Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1511) De acordo com o DSM-5, o transtorno de personalidade borderline é um padrão de instabilidade, com impulsividade acentuada:
- A) Somente os itens I e II.
- B) Somente os itens I e III.
- C) Somente os itens II e III.
- D) Todos os itens.
A alternativa correta é letra D) Todos os itens.
Gabarito Letra D
De acordo com o DSM-5, o transtorno de personalidade borderline é um padrão de instabilidade, com impulsividade acentuada:
I. Nas relações interpessoais.
II. Na autoimagem.
III. Nos afetos.
O transtorno de personalidade borderline é um padrão de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos, ou seja, todos os itens apresentados pela questão. Veja no DSM:
“Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)
5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante.
6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
7. Sentimentos crônicos de vazio.
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.”
Nosso gabarito é Letra D
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 13 de agosto de 2020
1512) Segundo CUNHA, sobre o exame de estado mental, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A) C - C - E.
- B) E - C - C.
- C) C - E - E.
- D) E - C - E.
A alternativa correta é letra B) E - C - C.
Gabarito Letra B
(E) A atenção é um processo psíquico que não permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.
Errado! Pelo contrário, a atenção permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.
(C) A sensopercepção é a capacidade de captar as sensações, através dos receptores sensoriais, e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central.
Certo! Veja:
“A sensopercepção é a capacidade de captar as sensações, através dos receptores sensoriais, e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central. Os transtornos mais freqüentes são: as ilusões (do latim illusionem; engano) e as alucinações (do latim alucinare; etimologicamente, privado da razão, enlouquecido).”
(C) A orientação é uma das expressões da lucidez psíquica, que depende, fundamentalmente, da integridade do estado de consciência, por meio da qual se identifica a capacidade de consciência temporo-espacial.
Certo! Veja:
“A orientação é uma das expressões da lucidez psíquica, que depende, fundamentalmente, da integridade do estado de consciência, por meio da qual se identifica a capacidade de consciência temporo-espacial. Examinam-se a orientação autopsíquica, que permite avaliar a completa identidade pessoal e as relações com o grupo social, e a orientação alopsíquica, que se refere à avaliação da consciência do lugar, do tempo e quanto à situação. Na patologia da orientação, geralmente se fala em desorientação autopsíquica e/ou desorientação alopsíquica.”
Assim, a sequência correta é E C C.
Gabarito Letra B.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
1513) Segundo WHITBOURNE e HALGIN, sobre as causas do comportamento anormal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A) C - C - E.
- B) E - C - C.
- C) C - E - E.
- D) E - C - E.
A alternativa correta é letra C) C - E - E.
Gabarito Letra C
Segundo WHITBOURNE e HALGIN, sobre as causas do comportamento anormal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(C) Biológicas – herança genética, mudanças fisiológicas, exposição a substâncias tóxicas.
Certo!
(E) Socioculturais – experiências de aprendizagem passada, padrões de pensamentos mal-adaptativos, dificuldades de enfrentar estresse.
Errado. Essas são causas psicológicas.
(E) Psicológicas – políticas sociais, discriminação, estigma.
Errado. Essas são causas socioculturais.
Veja:
Assim, a sequência correta é C E E.
Gabarito Letra C
Referência
WHITBOURNE, Suzan; HALGIN, Richard. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. Porto Alegre: Artmed, 2015
1514) Considerando-se o relato abaixo de um paciente adulto sobre sua sintomatologia, segundo os critérios do DSM-5, o relato poderia indicar que este paciente apresenta transtorno de personalidade:
- A) Dependente.
- B) Obsessivo compulsivo.
- C) Narcisista.
- D) Esquizoide.
A alternativa correta é letra B) Obsessivo compulsivo.
Gabarito Letra B
Busquei ajuda, pois minha vida está muito confusa. Perco muito tempo me preocupando com ordem, coisas perfeitamente arrumadas, faço listas das coisas para não me atrapalhar e acabo perdendo tanto tempo que não consigo terminar o que comecei. Sempre fui uma pessoa para quem, antes do lazer, vem o trabalho e tudo o que for de responsabilidade. Consegui minhas coisas com muito esforço e por isso não as jogo fora facilmente. Minha mulher reclama que guardo o que não preciso.
a) Dependente.
Errado. A personalidade dependente é caracterizada por comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado, que o relato não apresenta.
b) Obsessivo compulsivo.
Certo! O paciente apresenta excesso de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle, que são características da personalidade obsessivo compulsiva. Relembremos os critérios desse transtorno:
“Um padrão difuso de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle mental e interpessoal à custa de flexibilidade, abertura e eficiência que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes:
1. É tão preocupado com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários a ponto de o objetivo principal da atividade ser perdido.
2. Demonstra perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas (p. ex., não consegue completar um projeto porque seus padrões próprios demasiadamente rígidos não são atingidos).
3. É excessivamente dedicado ao trabalho e à produtividade em detrimento de atividades de lazer e amizades (não explicado por uma óbvia necessidade financeira).
4. É excessivamente consciencioso, escrupuloso e inflexível quanto a assuntos de moralidade, ética ou valores (não explicado por identificação cultural ou religiosa).
5. É incapaz de descartar objetos usados ou sem valor mesmo quando não têm valor sentimental.
6. Reluta em delegar tarefas ou trabalhar com outras pessoas a menos que elas se submetam à sua forma exata de fazer as coisas.
7. Adota um estilo miserável de gastos em relação a si e a outros; o dinheiro é visto como algo a ser acumulado para futuras catástrofes.
8. Exibe rigidez e teimosia.”
c) Narcisista.
Errado. A personalidade narcisista é caracterizada por um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, ausente no relato.
d) Esquizoide.
Errado. A personalidade esquizoide é um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional, mais uma vez ausente do relato.
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 21 de agosto de 2020
1515) Conforme o que apresenta a DSM-5, analisar o trecho abaixo e assinalar a alternativa que apresenta o transtorno ao qual se refere:
- A) Transtorno do Orgasmo Feminino.
- B) Transtorno do Interesse/Excitação Sexual Feminino.
- C) Transtorno da Dor Genito-Pélvica.
- D) Disfunção Sexual induzida por substância.
A alternativa correta é letra B) Transtorno do Interesse/Excitação Sexual Feminino.
Gabarito Letra B
Uma paciente de 35 anos procura ajuda médica para sua ausência de interesse sexual. Refere que não sente interesse por ter atividade sexual, nunca pensa ou tem fantasias que envolvam sexo. Quando tem relações sexuais, não se sente excitada e nem se mostra receptiva às iniciativas do parceiro.
a) Transtorno do Orgasmo Feminino.
b) Transtorno do Interesse/Excitação Sexual Feminino.
c) Transtorno da Dor Genito-Pélvica.
d) Disfunção Sexual induzida por substância.
A paciente tem ausência de interesse sexual, não apenas ausência, retardo ou intensidade reduzida das sensações orgásmicas. Também não apresenta dor durante o ato sexual, e tampouco há no relato presença de substância ou medicamento. O diagnóstico dessa paciente é de transtorno do interesse/excitação sexual feminino.
“A. Ausência ou redução significativa do interesse ou da excitação sexual, manifestada por pelo menos três dos seguintes:
1. Ausência ou redução do interesse pela atividade sexual.
2. Ausência ou redução dos pensamentos ou fantasias sexuais/eróticas.
3. Nenhuma iniciativa ou iniciativa reduzida de atividade sexual e, geralmente, ausência de receptividade às tentativas de iniciativa feitas pelo parceiro.
4. Ausência ou redução na excitação/prazer sexual durante a atividade sexual em quase todos ou em todos (aproximadamente 75 a 100%) os encontros sexuais (em contextos situacionais identificados ou, se generalizado, em todos os contextos).
5. Ausência ou redução do interesse/excitação sexual em resposta a quaisquer indicações sexuais ou eróticas, internas ou externas (p. ex., escritas, verbais, visuais).
6. Ausência ou redução de sensações genitais ou não genitais durante a atividade sexual em quase todos ou em todos (aproximadamente 75 a 100%) os encontros sexuais (em contextos situacionais identificados ou, se generalizado, em todos os contextos).
B. Os sintomas do Critério A persistem por um período mínimo de aproximadamente seis meses.
C. Os sintomas do Critério A causam sofrimento clinicamente significativo para a mulher.
D. A disfunção sexual não é mais bem explicada por um transtorno mental não sexual ou como consequência de uma perturbação grave do relacionamento (p. ex., violência do parceiro) ou de outros estressores importantes e não é atribuível aos efeitos de alguma substância/medicamento ou a outra condição médica.”
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 21 de agosto de 2020
1516) De acordo com WHITBOURNE e HALGIN, sobre o impacto social dos transtornos psicológicos, analisar os itens abaixo:
- A) Somente os itens I e II.
- B) Somente os itens I e III.
- C) Somente os itens II e III.
- D) Todos os itens.
A alternativa correta é letra D) Todos os itens.
Gabarito Letra D
I. As atitudes sociais, em relação a pessoas com transtornos psicológicos, variam de desconforto a preconceito evidente.
Certo!
“As atitudes sociais em relação a pessoas com transtornos psicológicos variam de desconforto a preconceito evidente. A linguagem, o humor e os estereótipos retratam os transtornos psicológicos em uma luz negativa, e as pessoas com frequência temem que esses pacientes sejam violentos e perigosos. Parece haver alguma coisa em relação a um transtorno psicológico que faz os indivíduos quererem se afastar dele o máximo possível. O resultado desses estereótipos é a discriminação social, que apenas serve para complicar ainda mais as vidas das pessoas afligidas.”
II. A linguagem, o humor e os estereótipos retratam os transtornos psicológicos em uma luz negativa, e as pessoas com frequência temem que esses pacientes sejam violentos e perigosos.
Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa I.
III. Parece haver alguma coisa, em relação a um transtorno psicológico, que faz os indivíduos quererem se afastar de pessoas que têm esse transtorno o máximo possível.
Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa I.
Como vimos, todos os itens estão corretos.
Gabarito Letra D.
Referência
WHITBOURNE, Suzan; HALGIN, Richard. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. Porto Alegre: Artmed, 2015
1517) Estudo de Caso
- A) TDAH e Depressão
- B) TEA e Depressão
- C) TDAH e Transtorno distímico
- D) Dislexia e Depressão
- E) TDAH e Transtorno de pânico
A alternativa correta é letra A) TDAH e Depressão
Responda a questão de acordo com o Estudo de Caso.
O caso citado apresenta os seguintes sinais e sintomas:
- "dificuldades para dormir, sentir-se muito triste, chorosa, não ter ânimo para trabalhar, para sair ou ligar para os amigos. Sentia-se culpada, decepcionada consigo mesma, considerava-se sem atrativos, não conseguia tomar decisões facilmente, apresentava alterações no apetite, sentia-se bastante indisposta."
- "cometia muitos erros por desatenção, achava o trabalho monótono, rotineiro e acreditava ser incapaz. Desqualificava sua função, dizia sentir-se inútil. (...)Desde criança, T se considera 'desatenta e desorganizada', não prestando atenção às aulas, o que exigia a reposição em casa. Ademais, ela relata que não consegue prestar atenção por muito tempo no que as pessoas dizem, distrai-se com outras atividades, perde objetos com frequência e tem dificuldade para lembrar-se de compromissos."
O primeiro conjunto de sinais e sintomas aproxima-se do Transtorno Depressivo. Veja o texto do DSM-V:
Transtorno Depressivo Maior
Critérios Diagnósticos
A. Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior; pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer.1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança) ou por observação feita por outras pessoas (p. ex., parece choroso). (Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.)
2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicada por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias. (Nota: Em crianças, considerar o insucesso em obter o ganho de peso esperado.)
4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento).
6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente).
8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
9. Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.
B. Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.C. O episódio não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica.
O segundo conjunto de sinais e sintomas aproxima-se do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Observe o DSM-V:
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Critérios Diagnósticos
A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):
1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses
a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).
b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).
c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).
d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).
e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).
g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).
i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados) em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento é tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:
a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).
c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)
d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.
e. Com frequência 'não para', agindo como se estivesse 'com o motor ligado' (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).
f. Frequentemente fala demais.
g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).
h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).
i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).
B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.
C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).
D. Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.
E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância).
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.
Qual a hipótese diagnóstica para o problema de T?
a) TDAH e Depressão
b) TEA e Depressão
c) TDAH e Transtorno distímico
d) Dislexia e Depressão
e) TDAH e Transtorno de pânico
1518) Estudo de caso (Brito & Duarte, 2004):
- A) Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
- B) Transtorno Bipolar
- C) Depressão moderada
- D) Síndrome da Fadiga Crônica
- E) Transtorno de Pânico
A alternativa correta é letra E) Transtorno de Pânico
Gabarito: Letra B
A questão quer saber qual a hipótese diagnóstica do caso apresentado. Como é um caso longo, vamos ver só as partes relevantes para pensar no diagnóstico:
Com o agravamento dessas manifestações, ela deixara de sair de casa. Não ia a bancos e supermercados, não fazia compras e não ia à casa das filhas visitar os netos. Quando um deles se machucou, ela correu, tirou o carro da garagem, mas quando se viu na rua, teve a sensação de que ia morrer. Voltou com o carro para a garagem e solicitou ao esposo que a levasse até o neto. Ainda assim, experimentou um intenso pavor durante o trajeto, pavor esse que se repetia a cada dia quando saía de casa para o trabalho na companhia do marido. Helena deixou de dirigir.
A queixa inicial incluía descrições de taquicardia, sudorese, tonturas, tremores, perda de controle, sensações de morte iminente, pavor e sufoco. Também relatou problemas no sono, dificuldades de concentração, receio de ficar só, e comportamentos de evitação que incluíam a recusa em dirigir. Como parte da avaliação, Helena respondeu ao Questionário de História Vital (Lazarus, 1980) que confirmou os eventos relatados na entrevista inicial.
Claramente, os sintomas de Helena indicam um transtorno de ansiedade. O primeiro parágrafo que trouxemos aqui para o comentário indica uma agorafobia, uma vez que a paciente tem medo e ansiedade acentuada sobre sair de casa.
Já o segundo parágrafo traz sintomas bem característicos de um ataque de pânico, como a taquicardia, sudorese, sensação de morte iminente, entre outros. Vamos relembrar os critérios diagnósticos do transtorno de pânico:
“A. Ataques de pânico recorrentes e inesperados. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas:
Nota: O surto abrupto pode ocorrer a partir de um estado calmo ou de um estado ansioso.
1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia.
2. Sudorese.
3. Tremores ou abalos.
4. Sensações de falta de ar ou sufocamento.
5. Sensações de asfixia.
6. Dor ou desconforto torácico.
7. Náusea ou desconforto abdominal.
8. Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio.
9. Calafrios ou ondas de calor.
10. Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento).
11. Desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distanciado de si mesmo).
12. Medo de perder o controle ou “enlouquecer”.
13. Medo de morrer.”
Essas evidências são confirmadas pelo artigo de que o estudo de caso foi retirado.
Como não há opção que indique o diagnóstico de agorafobia, nossa resposta é Letra E, transtorno de pânico.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Britto, Ilma A. Goulart de Souza, & Duarte, Ângela Maria Menezes. (2004). Transtorno de pânico e agorafobia: um estudo de caso. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 6(2), 165-172. Recuperado em 12 de maro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452004000200003&lng=pt&tlng=pt.
1519) Em relação às mudanças conceituais dos Transtornos de Personalidade da edição atual em comparação às anteriores, segundo o DSM-V, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
- A) F – F – V.
- B) F – V – V.
- C) V – V – V.
- D) V – F – F.
- E) V – V – F.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Questão anulada
Em relação às mudanças conceituais dos Transtornos de Personalidade da edição atual em comparação às anteriores, segundo o DSM-V, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(F) No DSM-V, os transtornos de personalidade categóricos tiveram muitas alterações em relação à última edição.
Falso! Os transtornos de personalidade categóricos ficaram praticamente inalterados.
(V) Para novas pesquisas, foi proposto um modelo “híbrido”.
Verdadeiro! O DSM propõe um modelo hibrido para guiar novas pesquisas.
(F) Embora os benefícios de uma abordagem dimensional aos transtornos da personalidade tenham sido identificados nas edições anteriores, a transição de um sistema diagnóstico categórico de transtornos individuais para outro baseado na distribuição relativa de traços de personalidade foi amplamente aceita.
Falso! Esse transição não foi amplamente aceita.
“Transição na conceitualização de transtornos da personalidade. Embora os benefícios de uma abordagem dimensional aos transtornos da personalidade tenham sido identificados nas edições anteriores, a transição de um sistema diagnóstico categórico de transtornos individuais para outro baseado na distribuição relativa de traços de personalidade não foi amplamente aceita. No DSM-5, os transtornos da personalidade categóricos permanecem praticamente inalterados em relação à última edição. Contudo, propusemos um modelo “híbrido” alternativo na Seção III para guiar novas pesquisas, separando avaliações de funcionamento interpessoal e a expressão de traços de personalidade patológicos para seis transtornos específicos. Um perfil mais dimensional da expressão de traços de personalidade também é proposto para uma abordagem baseada em traços”
Assim, a sequência correta é F V F.
Como nenhuma alternativa traz essa opção, a questão foi anulada.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 14 de agosto de 2020
1520) Em conformidade com o DSM-5, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
- A) antes de - possivelmente
- B) a partir de - certamente
- C) antes de - certamente
- D) a partir de - possivelmente
A alternativa correta é letra D) a partir de - possivelmente
Gabarito Letra D
Em conformidade com o DSM-5, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Um transtorno da linguagem diagnosticado ___________ 4 anos de idade pode ficar estável com o tempo, tipicamente persistindo na vida adulta, ainda que o perfil particular dos pontos fortes e fracos em termos linguísticos ________________ mude ao longo do desenvolvimento.
a) antes de - possivelmente
b) a partir de - certamente
c) antes de - certamente
d) a partir de - possivelmente
Afirmar que “certamente” o perfil dos pontos fortes e fracos mudarão ao longo do desenvolvimento não é uma verdade, então já podemos descartar as letras B e C.
Além disso, antes dos 4 anos de idade a linguagem ainda não está plenamente desenvolvida, sendo mais difícil afirmar que um transtorno diagnosticado nesse período se manterá até a vida adulta.
Veja como aparece no manual:
“Um transtorno da linguagem diagnosticado a partir de 4 anos de idade pode ficar estável com o tempo, tipicamente persistindo na vida adulta, ainda que o perfil particular dos pontos fortes e fracos em termos linguísticos possivelmente mude ao longo do desenvolvimento.”
Nosso gabarito é Letra D
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 12 de agosto de 2020