Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1501) Os transtornos da personalidade se configuram como padrões mal-adaptativos persistentes relacionados a pensamentos, comportamentos, reações e experiências internas que ocorrem em situações sociais e conduzem a um prejuízo grave na vida das pessoas que os possuem. A capacidade de “amar e trabalhar” é reduzida, e elas costumam ter muito sofrimento. Os comportamentos perturbados, negativos ou danosos do indivíduo que vive com transtorno da personalidade fazem as pessoas ao seu redor também sofrerem. Por definição, transtornos da personalidade não são episódicos e a natureza persistente que possuem é a chave para a compreensão dessa classe diagnóstica – DSM-V (american psychiatric association, 2014). Considerando a referida descrição, relacione adequadamente os transtornos da personalidade citados a seguir, à respectiva descrição.
- A) 2, 3, 4, 5, 1.
- B) 3, 2, 4, 1, 5.
- C) 2, 3, 1, 5, 4.
- D) 3, 4, 1, 2, 5.
- E) 2, 3, 4, 1, 5
A alternativa correta é letra C) 2, 3, 1, 5, 4.
Gabarito Letra C
Por definição, transtornos da personalidade não são episódicos e a natureza persistente que possuem é a chave para a compreensão dessa classe diagnóstica - DSM-V (american psychiatric association, 2014). Considerando a referida descrição, relacione adequadamente os transtornos da personalidade citados a seguir, à respectiva descrição.
1. Antissocial.
2. Paranoide.
3. Histriônica.
4. Narcisista.
5. Dependente.
( 2 ) Visão do self: cheio de razão, é uma vítima; Visão dos outros: maliciosos, perseguidores; crenças: “eu não posso confiar nas pessoas” “preciso estar sempre em guarda”; estratégias: acusar, contra-atacar.
É a personalidade paranoide que acredita que os outros são sempre maliciosos e que ele não pode confiar em ninguém.
“Transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.”
( 3 ) Visão do self: glamouroso, impressionante; Visão dos outros: seduzíveis, admiradores; crenças: “as pessoas estão aqui para me servir ou admirar” “as pessoas não têm o direito de me negar o que eu mereço; estratégias: charme; chorar, dramatização.
O histriônico que usa da dramatização como estratégia para conseguir o que quer.
“ Transtorno da personalidade histriônica é um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.”
( 1 ) Visão do self: forte, autônomo; Visão dos outros: vulneráveis, exploradores; crenças: “eu tenho direito de quebrar regras” “os outros são otários, covardes”; estratégias: enganar, ludibriar.
Na personalidade antissocial o indivíduo ignora as regras.
“Transtorno da personalidade antissocial é um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros”
( 5 ) Visão do self: carente, frágil; Visão dos outros: idealizada, apoiadores; crenças: “eu preciso das pessoas para sobreviver, ser feliz” “eu preciso ter uma fonte constante de apoio, de encorajamento”; estratégias: cultivar relacionamentos dependentes.
Quem cultiva relacionamentos dependentes, como o nome indica, é a personalidade dependente.
“Transtorno da personalidade dependente é um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado”
( 4 ) Visão de self: especial, único; Visão dos outros: inferiores, admiradores; crenças: “eu sou melhor que os outros” “já que sou especial, eu mereço regras especiais”; estratégias: usar os outros, competir.
O narcisista acredita ser melhor que os outros.
“Transtorno da personalidade narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.”
Assim, a sequência correta é 2, 3, 1, 5, 4.
Gabarito Letra C.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 06 de julho de 2020
1502) A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. Desse modo, torna-se importante que o professor esteja atento, pois as condições físicas, mentais, psicológicas e socioculturais da criança intervém no seu desenvolvimento, podendo interferir na aprendizagem escolar. Sobre a psicologia da aprendizagem e os problemas de aprendizagem, coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso nas afirmativas abaixo:
- A) F, F, V.
- B) V, F, V.
- C) F, V, V.
- D) V, F, F.
A alternativa correta é letra A) F, F, V.
Sobre a psicologia da aprendizagem e os problemas de aprendizagem, coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso nas afirmativas abaixo:
( ) Transtornos de tique, transtornos de excreção, transtorno da ansiedade de separação e transtornos de conduta não se caracterizam em problemas psíquicos que podem ocorrer no desenvolvimento da criança.
FALSO. Os transtornos mencionados pela alternativa constam, principalmente, no eixo I do DSM-IV, estando relacionadas a hipóteses diagnósticas considerando o desenvolvimento infantil.
( ) O transtorno da leitura, também conhecido como dislalia, é um transtorno caracterizado por uma dificuldade específica em compreender palavras escritas.
FALSO. Pela etimologia da palavra “dislalia”, tem-se “dis” (desvio) + “lalia” (fala / pronúncia), dessa forma depreende-se “dislalia” como um distúrbio relacionado a pronúncia de determinadas palavras. Diferentemente da “dislalia”, a “dislexia”, nomenclatura originada dos termos “dis” (desvio) + “lexia” (leitura ou reconhecimento das palavras), é que corresponde a uma dificuldade de aprendizagem relacionada a leitura
( ) O Transtorno de conduta é caracterizado por padrões persistentes de conduta socialmente inadequada, agressiva ou desafiante, com violação de normas sociais ou direitos individuais.
VERDADEIRO. Bordin & Offord (2000, p.12) com base no DSM-IV mencionam:
“O quadro clínico do transtorno da conduta é caracterizado por comportamento anti-social persistente com violação de normas sociais ou direitos individuais.”
Considerando a análise das afirmativas apresentadas, ratifica-se que a sequência que responde corretamente ao gabarito da questão é “F, F, V” portanto, LETRA A.
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Fonte consultada:
Bordin, Isabel AS, & Offord, David R. (2000). Transtorno da conduta e comportamento anti-social. Brazilian Journal of Psychiatry, 22(Suppl. 2), 12-15. https://doi.org/10.1590/S1516-44462000000600004
American Psychiatric Association (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4th ed. Washington (DC): APA; 1994.
1503) De acordo com CUNHA, sobre o exame do estado mental do paciente, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A) 1 - 2 - 3.
- B) 3 - 2 - 1.
- C) 2 - 3 - 1.
- D) 2 - 1 - 3.
A alternativa correta é letra B) 3 - 2 - 1.
Gabarito Letra B
De acordo com CUNHA, sobre o exame do estado mental do paciente, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Vamos, primeiro, ver como cada conceito aparece na bibliografia indicada:
(1) Atenção.
“A atenção é um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado. No exame da atenção, é importante considerar: a capacidade de concentração; quanto tempo é mantida a atenção (persistência/fatigabilidade); em quantos objetos é capaz de estar focada simultaneamente (distribuição); quanto tempo demora para começar a efetiva atenção (excitabilidade). São habitualmente deferidas como transtornos de atenção: a) aprosexia (ausência de atenção; p.ex., demências graves); b) hipoprosexia (diminuição da atenção; p.ex., demência), c) hiperprosexia (atenção espontânea exagerada; p.ex., mania), d) distraibilidade (atenção excitável, inconstante; p.ex., síndrome hipercinética)”
(2) Sensopercepção.
“A sensopercepção é a capacidade de captar as sensações, através dos receptores sensoriais, e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central. Os transtornos mais freqüentes são: as ilusões (do latim illusionem; engano) e as alucinações (do latim alucinare; etimologicamente, privado da razão, enlouquecido).”
(3) Memória.
“A memória é a função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado no presente e permite a perspectiva do futuro. Costuma-se analisar a memória em três dimensões: a fixação, a evocação e o reconhecimento.”
Agora, vejamos as afirmativas:
(3) É a função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado no presente e permite a perspectiva do futuro.
O que reflete o passado no presente é a memória.
(2) É a capacidade de captar as sensações, por meio dos receptores sensoriais, e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central.
Quando você capta as sensações você as está sentindo, as percebendo, aqui temos a sensopercepção.
(1) É um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.
Quando você se concentra você está atento, aqui temos a atenção.
Assim, a sequência correta é 321
Gabarito Letra B
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
1504) De acordo com STRAUB, sobre avaliação cognitiva e estresse, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
- A) modelo transacional de estresse
- B) transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
- C) transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
- D) modelo da diálise ao estresse
A alternativa correta é letra C) transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
Gabarito Letra C
De acordo com STRAUB, sobre avaliação cognitiva e estresse, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Os sintomas do ______________________________ incluem memórias assombrosas e pesadelos sobre o fato traumático, perturbação mental extrema e flashbacks indesejados.
a) modelo transacional de estresse
b) transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
c) transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
d) modelo da diálise ao estresse
O transtorno vinculado a um fato traumático é o transtorno de estresse pós-traumático. Memórias e pesadelos, além de perturbação mental e flashbacks indesejados fazem parte de seus sintomas.
“Transtorno de estresse pós-traumático
A. Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:
1. Vivenciar diretamente o evento traumático.
2. Testemunhar pessoalmente o evento traumático ocorrido com outras pessoas.
3. Saber que o evento traumático ocorreu com familiar ou amigo próximo. Nos casos de episódio concreto ou ameaça de morte envolvendo um familiar ou amigo, é preciso que o evento tenha sido violento ou acidental.
4. Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do evento traumático (p. ex., socorristas que recolhem restos de corpos humanos; policiais repetidamente expostos a detalhes de abuso infantil).
B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência:
1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático. Nota: Em crianças acima de 6 anos de idade, pode ocorrer brincadeira repetitiva na qual temas ou aspectos do evento traumático são expressos
2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático. Nota: Em crianças, pode haver pesadelos sem conteúdo identificável. 3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente.
4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
C. Evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, começando após a ocorrência do evento, conforme evidenciado por um ou ambos dos seguintes aspectos:
1. Evitação ou esforços para evitar recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.
2. Evitação ou esforços para evitar lembranças externas (pessoas, lugares, conversas, atividades, objetos, situações) que despertem recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes acerca de ou associados de perto ao evento traumático.
D. Alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático começando ou piorando depois da ocorrência de tal evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Incapacidade de recordar algum aspecto importante do evento traumático (geralmente devido a amnésia dissociativa, e não a outros fatores, como traumatismo craniano, álcool ou drogas).
2. Crenças ou expectativas negativas persistentes e exageradas a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo
3. Cognições distorcidas persistentes a respeito da causa ou das consequências do evento traumático que levam o indivíduo a culpar a si mesmo ou os outros.
4. Estado emocional negativo persistente
5. Interesse ou participação bastante diminuída em atividades significativas.
6. Sentimentos de distanciamento e alienação em relação aos outros.
7. Incapacidade persistente de sentir emoções positivas
E. Alterações marcantes na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando após o evento, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:
1. Comportamento irritadiço e surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente expressos sob a forma de agressão verbal ou física em relação a pessoas e objetos.
2. Comportamento imprudente ou autodestrutivo.
3. Hipervigilância.
4. Resposta de sobressalto exagerada.
5. Problemas de concentração.
6. Perturbação do sono
F. A perturbação (Critérios B, C, D e E) dura mais de um mês.
G. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e prejuízo social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
H. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento, álcool) ou a outra condição médica.”
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 20 de julho de 2020
1505) As mudanças nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos – DSM-5, em relação ao anterior, apresentam dificuldades para a identificação dos Transtornos de Aprendizagem – TA, e sobretudo para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Estas implicações dificultam a atuação, durante a avaliação diagnóstica, não apenas para os médicos, mas também para psicólogos, psicopedagogos e professores.
- A) gênero, idade, escolaridade ou grupos raciais ou linguísticos.
- B) gênero, idade, religião ou grupos etínicos ou linguísticos.
- C) sexo, idade, escolaridade ou grupos culturais ou linguísticos.
- D) sexo, idade, religião ou grupos culturais ou étnicos.
- E) sexo, idade, escolaridade ou grupos raciais ou étnicos.
A alternativa correta é letra C) sexo, idade, escolaridade ou grupos culturais ou linguísticos.
Gabarito Letra C
A principal mudança que o DSM-5 apresenta é uma mudança de visão quanto ao diagnóstico de TA, em que a ênfase deixa de ser a discrepância da habilidade de leitura, escrita ou matemática em relação ao QI e passa para o desempenho inadequado da habilidade de acordo com testes padronizados para:
a) gênero, idade, escolaridade ou grupos raciais ou linguísticos.
b) gênero, idade, religião ou grupos etínicos ou linguísticos.
c) sexo, idade, escolaridade ou grupos culturais ou linguísticos.
d) sexo, idade, religião ou grupos culturais ou étnicos.
e) sexo, idade, escolaridade ou grupos raciais ou étnicos.
Os testes padronizados para avaliação de TA são padronizados quanto a sexo, idade, escolaridade e grupos culturais e linguísticos, veja:
“As mudanças nos critérios do DSM-5 para a identificação do TA, em especial o RTI, trarão implicações para a atuação, durante a avaliação diagnóstica, não apenas para os médicos, mas também aos psicólogos, psicopedagogos e professores (Scanlon, 2013). A principal mudança que o DSM-5 apresenta é uma mudança de visão quanto ao diagnóstico de TA: a ênfase deixa de ser a discrepância da habilidade de leitura, escrita ou matemática em relação ao QI e passa para o desempenho inadequado da habilidade de acordo com testes padronizados para sexo, idade, escolaridade ou grupos culturais ou linguísticos. O maior problema que tal mudança traz para países como o Brasil diz respeito à ausência total de testes padronizados quanto à idade, nível de escolaridade, grupo cultural ou grupo linguístico, que sirvam para as diferentes regiões do país, o que praticamente inviabiliza um diagnóstico de TA.”
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
Dorneles, Beatriz Vargas, Corso, Luciana Vellinho, Costa, Adriana Corrêa, Pisacco, Nelba Maria Teixeira, Sperafico, Yasmini Lais Spindler, & Rohde, Luis Augusto Paim. (2014). Impacto do DSM-5 no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH: um estudo de prevalência. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(4), 759-767. https://doi.org/10.1590/1678-7153.2014274167
1506) Segundo Paulo Dalgalarrondo, a principal forma de psicose ou síndrome psicótica, por sua frequência e sua importância clínica é, certamente, a esquizofrenia. Com relação aos sintomas das psicoses esquizofrênicas, baseado nos sistemas de classificação atuais, CID-11 e DSM-5, analise as assertivas abaixo:
- A) Todas estão corretas.
- B) I, II e III, apenas.
- C) I, II e IV, apenas.
- D) III e IV, apenas..
A alternativa correta é letra A) Todas estão corretas.
Gabarito Letra A
Com relação aos sintomas das psicoses esquizofrênicas, baseado nos sistemas de classificação atuais, CID-11 e DSM-5, analise as assertivas abaixo:
I - Os sintomas negativos das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo.
Certo! Enquanto os sintomas positivos acrescentam algo, como delírios, alucinações, os sintomas negativos retiram algo, como aspectos da linguagem, do pensamento, etc.
II - Não é incomum pessoas com esquizofrenia apresentarem lentificação, empobrecimento psicomotor, estereotipias de movimentos ou mesmo, catatonia.
Certo! A lentificação e empobrecimento psicomotor são um sintoma negativo das psicoses esquizofrênicas.
III - Nas formas desorganizadas das psicoses esquizofrênicas observa-se certo descarrilhamento do pensamento e, até mesmo a total desagregação e produção de pensamento totalmente incompreensível e incoerente.
Certo! Vamos relembrar o que é descarrilhamento do pensamento:
“O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal, toma atalhos colaterais, desvios, pensamentos supérfluos, retornando aqui e acolá ao seu curso original. Geralmente está associado a marcante distraibilidade. Se o descarrilhamento for muito acentuado, e os desvios, muito freqüentes e longos, pode-se não mais captar a seqüência lógica do pensamento. O descarrilhamento é observado na esquizofrenia e, eventualmente, nos transtornos maníacos.”
IV - Em relação à cognição social, observam-se, nos casos de esquizofrenia, dificuldades na percepção, no gerenciamento das emoções (perceber e compreender as emoções a partir de pistas faciais, tom de voz, gestos) e déficit na percepção social (compreender o contexto social, decodificar e identificar dicas sociais de acordo com o ambiente).
Certo! Esses também são sintomas negativos desses quadros.
Assim, todas estão corretas.
Gabarito Letra A.
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
1507) Afetividade é, segundo Paulo Dalgalarrondo, um termo genérico, que compreende várias modalidades de vivências afetivas, como o humor, as emoções e os sentimentos. Com base nesse autor, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e a seguir, marque a alternativa, que contém a sequência de respostas, CORRETA, na ordem de cima para baixo.
- A) 5, 4, 2, 3, 1.
- B) 5, 2, 3, 1, 4.
- C) 4, 5, 3, 1, 2.
- D) 3, 4, 5, 2, 1.
A alternativa correta é letra C) 4, 5, 3, 1, 2.
Gabarito Letra C
(4) É um medo determinado psicopatologicamente, desproporcional e incompatível com a possibilidade de perigo real oferecida pelo desencadeante.
Essa é a fobia, veja:
“Fobias
São medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais e incompatíveis com as possibilidades de perigo real oferecidas pelos desencadeantes, chamados de objetos ou situações fobígenas. Assim, o indivíduo tem um medo terrível e desproporcional de entrar em um elevador, de gatos ou de contato com pessoas desconhecidas. No indivíduo fóbico, o contato com os objetos ou situações fobígenas desencadeia, muito freqüentemente, intensa crise de ansiedade.
(5) A rigor, não é uma emoção patológica, mas sim um estado de progressiva insegurança e angústia, de impotência e invalidez crescentes, ante a impressão iminente de que sucederá algo que o indivíduo quer evitar.
Essa é a descrição do medo.
“Medo
A rigor, o medo não é uma emoção patológica, mas uma característica universal dos animais superiores e do homem. Trata-se do estado de progressiva insegurança e angústia, de impotência e invalidez crescentes, ante a impressão iminente de que sucederá algo que o indivíduo quer evitar, o que progressivamente se considera menos capaz de fazer.”
(3) É a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida.
Aqui, temos a anedonia.
“Anedonia
É a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida. O paciente relata que, diferentemente do que ocorria antes de adoecer, agora não consegue mais sentir prazer sexual, não consegue desfrutar de um bom papo com os amigos, de um almoço gostoso com a família, de um bom filme, etc. Os pacientes dizem: “Agora não vejo mais graça em nada, as coisas perderam o sabor, não vibro com mais nada...””
(1) São crises agudas e intensas de ansiedade, acompanhadas por medo intenso de morrer ou de perder o controle e de acentuada descarga autonômica.
Esse é o pânico.
“Pânico
É uma reação de medo intenso, de pavor, relacionada geralmente ao perigo imaginário de morte iminente, descontrole ou desintegração. O pânico se manifesta quase sempre como crises de pânico. Estas são crises agudas e intensas de ansiedade, acompanhadas por medo intenso de morrer ou de perder o controle e de acentuada descarga autonômica (taquicardia, sudorese, etc.).”
(2) É a diminuição da excitabilidade emocional.
Essa é a apatia.
“Apatia
É a diminuição da excitabilidade emotiva e afetiva. Os pacientes queixam-se de não poderem sentir nem alegria, nem tristeza, nem raiva, nem nada... Na apatia, o indivíduo, apesar de saber da importância afetiva que determinada experiência deveria ter para ele, não consegue sentir nada.”
Assim, a sequência correta é 4-5-3-1-2
Gabarito Letra C
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
1508) Segundo o DSM-5, são critérios diagnósticos do transtorno obsessivo-compulsivo, a presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são definidas por:
- A) Os itens I e II estão corretos.
- B) Somente o item I está correto.
- C) Somente o item II está correto.
- D) Os itens I e II estão incorretos.
A alternativa correta é letra B) Somente o item I está correto.
Gabarito Letra B
Segundo o DSM-5, são critérios diagnósticos do transtorno obsessivo-compulsivo, a presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são definidas por:
I. Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e indesejados e que, na maioria dos indivíduos, causam acentuada ansiedade ou sofrimento. O indivíduo tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação.
Certo! Veja:
“Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados, enquanto compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente. Alguns outros transtornos obsessivo-compulsivos e transtornos relacionados também são caracterizados por preocupações e por comportamentos repetitivos ou atos mentais em resposta a preocupações.”
II. Comportamentos repetitivos (exemplo: lavar as mãos, organizar, verificar) ou atos mentais (exemplo: orar, contar ou repetir palavras em silêncio) que o indivíduo se sente compelido a executar de acordo com regras que devem ser rigidamente aplicadas.
Errado. Como visto no trecho apresentado na afirmativa anterior, essas são as compulsões.
Assim, apenas a I está correta.
Nosso gabarito é Letra B
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 28 de junho de 2020.
1509) Considerando-se os transtornos da linguagem escrita, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A) 1 - 2 - 3.
- B) 3 - 2 - 1.
- C) 2 - 3 - 1.
- D) 2 - 1 - 3.
A alternativa correta é letra C) 2 - 3 - 1.
Gabarito Letra C
(2) Comprometimento acentuado no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento das palavras e da compreensão da leitura.
Quando há comprometimento da leitura, há transtorno específico na leitura (dislexia)
(3) Os déficits nesta habilidade são indicadores de futuras dificuldades na leitura e escrita.
É mais fácil saber essa por exclusão. Déficits no processamento fonológico é um problema na manipulação e discriminação dos sons, por exemplo separar sílabas. Essas são habilidades exigidas na leitura e na escrita.
(1) Interpretação de sinais gráficos que uma comunidade convencionou utilizar para substituir os sinais linguísticos da fala.
A decodificação, ou seja, interpretação de sinais gráficos, é o que caracteriza o processamento da leitura.
Assim, a sequência correta é 231.
Gabarito Letra C.
1510) Segundo WHITBOURNE e HALGIN, sobre a modalidade de tratamento, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
- A) terapia de grupo
- B) terapia familiar
- C) ambientoterapia
- D) psicoterapia individual
A alternativa correta é letra C) ambientoterapia
Gabarito Letra C
Segundo WHITBOURNE e HALGIN, sobre a modalidade de tratamento, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Específica a hospitais psiquiátricos é a , cuja base é a premissa de que o meio, ou ambiente, é um componente importante do tratamento.
a) terapia de grupo
Errado. A terapia de grupo:
“A terapia de grupo fornece uma modalidade na qual clientes que enfrentam problemas semelhantes podem compartilhar abertamente suas dificuldades com outros, recebem feedback, desenvolvem confiança e melhoram suas habilidades interpessoais”
b) terapia familiar
Errado. A terapia familiar:
“Na terapia de casais, ambos os parceiros em um relacionamento são incluídos no tratamento, e, na terapia familiar, vários ou todos os membros da família são envolvidos. Na terapia familiar, os membros da família podem identificar uma pessoa como o “paciente”. O terapeuta, entretanto, vê o sistema familiar inteiro como o alvo do tratamento.”
c) ambientoterapia
Certo! Veja:
“Um profissional pode recomendar qualquer uma ou todas essas modalidades em qualquer contexto. Específica a hospitais psiquiátricos é a ambientoterapia, cuja base é a premissa de que o meio (milieu), ou ambiente, é um componente importante do tratamento. De maneira ideal, o meio é organizado de forma que permita aos clientes receberem consistentemente reações terapêuticas e construtivas de todos os que vivem e trabalham lá. Além da psicoterapia tradicional, eles participam de outros esforços terapêuticos por meio de aconselhamento de grupo ou de pares, bem como terapia ocupacional e recreativa.”
d) psicoterapia individual
Errado. A psicoterapia individual:
“Os clientes recebem tratamento em uma base pessoal na psicoterapia individual”
Assim, nosso gabarito é Letra C
Referência
WHITBOURNE, Suzan; HALGIN, Richard. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. Porto Alegre: Artmed, 2015