduo. Essas são as estruturas neuróticas e psicóticas.”
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
1410) O transtorno (ou desordem) da personalidade do tipo borderline (TPB) é aquele que apresenta a maior demanda por tratamento e também as evidências mais consistentes de intervenções terapêuticas eficazes (Mazer et al., 2017).
- A) V • F • V • V
- B) V • F • F • V
- C) F • V • V • F
- D) F • V • F • F
- E) F • F • V • F
A alternativa correta é letra C) F • V • V • F
Gabarito Letra C
(F) Embora nenhuma medicação específica seja aprovada para o tratamento do TPB, várias classes de psicofármacos devem ser administradas em conjunto, para supressão dos sintomas apresentados, notadamente aqueles persistentes por mais de 6 meses.
Falso. Quantos ou quais psicofármacos devem ser administrados dependem de cada caso específico:
“Embora nenhuma medicação específica seja aprovada para o tratamento do TPB, várias classes de psicofármacos podem ser úteis para manejo de sintomas e sua escolha depende do objetivo definido individualmente para cada paciente, com evidências controversas da eficácia de cada uma das medicações utilizadas na prática clínica.”
(V) Um fator importante no tratamento de pacientes com transtorno borderline é uma comunicação clara e direta, com objetivos e limites bem estabelecidos, delineando um plano de atendimento que ofereça estrutura e segurança para o paciente.
Verdadeiro! Veja:
“Um fator importante no tratamento de pacientes com esse transtorno é uma comunicação clara e direta, com objetivos e limites bem estabelecidos, delineando um plano de atendimento que ofereça estrutura e segurança para o paciente. Assim, é útil determinar frequência de consultas regulares e pré-agendadas, considerando as questões relacionadas a medo de abandono que faz parte da psicopatologia desses pacientes.”
(V) O tratamento do transtorno de personalidade borderline inclui o manejo de crises, com controle de reações emocionais intensas, avaliação do risco de auto ou heteroagressividade e comportamento suicida.
Verdadeiro! Veja:
“O tratamento do transtorno de personalidade borderline (TPB) inclui o manejo de crises, com controle de reações emocionais intensas, avaliação do risco de auto ou heteroagressividade e comportamento suicida. Além disso, no acompanhamento médico, os pacientes devem ser ajudados a desenvolver habilidades de enfrentamento de estresse, através da identificação de recursos próprios eficazes para lidar com estresse em outras situações, busca de apoio, expressões emocionais diretas e menos destrutivas”
(F) Várias técnicas psicoterapêuticas específicas têm sido desenvolvidas para o tratamento do TPB, mas abordagens menos estruturadas e diretas são as que apresentam melhores resultados, de modo geral, como, por exemplo, grupos de apoio de caráter aberto.
Falso. São as abordagens mais estruturadas e diretas:
“Várias técnicas psicoterapêuticas específicas têm sido desenvolvidas, mas o modelo de uma abordagem mais estruturada e direta sugere apresentar melhores resultados de modo geral, incluindo o desenvolvimento de habilidades de autorreflexão, mentalização, regulação emocional e enfrentamento de estresse, Psicoeducação, terapia de grupo, terapia familiar e outras abordagens psicossocias também representam recursos terapêuticos úteis.”
Assim, temos que a sequência correta é FVVF.
Gabarito Letra C.
Referência
MAZER, Angela e cols. Transtornos da personalidade. Ribeirão preto: Medicina, vol. 50 sppl 1, 2017. Disponível em: < http://revista.fmrp.usp.br/2017/vol50-Supl-1/Simp9-Transtornos-da-Personalidade.pdf> Acesso em 02 de fevereiro de 2020.