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Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso

1521) Considere os itens a seguir:

  • A) Transtorno da Personalidade Esquizoide.

  • B) Transtorno da Personalidade Esquizotípica.

  • C) Transtorno da Personalidade Antissocial.

  • D) Transtorno da Personalidade Histriônica.

  • E) Transtorno da Personalidade Narcisista.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Transtorno da Personalidade Esquizotípica.

   

Considere os itens a seguir:

 

- Déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico;

- Crenças bizarras ou pensamento mágico que influenciam o comportamento e não estão de acordo com as normas da subcultura do indivíduo;

- Ansiedade social excessiva que não diminui com a familiaridade e tende a estar associada com temores paranoides, em vez de julgamentos negativos acerca de si próprio.

  

Os itens acima descrevem o:

 

a)  Transtorno da Personalidade Esquizoide.

 

Veja as características do Transtorno de Personalidade Esquizoide, segundo o DSM-V:

 

"A.  Um  padrão difuso  de  distanciamento  das  relações  sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em  contextos  interpessoais que surgem no início da vida adulta e estão presentes em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes:

 

1. Não deseja nem desfruta de relações íntimas, inclusive ser parte de uma família.

 

2. Quase sempre opta por atividades solitárias.

 

3. Manifesta pouco ou nenhum interesse em ter experiências sexuais com outra pessoa.

 

4. Tem prazer em poucas atividades, por vezes em nenhuma.

 

5. Não tem amigos próximos ou confidentes que não sejam os familiares de primeiro grau.

 

6. Mostra-se indiferente ao elogio ou à crítica de outros.

 

7. Demonstra frieza emocional, distanciamento ou embotamento afetivo."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Transtorno da Personalidade Esquizotípica.

 

Esse é o transtorno que está de acordo com as características citadas pela questão. Veja o texto do DSM-V:

 

"A.  Um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais marcado por desconforto agudo e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e  comportamento  excêntrico,  que  surge  no  início  da  vida  adulta  e  está  presente  em  vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
 

1. Ideias de referência (excluindo delírios de referência).


2. Crenças  estranhas  ou  pensamento  mágico  que  influenciam  o  comportamento  e  são inconsistentes  com  as  normas  subculturais  (p.  ex.,  superstições,  crença  em clarividência,  telepatia  ou 'sexto  sentido';  em  crianças  e  adolescentes,  fantasias  ou preocupações bizarras).


3. Experiências perceptivas incomuns, incluindo ilusões corporais.


4. Pensamento e discurso estranhos (p. ex., vago, circunstancial, metafórico, excessivamente elaborado ou estereotipado).

 

5. Desconfiança ou ideação paranoide.

 

6.  Afeto inadequado ou constrito.

 

7. Comportamento ou aparência estranha, excêntrica ou peculiar.

 

8. Ausência de amigos próximos ou confidentes que não sejam parentes de primeiro grau.

 

9. Ansiedade social excessiva que não diminui com o convívio e que tende a estar associada mais a temores paranoides do que a julgamentos negativos sobre si mesmo."

 

Assertiva Correta.

 

c)  Transtorno da Personalidade Antissocial.

 

Observe as características do Transtorno de Personalidade Antissocial, segundo o DSM-V:

 

A.   Um padrão difuso de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas que ocorre desde os 15 anos de idade, conforme indicado por três (ou mais) dos seguintes:


1. Fracasso em ajustar-se às normas sociais relativas a comportamentos legais, conforme indicado pela repetição de atos que constituem motivos de detenção.

 

2. Tendência à falsidade, conforme indicado por mentiras repetidas, uso de nomes falsos ou de trapaça para ganho ou prazer pessoal.

 

3. Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro.

 

4. Irritabilidade e agressividade, conforme indicado por repetidas lutas corporais ou agressões físicas.

 

5. Descaso pela segurança de si ou de outros.

 

6. Irresponsabilidade reiterada, conforme indicado por falha repetida em manter uma conduta consistente no trabalho ou honrar obrigações financeiras.

 

7. Ausência de remorso, conforme indicado pela indiferença ou racionalização em relação a ter ferido, maltratado ou roubado outras pessoas.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Transtorno da Personalidade Histriônica.

 

Segundo o DSM-V, o Transtorno de Personalidade Histriônica tem as seguintes características:

 
 

A. Um padrão difuso de emocionalidade e busca de atenção em excesso que surge no início da vida adulta  e  está  presente  em  vários  contextos,  conforme  indicado  por  cinco  (ou  mais)  dos seguintes:


1. Desconforto em situações em que não é o centro das atenções.


2. A interação com os outros é frequentemente caracterizada por comportamento sexualmente sedutor inadequado ou provocativo.

 

3. Exibe mudanças rápidas e expressão superficial das emoções.

 

4. Usa reiteradamente a aparência física para atrair a atenção para si.

 

5. Tem um estilo de discurso que é excessivamente impressionista e carente de detalhes.

 

6. Mostra autodramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções.

 

7. É sugestionável (i.e., facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias).

 

8. Considera as relações pessoais mais íntimas do que na realidade são.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Transtorno da Personalidade Narcisista.

 

Veja o texto do DSM-V sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista:

 

A. Um padrão difuso de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e  falta  de  empatia  que  surge  no  início  da  vida  adulta  e  está  presente  em  vários  contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:


1.  Tem uma sensação grandiosa da própria importância (p. ex., exagera conquistas e talentos, espera ser reconhecido como superior sem que tenha as conquistas correspondentes).


2.   É preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal.


3.   Acredita ser 'especial' e único e que pode ser somente compreendido por, ou associado a, outras pessoas (ou instituições) especiais ou com condição elevada.

 

4.  Demanda admiração excessiva.

 

5.   Apresenta um sentimento de possuir direitos (i.e., expectativas irracionais de tratamento especialmente favorável ou que estejam automaticamente de acordo com as próprias expectativas).

 

6.  É  explorador  em  relações  interpessoais  (i.e.,  tira  vantagem  de  outros  para  atingir  os
próprios fins).


7.   Carece de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e as necessidades dos outros.

 

8.  É frequentemente invejoso em relação aos outros ou acredita que os outros o invejam. 


9.  Demonstra comportamentos ou atitudes arrogantes e insolentes.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B.

1522) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

  • A) podem - graves

  • B) devem - leves

  • C) podem - leves

  • D) devem - graves

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) podem - graves

Gabarito Letra A
 

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

 

As dificuldades de aprendizagem (DAs)                           ser qualificadas como generalizadas, por afetar quase todas as aprendizagens (escolares e não escolares), e como                           , por serem afetados vários e importantes aspectos do desenvolvimento da pessoa (motores, linguísticos, cognitivos, etc.).

 

a)  podem - graves

b)  devem - leves

c)  podem - leves

d)  devem - graves

 

Essa afirmativa foi retirada de Coll, Marchesi e Palácios, veja:

“Em primeiro lugar, as DAs podem ser qualificadas como generalizadas, por afetar quase todas as aprendizagens (escolares e não escolares), e como graves, por serem afetados vários e importantes aspectos do desenvolvimento da pessoa (motores, linguísticos, cognitivos, etc.), geralmente como consequência de uma lesão ou de um dano cerebral manifesto, observável, cuja origem é adquirida (durante o desenvolvimento embrionário ou em acidente posterior ao nascimento), ou fruto de alguma alteração genética. Por último, também são qualificadas como permanentes, já que o prognóstico de solução das DAs é muito pouco favorável (ver a terceira parte deste volume).”

 

As dificuldades de aprendizagem podem ser qualificadas como generalizadas (não devem) e como graves por serem afetados vários e importantes aspectos do desenvolvimento da pessoa.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação, vol 3, 2° edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.

1523) Considerando-se os critérios descritos no DSM-5, assinalar a alternativa que apresenta o transtorno descrito abaixo:

  • A) Transtorno do Masoquismo Sexual.

  • B) Transtorno Frotteurista.

  • C) Transtorno Voyeurista.

  • D) Transtorno Exibicionista.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Transtorno Frotteurista.

Gabarito letra B

Considerando-se os critérios descritos no DSM-5, assinalar a alternativa que apresenta o transtorno descrito abaixo:

 

“A. Por um período de, pelo menos, 6 meses, excitação sexual recorrente e intensa resultante de tocar ou esfregar-se em pessoa que não consentiu, conforme manifestado por fantasias, impulsos ou comportamentos.

 

B. O indivíduo colocou em prática esses impulsos sexuais com a pessoa que não consentiu, ou os impulsos ou as fantasias sexuais causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo do funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.”

 

a)  Transtorno do Masoquismo Sexual.

Errado. O transtorno do masoquismo sexual é caracterizado por excitação sexual relacionada a passar por humilhação, submissão ou sofrimento.

 

b)  Transtorno Frotteurista.

Certo! É o transtorno frotteurista que se refere a excitação sexual como resultado de tocar ou se esfregar em pessoas sem o seu consentimento.

 

c)  Transtorno Voyeurista.

Errado. O transtorno do masoquismo sexual é caracterizado por excitação sexual relacionada a espiar outras pessoas em atividades privadas.

 

d)  Transtorno Exibicionista.

Errado. O transtorno do masoquismo sexual é caracterizado por excitação sexual relacionada a exibir os genitais.

 

Nosso gabarito é Letra B.

1524) No Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), alterações no desenvolvimento e no funcionamento de diversas áreas do cérebro levam a problemas de comportamento relacionados à desatenção, hiperatividade e impulsividade.

  • A)  efeitos colaterais ainda não diminuíram, mesmo com os avanços farmacológicos na área.

  • B)  médicos sugerem que a medicação não seja administrada antes das atividades acadêmicas.

  • C)  adolescentes têm mais possibilidade de apresentar efeitos colaterais como dor de cabeça, redução de apetite e tremores finos.

  • D)  bons resultados do tratamento envolvem diminuição dos sintomas, melhora do funcionamento geral e da qualidade de vida.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)  bons resultados do tratamento envolvem diminuição dos sintomas, melhora do funcionamento geral e da qualidade de vida.

Gabarito Letra D

Em relação aos medicamentos utilizados no TDAH, é correto afirmar que os

a)  efeitos colaterais ainda não diminuíram, mesmo com os avanços farmacológicos na área.

Errado. A indústria farmacêutica está em constante evolução, buscando medicações mais eficazes e que apresentam menos efeitos colaterais.

 

b)  médicos sugerem que a medicação não seja administrada antes das atividades acadêmicas.

Errado. Pelo contrário, a medicação deve ser administrada antes das atividades acadêmicas, uma vez que ela diminui os sintomas e consequentemente aumenta o aproveitamento.

 

c)  adolescentes têm mais possibilidade de apresentar efeitos colaterais como dor de cabeça, redução de apetite e tremores finos.

Errado. Essa informação não tem respaldo científico.

 

d)  bons resultados do tratamento envolvem diminuição dos sintomas, melhora do funcionamento geral e da qualidade de vida.

Certo! O objetivo do tratamento farmacológico é diminuir os sintomas para que haja uma melhora do funcionamento geral e da qualidade de vida.

“A maioria dos especialistas considera a medicação estimulante a forma mais efetiva de tratamento para o TDAH (Johnson & Safranek, 2005; Mattos, 2001; Correia Filho & Pastura, 2003; Silva 2003), embora não haja consenso absoluto em relação a esta afirmação (Northey e cols., 2003).

Os medicamentos de primeira escolha são os estimulantes, considerados seguros e capazes de proporcionar benefícios significativos em curto espaço de tempo. No Brasil, a medicação disponível e de maior eficácia é o metilfenidrato, um estimulante conhecido pelo nome comercial Ritalina . Prescrita e acompanhada pelo médico, dificilmente causará dependência, não se acumula no organismo e seu efeito dura em média 4 a 5 horas, e o tratamento deverá persistir enquanto os sintomas forem evidentes.

Este medicamento diminui ou elimina os principais sintomas de TDAH (desatenção, hiperatividade e impulsividade) em cerca de 70% dos casos. Quando o metilfenidrato não produz resultados positivos, a segunda opção inclui os antidepressivos, como imipramina (Tofranil ), nortriptilina (Pamelor ), venlafaxina (Efexor ), bupropriona (Wellbutrim ), fluoxetina (Prozac ), sertalina (Zoloft ) e Paroxetina (Aropax ). Estes últimos, entretanto, não são indicados rotineiramente por falta de evidências apoiando a sua utilização (Mattos, 2001; Silva, 2003; Klein & Abikoff, 1997).

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

Desidério, Rosimeire C. S., & Miyazaki, Maria Cristina de O. S.. (2007). Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH): orientações para a família. Psicologia Escolar e Educacional11(1), 165-176. https://doi.org/10.1590/S1413-85572007000100018

  

1525) Um problema é identificado quando são reconhecidas alterações ou mudanças nos padrões de comportamento comum, podendo ser percebidas como sendo de origem quantitativa ou qualitativa.

  • A)  I, II e III.

  • B)  III e IV.

  • C)  I e II.

  • D)  II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)  I, II e III.

Gabarito Letra A

 

Um problema é identificado quando são reconhecidas alterações ou mudanças nos padrões de comportamento comum, podendo ser percebidas como sendo de origem quantitativa ou qualitativa.

 

Em razão do exposto, analise as afirmativas a seguir:

 

I. A dificuldade de julgar, quando se configura um problema que necessita de uma avaliação clínica, é sentida tanto pelo sujeito quanto pelos profissionais.

Certo!

“Dizem que “os sintomas estão presentes quando os limites da variabilidade normal são ultrapassados” (Yager & Gitlin, 1999, p.694). Então, se considerarmos a aparente continuidade entre ajustamentos que as mudanças de rotina impõem, os estados emocionais associados a acontecimentos da vida diária, as reações a situações estressantes freqüentes e os sintomas iniciais de um transtorno mental, evidencia-se a dificuldade de julgar quando se configura um problema que necessita de uma avaliação clínica. E tal dificuldade tanto pode ser sentida pelo sujeito como pelas pessoas que convivem com o paciente, inclusive por aquelas que podem ser classificadas como agentes de saúde mental (como professores, orientadores, padres, médicos, etc.).” 

 

II. As mudanças podem ser percebidas na atividade motora, no humor e em outros afetos.

Certo!

“Se, como observam Kaplan e Sadock (1999b), a maioria das manifestações de transtornos psiquiátricos representa variações de diferentes graus de um continuum entre saúde mental e psicopatologia, então, na maior parte das vezes, as mudanças percebidas são de natureza quantitativa. Pode-se falar, em primeiro lugar, em alterações autolimitadas, que se verificariam pela presença de um exagero ou diminuição de um padrão de comportamento usual, dito normal. Tais mudanças quantitativas podem ser observadas em várias dimensões, como na atividade (motora, da fala, do pensamento), no humor (depressão vs. euforia), em outros afetos (embotamento, excitação), etc. Freqüentemente, esse tipo de alterações surge como resposta a determinados eventos da vida, e a perturbação é proporcional às causas, ficando circunscrita aos efeitos estressantes dos mesmos. Não obstante, se sua intensidade for desproporcional às causas e/ou tal alteração persistir além da vigência normal dos efeitos das mesmas (por exemplo, no luto patológico), já pode ter uma significação clínica. Naturalmente, deve ser considerada a possibilidade de outras variações, quando uma alteração aparentemente pareceu ser autolimitada, mas reaparece sob diferentes modalidades, numa mutação sintomática, ou da mesma maneira, repetitivamente, de forma cíclica.”

 

III. O sintoma é um sinal de perturbação que pode precocemente servir de alerta.

Certo!

“Parece que, se tomarmos num sentido amplo, a distinção torna-se uma questão de ponto de vista. Shaw (1977), por exemplo, afirmava que “sintoma é um sinal” (p.8), porque se torna significativo na medida em que evidencia uma perturbação. Então, é considerado como um sinal de perturbação, que pode precocemente servir de alerta, mesmo que não tenha sido registrada qualquer queixa explícita, isto é, mesmo que não tenha se verificado a identificação de um sintoma. Por outro lado, na prática, fala-se em sintoma quando parece possível atribuir-lhe uma significação mais clínica. Pode-se, então, afirmar “que os sintomas estão presentes quando os limites da variabilidade normal são ultrapassados” (Yager & Gitlin, 1999, p.693).”

 

IV. O problema, diretamente conectado a sintomas universais sem qualquer influência da cultura do sujeito.

Errado. Sintomas sempre devem ser considerados a partir da cultura em que surgem.

“Quando as mudanças percebidas são de natureza qualitativa, habitualmente chamam a atenção por seu cunho estranho, bizarro, idiossincrásico, inapropriado ou esquisito e, então, mesmo o leigo tende a associá-las com dificuldades mais sérias. Apesar disso, ainda que sejam geralmente tomadas como sinal de perturbação, eventualmente poderão ser explicadas em termos culturais ou subculturais. Pode-se afirmar que “um comportamento ou experiência subjetiva definidos como sintomáticos em um contexto podem ser perfeitamente aceitáveis e estar dentro dos limites normais em outro contexto” (Yager & Gitlin, 1999, p.694). Uma manifestação inusitada, do ponto de vista qualitativo, deve, assim, ser julgada dentro do contexto em que o indivíduo está e, como sintoma, será tanto mais grave se for compelida mais por elementos interiores do que pelo campo de estímulos da realidade, que é praticamente ignorada. Entretanto, é preciso ficar bem claro que um sintoma único não tem valor diagnóstico por si, o que vale dizer que nenhum sintoma é patognomônico de uma determinada síndrome ou condição reconhecida. Assim, “todos os sintomas psiquiátricos devem ser considerados como inespecíficos – vistos em uns poucos e, mais provavelmente, em muitos transtornos” (Yager & Gitlin, 1999, p.694).”

 

Assim, apenas I, II e III estão corretas.

Gabarito Letra A.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

1526) Leia os sinais e sintomas a seguir:

  • A)  transtorno de estresse pós-traumático. 

  • B)  transtorno de estresse agudo. 

  • C)  transtorno de adaptação. 

  • D)  transtorno de apego reativo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)  transtorno de adaptação. 

Gabarito Letra C

 

Desenvolvimento de sintomas emocionais ou comportamentais em resposta a um estressor ou estressores identificáveis dentro de três meses do início do estressor ou estressores; prejuízo significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo; os sintomas não representam um luto normal; uma vez que o estressor ou suas consequências tenham cedido, os sintomas não persistem por mais de seis meses (DSM-V, 2014).

 

Estes sinais e sintomas correspondem ao

a)  transtorno de estresse pós-traumático. 

Errado. Para que seja feito um diagnóstico de TEPT é necessário que haja exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual, e não só um evento estressor.

 

b)  transtorno de estresse agudo. 

Errado. Os estressores envolvidos no transtorno de estresse agudo também devem ser relacionados a morte, lesão grave ou violência sexual.

 

c)  transtorno de adaptação. 

Certo! Esses são os critérios diagnósticos do transtorno de adaptação.

 

d)  transtorno de apego reativo.

Errado. O diagnóstico de transtorno de apego reativo depende de a criança ter vivenciado um padrão de extremos de cuidado insuficiente.

 

Nosso gabarito é Letra C.

1527) Considerando-se a abstinência de cafeína descrita no DSM-5, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE,:

  • A) 6 a 10 horas; 16 horas

  • B) 1 a 2 horas; 12 horas

  • C) 12 a 24 horas; 1 ou 2 dias

  • D) 1 a 2 dias; 1 semana

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) 12 a 24 horas; 1 ou 2 dias

Considerando-se a abstinência de cafeína descrita no DSM-5, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE,:

 

Segundo o DSM-5 (2014, p. 507):

“Os sintomas normalmente se iniciam 12 a 24 horas após a última dose de cafeína e atingem um pico depois de 1 ou 2 dias de abstinência. Os sintomas de abstinência de cafeína duram 2 a 9 dias, sendo que a possibilidade de cefaleias de abstinência ocorre em até 21 dias. Os sintomas costumam desaparecer rapidamente (entre 20 e 60 minutos) após nova ingestão de cafeína”

 

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” preenche corretamente as lacunas relacionadas aos sintomas sobre a abstinência de cafeína. As demais alternativas apenas mencionam outros intervalos a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

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Fonte consultada:

Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 

1528) Segundo WHITBOURNE e HALGIN, sobre o processo de diagnóstico, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A) C - C - E.

  • B) E - C - C.

  • C) C - E - E.

  • D) E - C - E.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) C - C - E.

 

Segundo WHITBOURNE e HALGIN, sobre o processo de diagnóstico, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

Essa questão está baseada no livro "Psicopatologia" de Whitbourne e Halgin. Veja o trecho:

 

"Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM)

 

Um livro publicado pela American Psychiatric Associacion que contém termos e definições-padrão de transtornos psicológicos.

 

Eixo

 

Uma classe de informação no DSM-IV relativa a um aspecto do funcionamento do indivíduo.

 

Sistema multiaxial

 

Uma classificação e um sistema diagnóstico multidimensionais no DSM-IV-TR resumindo informações relevantes sobre o funcionamento físico e psicológico de um indivíduo.

 

Classificação internacional de doenças (CID)

 

O sistema diagnóstico da Organização Mundial da Saúde."

 

Observação: atualmente o manual utilizado é o DSM-V. Contudo, o livro supracitado discute sobre os dois manuais.

 

Com base nisso, podemos identificar as afirmativas corretas:

 

( C ) Eixo é uma classe de informação no DSM-IV relativa a um aspecto do funcionamento do indivíduo.

 

( ) Sistema multiaxial é uma classificação e um sistema diagnósticos multidimensionais no DSM-IV-TR resumindo informações relevantes sobre o funcionamento físico e psicológico de um indivíduo.

 

( E ) Classificação Internacional de Doenças (CID) é um livro publicado pela American Psychiatric Association que contém termos e definições-padrão de transtornos psicológicos.

 

Portanto, a sequência ficou C C E. Encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  C - C - E.

b)  E - C - C.

c)  C - E - E.

d)  E - C - E. 

1529) Analise os itens a seguir:

  • A) Transtorno da Personalidade Narcisista.
  • B) Transtorno da Personalidade Borderline.
  • C) Transtorno da Personalidade Histriônica.
  • D) Transtorno da Personalidade Dependente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Transtorno da Personalidade Histriônica.

   

Analise os itens a seguir:

 


I. Constante utilização da aparência física para chamar a atenção sobre si próprio;


II. Sugestionabilidade, ou seja, é facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias;


III. Excessiva emotividade e busca de atenção, que se manifesta no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.


Os itens apontam características de qual dos transtornos de personalidade abaixo?


a)  Transtorno da Personalidade Narcisista.

 

Observe as características desse transtorno, segundo o DSM-V:

 

"Um padrão difuso de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e  falta  de empatia  que  surge  no  início  da  vida  adulta  e  está  presente  em  vários  contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:

 

1. Tem uma sensação grandiosa da própria importância (p. ex., exagera conquistas e talentos, espera ser reconhecido como superior sem que tenha as conquistas correspondentes).


2. É preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal.


3. Acredita ser “especial” e único e que pode ser somente compreendido por, ou associado a, outras pessoas (ou instituições) especiais ou com condição elevada.

 

4. Demanda admiração excessiva.

 

5. Apresenta um sentimento de possuir direitos (i.e., expectativas irracionais de tratamento especialmente favorável ou que estejam automaticamente de acordo com as próprias expectativas).

 

6. É  explorador  em  relações  interpessoais  (i.e.,  tira  vantagem  de  outros  para  atingir  os próprios fins).


7. Carece de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e as necessidades dos outros.

 

8. É frequentemente invejoso em relação aos outros ou acredita que os outros o invejam."

 

Assertiva Falsa.


b)  Transtorno da Personalidade Borderline.

 

Veja as características do Transtorno da Personalidade Borderline:

 

"Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:


1. Esforços  desesperados  para  evitar  abandono  real  ou  imaginado.  (Nota:  Não  incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)


2. Um  padrão  de  relacionamentos  interpessoais  instáveis  e  intensos  caracterizado  pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.


3. Perturbação  da  identidade:  instabilidade  acentuada  e  persistente  da  autoimagem  ou  da percepção de si mesmo.


4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo,  abuso  de  substância,  direção  irresponsável,  compulsão  alimentar).  (Nota:  Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)


5. Recorrência  de  comportamento,  gestos  ou  ameaças  suicidas  ou  de  comportamento auto-mutilante.


6. Instabilidade  afetiva  devida  a  uma  acentuada  reatividade  de  humor  (p.  ex.,  disforia episódica,  irritabilidade ou  ansiedade intensa  com  duração  geralmente de  poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).

 

7. Sentimentos crônicos de vazio.


8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).


9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos."

 

Assertiva Falsa.


c)  Transtorno da Personalidade Histriônica.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com a questão. Veja o texto do DSM-V sobre o Transtorno da Personalidade Histriônica:

 

"Um padrão difuso de emocionalidade e busca de atenção em excesso que surge no início da vida adulta  e  está presente  em  vários  contextos,  conforme  indicado  por  cinco  (ou  mais)  dos seguintes:


1. Desconforto em situações em que não é o centro das atenções.


2. A interação com os outros é frequentemente caracterizada por comportamento sexualmente sedutor inadequado ou provocativo.

 

3. Exibe mudanças rápidas e expressão superficial das emoções.

 

4. Usa reiteradamente a aparência física para atrair a atenção para si.

 

5. Tem um estilo de discurso que é excessivamente impressionista e carente de detalhes.

 

6. Mostra autodramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções.

 

7. É sugestionável (i.e., facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias).

 

8. Considera as relações pessoais mais íntimas do que na realidade são."

 

Assertiva Correta.


d)  Transtorno da Personalidade Dependente.

 

Observe o texto do DSM-V sobre esse transtorno:

 

"Uma necessidade difusa e excessiva de ser  cuidado que leva a comportamento de submissão  e apego que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:


1. Tem  dificuldades  em  tomar  decisões  cotidianas  sem  uma  quantidade  excessiva  de conselhos e reasseguramento de outros.


2. Precisa que outros assumam responsabilidade pela maior parte das principais áreas de sua vida.


3. Tem  dificuldades  em  manifestar  desacordo  com  outros  devido  a  medo  de  perder  apoio ou aprovação. (Nota: Não incluir os medos reais de retaliação.)


4. Apresenta dificuldade em iniciar projetos ou fazer coisas por conta própria (devido mais a  falta  de  autoconfiança  em  seu  julgamento  ou  em  suas  capacidades  do  que  a  falta  de motivação ou energia).


5. Vai a extremos para obter carinho e apoio de outros, a ponto de voluntariar-se para fazer coisas desagradáveis.


6. Sente-se desconfortável ou desamparado quando sozinho devido a temores exagerados de ser incapaz de cuidar de si mesmo.


7. Busca com urgência outro relacionamento como fonte de cuidado e amparo logo após o término de um relacionamento íntimo.


8. Tem preocupações irreais com medos de ser abandonado à própria sorte."

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra C.

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1530) Texto base para a questão:

  • A) Postula que, embora só haja matéria, devido a não existência de leis psicofísicas (leis que relacionam a matéria ao espírito, o cérebro à mente), existiriam dois tipos de descrição (do cérebro e da mente) não redutíveis uma à outra.
  • B) Os fenômenos mentais são gerados e constituídos por eventos físicos e físico-químicos da matéria cerebral. Entretanto, os fenômenos mentais são caracterizados, no seu aspecto mais específico e fundamental, por propriedades diferentes e irredutíveis àquelas do cérebro.
  • C) Os fenômenos naturais (cérebro) e os espirituais (mente) são, no fundo, a mesma coisa, havendo apenas diferentes vias de acesso a uma mesma e única substância. Esta tese aproxima-se, de certa forma, de formulações mais recentes, como a da mente como emergente e o duplo-aspecto ou monismo anômalo.
  • D) Trata-se de uma forma de idealismo subjetivista extremo. O essencial da realidade é a experiência interna imediata. Tudo se reduziria à experiência subjetiva ou mental do indivíduo (mentalismo).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Os fenômenos mentais são gerados e constituídos por eventos físicos e físico-químicos da matéria cerebral. Entretanto, os fenômenos mentais são caracterizados, no seu aspecto mais específico e fundamental, por propriedades diferentes e irredutíveis àquelas do cérebro.

 

Entendendo a associação filosofia-psicopatologia, considere a alternativa correta sobre Teoria da mente como emergente:


a)  Postula que, embora só haja matéria, devido a não existência de leis psicofísicas (leis que relacionam a matéria ao espírito, o cérebro à mente), existiriam dois tipos de descrição (do cérebro e da mente) não redutíveis uma à outra.

 

Na verdade, essa afirmativa descreve a tese do duplo aspecto. Veja o texto do livro "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" de Dalgalarondo:

 

"Identidade matéria-espírito

 

Tese sustentada pelo filósofo Spinoza (1632-1677), segundo a qual os fenômenos naturais (cérebro) e os espirituais (mente) são, no fundo, a mesma coisa, havendo apenas diferentes vias de acesso a uma mesma e única substância. Esta tese aproxima-se, de certa forma, de formulações mais recentes, como a da mente como emergente e o duplo-aspecto ou monismo anômalo. A tese do duplo aspecto ou monismo anômalo, formulada por Donald Davidson (1917-2003), postula que, embora só haja matéria, devido à não-existência de leis psicofísicas (leis que relacionam a matéria ao espírito, o cérebro à mente), existiriam dois tipos de descrição (do cérebro e da mente) não redutíveis uma à outra."

 

Assertiva Falsa.


b)  Os fenômenos mentais são gerados e constituídos por eventos físicos e físico-químicos da matéria cerebral. Entretanto, os fenômenos mentais são caracterizados, no seu aspecto mais específico e fundamental, por propriedades diferentes e irredutíveis àquelas do cérebro.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com a Teoria da Mente como Emergente. Veja o texto de Dalgalarrondo:

 

"Teoria da mente como emergente

 

Os fenômenos mentais são conceitualizados como “emergentes”, relativos ao cérebro. Eles são gerados e constituídos por eventos físicos e físico-químicos da matéria cerebral. Entretanto, os fenômenos mentais são caracterizados, no seu aspecto mais específico e fundamental, por propriedades diferentes e irredutíveis àquelas do cérebro. Apesar da defesa partidária de Bunge, esta tese aproxima-se, de fato, do monismo materialista, na versão da “teoria do duplo aspecto”. Seus representantes mais destacados foram Diderot, Ramón y Cajal, Sperry e Bunge."

 

Assertiva Correta.


c)  Os fenômenos naturais (cérebro) e os espirituais (mente) são, no fundo, a mesma coisa, havendo apenas diferentes vias de acesso a uma mesma e única substância. Esta tese aproxima-se, de certa forma, de formulações mais recentes, como a da mente como emergente e o duplo-aspecto ou monismo anômalo.

 

Veja o texto de Dalgalarrondo:

  

"Identidade matéria-espírito

 

Tese sustentada pelo filósofo Spinoza (1632-1677), segundo a qual os fenômenos naturais (cérebro) e os espirituais (mente) são, no fundo, a mesma coisa, havendo apenas diferentes vias de acesso a uma mesma e única substância. Esta tese aproxima-se, de certa forma, de formulações mais recentes, como a da mente como emergente e o duplo-aspecto ou monismo anômalo. A tese do duplo aspecto ou monismo anômalo, formulada por Donald Davidson (1917-2003), postula que, embora só haja matéria, devido à não-existência de leis psicofísicas (leis que relacionam a matéria ao espírito, o cérebro à mente), existiriam dois tipos de descrição (do cérebro e da mente) não redutíveis uma à outra."

 

Assertiva Falsa.


d)  Trata-se de uma forma de idealismo subjetivista extremo. O essencial da realidade é a experiência interna imediata. Tudo se reduziria à experiência subjetiva ou mental do indivíduo (mentalismo).

 

Segundo Dalgalarrondo, essa alternativa fala sobre o Monismo Espiritualista. Observe:

 

"Monismo espiritualista

 

É o oposto do monismo materialista. Só o espírito é real. Trata-se de uma forma de idealismo subjetivista extremo. O essencial da realidade é a experiência interna ime- diata. Tudo se reduziria à experiência subjetiva ou mental do indivíduo (mentalismo). A tese acaba desembocando em um espiritualismo radical, negador da matéria, difícil de sustentar. Alguns de seus representantes foram Berkeley, Fichte, Hegel, Teilhard De Chardin."

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

1 151 152 153 154 155 257