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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1441) Considerando o processo de adoecimento, analise a seguinte afirmação: “No hospital, no contexto do tratamento e da relação paciente-profissional, observam-se, respectivamente, procedimentos e atitudes nas quais o “doente”, em nome da “rigorosa prática científica”, é apartado de seu convívio familiar e social e, também, lhe é negada a capacidade de discernimento e competência para tomada de decisões, ocorrendo o desvinculamento entre o seu espaço vital e o seu processo de escolha”.

  • A) Resiliência.

  • B) Despersonalização.

  • C) Culpa.

  • D) Desrealização.

  • E) Embotamento afetivo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Despersonalização.

Gabarito: Letra B

Tais procedimentos e atitudes podem acarretar, no paciente, um sentimento de desadaptação, denominado de
a)  Resiliência.

Errado. A resiliência é a capacidade de enfrentar situações difíceis sem perder a calma ou o controle. Algumas pessoas podem desenvolver resiliência e outras não.

b)  Despersonalização.

Certo! Nesse processo, é tirado do indivíduo tudo que relevante pra ele: sua família, seus amigos, suas coisas, suas atividades, bem como o poder de decisão sobre coisas que envolvem a sua própria vida. Isso pode levar o indivíduo a ter um sentimento de ter se perdido de si mesmo.

c)  Culpa.

Errado. O indivíduo é mais uma vítima desse processo. A culpa pode, sim, existir em um processo de adoecimento, mas não como consequência dessa “rigorosa prática científica”.

d)  Desrealização.

Errado. A desrealização é a transformação e a perda da relação de familiaridade com o mundo comum, no sentido de uma relação de profunda estranheza daquilo que, no dia-a-dia, é comum e familiar. O indivíduo nesse processo nem está em um contexto familiar.

e)  Embotamento afetivo.

Errado. O embotamento afetivo é característico das esquizofrenias.

Nosso gabarito é Letra B

1442) Kaplan, Sadock e Grebb (1997) descreveram o afeto como experiência da emoção expressada pelo paciente e observada por outros. Sendo assim, correlacione o tipo de afeto à sua definição e assinale a opção correta.

  • A) (I) (II) (V) (IV) (III)
  • B) (V) (IV) (II) (III) (I)
  • C) (V) (I) (III) (IV) (I)
  • D) (V) (III) (II) (IV) (I)
  • E) (I) (II) (IV) (III (V)

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) (V) (III) (II) (IV) (I)

   
 

Para a compreensão do assunto que traz a questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre “Afeto” e principais classificações

2) Análise das alternativas

 
 

1) Sobre “Afeto” e principais classificações

 

Sadock et al. (2017) define “afeto” da seguinte forma:

 

Experiência subjetiva e imediata de emoção vinculada a ideias ou representações mentais de objetos. O afeto tem manifestações exteriores, podendo ser classificado como restrito, embotado, plano, amplo, lábil, adequado ou inadequado.”

 

Considerando as categorias de afeto mencionadas pelos autores, acompanhe uma breve descrição sobre cada uma delas, com base nas contribuições de Sadock et al. (2017):

 
  • Afeto adequado: Tom emocional em harmonia com a ideia, pensamento ou fala que o acompanha.
 
  • Afeto constrito: Redução na intensidade do tom da emoção, que é menos grave do que o afeto embotado.
 
  • Afeto embotado: Distúrbio do afeto manifestado por uma redução grave na intensidade do tom do afeto externalizado; um dos sintomas fundamentais de esquizofrenia, conforme descrito por Eugen Bleuler.
 
  • Afeto inadequado: Tom emocional em desarmonia com a ideia, pensamento ou fala que o acompanham. Visto na esquizofrenia.
 
  • Afeto lábil: Expressão afetiva caracterizada por mudanças rápidas e abruptas, não relacionadas a estímulos externos.
 
  • Afeto plano: Ausência ou quase ausência de sinais de expressão afetiva.
 
  • Afeto restrito: Redução na intensidade do tom do sentimento que é menos grave do que no afeto embotado, mas claramente reduzido.

   


 

2) Análise das alternativas

 

Com base nos recortes textuais supracitados, tem-se, portanto, a seguinte associação para as classificações apresentadas:

 

( V ) Mudanças bruscas e rápidas no tom emocional, sem relação com estímulos externos.

( III ) Redução na intensidade do sentimento, menos severa que no afeto embotado, mas claramente reduzida.

( II ) Perturbação do afeto manifestada por uma severa redução na intensidade do tom de sentimento externalizado.

( IV ) Ausência ou quase ausência de quaisquer sinais de expressão afetiva: voz monótona, face imóvel.

( I ) Desarmonia entre o tom emocional e a ideia, pensamento ou fala que o acompanha.

   

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se queque a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é “(V) (III) (II) (IV) (I)”, portanto, LETRA “D”.

 

_______________

Fonte consultada:

Sadock, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica [recurso eletrônico] / Benjamin J. Sadock, Virginia A. Sadock, Pedro Ruiz ; tradução: Marcelo de Abreu Almeida ... [et al.] ; revisão técnica: Gustavo Schestatsky... [et al.] – 11. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.

1443) (OMS, 2013) Uma família mostra um relatório neuropsicológico com a seguinte orientação à escola:

  • A) Diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo.
  • B) Falta de perseverança nas atividades que exigem um envolvimento cognitivo e uma tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, ambas associadas a uma atividade global desorganizada.
  • C) Comportamento provocador, desobediente ou perturbador e não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves.
  • D) Nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Falta de perseverança nas atividades que exigem um envolvimento cognitivo e uma tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, ambas associadas a uma atividade global desorganizada.

   

  

  

É esperado que o aluno apresente características como:

 

Observe o texto do CID-10:

 

"F90 Transtornos hipercinéticos


Grupo de transtornos caracterizados por início precoce (habitualmente durante os cinco primeiros anos de vida), falta de perseverança nas atividades que exigem um envolvimento cognitivo, e uma tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, associadas a uma atividade global desorganizada, incoordenada e excessiva. Os transtornos podem se acompanhar de outras anomalias. As crianças hipercinéticas são freqüentemente imprudentes e impulsivas, sujeitas a acidentes e incorrem em problemas disciplinares mais por infrações não premeditadas de regras que por desafio deliberado. Suas relações com os adultos são freqüentemente marcadas por uma ausência de inibição social, com falta de cautela e reserva normais. São impopulares com as outras crianças e podem se tornar isoladas socialmente. Estes transtornos se acompanham freqüentemente de um déficit cognitivo e de um retardo específico do desenvolvimento da motricidade e da linguagem. As complicações secundárias incluem um comportamento dissocial e uma perda de auto-estima."

 

Fonte: CID-10

 

Com isso, encontramos as características do transtorno hipercinenético na Letra B.


a)  Diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. (Depressão)


b)  Falta de perseverança nas atividades que exigem um envolvimento cognitivo e uma tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, ambas associadas a uma atividade global desorganizada.


c)  Comportamento provocador, desobediente ou perturbador e não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves. (Distúrbio desafiador e de oposição)


d)  Nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico. (Ansiedade generalizada)

1444) Segundo Elisabeth Roudinesco, a partir de 1950, as substâncias químicas – ou psicotrópicos – modificaram a paisagem da loucura. Esvaziaram os manicômios e substituíram a camisa-deforça e os tratamentos de choque pela redoma medicamentosa.

  • A) os psicotrópicos são benéficos porque eliminam os sintomas mais dolorosos
  • B) os medicamentos hipnóticos promovem uma melhora notável nos distúrbios do sono
  • C) os psicotrópicos, apesar de normalizar comportamentos, não favorecem a busca de sua significação
  • D) a ansiedade, a fobia e outras neuroses similares, alcançam bons resultados com a intervenção farmacológica
  • E) os medicamentos podem induzir a estados próprios de cura, independente do caso clínico

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) os psicotrópicos, apesar de normalizar comportamentos, não favorecem a busca de sua significação

Gabarito: Letra C

 

No entender da autora:
a)  os psicotrópicos são benéficos porque eliminam os sintomas mais dolorosos
b)  os medicamentos hipnóticos promovem uma melhora notável nos distúrbios do sono
c)  os psicotrópicos, apesar de normalizar comportamentos, não favorecem a busca de sua significação
d)  a ansiedade, a fobia e outras neuroses similares, alcançam bons resultados com a intervenção farmacológica
e)  os medicamentos podem induzir a estados próprios de cura, independente do caso clínico

 

Vamos relembrar o que a autora diz sobre o assunto:

“A partir de 1950, as substâncias químicas — ou psicotrópicos modificaram a paisagem da loucura. Esvaziaram os manicômios e substituíram a camisa-de-força e os tratamentos de choque pela redoma medicamentosa.1 Embora não curem nenhuma doença mental ou nervosa, elas revolucionaram as representações do psiquismo, fabricando um novo homem, polido e sem humor, esgotado pela evitação de suas paixões, envergonhado por não ser conforme ao ideal que lhe é proposto. Receitados tanto por clínicos gerais quanto pelos especialistas em psicopatologia, os psicotrópicos têm o efeito de normalizar comportamentos e eliminar os sintomas mais dolorosos do sofrimento psíquico, sem lhes buscar a significação. Os psicotrópicos são classificados em três grupos: os psicolépticos, os psicoanalépticos e os psicodislépticos. No primeiro grupo encontram-se os medicamentos hipnóticos, que tratam os distúrbios do sono, bem como os ansiolíticos e os tranqüilizantes, que eliminam os sinais de angústia, ansiedade, fobia e de diversas outras neuroses e, por fim, os neurolépticos (ou antipsicóticos), que são medicamentos específicos para a psicose e todas as formas de delírios crônicos ou agudos. No segundo grupo reúnem-se os estimulantes e os antidepressivos, e no terceiro, os medicamentos alucinógenos, os estupefacientes e os reguladores do humor.”

Segundo ela, os psicotrópicos têm o efeito de normalizar comportamentos e eliminar os sintomas mais dolorosos do sofrimento psíquico, sem lhes buscar a significação, como descrito na  Letra C

1445) Sobre o uso abusivo do álcool, analise os itens abaixo:

  • A) apenas 1 item está correto.

  • B) apenas 2 itens estão corretos.

  • C) apenas 3 itens estão corretos.

  • D) apenas 4 itens estão corretos.

  • E) todos os itens estão corretos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) apenas 3 itens estão corretos.

Gabarito Letra C

A questão trás algumas afirmativas sobre o uso abusivo de álcool e pergunta quantas delas são verdadeiras.

Na maioria das vezes, em questões sobre transtornos específicos, as bancas fazem relação direta com o DSM ou o CID, então é importante sabermos as características que estes trazem principais transtornos.

Mesmo em casos que aparentemente temos próximos da nossa realidade, é importante verificar o que os manuais dizem sobre o assunto, por exemplo, no senso comum muitas vezes relacionamos alcoolismo com ingestão diária, e veremos que isso está incorreto, para o DSM. Vamos então às afirmativas, recorrendo ao DSM para análise:

O DSM-V trás todo um critério diagnóstico para a abstinência por álcool, então há sim sintomas específicos. Para aprofundamento, vamos ver quais são eles:

“A. Cessação (ou redução) do uso pesado e prolongado de álcool.

B. Dois (ou mais) dos seguintes sintomas, desenvolvidos no período de algumas horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso de álcool descrita no Critério A:

 1. Hiperatividade autonômica (p. ex., sudorese ou frequência cardíaca maior que 100 bpm).

2. Tremor aumentado nas mãos.

3. Insônia.

4. Náusea ou vômitos.

5. Alucinações ou ilusões visuais, táteis ou auditivas transitórias.

6. Agitação psicomotora.

7. Ansiedade.

8. Convulsões tônico-clônicas generalizadas”

Essa alternativa então está errada.

Para saber se a ocorrência de um transtorno está relacionada a de outro, consultamos a parte de “comorbidades” do transtorno em questão. Vejamos:

“Transtornos bipolares, esquizofrenia e transtorno da personalidade antissocial estão associados a aumento acentuado da taxa de transtorno por uso de álcool, e vários transtornos depressivos e de ansiedade também podem estar relacionados ao transtorno por uso de álcool.”

A alternativa está, então, correta.

O manual trás uma série de critérios e exige que pelo menos 2 estejam presentes nos últimos 12 meses para ser caracterizado transtorno por uso de álcool. Entretanto, não há nenhum critério relativo exclusivamente à ingestão diária, como vemos:

“1. Álcool é frequentemente consumido em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.

2. Existe um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso de álcool.

3. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção de álcool, na utilização de álcool ou na recuperação de seus efeitos.

4. Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar álcool.

5. Uso recorrente de álcool, resultando no fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa.

6. Uso continuado de álcool, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados por seus efeitos.

7. Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso de álcool.

8. Uso recorrente de álcool em situações nas quais isso representa perigo para a integridade física.

9. O uso de álcool é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pelo álcool.

10. Tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos:

a. Necessidade de quantidades progressivamente maiores de álcool para alcançar a intoxicação ou o efeito desejado.

b. Efeito acentuadamente menor com o uso continuado da mesma quantidade de álcool.

11. Abstinência, manifestada por qualquer um dos seguintes aspectos:

a. Síndrome de abstinência característica de álcool (consultar os Critérios A e B do conjunto de critérios para abstinência de álcool, p. 499-500).

b. Álcool (ou uma substância estreitamente relacionada, como benzodiazepínicos) é consumido para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência.”

Os critérios são mais subjetivos, relacionados às conseqüências e reações do indivíduo perante o álcool, e não objetivo sobre o quanto bebe ou com qual freqüência bebe. Mesmo no critério que aborda o “uso recorrente”, ainda é necessário que haja prejuízo nas atividades normais do indivíduo para ser considerado um critério. Alternativa errada.

Por ser uma substância muito presente em várias culturas, além do fácil acesso, é um transtorno com alto índice de mortalidade e incapacitação:

“Na maioria das culturas, o álcool é a substância intoxicante usada com mais frequência e contribui consideravelmente para a morbidade e a mortalidade.”

“As características diagnósticas do transtorno por uso de álcool destacam as principais áreas de funcionamento da vida que podem ficar prejudicadas. Entre elas estão a condução de veículos e a operação de máquinas, a escola e o trabalho, os relacionamentos e a comunicação interpessoais e a saúde. Transtornos relacionados ao álcool colaboram para absenteísmo no emprego, acidentes relacionados ao trabalho e baixa produtividade. As taxas são elevadas entre os sem-teto, talvez refletindo a queda vertiginosa no funcionamento social e profissional, embora a maioria dos indivíduos com transtorno por uso de álcool continue a viver com suas famílias e a trabalhar. O transtorno por uso de álcool está associado a aumento significativo no risco de acidentes, violência e suicídio.”

Esta alternativa está correta.

Vamos conferir os fatores de risco apresentados pelo DSM:

“Fatores de risco e prognóstico ambientais podem incluir atitudes culturais em relação ao consumo e à intoxicação, a disponibilidade de álcool (incluindo o preço), experiências pessoais adquiridas com álcool e níveis de estresse.”

 

Alternativa correta.

Chegamos ao resultado de 3 alternativas corretas. Dessa forma, nossa resposta é letra C.

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 26 de maio de 2019.

1446) Os programas de acolhimento familiar são preferenciais ao acolhimento institucional, sobretudo quando se trata de crianças em sua primeira infância.

  • A) surgimento de sintomas de perturbação de vínculo a partir do ingresso no ambiente escolar;
  • B) etiologia multifatorial com predisposição genética potencializada pela carência de cuidados perinatais;
  • C) vivência de mudanças repetidas de cuidadores, limitando as oportunidades de formar vínculos estáveis;
  • D) localização no espectro de transtorno autista sem etiologia definida;
  • E) discrição reduzida ou ausente em abordar e interagir com adultos desconhecidos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) vivência de mudanças repetidas de cuidadores, limitando as oportunidades de formar vínculos estáveis;

Gabarito Letra C

 

A questão pergunta qual alternativa sobre o Transtorno do Apego Reativo está correta, de acordo com o DSM-V, então vamos recorrer ao manual para respondê-la.

Vamos ver as alternativas:

 

a)  surgimento de sintomas de perturbação de vínculo a partir do ingresso no ambiente escolar;

O manual trás que as características clínicas aparecem entre os 9 meses e 5 anos de idade, e não com vínculo ao ingresso ou não ao ambiente escolar. Alternativa incorreta.


b)  etiologia multifatorial com predisposição genética potencializada pela carência de cuidados perinatais;

Vejamos o que está escrito em “Fatores de risco e prognóstico” deste transtorno:

 

“Negligência social grave é um critério diagnóstico necessário para o transtorno de apego reativo e é também o único fator de risco conhecido para o transtorno. Entretanto, a maioria das crianças gravemente negligenciadas não desenvolve esse transtorno. O prognóstico parece depender da qualidade do ambiente de cuidados depois da negligência grave.”

 

Não há nenhuma evidência de predisposição genética para o transtorno de apego reativo, sendo a negligência o único causador do transtorno conhecido. Alternativa incorreta.


c)  vivência de mudanças repetidas de cuidadores, limitando as oportunidades de formar vínculos estáveis;

Correto! Este é, inclusive, um critério diagnóstico.

C. A criança vivenciou um padrão de extremos de cuidado insuficiente evidenciado por pelo menos um dos seguintes aspectos:

1. Negligência ou privação social na forma de ausência persistente do atendimento às necessidades emocionais básicas de conforto, estimulação e afeição por parte de cuidadores adultos.

 2. Mudanças repetidas de cuidadores, limitando as oportunidades de formar vínculos estáveis (p. ex., trocas frequentes de lares adotivos temporários).

3. Criação em contextos peculiares que limitam gravemente oportunidades de formar vínculos seletivos (p. ex., instituições com alta proporção de crianças por cuidador).”

 

Alternativa correta.
 

Letra D)  localização no espectro de transtorno autista sem etiologia definida;

O transtorno do apego reativo está sob o título “transtornos relacionados a trauma e estressores” e, apesar de poder apresentar sintomas semelhantes aos transtornos do espectro autista, um elemento determinante no diagnóstico diferencial é a presença de histórico de negligência grave. Esta é, inclusive, a etiologia do transtorno, que é definida. Alternativa incorreta.
 

Letra E)  discrição reduzida ou ausente em abordar e interagir com adultos desconhecidos.

Esse é, na verdade, um critério diagnóstico do transtorno de interação social desinibida, outro transtorno causado por padrão extremo de cuidados insuficientes, porém com características diferentes. Alternativa incorreta.

 

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 09 de junho de 2019.

 

1447) O paciente A. B. C., de 25 anos de idade, buscou atendimento e contou que estava com moleza no corpo, que não sentia mais fome, que sentia tristeza e vontade constante de chorar e que não conseguia trabalhar como antes, apesar de não ter apresentado nenhum quadro de adoecimento conhecido. Ao ser perguntado a respeito da própria percepção do respectivo estado, relatou que, na comunidade onde nasceu e vive até hoje, aquilo era considerado “mau-olhado”, por ser “irradiações de energia negativa maléfica”, produzidas por um vizinho maldoso, invejoso.

  • A) Em psicopatologia, no que tange aos estudos culturais, as chamadas síndromes culturalmente relacionadas, como no referido caso, são formas de simulação.

  • B) É preciso saber reconhecer, como no mencionado caso, formas patológicas de alteração do juízo vindas desses diferentes modos de representação do sofrimento mental inseridos na cultura.

  • C) Crenças culturalmente sancionadas são descritas como partilhadas por um grupo cultural, e é esse partilhar o elemento diferencial básico das ideias delirantes. Por isso, estas não devem ser confundidas com sintomas psicopatológicos, a não ser que tal crença seja bizarra ou absurda, como no caso descrito.

  • D) O paciente refere-se ao universo cultural dele, que inclui um conjunto de valores, símbolos, atitudes e modos de sentir e de sofrer, enfim, formas de organizar a subjetividade, que são fundamentais na constituição do sujeito, das respectivas relações pessoais e do próprio

    adoecer, como no caso em questão.

  • E) No caso em questão, observem-se, nessa síndrome cultural, evidências de parassonias, que precisam ser confirmadas por meio de polissonografia, com avaliação que inclua pelo menos monitoramento de narcolepsia.

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A alternativa correta é letra D) O paciente refere-se ao universo cultural dele, que inclui um conjunto de valores, símbolos, atitudes e modos de sentir e de sofrer, enfim, formas de organizar a subjetividade, que são fundamentais na constituição do sujeito, das respectivas relações pessoais e do próprio

adoecer, como no caso em questão.

 

O paciente A. B. C., de 25 anos de idade, buscou atendimento e contou que estava com moleza no corpo, que não sentia mais fome, que sentia tristeza e vontade constante de chorar e que não conseguia trabalhar como antes, apesar de não ter apresentado nenhum quadro de adoecimento conhecido. Ao ser perguntado a respeito da própria percepção do respectivo estado, relatou que, na comunidade onde nasceu e vive até hoje, aquilo era considerado “mau-olhado”, por ser “irradiações de energia negativa maléfica”, produzidas por um vizinho maldoso, invejoso.

 

Considerando esse caso hipotético como uma síndrome relacionada à cultura, assinale a alternativa correta.

 

a)  Em psicopatologia, no que tange aos estudos culturais, as chamadas síndromes culturalmente relacionadas, como no referido caso, são formas de simulação.

 

Há um tempo a psicopatologia tem discutido sobre as questões culturais. Veja o que Dalgalarrondo fala sobre isso:

 

"Há muitas décadas, os pesquisadores em psicopatologia têm se interessado vivamente pela relação entre os transtornos mentais e a cultura. Têm sido descritas algumas “síndromes culturalmente relacionadas”, ou seja, determinados quadros sintomáticos que ocorrem em apenas certos grupos culturais"

 

Por isso, a assertiva está equivocada ao afirmar que são formas de simulação. Afirmar isso é desprezar a importância dos fenômenos culturais.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  É preciso saber reconhecer, como no mencionado caso, formas patológicas de alteração do juízo vindas desses diferentes modos de representação do sofrimento mental inseridos na cultura.

 

O enunciado diz que é para considerarmos o que foi trazido como uma síndrome relacionada à cultura. O que cabe é compreendermos os sentidos específicos da cultura dados ao sofrimento. Não seria o caso de buscar formas patológicas de alteração do juízo.

 

 Assertiva Falsa.

 

c)  Crenças culturalmente sancionadas são descritas como partilhadas por um grupo cultural, e é esse partilhar o elemento diferencial básico das ideias delirantes. Por isso, estas não devem ser confundidas com sintomas psicopatológicos, a não ser que tal crença seja bizarra ou absurda, como no caso descrito.

 

Só por acreditarmos que são bizarras, não podemos classificar crenças típicas de uma cultura como sintomas psicopatológicos. Há diferenças significativas entre culturas e a diferença não é, por si, psicopatológica.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  O paciente refere-se ao universo cultural dele, que inclui um conjunto de valores, símbolos, atitudes e modos de sentir e de sofrer, enfim, formas de organizar a subjetividade, que são fundamentais na constituição do sujeito, das respectivas relações pessoais e do próprio adoecer, como no caso em questão.

 

Esta é a alternativa que considera como fundamentais os aspectos culturais para a constituição do sujeito. A psicopatologia deve dar esse grau de importância à cultura e, portanto, esta alternativa está Correta.

 

e)  No caso em questão, observem-se, nessa síndrome cultural, evidências de parassonias, que precisam ser confirmadas por meio de polissonografia, com avaliação que inclua pelo menos monitoramento de narcolepsia.

 

Como a questão traz um caso em que a cultura é um fator importante para a produção do sofrimento, não seria bom tentar buscar sintomas e diagnósticos com base na psicopatologia tradicional. É relevante perceber como aquele grupo dá sentido ao adoecimento.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D.

1448) Para um psicodiagnóstico clínico, deve ser pesquisado um conjunto de sinais e sintomas que o paciente venha a apresentar. Analise os seguintes sinais e sintomas.

  • A)  I, II e III, apenas.

  • B)  I, III, e V, apenas.

  • C)  II e IV, apenas.

  • D)  I, II, III, IV e V.

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A alternativa correta é letra B)  I, III, e V, apenas.

Gabarito Letra B

 

Para um psicodiagnóstico clínico, deve ser pesquisado um conjunto de sinais e sintomas que o paciente venha a apresentar. Analise os seguintes sinais e sintomas.

 

I. Delírios e alucinações.

 

II. Comportamento motor normal.

 

III. Desorganização do pensamento.

 

IV. Integração sensorial.

 

V. Expressão emocional diminuída.

 

Como critérios diagnósticos para um quadro de esquizofrenia, são sinais e sintomas a serem pesquisados:

  

O DSM-V trás, nos critérios diagnósticos da esquizofrenia:

 

“A. Dois (ou mais) dos itens a seguir, cada um presente por uma quantidade significativa de tempo durante um período de um mês (ou menos, se tratados com sucesso).

Pelo menos um deles deve ser (1), (2) ou (3):

1. Delírios.

2. Alucinações.

3. Discurso desorganizado.

4. Comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico.

5. Sintomas negativos (i.e., expressão emocional diminuída ou avolia)”

 

Os únicos elementos apresentados pela questão que representam sintomas para realização do diagnóstico de esquizofrenia são o II, Comportamento motor normal e o IV, Integração sensorial.

 

Dessa forma, I, III e V são sinais e sintomas a serem pesquisados, Gabarito Letra B.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 27 de julho de 2019.

1449) Analise o caso clínico a seguir.

  • A)  agorafobia.

  • B)  transtorno do espectro autista.

  • C)  transtorno de déficit de atenção / hiperatividade.

  • D)  transtorno específico da aprendizagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)  transtorno do espectro autista.

Gabarito Letra B

 

Um menino de 5 anos de idade veio ao serviço de saúde encaminhado, por meio de relatório escolar, com solicitação de acompanhamento psicológico. Na entrevista com a mãe, ela relatou que o menino apresenta dificuldades em se relacionar com os colegas e que, desde os dois anos de idade da criança, vem observando padrões estranhos nas brincadeiras e na comunicação, como não responder ao próprio nome. Quando o menino ainda tinha três anos de idade, foi levado pelo pai para realizar um diagnóstico de surdez, mas a deficiência auditiva foi descartada. A mãe relatou também que, depois que se separou do marido, há dois anos, ficou com a guarda dos filhos e todos foram morar na casa da avó materna. Desde essa época, percebeu que esses comportamentos do filho se acentuaram.

 

A mãe foi chamada pela escola porque o menino está com dificuldades na interação social com os colegas, não participando das brincadeiras imaginativas, demostrando ausência de interesse por seus pares e não fazendo amizades. A orientadora da escola e a professora relataram que o rendimento do menino nas tarefas escolares vem caindo bastante porque ele passa a maior parte do tempo escolar enfileirando carrinhos e atento às rodas do brinquedo, e que a criança está apresentando sofrimento extremo quando a professora altera a rotina do dia.

 

Considerando as características relatadas pela mãe e pelas profissionais da escola e os critérios diagnósticos apresentados no DSM V para a classificação dos transtornos, é correto afirmar que a criança apresenta um quadro de

 

a)  agorafobia. – Errado. Os critérios diagnósticos de agorafobia são:

 

“Medo ou ansiedade marcantes acerca de duas (ou mais) das cinco situações seguintes:

1. Uso de transporte público (p. ex., automóveis, ônibus, trens, navios, aviões). 2. Permanecer em espaços abertos (p. ex., áreas de estacionamentos, mercados, pontes).

3. Permanecer em locais fechados (p. ex., lojas, teatros, cinemas).

4. Permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão.

5. Sair de casa sozinho”

 

O menino do caso não apresenta nenhum desses sintomas.

 

b)  transtorno do espectro autista. –

Certo! Sobre o transtorno do espectro autista, o DSM trás:

 

“O transtorno do espectro autista caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.”

 

O menino tem dificuldade de comunicação e interação social, e padrão restrito de interesses e atividades (as rodas dos carrinhos de brinquedo, por exemplo), confirmando esse diagnóstico.

 

c)  transtorno de déficit de atenção / hiperatividade. -

Errado. O menino apresenta dificuldade na interação social e não padrões de desatenção ou hiperatividade/impulsividade.

 

d)  transtorno específico da aprendizagem. -

Errado. O menino vem tendo problemas na escola por seus padrões de comportamento, e essa dificuldade escolar é geral, não apenas em uma ou outra área.

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 30 de julho de 2019.

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1450) “Deve-se pensar o delírio como uma construção. Tal construção está inserida em um processo de tentativa de reorganização do funcionamento mental.” (Dalgalarrondo, Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2008. p. 215).

  • A)  1 2 3 4

  • B)  4 3 2 1

  • C)  1 2 4 3

  • D)  3 4 2 1

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A alternativa correta é letra C)  1 2 4 3

Gabarito Letra C

 

A questão pede para relacionar as descrições dos delírios com seu tipo. Para resolver, vamos lembrar como Dalgalarrondo (2019) define cada um deles.

 

1. Delírio de grandeza –

“Nesse caso, o indivíduo acredita ser pessoa muito especial, dotada de capacidades e poderes, também especiais. Acredita ter um destino espetacular, assim como sua origem e seus antecedentes indicam que é um ser superior. Assim, o delírio é dominado por ideias de poder, missão especial ou riqueza.”

 

2. Delírio místico ou religioso –

“O indivíduo afirma ser um novo messias (ou estar em comunhão permanente com divindades e receber mensagens e ordens delas), um Deus, Jesus, um santo poderoso, ou que está sendo influenciado pelo demônio; este quer conquistá-lo ou destruí-lo.”

 

3. Delírio de influência ou controle –

“O indivíduo vivencia intensamente o fato de estar sendo controlado, comandado ou influenciado por força, pessoa ou entidade externas.”

 

4. Delírio persecutório ou de perseguição –

“O indivíduo acredita com toda a convicção que é vítima de um complô e está sendo perseguido por pessoas conhecidas ou desconhecidas, como máfias, vizinhos, polícia, pais, esposa ou marido, chefe ou colegas de trabalho.”

 

Agora vamos relacionar com os itens apresentados:

 

(1 ) O indivíduo pensa ser muito especial e favorecido de capacidades e poderes. O sujeito acredita que pode tudo, que tem poderes mentais, místicos, além de conhecimentos superiores ou especiais.

 Muito semelhante ao conceito de delírio de grandeza, não é?

 

(2 ) O indivíduo acredita estar em comunhão permanente com um novo messias.

 Aqui, temos um caso de delírio místico ou religioso.

(4 ) O indivíduo acredita que é vítima de um complô e está sendo perseguido por pessoas conhecidas ou desconhecidas, tais como vizinhos, polícia, pais, esposa ou marido, chefe ou colegas.

 Essa é a descrição de delírio de perseguição.

 

(3 ) O indivíduo vivencia intensamente o fato de estar sendo comandado ou influenciado por força, pessoa ou entidade externa.

 

Por fim, aqui temos representado o delírio de influência ou controle.

 

Chegamos a sequencia 1-2-4-3, Gabarito Letra C.

 

Referências

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

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