Questões Sobre Psicopatologia - Psicologia - concurso
1531) “Segundo a perspectiva , a verdade se identifica com os resultados que uma teoria produz, com o êxito resultante de sua ação. É verdadeiro aquilo que se prova eficaz, que “funciona”, que produz resultados práticos positivos. Essa perspectiva, embora atraente para profissionais práticos e voltados à ação, é frágil, pois, historicamente, muitas teorias e concepções que “funcionaram” na prática mostraram-se falsas.”
- A) Heurística.
- B) Realista.
- C) Pragmática.
- D) Convencionalista.
A alternativa correta é letra C) Pragmática.
“Segundo a perspectiva , a verdade se identifica com os resultados que uma teoria produz, com o êxito resultante de sua ação. É verdadeiro aquilo que se prova eficaz, que “funciona”, que produz resultados práticos positivos. Essa perspectiva, embora atraente para profissionais práticos e voltados à ação, é frágil, pois, historicamente, muitas teorias e concepções que “funcionaram” na prática mostraram-se falsas.”
Essa questão está baseada no seguinte trecho do livro "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" de Dalgalarrondo:
"Segundo o conceito convencionalista, a verdade de uma proposição ou teoria depende da relação que estabelece com outras proposições; nesse sentido, a verdade é sinônimo de coerência. Uma teoria psicopatológica verdadeira seria uma teoria coerente, bem-arquitetada, sem contradições internas. Tal concepção agrada aos autores que prezam sobretudo a lógica e a coerência; entretanto, ela é bastante criticável, pois uma teoria muito bem-montada e coerente pode estar em total desacordo com os fatos.
Segundo a perspectiva pragmática, a verdade se identifica com os resultados que uma teoria produz, com o êxito resultante de sua ação. É verdadeiro aquilo que se prova eficaz, que “funciona”, que produz resultados práticos positivos. Essa perspectiva, embora atraente para profissionais práticos e voltados à ação, é frágil, pois, historicamente, muitas teorias e concepções que “funcionaram” na prática mostraram-se falsas. Uma vertente mais crítica de pragmatismo afirma que, não sendo possível o acesso à verdade última das coisas, as teorias e as concepções devem ser julgadas pelas conseqüências éticas e concretas que decorrem de seu uso e aplicação.Finalmente, a concepção realista baseia-se na tese aristotélica da verdade como a correspondência do pensamento à realidade fatual; a proposição deve estar de acordo com o fato que afirma. Esse conceito de verdade, embora o mais aceito pelo senso comum e, de forma aparente, o único realmente sustentável, é muitas vezes difícil de ser utilizado e mais complexo do que parece. Hoje sabe-se que, na própria formulação sobre o que seriam os fatos reais ou concretos, intervêm a linguagem e uma certa interpretação prévia desses fatos. Fatos brutos, originais, intocados pelas representações e teorias que deles são feitas, são, na verdade, mais virtuais que reais."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:
a) Heurística.
b) Realista.
c) Pragmática.
d) Convencionalista.
1532) Sobre a Psicopatologia analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
- A) Estão corretas apenas as afirmativas I, III e V.
- B) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
- C) Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
- D) Estão corretas apenas as afirmativas II, IV e V.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ANULADA
Sobre a Psicopatologia analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade são: afetividade, vontade, psicomotricidade, personalidade e atenção.
Observe o texto de Dalgalarrondo, no livro "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais":
"Funções mais afetadas nos transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade: Afetividade, Vontade, Psicomotricidade, Personalidade."
A atenção é mais afetada nos transtornos psico-orgânicos.
Assertiva Falsa.
II. Sintomas emergentes são todas aquelas vivências psicopatológicas mais destacadas, individualizáveis, que o paciente experimenta. Incluem as esferas que não fazem parte dos transfundos, como uma alucinação (sensopercepção), um sentimento (afetividade), um delírio (juízo), uma paramnésia (memória), uma alteração do pensamento ou da linguagem, etc.
Essa afirmativa está de acordo com Dalgalarrondo. Veja:
"Sintomas emergentes são todas aquelas vivências psicopatológicas mais destacadas, individualizáveis, que o paciente experimenta. Incluem as esferas que não fazem parte dos transfundos, como uma alucinação (sensopercepção), um sentimento (afetividade), um delírio (juízo), uma paramnésia (memória), uma alteração do pensamento ou da linguagem, etc."
Assertiva Correta.
III. São discriminados três fatores envolvidos na manifestação das doenças mentais. Um deles é o fator patoplástico que está mais relacionado à manifestação dos sintomas diretamente produzidos pelo transtorno mental de base; assim, há o humor triste, o desânimo e a inapetência relacionados à depressão, ou as alucinações auditivas e a percepção delirante relacionadas à esquizofrenia.
Na verdade, essa afirmativa descreve o fator patogenético. Veja o texto de Dalgalarrondo:
"1. O fator patogenético (patogênese) propriamente dito está mais relacionado à manifestação dos sintomas diretamente produzidos pelo transtorno mental de base; assim, há o humor triste, o desânimo e a inapetência relacionados à depressão, ou as alucinações auditivas e a percepção delirante relacionadas à esquizofrenia."
Assertiva Falsa.
IV. Os cursos crônicos dos transtornos mentais podem ser de dois tipos: processo e desenvolvimento.
Essa afirmativa está literalmente de acordo com Dalgalarrondo.
Assertiva Correta.
V. Considera-se em psicopatologia que, ao lado dos fatores genéticos, gestacionais e perinatais, que precedem o início propriamente dito da vida de relações de um sujeito e carregam consigo a vulnerabilidade constitucional (hereditariedade, constituição) para os distintos transtornos, os fatores predisponentes são aqueles que ocorrem no início da vida (nos primeiros 3 a 5 anos de vida, sobretudo, e no período escolar). Esses fatores, associados à vulnerabilidade constitucional, sensibilizam o indivíduo para as diversas situações que a vida lhe colocará. Tais fatores predisponentes tornam as pessoas mais ou menos vulneráveis para os fatores precipitantes.
Essa afirmativa também está literalmente de acordo com Dalgalarrondo. Observe:
"Desde a obra de Adolf Meyer (1866- 1950), considera-se em psicopatologia que, ao lado dos fatores genéticos, gestacionais e perinatais, que precedem o início propriamente dito da vida de relações de um sujeito e carregam consigo a vulnerabilidade constitucional (hereditariedade, constituição) para os distintos transtornos, os fatores predisponentes (predisposing events) são aqueles que ocorrem no início da vida (nos primeiros 3 a 5 anos de vida, sobretudo, e no período escolar). Esses fatores, associados à vulnerabilidade constitucional, sensibilizam o indivíduo para as diversas situações que a vida lhe colocará. Tais fatores predisponentes tornam as pessoas mais ou menos vulneráveis para os fatores precipitantes."
Assertiva Correta.
Portanto, estão corretas as afirmativas II, IV e V. Encontramos a resposta na Letra D.
A questão está baseada em Dalgalarrondo e não foi encontrado o motivo de anulação.
a) Estão corretas apenas as afirmativas I, III e V.
b) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
c) Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
d) Estão corretas apenas as afirmativas II, IV e V.
1533) Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A) as duas são falsas.
- B) a primeira é falsa e a segunda, verdadeira.
- C) as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
- D) as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A alternativa correta é letra A) as duas são falsas.
Gabarito: Letra A
I- O comportamento autolesivo está cada vez mais presente na população atual, dando destaque à população jovem; sua origem e manutenção estão relacionadas a fatores biológicos, psicológicos e comportamentais; portanto, o profissional mais indicado para o tratamento é o psicólogo
Errado. A origem dos comportamentos autolesivos podem estar relacionados com fatores sociodemográficos, educacionais, familiares, psicológicos, e eles são mantidos por serem encarados como uma estratégia de regulação das suas experiências afetivas e cognitivas. O quadro pode ser beneficiado por um tratamento multidisciplinar, com acompanhamento psiquiátrico além de psicológico, uma vez que algumas intervenções farmacológicas podem auxiliar o tratamento.
“Entre os fatores sociodemográficos e educacionais, encontramos o género feminino com uma probabilidade significativamente maior de realização de CAL comparativamente com o género masculino. Encontra-se também uma associação entre o baixo nível educacional, dificuldades ou abandono escolar e a prática de comportamentos autolesivos. Para além dos fatores sociodemográficos e educacionais, os fatores familiares e a exposição a eventos de vida negativos abrangem também aspetos que se encontram relacionados com a prática de comportamentos autolesivos. A ausência de suporte familiar, rigidez familiar, pobre comunicação familiar, conflitos e dificuldades interpessoais, separação ou divórcio parental, morte de um dos progenitores, experiências adversas na infância, stresse e história de suicídio na família, assim como comportamentos autolesivos praticados na família são algumas variáveis que revelaram ser preditoras de comportamentos autolesivos. Ser vítima de bullying e vítima de abuso físico ou sexual também foram considerados importantes preditores para comportamentos autolesivos. (O´Connor, Rasmussen, & Hawton, 2009; Madge, et al., 2011; Guerreiro & Sampaio, 2013; Hawton, Saunders, & O´Connor, 2012; Guerreiro, Sampaio, & Figueira, 2014; Zhang, Song, & Wang, 2016). Dentro dos Fatores Psiquiátricos e Psicológicos, verifica-se que os adolescentes e jovens adultos que realizam CAL relatam níveis maiores de depressão, ansiedade, impulsividade e baixa auto-estima (Madge, et al., 2011), elevados níveis de autocriticismo (Glassman, Weierich, Hooley, Deliberto, & Nock, 2007), uma maior tendência de ruminação perante acontecimentos de vida negativos ou stressantes (Voon, Hasking, & Martin, 2014) , um aumento de estados dissociativos ou sentimentos de vazio (Rallis, Deming, Glenn, & Nock, 2012) e pobres capacidades de resolução de problemas, tornando-se assim a estratégias de confronto usadas pelos jovens uma variável preditora de pensamentos e comportamentos associados à autodestruição, nomeadamente estratégias de coping focadas no evitamento (Cruz, Narciso, & Sampaio, 2016) e ainda na supressão de sentimentos e pensamentos aversivos (Najmi, Wegner, & Nock, 2007)”
PORQUE
II- a terapia comportamental cognitiva consegue, de maneira efetiva, ajudar os pacientes a criarem estratégias para enfrentarem e superarem o estresse, possibilitando o desenvolvimento de habilidades mais adequadas e emoções mais positivas e saudáveis.
Errado. A TCC costuma ser a forma de terapia mais indicada em casos de paciente com comportamentos autolesivos, justamente por buscarem substituir os comportamentos pouco adaptativos por alternativas mais saudáveis, mas isso não é consenso, não sendo possível afirmar que a TCC consegue de maneira afetiva ajudar esses pacientes.
“Não existe um tratamento específico para o comportamento autolesivo, um programa geralmente é adaptado às necessidades individuais de cada paciente usualmente envolvendo terapia (Parks, 2011), sendo que a terapia cognitivo comportamental parece ser a abordagem mais utilizada, combinando intervenções com vistas a adaptar as distorções cognitivas e substituir os comportamentos pouco adaptativos por alternativas saudáveis (Peat, 2014). Em relação ao tratamento farmacológico, existe pouca evidência empírica e os medicamentos são utilizados para o tratamento de sintomas ou transtornos comórbidos (Plener & Schulze, 2014).”
Cordioli considera a forma de terapia mais indicada para esses casos a Terapia Comportamental Dialética. (DBT).
Assim, I e II estão erradas.
Gabarito Letra A
Referência
CORDIOLI, A.V. Psicoterapias – Abordagens Atuais. 4. ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2019
Santos, Luana Cristina Silva, & Faro, André. (2018). Aspectos conceituais da conduta autolesiva: Uma revisão teóricaTheoretical aspects of self-injurious behavior. Psicologia em Pesquisa, 12(1), 5-14. https://dx.doi.org/10.24879/201800120010092
As Emoções e Funções dos Comportamentos Autolesivos Na Adolescência. Disponível em: https://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/6886/1/22509.pdf
1534) No contexto de vida atual, a depressão e o estresse estão sendo identificados com frequência, inclusive na infância e na adolescência.
- A) II e III.
- B) III e IV.
- C) I, II e III.
- D) I, III e IV.
A alternativa correta é letra C) I, II e III.
No contexto de vida atual, a depressão e o estresse estão sendo identificados com frequência, inclusive na infância e na adolescência.
Avalie o que se afirma sobre aspectos vinculados à depressão e ao estresse.
I. A depressão tem origem no sentimento de culpa inconsciente, oriundo de relações interpessoais, com impulsos rancorosos agressivos dirigidos contra pessoas que são os objetos de uma obrigação não desejada ou de quem depende para sua segurança.
Essa afirmativa está de acordo com o texto do artigo "Depressão Infantil: Um Breve Estudo" de Silveira e Grinfeld. Veja:
"KOLB (1977b) acredita que a depressão tem suas raízes no sentimento de culpa inconsciente, oriundo de relações interpessoais, talvez de ambivalência e hostilidade inconsciente, com impulsos rancorosos agressivos dirigidos contra pessoas que são os objetos de uma obrigação não desejada (uma mãe cuja a dependência impede o casamento desejado pela filha) ou contra pessoas de quem alguém depende para sua segurança. Os impulsos hostis originalmente dirigidos contra outras pessoas passam a dirigir-se contra o próprio indivíduo. Talvez seja mais razoável admitir que as relações humanas representam um fator etiológico significativo em muitos desajustamentos da infância pela sua influência sobre a personalidade em desenvolvimento."
Assertiva Correta.
II. São três os sintomas depressivos básicos: sofrimento moral; inibição global e estreitamento vivencial, sendo que a inibição global pode ser considerada o sintoma mais comum do quadro.
Essa afirmativa está coerente com o artigo "Depressão no Idoso: 'É proibido sofrer por envelhecer?'" de Lopes, Arruda e Rosa. Observe:
"Segundo Canineu e Oliveira (2006), a depressão é uma síndrome de etiologia multifatorial, com uma associação de fatores biológicos, sociais, psicológicos e que ainda sofre interferência de muitas variáveis. A psicopatologia define como válida a existência de três sintomas depressivos básicos, sendo estes: sofrimento moral, inibição global e estreitamento vivencial, os quais darão origem aos múltiplos e variados sinais e sintomas."
Assertiva Correta.
III. Dentre os efeitos psicológicos mais comuns do estresse infantil estão a ansiedade, o terror noturno, o desânimo, a introversão súbita e os pesadelos.
Afirmativa coerente com o artigo "Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I" de Lucarelli e Lipp. Veja:
"Lipp e Romano (1987) descrevem, a partir de observações clínicas, os sintomas do stress infantil que, assim como no adulto, podem ser psicológicos, físicos ou ambos. Segundo estas autoras, são considerados como possíveis efeitos psicológicos a ansiedade, o terror noturno, os pesadelos, as dificuldades interpessoais, a introversão súbita, o desânimo, a insegurança, a agressividade, o choro excessivo, a angústia, a depressão, a hipersensibilidade, a birra e o medo excessivo. E as reações físicas observadas com maior freqüência são dores abdominais, diarréia, tique nervoso, dor de cabeça, náusea, hiperatividade, enurese noturna, gagueira, tensão muscular, o ranger dos dentes, dificuldade para respirar e distúrbios do apetite."
Assertiva Correta.
IV. O estresse pode ser observado em quatro fases; dentre elas, a fase de alerta é a considerada mais significativa, pois a resistência física e a emocional ficam debilitadas e podem gerar novas enfermidades como úlcera e pressão alta.
Essa alternativa não está de acordo com o seguinte texto da BVS:
"A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.
Fase de Alerta: ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor.
Sintomas da fase de alerta:
Mãos e/ou pés frios; boca seca; dor no estômago; suor; tensão e dor muscular, por exemplo, na região dos ombros; aperto na mandíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta; diarréia passageira; insônia; batimentos cardíacos acelerados; respiração ofegante; aumento súbito e passageiro da pressão sanguínea; agitação.
Fase de Resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo.
Sintomas da fase de resistência:
Problemas com a memória; mal-estar generalizado; formigamento nas extremidades (mãos e/ou pés); sensação de desgaste físico constante; mudança no apetite; aparecimento de problemas de pele; hipertensão arterial; cansaço constante; gastrite prolongada; tontura; sensibilidade emotiva excessiva; obsessão com o agente estressor; irritabilidade excessiva; desejo sexual diminuído.Fase de Exaustão: nessa fase podem surgem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.
Sintomas da fase de exaustão:
Diarréias freqüentes; dificuldades sexuais; formigamento nas extremidades; insônia; tiques nervosos; hipertensão arterial confirmada; problemas de pele prolongados; mudança extrema de apetite; batimentos cardíacos acelerados; tontura freqüente; úlcera; impossibilidade de trabalhar; pesadelos; apatia; cansaço excessivo; irritabilidade; angústia; hipersensibilidade emotiva; perda do senso de humor."
Assertiva Falsa.
Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e III. Encontramos a resposta na Letra C.
Está correto apenas o que se afirma em
a) II e III.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I, III e IV.
1535) Em psicopatologia existem diversos critérios de normalidade e anormalidade. A adoção de um ou outro depende, entre outras coisas, de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional. Os principais critérios de normalidade utilizados em psicopatologia são:
- A) Somente as afirmativas I e Ill estão corretas.
- B) Somente as afirmativas II e Ill estão corretas.
- C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- D) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Todas as afirmativas estão corretas.
Em psicopatologia existem diversos critérios de normalidade e anormalidade. A adoção de um ou outro depende, entre outras coisas, de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional. Os principais critérios de normalidade utilizados em psicopatologia são:
Alguns dos critérios de normalidade utilizados em psicopatologia, segundo Dalgalarrondo (2008) são:
“1. Normalidade como ausência de doença. O primeiro critério que geralmente se utiliza é o de saúde como “ausência de sintomas, de sinais ou de doenças”. Segundo expressiva formulação de René Leriche (1936): “a saúde é a vida no silêncio dos órgãos”. Normal, do ponto de vista psicopatológico, seria, então, aquele indivíduo que simplesmente não é portador de um transtorno mental definido.
2. Normalidade estatística. A normalidade estatística identifica norma e freqüência. Trata-se de um conceito de normalidade que se aplica especialmente a fenômenos quantitativos, com determinada distribuição estatística na população geral (como peso, altura, tensão arterial, horas de sono, quantidade de sintomas ansiosos, etc.).
3. Normalidade subjetiva. Aqui é dada maior ênfase à percepção subjetiva do próprio indivíduo em relação a seu estado de saúde, às suas vivências subjetivas.
4. Normalidade como liberdade. Alguns autores de orientação fenomenológica e existencial propõem conceituar a doença mental como perda da liberdade existencial”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que todas as afirmativas estão corretas., portanto, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo encontra-se na LETRA “D”.
______________
Fonte consultada:
Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. ed. Porto Alegre : Artmed.
1536) Existem diferentes critérios e teorias qu e podem ser utilizados pelo psicólogo em uma avaliação psíquica, sendo didaticamente aceitável distinguir os planos intelectivo, afetivo e volitivo (AMARAL, 2004). Para proceder ao diagnóstico, oprofissional deve e star atento a alterações psíquicas que podem estar sendo apresentadas pelo sujeito em avaliação. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre as funções psíquicas e suas respectivas alterações:
- A) I-1, III 2, II 3, IV 4, V 5
- B) V-1, IV 2, III 3, I 4, II 5
- C) III-1, II 2, I 3, V 4, IV 5
- D) II-1, III 2, I 3, V 4, IV 5
- E) II-1, V 2, I 3, IV 4, III
A alternativa correta é letra E) II-1, V 2, I 3, IV 4, III
Gabarito Letra E
Existem diferentes critérios e teorias que podem ser utilizados pelo psicólogo em uma avaliação psíquica, sendo didaticamente aceitável distinguir os planos intelectivo, afetivo e volitivo (AMARAL, 2004). Para proceder ao diagnóstico, o profissional deve e star atento a alterações psíquicas que podem estar sendo apresentadas pelo sujeito em avaliação. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre as funções psíquicas e suas respectivas alterações:
I. Atenção
II. Sensopercepção
III. Memória
IV. Pensamento
V. Vontade
1. Analgesia e alucinação
Analgesias são alterações quantitativas da sensopercepção. Já as alucinações são alterações qualitativas dessa função.
“Por sua vez, as anestesias táteis implicam a perda da sensação tátil em determinada área da pele. Usa-se, com freqüência, o termo anestesia para indicar também analgesias (perda das sensações dolorosas) de áreas da pele e partes do corpo. Anestesias, hipoestesias e analgesias em áreas que não correspondem a territórios de nervos anatomicamente definidos em geral são de causa psicogenética. Tais alterações ocorrem mais em pacientes com transtornos histéricos, em sujeitos com alto grau de sugestionabilidade e em alguns quadros depressivos e psicóticos graves.”
“Define-se alucinação como a percepção de um objeto, sem que este esteja presente, sem o estímulo sensorial respectivo. Há, aqui, certa dificuldade conceitual. Se a percepção é um fenômeno sensorial que obrigatoriamente inclui um objeto estimulante (as formas de uma bola, o ruído de uma voz, o odor de uma substância química) e um sujeito receptor, como pode-se falar em percepção sem objeto? Entretanto, a clínica registra indivíduos que percebem perfeitamente uma voz ou uma imagem, com todas as características de uma percepção normal, corriqueira, sem a presença real do objeto. Eis um desafio conceitual que a patologia mental coloca à psicologia do normal (Ey, 1973).”
2. Atos impulsivos e atos compulsivos
Atos impulsivos e compulsivos são alterações na vontade.
“Em oposição à ação voluntária, há os atos impulsivos, que são uma espécie de curto circuito do ato voluntário, da fase de intenção à fase de execução. O ato impulsivo abole abruptamente as fases de intenção, deliberação e decisão, em função tanto da intensidade dos desejos ou temores inconscientes como da fragilidade das instâncias psíquicas implicadas na reflexão, na análise, na ponderação e na contenção dos impulsos e dos desejos.”
“O ato compulsivo, ou compulsão, difere do ato impulsivo por ser reconhecido pelo indivíduo como indesejável e inadequado, assim como pela tentativa de refreá-lo ou adiá-lo. A compulsão é geralmente uma ação motora complexa que pode envolver desde atos compulsivos relativamente simples, como coçar-se, picar-se, arranhar-se, até rituais compulsivos complexos, como tomar banho de forma repetida e muito ritualizada, lavar as mãos e secar-se de modo estereotipado, por inúmeras vezes seguidas, etc.”
3. Hipoprosexia e aprosexia
Essas são alterações da atenção:
“A alteração mais comum e menos específica da atenção é a diminuição global desta, chamada hipoprosexia. Aqui se verifica uma perda básica da capacidade de concentração, com fatigabilidade aumentada, o que dificulta a percepção dos estímulos ambientais e a compreensão; as lembranças tornam-se mais difíceis e imprecisas, há dificuldade crescente em todas as atividades psíquicas complexas, como o pensar, o raciocinar, a integração de informações, etc. Denomina-se aprosexia a total abolição da capacidade de atenção, por mais fortes e variados que sejam os estímulos utilizados.”
4. Fuga de ideias e desintegração de conceitos
Essas são alterações do pensamento.
5. Fabulações e amnésia retrógrada
Aqui, temos alterações da memória.
“Neste caso, elementos da imaginação do doente ou mesmo lembranças isoladas completam artificialmente as lacunas de memória, produzidas, em geral, por déficit da memória de fixação. Além do déficit de fixação, o doente não é capaz de reconhecer como falsas as imagens produzidas pela fantasia. As fabulações (ou confabulações) são invenções, produtos da imaginação do paciente, que preenchem um vazio da memória. O paciente não tem intenção de mentir ou enganar o entrevistador. É possível produzi-las, direcioná-las ou estimulá-las ao perguntar ao doente se ele lembra de um encontro há dois anos, em um bar de seu bairro, ou perguntando-lhe o que fez no domingo anterior (ou na noite passada). Essas são as chamadas fabulações de embaraço. Portanto, as fabulações diferem das ilusões e das alucinações mnêmicas, que não podem ser produzidas, induzidas ou direcionadas pelo examinador.”
“Na amnésia anterógrada, o indivíduo não consegue mais fixar elementos mnêmicos a partir do evento que lhe causou o dano cerebral. Por exemplo, o indivíduo não lembra do que ocorreu nas semanas (ou meses) depois de um trauma cranioencefálico. A amnésia anterógrada é um distúrbio-chave e bastante freqüente na maior parte dos distúrbios neurocognitivos. Já na amnésia retrógrada, o indivíduo perde a memória para fatos ocorridos antes do início da doença (ou trauma). Sua ocorrência sem amnésia anterógrada pode ser observada em quadros dissociativos (psicogênicos), como a amnésia dissociativa e a fuga dissociativa (Othmer; Othmer, 1994).”
Assim, a sequência correta é II-1, V 2, I 3, IV 4, III
Gabarito Letra E
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
1537) Segundo DSM-5, sobre Delirium, analisar os itens abaixo:
- A) Somente o item I.
- B) Somente os itens I e II.
- C) Somente os itens II e III.
- D) Todos os itens.
A alternativa correta é letra D) Todos os itens.
Veja o que diz o DSM-V:
"A característica essencial do delirium é uma perturbação da atenção ou da consciência, acompanhada de uma mudança na cognição basal, que não pode ser mais bem explicada por algum transtorno neurocognitivo preexistente ou em desenvolvimento.
A perturbação da atenção (Critério A) é manifestada por capacidade reduzida de direcionar, focalizar, manter e mudar a atenção. Perguntas têm de ser repetidas, uma vez que a atenção do indivíduo é vaga, ou a pessoa pode perseverar em uma resposta a uma pergunta anterior e não mudar a atenção de forma adequada. O indivíduo é facilmente distraído por estímulos irrelevantes. A perturbação na consciência é manifestada por uma orientação reduzida ao ambiente ou, por vezes, até para si mesmo.
A perturbação aparece durante curto período de tempo, em geral de horas a alguns dias, com tendência a oscilar ao longo do dia, com piora ao entardecer e à noite, quando diminuem os estímulos externos de orientação (Critério B). Há evidências a partir da história, do exame físico ou de achados laboratoriais de que a perturbação é uma conseqüência fisiológica de alguma condição médica subjacente, intoxicação ou abstinência de substância, uso de medicamento ou exposição a toxina ou de que é uma combinação desses fatores (Critério E).
A etiologia deve ser codificada conforme o subtipo etiologicamente apropriado (i.e., intoxicação devido a substância ou medicamento, abstinência de substância, outra condição médica ou múltiplas etiologias). Costuma ocorrer delirium no contexto de um TNC subjacente. A função cerebral prejudicada de pessoas com TNC leve e maior torna-as vulneráveis a delirium.
Há uma mudança adicional em, no mínimo, outra área que pode incluir memória e aprendizagem (em especial memória recente), desorientação (em especial para tempo e lugar), alteração na linguagem, distorção da percepção ou uma perturbação perceptomotora (Critério C). As perturbações perceptivas que acompanham o delirium incluem interpretações errôneas, ilusões ou alucinações; são perturbações comumente visuais, embora possam também ocorrer em outras modalidades, variando de simples e uniformes a altamente complexas. (...)"
Com base nisso, nota-se que todas as afirmativas abaixo estão corretas.
I. A característica essencial do delirium é uma perturbação da atenção ou da consciência, acompanhada de uma mudança na cognição basal, que não pode ser melhor explicado por algum transtorno neurocognitivo preexistente ou em desenvolvimento.
Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens II e III.
d) Todos os itens.
1538) Segundo DSM-5, sobre o transtorno de escoriação, analisar os itens abaixo:
- A) Somente o item I.
- B) Somente o item III.
- C) Somente os itens I e II.
- D) Todos os itens.
A alternativa correta é letra C) Somente os itens I e II.
Conforme o DSM-5 são Critérios Diagnósticos para oTranstorno de Escoriação (Skin-picking):
A. Beliscar a pele de forma recorrente, resultando em lesões.
B. Tentativas repetidas de reduzir ou parar o comportamento de beliscar a pele.
C. O ato de beliscar a pele causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
D. O ato de beliscar a pele não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., cocaína) ou a outra condição médica (p. ex., escabiose).
E. O ato de beliscar a pele não é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental (p. ex., delírios ou alucinações táteis em um transtorno psicótico, tentativas de melhorar um defeito ou falha percebida na aparência no transtorno dismórfico corporal, estereotipias no transtorno de movimento estereotipado ou intenção de causar danos a si mesmo na autolesão não suicida).
Com base na literatura supracitada, vamos a análise das proposições apresentadas:
CORRETA. No critério “a”, o DSM-5 (2014) corrobora que este é um critério fundamental para o Transtorno em questão.
CORRETA. Na página 255, o DSM-5 (2014) confirma a assertiva mencionando que :
“Embora indivíduos de várias idades possam apresentar transtorno de escoriação, beliscar a pele tem seu início mais frequentemente durante a adolescência, em geral coincidindo ou logo após o início da puberdade.”
INCORRETA. Na página 255, o DSM-5 (2014) contraria isto informando que :
“O Critério A requer que o beliscar a pele provoque lesões cutâneas, embora os indivíduos com o transtorno com frequência tentem esconder ou camuflar essas lesões”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que as apenas “I e II” configuram opções CORRETAS, portanto, ratifica-se que a alternativa LETRA “C” configura o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1539) Sobre os transtornos de personalidade descritos no DSM-5, analisar os itens abaixo:
- A) Somente os itens I e II.
- B) Somente os itens I e III.
- C) Somente os itens I, III e IV.
- D) Somente os itens II, III e IV.
A alternativa correta é letra A) Somente os itens I e II.
CORRETA. Na página 651, o DSM-5 (2014) confirma a assertiva mencionando que :
“O transtorno da personalidade paranoide pode aparecer pela primeira vez na infância e adolescência por meio de solidão, relacionamento ruim com os colegas, ansiedade social, baixo rendimento escolar, hipersensibilidade, pensamentos e linguagem peculiares e fantasias idiossincrásicas. Essas crianças podem parecer “estranhas” ou “excêntricas” e atrair provocações. Em amostras clínicas, esse transtorno parece ser mais comumente diagnosticado no sexo masculino.”
CORRETA. Na página 653, o DSM-5 (2014) informa que:
“Indivíduos com transtorno da personalidade esquizoide podem ter uma dificuldade particular para expressar raiva, mesmo em resposta a provocação direta, o que contribui para a impressão de que carecem de emoção.”
INCORRETA. Na página 654 o DSM-5 contraria isto esclarecendo que:
“O transtorno da personalidade esquizoide é diagnosticado um pouco mais frequentemente em indivíduos do sexo masculino e pode causar-lhes mais incapacidade.”
INCORRETA. Na página 665 o DSM-5 informa índices diferentes, acompanhe:
“A prevalência média do transtorno da personalidade borderline na população é estimada em 1,6%, embora possa chegar a 5,9%”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que as apenas “I e II” configuram opções CORRETAS, portanto, ratifica-se que a alternativa LETRA “A” configura o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1540) “Existem mitos em relação ao processo de aprendizagem e acho que é válido ressaltar o mito de que a criança que não aprende tem problema e que este só encontrará solução fora da escola com tratamentos especializados. Isso não é verdade, toda criança tem condições de aprender e a escola é a peça principal juntamente com a família, mesmo tendo a oportunidade de passar por um tratamento fora da escola. ”
- A) Não se pode diagnosticar um sujeito com distúrbio de aprendizagem apenas com avaliação de um profissional, ou com aplicação de testes psicométricos ou anamneses. Casos assim, necessitam de um diagnóstico interdisciplinar onde cada profissional especializado na área buscará compreender o sintoma apresentado em esquecer do sujeito que está inserido em um meio familiar, sociocultural o qual os representará de forma subjetiva e particular.
- B) Professores e comunidade escolar estão aptos para diagnosticar tais distúrbios, pois estão rotineiramente com os alunos. Sua compreensão é válida e importante.
- C) Que a criança já nasce com distúrbio de aprendizagem, por isso necessitará de medicamento e tratamento diferenciado para o resto de sua vida.
- D) Para o tratamento em casos de distúrbio de aprendizagem basta medicamentos, atividades físicas e professores particulares.
A alternativa correta é letra A) Não se pode diagnosticar um sujeito com distúrbio de aprendizagem apenas com avaliação de um profissional, ou com aplicação de testes psicométricos ou anamneses. Casos assim, necessitam de um diagnóstico interdisciplinar onde cada profissional especializado na área buscará compreender o sintoma apresentado em esquecer do sujeito que está inserido em um meio familiar, sociocultural o qual os representará de forma subjetiva e particular.
Gabarito: Letra A
Sobre a patologização e medicalização dos Distúrbios de Aprendizagem, podemos afirmar que:
a) Não se pode diagnosticar um sujeito com distúrbio de aprendizagem apenas com avaliação de um profissional, ou com aplicação de testes psicométricos ou anamneses. Casos assim, necessitam de um diagnóstico interdisciplinar onde cada profissional especializado na área buscará compreender o sintoma apresentado em esquecer do sujeito que está inserido em um meio familiar, sociocultural o qual os representará de forma subjetiva e particular.
Certo! Considerando a multiplicidade de fatores envolvidos em um distúrbio de aprendizagem, o diagnóstico interdisciplinar é fundamental.
b) Professores e comunidade escolar estão aptos para diagnosticar tais distúrbios, pois estão rotineiramente com os alunos. Sua compreensão é válida e importante.
Errado. Como vimos, é fundamental que o diagnóstico seja feito de forma interdisciplinar, e não apenas por um profissional.
c) Que a criança já nasce com distúrbio de aprendizagem, por isso necessitará de medicamento e tratamento diferenciado para o resto de sua vida.
Errado. O distúrbio de aprendizagem não é uma condição hereditária definitiva. Muitos fatores ambientais tem grande influência no surgimento e desenvolvimento dessas doenças, e muitas vezes com o tratamento adequado o efeito delas pode ser amortizado.
d) Para o tratamento em casos de distúrbio de aprendizagem basta medicamentos, atividades físicas e professores particulares.
Errado. O tratamento adequado depende do distúrbio, depende do indivíduo, depende do seu ambiente. Não há como falar uma fórmula mágica que resolva todas as situações.
Nosso gabarito é Letra A