Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1411) Examine o trecho abaixo, a respeito de deficiências mentais:
- A) intelectual • semelhante • mudanças • comprometimento fisiológico • 8
- B) corporal • inferior • possibilidades • domínio de si próprio • 12
- C) psicofisiológico • superior • limitações • humor • 10
- D) afetivo • igual • competências funcionais • comportamento adaptativo • 12
- E) intelectual • inferior • limitações • comportamento adaptativo • 18
A alternativa correta é letra E) intelectual • inferior • limitações • comportamento adaptativo • 18
Gabarito Letra E
Examine o trecho abaixo, a respeito de deficiências mentais:
“A deficiência mental é caracterizada pelo funcionamento ................................... significativamente ................................ à média da população, com ......................................significativas tanto no funcionamento intelectual como no .......................................... expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas e cujo início dos sintomas e manifestações ocorre antes dos ........... anos” (Arruda & Castanho, 2014).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a) intelectual • semelhante • mudanças • comprometimento fisiológico • 8
b) corporal • inferior • possibilidades • domínio de si próprio • 12
c) psicofisiológico • superior • limitações • humor • 10
d) afetivo • igual • competências funcionais • comportamento adaptativo • 12
e) intelectual • inferior • limitações • comportamento adaptativo • 18
A deficiência mental está relacionada a prejuízos no funcionamento intelectual. Só de saber disso você já consegue resolver a questão. Não faz sentido falar que o funcionamento prejudicado na deficiência mental é o corporal, o afetivo ou o psicofisiológico, e nem falar que numa deficiência o funcionamento é “significativamente semelhante à média da população.”
Agora, vejamos essa afirmação no artigo da qual foi tirada:
“A deficiência mental é caracterizada pelo funcionamento intelectual significativamente inferior à média da população, com limitações significativas tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas e cujo início dos sintomas e manifestações ocorre antes dos 18 anos”
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
Arruda, Irene Vicente de, & Castanho, Marisa Irene Siqueira. (2014). Educação de jovens e adultos deficientes mentais: reflexões sobre a permanência na escola especial. Construção psicopedagógica, 22(23), 59-71. Recuperado em 02 de feveiro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100005&lng=pt&tlng=pt
1412) Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, a respeito da etiologia das Deficiências Mentais:
- A) 1 • 3 • 4 • 2 • 3 • 4
- B) 1 • 4 • 2 • 4 • 1 • 3
- C) 2 • 1 • 2 • 3 • 4 • 3
- D) 3 • 4 • 1 • 3 • 2 • 1
- E) 4 • 2 • 3 • 1 • 1 • 2
A alternativa correta é letra D) 3 • 4 • 1 • 3 • 2 • 1
Gabarito Letra D
Vamos, primeiro, relembrar os fatores etiológicos da deficiência mental:
Fatores genéticos Monogênicos:
1 a 2% dos nascidos vivos.
- Herança dominante: Neuroectodermatoses (Esclerose tuberosa, Angiomatoses cerebrais, Deficiências mentais com alterações ósseas, Disostose craniofacial, Oligrofenia com acrocéfalo, Oligrofenia com aracnodactilia, Oligrofenia com discondroplasia).
- Herança recessiva: Distúrbio de metabolismo lipídico (Idiota amaurótica, Doença de Bielschowsky-Jansky, Doença de Spielmeyr-Vogt, Doença de Kufs, Doença de Normann-Wood, Síndrome de Niemann-Pick, Doença de Gaucher); Distúrbio do metabolismo de mucopolissacarídeo (Doença de Hurler, Doença de Morquio, Doença de Scheie, Doença de Sanfilipo, Doença de Matoteaux); Distúrbio do metabolismo glicídio (Glicogenose, Galactosemia); Distúrbios de metabolismo protídico (Fenilcetonúria, Doença do carope de bordo, Cistationinuria, Doença de Wilson, Doença de Hartnup); Outras formas (Microcefalia familiar, Doença de Sjögren-Larson, Síndrome de Laurence Moon).
- Herança ligada ao sexo: Doença de Hunter, Doença de Pelizaeus Merzbacher, Fatores genéticos ligados a vários genes, Fatores cromossômicos.
- Anomalias de número de cromossomos somáticos: Trissomia do 21 (Síndrome de down), Trissomia do 18 (Síndrome de Edward), Trissomia do 13-15 (Síndrome de Patau).
- Anomalias do número de cromossomos sexuais: Síndrome de Klinefelter, Microcefalia com malformações múltiplas e criptorquidia (Cariótipo XXXY), Disgenesia gonádica e oligofrenia (Síndrome de Turner), Superfêmea (Cariótipo XXX).
Ambientais
Fatores pré-natais:
- agentes infecciosos (citomegalovírus, toxoplasmose congênita, rubéola congênita, lues, sífilis congênita, varicela);
- Fatores nutricionais;
- Fatores físicos: radiação;
- Fatores imunológicos;
- Intoxicações pré-natais (álcool e drogas, gases anestésicos, anticonvulsivantes);
- Transtornos endócrinos maternos: diabetes materna, alterações tireoidianas;
- Hipóxia intra-uterina (causada por hemorragia uterina, insuficiência placentária, anemia grave, administração de anestésicos e envenenamento com dióxido de carbono).
Fatores perinatais:
- Anóxia neonatal;
- Traumatismo obstétrico (distócicos de parto com hipoxemia ou anoxemia);
- Prematuridade (anóxia, hemorragia cerebral).
Fatores pós-natais:
- Infecções: meningoencefalites bacterianas e as virais principalmente por herpesvírus;
- Traumatismos crânio- encafálicos;
- Alterações vasculares ou degenerativas encefálicas;
- Fatores químicos: oxigênio utilizado na encubadeira;
- Intoxicação pelo chumbo;
- Fatores nutricionais: graves condições de hipoglicemia, hipernatremia, hipoxemia, envenenamentos, estados convulsivos crônicos.
Coluna 1 Fatores
1. Fatores de origem genética
2. Fatores pós-natais
3. Fatores perinatais ambientais
4. Fatores do período pré-natal
Coluna 2 Etiologia
(3) Prematuridade (anóxia, hemorragia cerebral).
Prematuridade é um fator perinatal.
(4) Responsáveis pela maior incidência etiológica de Deficiência Mental (quase 50% dos casos).
Os fatores mais importantes na etiologia da Deficiência mental são os pré-natais.
“Os fatores que atuam no período pré-natal envolvem causas genéticas e ambientais, consistindo nos fatores etiológicos mais importantes no surgimento da DM, com cifras ao redor de 50% dessa população”
(1) Anomalias de número de cromossomos, como a Trissomia do 21 (Síndrome de Down).
Cromossomos são fatores de origem genética.
(3) Anóxia neonatal.
Anóxia é um fator perinatal.
(2) Fatores nutricionais, como graves condições de hipoglicemia.
Os fatores nutricionais são pós-natais.
(1) Distúrbios do metabolismo glicídico (como a galactosemia) e protídico (fenilcetonúria).
Disturbios no metabolismo glicídio são de origem genética.
A sequência correta é 3 • 4 • 1 • 3 • 2 • 1
Gabarito Letra D
Fonte: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/SPP_Arquivos/PessoascomDeficiencia/FatoresEtiologicosdaDeficienciaMental.pdf
1413) Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais DSM—5, “Está associado e desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzido, rejeição social e, nos adultos, a pior desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal. Crianças apresentam uma probabilidade significativamente maior do que seus pares para desenvolver transtorno da conduta na adolescência e o risco subsequente para transtornos por uso posterior de substâncias e alto, especialmente quando se desenvolve transtorno da conduta ou transtorno da personalidade antissocial”.
- A) Ansiedade não especificado
- B) Déficit de Atenção/ Hiperatividade
- C) Interação Social Desinibida
- D) Tourette
- E) Interação Social Inibida
A alternativa correta é letra B) Déficit de Atenção/ Hiperatividade
Gabarito Letra B
Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais DSM—5, “Está associado e desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzido, rejeição social e, nos adultos, a pior desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal. Crianças apresentam uma probabilidade significativamente maior do que seus pares para desenvolver transtorno da conduta na adolescência e o risco subsequente para transtornos por uso posterior de substâncias e alto, especialmente quando se desenvolve transtorno da conduta ou transtorno da personalidade antissocial”.
Assinale a alternativa correta para o transtorno mencionado acima, em suas consequências funcionais.
a) Ansiedade não especificado
Errado. O DSM não apresenta consequências funcionais para o transtorno de ansiedade não especificado.
b) Déficit de Atenção/ Hiperatividade
Certo!
“O TDAH está associado a desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzidos, rejeição social e, nos adultos, a piores desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal. Crianças com TDAH apresentam uma probabilidade significativamente maior do que seus pares para desenvolver transtorno da conduta na adolescência e transtorno da personalidade antissocial na idade adulta, aumentando, assim, a probabilidade de transtornos por uso de substâncias e prisão. O risco subsequente para transtornos por uso posterior de substâncias é alto, especialmente quando se desenvolve transtorno da conduta ou transtorno da personalidade antissocial. Indivíduos com TDAH são mais propensos a sofrer lesões do que seus colegas. Acidentes e violações de trânsito são mais frequentes em condutores com o transtorno. Pode haver probabilidade aumentada de obesidade entre indivíduos com TDAH.”
c) Interação Social Desinibida
Errado. Sobre as consequências da interação social desinibida o DSM traz apenas:
“O transtorno de interação social desinibida prejudica de maneira significativa as habilidades das crianças mais jovens em seus relacionamentos interpessoais com adultos e pares.”
d) Tourette
Errado. O DSM apresenta o tourette junto com outros transtornos de tique, que têm as seguintes consequências funcionais:
“Muitos indivíduos com tiques de gravidade leve a moderada não vivenciam sofrimento ou prejuízo no funcionamento e podem, inclusive, não perceber seus tiques. Indivíduos com sintomas mais graves geralmente têm mais prejuízos na vida diária, mas mesmo aqueles com transtornos de tique moderados ou até graves podem funcionar bem. A presença de uma condição comórbida, como TDAH ou TOC, pode causar maior impacto no funcionamento. De modo menos comum, os tiques perturbam o funcionamento nas atividades diárias e resultam em isolamento social, conflitos interpessoais, vitimização pelos pares, incapacidade para o trabalho ou escola e baixa qualidade de vida. O indivíduo pode, ainda, ter sofrimento psicológico substancial. Complicações raras do transtorno de Tourette incluem lesão física, como lesões nos olhos (decorrentes de golpear o próprio rosto), e lesões ortopédicas e neurológicas (p. ex., doença envolvendo discos vertebrais relacionada a movimentos forçados de cabeça e pescoço).”
e) Interação Social Inibida
Errado. Não há um transtorno de interação social inibida.
Nosso gabarito é Letra B
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 26 de agosto de 2020
1414) Com base na obra de BOYD e BEE, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
- A) normal
- B) atípico
- C) adaptativo
- D) típico
A alternativa correta é letra B) atípico
Gabarito Letra B
Com base na obra de BOYD e BEE, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Um tipo de desenvolvimento no domínio cognitivo é o retardo mental, condição na qual uma criança apresenta capacidades intelectuais muito inferiores às de outras crianças da mesma idade.
a) normal
b) atípico
c) adaptativo
d) típico
O retardo mental não faz parte do desenvolvimento normal, típico e muito menos adaptativo. Inclusive, normal e típico podem ser considerados sinônimos, então de cara já não poderiam ser a resposta da questão. Além disso, pode ser uma condição desadaptativa.
Assim, é um tipo de desenvolvimento atípico.
Nosso gabarito é Letra B.
1415) Segundo Romero in COLL, MARCHESI e PALACIOS, em geral a causa das dificuldades de aprendizagens (DAs) costuma ser atribuída, entre outras, a:
- A) Os itens I e II estão corretos.
- B) Somente o item I está correto.
- C) Somente o item II está correto.
- D) Os itens I e II estão incorretos.
A alternativa correta é letra A) Os itens I e II estão corretos.
Gabarito Letra A
Segundo Romero in COLL, MARCHESI e PALACIOS, em geral a causa das dificuldades de aprendizagens (DAs) costuma ser atribuída, entre outras, a:
Vamos, primeiro, ver o que diz o autor mencionado:
“Em geral, e de maneira muito resumida, a causa das DAs costuma ser atribuída a:
a) condições intrínsecas da pessoa que apresenta as DAs (por exemplo, a herança, a disfunção cerebral mínima, ou os atrasos maturativos);
b) circunstâncias ambientais nas quais se dá o desenvolvimento e/ou aprendizagem (como, por exemplo, ambientes familiares e educativos pobres, projetos instrucionais inadequados, etc.);
c) uma combinação das anteriores em que as condições pessoais são influenciadas – de forma positiva ou negativa, conforme os casos – pelas circunstâncias ambientais.”
I. Condições intrínsecas da pessoa que apresenta as DAs.
Certo!
II. Circunstâncias ambientais nas quais se dá o desenvolvimento e/ou aprendizagem.
Certo!
Assim, percebemos que os itens I e II estão corretos.
Gabarito Letra A
Referência
COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação, vol 3, 2° edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.
1416) De acordo com o DSM-5 e em relação aos Transtornos de Eliminação, sobre os critérios diagnósticos da Enurese, analisar os itens abaixo:
- A) Somente os itens I e II.
- B) Somente os itens I e III.
- C) Somente os itens II e III.
- D) Todos os itens.
A alternativa correta é letra B) Somente os itens I e III.
Gabarito Letra B
De acordo com o DSM-5 e em relação aos Transtornos de Eliminação, sobre os critérios diagnósticos da Enurese, analisar os itens abaixo:
Vamos ver os critérios diagnósticos da enurese:
“A. Eliminação repetida de urina na cama ou na roupa, voluntária ou involuntária.
B. O comportamento é clinicamente significativo conforme manifestado por uma frequência de no mínimo duas vezes por semana durante pelo menos três meses consecutivos ou pela presença de sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, acadêmico (profissional) ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. A idade cronológica mínima é de 5 anos (ou nível de desenvolvimento equivalente).
D. O comportamento não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., diurético, medicamento antipsicótico) ou a outra condição médica (p. ex., diabetes, espinha bífida, transtorno convulsivo).
Determinar o subtipo:
Exclusivamente noturna: Eliminação de urina apenas durante o sono noturno.
Exclusivamente diurna: Eliminação de urina durante as horas de vigília. Noturna e diurna: Combinação dos dois subtipos.”
I. Eliminação repetida de urina na cama ou na roupa, voluntária ou involuntária.
Certo!
II. Eliminação intestinal repetida de fezes em locais inapropriados, voluntária ou involuntariamente.
Errado. Essa é a encoprese.
III. A idade cronológica mínima é de cinco anos (ou nível de desenvolvimento equivalente).
Certo!
Assim, estão corretos somente os itens I e III.
Nosso gabarito é Letra B
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 28 de agosto de 2020
1417) Considerando-se a intoxicação por estimulantes, descrita no DSM-5, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A) C - C - E.
- B) E - C - C.
- C) C - E - E.
- D) E - C - E.
A alternativa correta é letra A) C - C - E.
Gabarito Letra A
Considerando-se a intoxicação por estimulantes, descrita no DSM-5, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Vamos, primeiro, relembrar todos os critérios diagnósticos da intoxicação por estimulantes:
“A. Uso recente de uma substância tipo anfetamina, cocaína ou outro estimulante.
B. Alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e problemáticas (p. ex., euforia ou embotamento afetivo; alterações na sociabilidade; hipervigilância; sensibilidade interpessoal; ansiedade, tensão ou raiva; comportamentos estereotipados; julgamento prejudicado) desenvolvidas durante ou logo após o uso de um estimulante.
C. Dois (ou mais) dos seguintes sinais ou sintomas, desenvolvidos durante ou logo após o uso de estimulantes.
1. Taquicardia ou bradicardia.
2. Dilatação pupilar.
3. Pressão arterial elevada ou diminuída.
4. Transpiração ou calafrios.
5. Náusea ou vômito.
6. Evidências de perda de peso.
7. Agitação ou retardo psicomotor.
8. Fraqueza muscular, depressão respiratória, dor torácica ou arritmias cardíacas.
9. Confusão, convulsões, discinesias, distonias ou coma.
D. Os sinais ou sintomas não são atribuíveis a outra condição médica nem são mais bem explicados por outro transtorno mental, incluindo intoxicação por outra substância.
A característica essencial da intoxicação por estimulantes relacionada a estimulantes tipo anfetamina e cocaína é a presença de alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas que se desenvolvem durante ou logo após o uso de estimulantes (Critérios A e B). Alucinações auditivas podem ser proeminentes, assim como ideação paranoide, e esses sintomas devem ser distinguidos de um transtorno psicótico independente, como esquizofrenia. A intoxicação por estimulantes geralmente começa com uma sensação de “barato” e inclui um ou mais dos seguintes sintomas: euforia com aumento do vigor, sociabilidade, hiperatividade, inquietação, hipervigilância, sensibilidade interpessoal, loquacidade, ansiedade, tensão, alerta, grandiosidade, comportamento estereotipado e repetitivo, raiva, julgamento prejudicado e, no caso de intoxicação crônica, embotamento afetivo com fadiga ou tristeza e retraimento social. Essas alterações comportamentais e psicológicas são acompanhadas por dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas, que se desenvolvem durante ou logo após o uso da cocaína: taquicardia ou bradicardia; dilatação pupilar; pressão arterial elevada ou diminuída; transpiração ou calafrios; náusea ou vômito; evidências de perda de peso; agitação ou retardo psicomotor; fraqueza muscular; depressão respiratória; dor torácica ou arritmias cardíacas; confusão, convulsões, discinesias, distonias ou coma (Critério C). A intoxicação, aguda ou crônica, frequentemente está associada com comprometimento no funcionamento social ou profissional. A intoxicação grave pode levar a convulsões, arritmias cardíacas, hiperpirexia e morte. Para fazer um diagnóstico de intoxicação por estimulantes, os sintomas não podem ser atribuíveis a outra condição médica nem ser mais bem explicados por outro transtorno mental (Critério D). Embora a intoxicação por estimulantes ocorra em indivíduos com transtorno por uso de estimulantes, ela não é um critério para o transtorno por uso de estimulantes, o qual é confirmado pela presença de dois dos 11 critérios diagnósticos para transtorno por uso.”
(V) Está relacionada ao uso recente de anfetamina, cocaína ou outro estimulante.
Verdadeiro!
(V) Alucinações auditivas podem ser proeminentes, assim como ideação paranoide.
Verdadeiro!
(F) Anedonia e fissura podem estar presentes, sendo um dos critérios diagnósticos.
Falso. Anedonia e fissura podem estar presentes na abstinência de estimulantes, mas também não fazem parte dos critérios diagnósticos.
Assim, a sequência correta é V V F.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 28 de agosto de 2020
1418) A partir do estudo de Silva et al. (2018) sobre os Sintomas Psicofuncionais e Depressão Materna; por ser multifatorial, não é possível identificar a sua etiologia, no entanto, existem fatores de risco que evidenciam forte correlação com essa psicopatologia, dentre eles:
- A) Apenas I e IV.
- B) Apenas II e III.
- C) Apenas I, II e III.
- D) Apenas II, III e IV.
- E) I, II, III e IV.
A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e III.
Gabarito Letra C
A partir do estudo de Silva et al. (2018) sobre os Sintomas Psicofuncionais e Depressão Materna; por ser multifatorial, não é possível identificar a sua etiologia, no entanto, existem fatores de risco que evidenciam forte correlação com essa psicopatologia, dentre eles:
I. Transtornos afetivos.
II. Dificuldades conjugais.
III. Falta de apoio social.
IV. Mãe com idade avançada.
Veja o que dizem os autores mencionados:
“Por ser multifatorial, não é possível identificar a sua etiologia, no entanto existem fatores de risco que evidenciam forte correlação com essa psicopatologia. Dentre eles, há o histórico de sintomas depressivos (antes ou durante a gravidez) (Dias & Coaracy, 2014) e de transtornos afetivos (Molero et al., 2014), depressão pré-natal (Field, 2011), dificuldades ao engravidar, na gestação e/ou no parto (Dias & Coaracy, 2014; Iaconelli, 2005), o fato de a mãe ser jovem (Camacho e colaboradores, 2006; Dias & Coaracy, 2014) ou ser sua primeira gravidez (Iaconelli, 2005), a vivência de perdas, o nascimento de bebês com anomalias, dificuldades conjugais (Camacho et al., 2006; Iaconelli, 2005) e a falta de apoio social (Morais et al., 2015).”
Os autores citam os transtornos afetivos, as dificuldades conjugais e a falta de apoio social, mas não está presente dentre os fatores apresentados por eles a idade avançada da mãe.
Dessa forma, estão corretas apenas I, II e III.
Gabarito Letra C
Referência
Silva, Heloisa Cardoso da, Silva, Milena da Rosa, Frizzo, Giana Bitencourt, & Donelli, Tagma Marina Schneider. (2018). Sintomas Psicofuncionais e Depressão Materna: Um Estudo Qualitativo. Psico-USF, 23(1), 59-70.
1419) Levando em conta os critérios diagnósticos do DSM-5 (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014) para Transtorno de Despersonalização/Desrealização, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
- A) F – F – V.
- B) F – V – F.
- C) V – F – F.
- D) V – F – V.
- E) V – V – V.
A alternativa correta é letra D) V – F – V.
Gabarito Letra D
Levando em conta os critérios diagnósticos do DSM-5 (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014) para Transtorno de Despersonalização/Desrealização, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(V) O transtorno se caracteriza pela presença de experiências persistentes ou recorrentes de despersonalização, desrealização ou ambas.
Verdadeiro. Perfeito. Veja:
“Presença de experiências persistentes ou recorrentes de despersonalização, desrealização ou ambas:
1. Despersonalização: Experiências de irrealidade, distanciamento ou de ser um observador externo dos próprios pensamentos, sentimentos, sensações, corpo ou ações (p. ex., alterações da percepção, senso distorcido do tempo, sensação de irrealidade ou senso de si mesmo irreal ou ausente, anestesia emocional e/ou física).
2. Desrealização: Experiências de irrealidade ou distanciamento em relação ao ambiente ao redor (p. ex., indivíduos ou objetos são vivenciados como irreais, oníricos, nebulosos, inertes ou visualmente distorcidos)”
(F) A perturbação pode ser atribuída aos efeitos fisiológicos de uma substância.
Falso! Quando a perturbação pode ser atribuída aos efeitos de uma substância o diagnóstico do transtorno não é justificável.
(V) Durante as experiências de despersonalização ou desrealização, o teste de realidade permanece intacto.
Verdadeiro. Esse é o critério B do DSM para esse transtorno:
“B. Durante as experiências de despersonalização ou desrealização, o teste de realidade permanece intacto.”
Temos então que a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: VFV.
Gabarito Letra D.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 25 de janeiro de 2020
1420) Relacione as colunas abaixo sobre as categorias de drogas psicoterapêuticas e a indicação prioritária das mesmas.
- A) 1 • 2 • 4 • 3
- B) 2 • 4 • 3 • 1
- C) 3 • 1 • 2 • 4
- D) 3 • 4 • 1 • 2
- E) 4 • 3 • 1 • 2
A alternativa correta é letra D) 3 • 4 • 1 • 2
Gabarito: Letra D
1. Neurolépticas
Os narcolépticos, como o haloperidol e a clorpromazina são indicados especialmente para tratar os sintomas positivos da esquizofrenia, como as alucinações e os delírios. Ou seja, essas categorias são Indicadas prioritariamente para tratamento de psicoses.
2. Antidepressivas
Como o próprio nome indica, essa categoria é indicada prioritariamente para o tratamento de depressão.
3. Antimaníacas
A mania aparece na bipolaridade, então as drogas antimaníacas são indicadas para o tratamento da bipolaridade.
4. Ansiolíticas
Os ansiolíticos são usados para tratar ansiedade, mas também eficientes como hipnóticos, em doses elevadas.
Veja:
“Há três termos gerais, usados de forma intercambiável, que descrevem os fármacos destinados ao tratamento de transtornos psiquiátricos: medicamentos psicotrópicos, medicamentos psicoativos e medicamentos psicoterapêuticos. Tradicionalmente, esses agentes eram divididos em quatro categorias: (1) medicamentos antipsicóticos ou neurolépticos, utilizados para tratar psicoses; (2) medicamentos antidepressivos, usados para tratar depressão; (3) medicamentos antimaníacos, ou estabilizadores do humor, empregados para tratar o transtorno bipolar; e (4) medicamentos antiansiedade ou ansiolíticos, utilizados para tratar estados de ansiedade (que são também eficientes como hipnóticos, em doses elevadas). Essas distinções por categorias, contudo, tornaram-se menos válidas pelas seguintes razões:
1. Vários medicamentos de uma classe agora são utilizados para tratar problemas anteriormente atribuídos a outra classe. Por exemplo, muitos antidepressivos são também empregados para tratar uma ampla faixa de transtornos de ansiedade.
2. Agentes introduzidos como tratamento para a esquizofrenia, como os antagonistas de serotonina e dopamina (ASDs), são também utilizados para o controle do transtorno bipolar e parecem ter alguma atividade antidepressiva.
3. Fármacos das quatro categorias são usados para tratar sintomas e condições como insônia, transtornos da alimentação, transtornos da conduta associados à demência e transtornos do controle dos impulsos.
4. Agentes como clonidina, propranolol, verapamil, modafinila e gabapentina podem tratar com eficiência diversos transtornos psiquiátricos e não se encaixam facilmente na classificação tradicional de medicamentos.
5. Alguns termos psicofarmacológicos descritivos são arbitrários e superpõem-se em significado. Por exemplo, os ansiolíticos reduzem a ansiedade, os sedativos produzem efeito calmante ou relaxante, e os hipnóticos induzem sono. Entretanto, a maioria dos ansiolíticos funciona como sedativos e, em doses elevadas, pode ser utilizada como hipnóticos, e todos os hipnóticos em doses baixas podem ser usados para sedação diurna.
Assim, a sequência correta é 3 • 4 • 1 • 2
Gabarito Letra D
Fonte: Manual de Farmacologia Psiquiátrica de Kaplan & Sadock. Disponível em: https://statics-shoptime.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/121016877.pdf